Carregar apresentação
1
OUVIDORIA GERAL DA Petrobras
2
Gerência de Transparência e Integridade
PERFIL DA PETROBRAS Sociedade anônima de capital aberto Acionista majoritário: União Empresa de energia que atua nos seguintes setores: Exploração e produção > 135 plataformas Refino > 15 refinarias Comercialização, transporte e distribuição de derivados > km de dutos, 237 navios (60 ´próprios) e postos de serviços Fertilizantes > 3 fábricas Energia elétrica > 17 usinas termelétricas Biocombustível > 7 usinas Outras fontes renováveis de energia > 4 usinas eólicas Gerência de Transparência e Integridade 2
3
Gerência de Transparência e Integridade
PERFIL DA PETROBRAS 7ª maior empresa de energia do mundo empregados acionistas Líder do setor petrolífero brasileiro, expandindo suas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2020. Está presente em 25 países. Gerência de Transparência e Integridade 3
4
Gerência de Transparência e Integridade
Produtos PETROBRAS Para o consumidor direto > via subsidiárias ou empresas do grupo, tais como Petrobras Distribuidora e Liquigas, que comercializam produtos Petrobras Gasolina Óleo Diesel Etanol Gás natural veicular Arla 32 Gás Liquefeito de Petróleo Lubrificantes > produzidos, comercializados e distribuídos pela Petrobras Distribuidora Demandas de consumidores são direcionadas à Ouvidoria da Petrobras Distribuidora ou da Liquigas Gerência de Transparência e Integridade 4
5
Gerência de Transparência e Integridade
Produtos PETROBRAS Para empresas > geralmente via Petrobras Gás natural Coque verde Gasolina Etanol Energia elétrica Combustível de aviação Graxas Ureia Amonia Diesel Entre outros A Petrobras opera num mercado regulado pela Agência Nacional do Petróleo – ANP Gerência de Transparência e Integridade 5
6
Públicos de Interesse Organizações da Sociedade civil Clientes Comunidades Poder Público Consumidores Público Interno Investidores Fornecedores Imprensa Cidadãos
7
Quando os Demandantes vão à Ouvidoria?
Vítima de discriminação na companhia Ciente de infração aos princípios éticos do sistema Petrobras Ciente de alguma irregularidade, infração à legislação ou a norma interna da Petrobras Ciente de ato de corrupção ou de fraude contábil, financeira ou de auditoria na Petrobras Se os canais de atendimento não correspondem ao esperado Para pedir informação no âmbito da Lei de Acesso à Informação 7
8
Principais demandas Denúncias de empregados de empresas terceirizadas sobre o não cumprimento de legislação trabalhista Denúncias de empregados de empresas subcontratadas sobre o não cumprimento de obrigação trabalhista Denúncias sobre questões ligadas à relação com o trabalho e diversidade Reclamações de fornecedores Reclamações de cidadãos sobre a atuação da Petrobras 8
9
O desenvolvimento do trabalho
A Ouvidoria Geral desenvolve seu trabalho: Sendo acessível a todos os seus públicos de interesse Conduzindo as demandas às áreas pertinentes para avaliação e resposta Monitorando o prazo de resposta Avaliando a resposta Divulgando ao demandante a resposta da gestão 9
10
POLÍTICAS Acessibilidade Confidencialidade Independência Isenção
11
Acessibilidade URNAS OUVIDORIAS LOCAIS EDISE EDICIN EDIVIT REGAP RLAM
RPBC UO-BC RNEST OUVIDORIAS LOCAIS REGAP REMAN REVAP LUBNOR RECAP UO-BC REPLAN UO-SEAL RPBC UO-ES REDUC FAFEN-SE RNEST UO-BS REPAR/SIX UO-RNCE-RPCC RLAM REFAP EDISP
12
Confidencialidade e sigilo
Utilização de sistema seguro, com privilégios de acesso Não revelação do nome do demandante, exceto: Com autorização expressa Em casos que a solução dependa dessa informação
13
Independência Isenção Vínculo ao Conselho de Administração
Mandato do Ouvidor de 2 anos Acesso aos diversos níveis hierárquicos da empresa Isenção Escuta imparcial de todas as partes envolvidas, possibilitando um processo consistente de mediação
14
Petrobras ORGANOGRAMA DA Conselho de Administração Ouvidoria Geral
Auditoria Interna Diretoria Executiva Presidente Novos Negócios Estratégia Corporativa Jurídico Desempenho Empresarial Comunicação Institucional Gab do Presidente Secretaria Geral da Petrobras Financeira Gás e Energia Exploração e Produção Abastecimento Internacional Engenharia, Tecnologia e Materiais Corporativa e de Serviços 14
15
Ouvidoria Geral ORGANOGRAMA DA Conselho de Administração
Coordenação de Denúncias Assistente Coordenação Secr. Exec. Com. Ética Gerência de Tratamento de Demandas Gerência de Planejamento e Gestão Gerência de Transparência e Integridade Coordenação Regional Sudeste Coordenação Norte e Nordeste Coordenação São Paulo, Sul e Centro-Oeste Coordenação de Distribuição de demandas Coordenação de Transparência Ativa Coordenação SIC Coordenação de Articulação e Recursos 15
16
Números Gerais em 2013 – 1º semestre
Denúncia Reclamação Pedido Elogio Sugestão Total
17
Da Ouvidoria Geral RESULTADOS DA AÇÃO
Aperfeiçoamento de processos e da Gestão Transparência Soluções pontuais Soluções coletivas Possibilidades de soluções extrajudiciais
18
Diagnósticos RELATÓRIOS E
Relatórios semestrais para a Diretoria Executiva e Conselho de Administração Relatórios trimestrais de pendências para cada Diretoria e Área Estratégica Relatórios trimestrais para Comitê de Auditoria Relatório periódico sobre LAI e o Programa Anticorrupção Balanço Anual
19
Não Faz O QUE A OUVIDORIA
Não substitui os canais de atendimento da empresa responsáveis pela primeira orientação. Não trata manifestação sobre questão pessoal sem relação com a Petrobras ou formulada por terceiros. Não realiza investigação (mas encaminha denúncias para apuração). 19
20
Não Faz O QUE A OUVIDORIA
Não decide pela área para a solução da demanda. Não modifica norma interna (mas contribui para sua melhoria). Não trata de demanda que esteja na esfera judicial (exceto na possibilidade de mediação de acordo). 20
21
Flavia Medina Vilhena flaviavilhena@petrobras.com.br
Obrigada! Flavia Medina Vilhena (21)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.