A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação DeMolay Alumni do Estado de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação DeMolay Alumni do Estado de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Associação DeMolay Alumni do Estado de São Paulo
ADASP Associação DeMolay Alumni do Estado de São Paulo

2 Quem somos? - Fundada em 1927 nos Estados Unidos, a Alumni DeMolay chegou no Brasil na década de 90. - No SCODRFB, o ADAB foi fundada durante o I CNOD em Campo Grande, no ano de 2005. - A Alumni paulista foi fundada no dia 16 de Julho de 2006, até então denominada “Alumni – Sênior DeMolay do Estado de São Paulo”. - No dia 23 de Maio de 2010 foi então fundada a ADASP – Associação DeMolay -Alumni do Estado de São Paulo “23 de Maio”, onde foi feita a regularização e criação de uma personalidade jurídica, tornando-se uma associação sem fins lucrativos.

3 O que queremos? - A ADASP foi criada com o intuito de promover, desinteressadamente, assistência social em benefício da coletividade e da Ordem DeMolay; - Mobilizar os associados no sentido de apoiar e viabilizar os trabalhos voluntários, realizados em consonância com os objetivos da Ordem DeMolay; conscientizar todos os Seniores sobre seu papel na sociedade e na Ordem DeMolay; - Demonstrar à sociedade a importância da Ordem DeMolay na formação do caráter dos jovens; - Estabelecer o congraçamento e manter a comunicação entre os Seniores DeMolays do Estado de São Paulo; - Apoiar e incentivar o desenvolvimento de Ordem DeMolay no Estado de São Paulo, prestando todo o auxílio necessário ao Grande Conselho Estadual, por meio de uma Associação de âmbito estadual, com personalidade jurídica, subordinado à Associação de Seniores para a República Federativa do Brasil.

4 Origem e significado da palavra Alumni
- Há um costume nos Estados Unidos que não existe no Brasil onde os ex-alunos das universidades, escolas ou colégios se organizam em agrupamentos com a finalidade de manterem os laços entre si e com as suas instituições de origem. O resultado da formação destes agrupamentos é a facilitação dos encontros, festas, eventos e a manutenção dos contatos. - Alumni é a palavra em latim que significa ex-aluno. Por este motivo os egressos das instituições de ensino americanas são conhecidos como Alumni (pronúncia em inglês: “alumnai”). Por exemplo: “Bush é Alumni de Yale”. - Não raro os Alumnis se articulam para a realização de ações sociais. Para ilustrar, podemos destacar os ex-alunos formados em direito de Harvard que atendem gratuitamente ao público hipossuficiente em Nova York. Este tipo de ação benemerente faz com que a sociedade perceba a grandeza da instituição de onde saíram estes Alumnis.

5 Onde se enquadram os Alumnis?
- Os ensinamentos da Ordem DeMolay não podem ser desperdiçados, pelo contrário, devem ser implementados assim que o DeMolay atingir a maioridade. Por isso, todo Sênior DeMolay tem a obrigação moral de dar sua contribuição à sociedade. Dentro dos Capítulos da Ordem DeMolay, o jovem aprendeu as lições teóricas e práticas. Ao atingir a maioridade em nossa organização (21 anos), o líder deverá por em prática as lições aprendidas. A omissão de um Sênior DeMolay às questões sociais é um indicativo de que ele não aprendeu a lição da verdadeira liderança.

6 Objetivos da Associação DeMolay Alumni
A Associação DeMolay Alumni é uma instituição a serviço do Sênior DeMolay, através da qual, os Alumnis poderão dar sua contribuição à sociedade e à Ordem DeMolay. Inspirada na frase “Sozinhos somos fortes, unidos, imbatíveis”, a Associação DeMolay Alumni atua em duas frentes: – Ações voluntárias que, coordenados pela Associação DeMolay Alumni do seu Estado, podem ser convidados a prestar serviços à sua comunidade. Por exemplo, os médicos associados ou não associados, podem ser convidados a comparecerem em dia e local, previamente estabelecidos, para prestar serviço de consulta médica à população carente; – Viabilização dos trabalhos da Ordem DeMolay, pois parte da capitação anual dos associados é destinada a um fundo que funciona para financiar projetos de assistência social, apresentados e executados pelos DeMolays Ativos. (Tais projetos causam um impacto muito positivo na vida das pessoas beneficiadas).

7 Relação da Alumni com a Ordem DeMolays
- A adesão nesta associação não é obrigatória nem automática. O Sênior DeMolay, achando-se no perfil desta associação de ajudar a Ordem DeMolay e a sociedade, e desejando atuar no trabalho promovido pela ADAB, manifesta o interesse e se associa de maneira voluntária, através do site da Associação. - O Sênior não associado é tão Sênior DeMolay quanto o associado.

8 O que tem sido feito? Um dos principais projetos esse ano, foi a Segunda etapa do Concurso Nacional de Projetos Filantrópicos, iniciativa realizada por meio de uma parceria entre o Gabinete Nacional e a Associação DeMolay Alumni Brasil (ADAB). O programa premiou cinco projetos do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Ceará. "Essa segunda etapa teve uma participação mais heterogênea, várias regiões do país enviaram projeto, e é exatamente isso que deve acontecer", comemora o Mestre Conselheiro Nacional, Paulo Rafael Mesquita. "A parceria com a Alumni Brasil foi um sucesso e é encerrada com quase R$ 10 mil sendo convertidos em ações sociais", celebra o Mestre Conselheiro Nacional. Os Capítulos foram agraciados com valores proporcionais aos apresentados nos projetos.

9 Projetos Estes são os projetos que a ADASP participa por meio da ADAB – Associação DeMolay Alumni Brasil: FUNDAB Trata-se de um fundo vinculado à Associação DeMolay Alumni Brasil, com a finalidade de reunir recursos que financiarão projetos apresentados pelos Estados, por meio dos Capítulos, Priorados, Cortes, Castelos de Escudeiros, Clubes de Mães, Grandes Conselhos, Associações DeMolays Alumni Estaduais e locais (Colégios). LINKLAY A Associação DeMolay Alumni Brasil lançou durante o ELOD do Supremo Conselho de 2013, um de seus principais projetos para esta gestão, o LinkLay… Unindo você à profissionais de virtudes.

10 Projetos Estes são os projetos que a ADASP participa por meio da ADAB – Associação DeMolay Alumni Brasil: APAN Apostilas para Associações Alumni Estaduais e Colégios Alumni com instruções sobre como serem fundadas, instaladas e terem um bom funcionamento mantido por suas diretorias. APRIMORAR Dando continuidade nesta parceria, lançamos hoje mais um projeto da DeMolay Alumni Brasil com o nome “Aprimorar – Domingo Educativo”. Consiste em webinários que administraremos na Universidade DeMolay apresentados por associados para os DeMolays Ativos com a finalidade de dar instruções como dicas profissionais, pessoais, etc.

11 Como fundar um Colégio? Pelo menos 5 seniores filiados À ADAB e ADASP;
Definição da Diretoria; Reunião de fundação; Envio de documentos; Instalação.

12 Qual a função de um Colégio?
- A primeira função do Colégio Alumni é a de reunir estes Seniores do Capítulo ao qual é vinculado no sentido de manter o contato deles com a Ordem DeMolay mesmo depois de atingirem a maioridade. Estar sempre informando fatos importantes que acontecem, convidando para confraternizações e eventos públicos, oferecendo oportunidades, etc. Em suma, não deixar que a Ordem DeMolay saia da vida de seus membros pelo simples fato de ficarem mais velhos. - Os Colégios devem também estar prontos para ajudar os projetos e trabalhos da Associação Nacional e Estadual no sentido de executar o que lhes é destinado, divulgar o que deve ser divulgado para que estes projetos sejam verticalizados e tomem a proporção que precisam tomar para contribuir com a Ordem DeMolay em geral e com a nossa sociedade. - Um Senior, pela natureza de seu status, não deve nunca interferir nos trabalhos da Ordem DeMolay, mas sempre que solicitado ou que notar a necessidade, deve orientar os DeMolays Ativos e até maçons membros da Ordem DeMolay no sentido de dar as devidas orientações e sugestões de trabalhos. Outra forma de auxiliar com o Capítulo ao qual é vinculado é mantendo o registro e contato com os Seniores DeMolays dali para juntos auxiliarem com participação, filantropia e dando estas orientações.

13 Como conseguir novos associados?
A Ordem DeMolay fez diferença em sua vida? “Pois bem, meu irmão, nós sabemos que não é mais possível para você estar sempre presente em nossas reuniões, mas existe uma organização voltada para irmãos como você, que foram tocados pela Ordem DeMolay, para que possam retribuir a ela com um pouco do que ela lhes deu. Esta organização é a Associação DeMolay Alumni. Ela é formada exclusivamente por Seniores DeMolays que através de uma pequena contribuição anual possibilitam a esta Associação criar um fundo nacional voltado exclusivamente para o financiamento de projetos filantrópicos a serem realizados pelos Capítulos e demais organizações da Ordem DeMolay, ajudando assim os membros de nossa instituição a trabalhar em favor da sociedade. Além disso, ela mantém um vínculo seu com nossa organização através de contatos e possíveis confraternizações entre os Seniores DeMolays para que nunca se afastem totalmente de nossa instituição. O que você acha de associar-se a ela e dar uma grande ajuda à Ordem DeMolay e à sociedade?”.

14 Anuidade? Qual vantagem EU terei pagando esta taxa e entrando nesta Associação? “NENHUMA. Exatamente, meu irmão, você não terá nenhuma vantagem entrando na Associação DeMolay Alumni. A vantagem e os benefícios você já teve: fazer parte da Ordem DeMolay, ter os aprendizados que teve, os amigos que criou, a grande honra de ter feito parte em seus anos de juventude de uma organização que ajudou a formar o homem que você é hoje. Agora, formado, a Associação DeMolay Alumni te dá a oportunidade de retribuir por tudo isso contribuindo com uma pequena taxa anual que é toda revertida para ajudar essa instituição que tanto fez por você, tanto faz por milhares de outros jovens pelo mundo, e que pode fazer ainda muito mais com sua contribuição. Se você acha digno o propósito da DeMolay Alumni de ajudar a Ordem DeMolay e de ajudar a sociedade, a sua associação a ela será muito bem vinda e vamos agradecer para sempre”.

15 Porque não ajudar diretamente o capítulo?
Por que dar esta contribuição financeira a uma Associação Nacional ao invés de dar diretamente ao meu Capítulo? “A união faz a força. O primeiro pensamento que você deve ter em mente, meu irmão, é que este ditado é um dos que mais podem descrever a Ordem DeMolay em geral. Nossa instituição cresce a passos largos e dá a estrutura necessária para os Capítulos também crescerem e continuarem formando grandes homens porque somos unidos. Visitando qualquer cidade que tenha um membro da Ordem DeMolay, quando você se identifica como um igual, será recebido verdadeiramente como um irmão, e você sabe disso. Se não fosse por uma organização com abrangência nacional, isso não seria possível, e ficaríamos reclusos à nossa cidade. Quando você passa cem reais diretamente pro seu Capítulo, eles irão te agradecer muito e este dinheiro com certeza será bem utilizado, mas passando uma quantia parecida a um fundo único e nacional, o seu Capítulo e todos as outras organizações DeMolay do Brasil poderão solicitar quantias muito maiores e realizar muito mais para a sociedade, assim, ajudando uma quantidade de pessoas bem maior. Sua contribuição para a DeMolay Alumni é uma contribuição para a Ordem DeMolay e para toda a sociedade, incluindo nesta soma o seu Capítulo, os membros de seu Capítulo, e claro, você”.

16 Perguntas frequentes Devo ter mais de 21 anos?
Sim. O DeMolay deve ter 21 anos completos ou mais e estar regular com o Grande Conselho Estadual da Ordem DeMolay do Estado de São Paulo e o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Devo me associar a um Colégio Alumni? Se em sua cidade ou região já existir um Colégio Alumni, entre em contato com o Cônsul local. Caso seja inviável sua participação em um Colégio na região, você poderá associar-se diretamente pela ADASP entrando em contato com nossa diretoria ou através de nosso site: Qual o mínimo de membros para a fundação de um Colégio Alumni? São necessários pelo menos 5 (cinco) membros para a fundação de um Colégio Alumni.

17 Perguntas frequentes Quais são os cargos de um Colégio Alumni? Cônsul*
Vice Cônsul* Secretário Geral* Secretário Geral Adjunto Tesoureiro Geral* Tesoureiro Geral Adjunto Secretário de Assistência Social* Secretário de Assistência Social Adjunto (*) Cargos exigidos para fundação. Quais os custos para a fundação de um Colégio Alumni? O Colégio Alumni deverá creditar à ADASP o valor de R$100,00*. (Já incluso a emissão da Carta Constitutiva pela ADAB). Colégios fundados com 10 membros ou mais, R$90,00*. *Valores válidos até Maio 2013, após o valor passa a ser R$140,00.

18 Perguntas frequentes Quais os custos por membro?
Os valores serão pagos por Colégio e poderá ser parcelado em até 5 vezes. QTD MEMBROS VALOR        TOTAL COLÉGIO 05 R$180,00 R$900,00 06 R$171,00 R$1.026,00 07 R$162,00 R$1.134,00 08 R$153,00 R$1.224,00 09 R$144,00 R$1.296,00 10 R$135,00 R$1.350,00 11 R$126,00 R$1.386,00 12 R$117,00 R$1.404,00 13 R$108,00 14 R$99,00 15 em diante R$90,00 R$90,00 x quantidade de seniores


Carregar ppt "Associação DeMolay Alumni do Estado de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google