A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente"— Transcrição da apresentação:

1 Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente
VP Lucia Farias Abrarec – 19 março 2013

2 Comitê Setorial de Ouvidoria da ABRAREC
Dezembro de 2005: Concepção do Comitê Setorial de Ouvidoria com participação do setor público e privado; Abrarec – 18 março 2013

3 Comitê Setorial de Ouvidoria da ABRAREC
VISÃO Ser reconhecido como um grupo de excelência e referência em conceitos e práticas de Ouvidoria, adotadas no mercado nacional e internacional. MISSÃO Promover o desenvolvimento e fortalecimento do instituto da Ouvidoria, pautados em princípios éticos, de legalidade e transparência, a fim de agregar valor para as organizações públicas e privadas, e para o cidadão. Abrarec – 19 março 2013

4 Realizações Comitê Setorial de Ouvidoria
2009: Projeto de Fortalecimento das Ouvidorias no Brasil, contemplando trabalho em Rede com ABO, PRODESP, FEBRABAN, PROCON São Paulo e CNseg; Definição de um Plano de Trabalho, estratégia de comunicação focando o cidadão e as organizações, com linguagem específicas a esses públicos; Criação de textos, artigos e matérias sobre a Instituição Ouvidoria – Veiculação em: Revista, Jornal e Portais na Internet; Pesquisa Nacional para mapear organizações que trabalham com Ouvidoria; Divulgação da lista nacional de Ouvidorias nos sites da ABRAREC, Procon-SP, ABO, Prodesp e Guia Ouvidorias Brasil; Abrarec – 19 março 2013

5 Concepção Portal Ouvidorias Brasil
Criação de um conceito que traduzisse a essência da Ouvidoria – Validação evento de 200 anos de Ombudsman 2010; "Ouvidoria é a instituição que representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua, na busca de soluções efetivas”. 2011: Guia Ouvidorias Brasil – 340 mil exemplares; 2012: Criação Prêmio Ouvidorias Brasil; Abrarec – 19 março 2013

6 Realizações Comitê Setorial de Ouvidorias
2013 2013/2014: 2007 a 2013: Contribuições para PLs e todas as Resoluções, abertas em Audiências Públicas sobre regulamentação de Ouvidorias Desafios até 2016 2014: Estudo sobre o Custo da não Reclamação 2015 Livro com os Melhores Cases – Prêmio Ouvidorias Brasil Abrarec – 19 março 2013

7 Expectativas Comitê de Ouvidoria da ABRAREC:
Há bastante tempo o Comitê vem discutindo a necessidade de desenvolver um PL para fortalecer a instituição Ouvidoria e do papel do Ouvidor; Convergência de propósito entre as instituições; Construção de uma lei principiológica; Abrarec – 19 março 2013

8 O que não pode faltar em um PL?
Premissas básicas: Que seja principiológico e que fortaleça a instituição Ouvidoria e o papel do Ouvidor; Que não seja obrigatório para o setor privado; Que não segmente a instituição Ouvidoria ou a função do Ouvidor; Abrarec – 19 março 2013

9 O que não pode faltar em um PL?
Sugestão de princípios básicos a ser considerados: Estrutura que uma Ouvidoria necessita para desenvolver o trabalho com qualidade; Escolha do Ouvidor, período de mandato com reconduções; Formação e Certificação do Ouvidor e de sua equipe; Papel do Ouvidor; Vinculação hierárquica; Impossibilitar acumulo de funções; Independência para atuar na busca de informações junto a organização; Autonomia para ecoar a voz do cidadão dentro da organização; Autonomia para emitir recomendações e obter um retorno de implantação da organização; “Ainda temos organizações que recebem o relatório do Ouvidor com as recomendações e nenhuma recomendação é operacionalizada...” “Recomendações resultam em melhorias de processo, redução de gastos, resgate do respeito e confiança do cidadão impactando em inovação e sustentabilidade” Abrarec – 19 março 2013

10 Obrigada Lúcia Farias Ouvidora do Grupo Algar e VP do Comitê Setorial de Ouvidoria - Abrarec (34) | (34) @LuciaFarias2 @Lucia Farias


Carregar ppt "Associação Brasileira de Relacionamento Empresa-cliente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google