A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leis: 1. Lei da Oferta e da procura (Ceagesp) [NEXT]

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leis: 1. Lei da Oferta e da procura (Ceagesp) [NEXT]"— Transcrição da apresentação:

1 Leis: 1. Lei da Oferta e da procura (Ceagesp) [NEXT]

2 A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
TEMA: A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS

3 Há uma lei que intervém na vida do Reino de Deus:
INICIANDO... Há uma lei que intervém na vida do Reino de Deus: a lei da “Ação e Reação”

4 Mateus 7: 1-12 Há uma lei que permeia/ intervém/ se-interpõe em toda esfera/ domínio na dinâmica da vida do Reino de Deus: É a Lei da “Ação e reação” - Essa lei se manifesta nas relações interpessoais que acontecem no reino de Deus aqui na terra.

5 Almeida Revista e Atualizada
Mateus 7 1 Não julgueis, para que não sejais julgados. 2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Almeida Revista e Atualizada

6 Mateus 7 3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

7 Mateus 7 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

8 Mateus 7 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

9 Mateus 7 6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.

10 Mateus 7 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.

11 Mateus 7 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?

12 Mateus 7 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

13 Mateus 7 12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.

14 “Faça você primeiro ao teu irmão aquilo que você quer que ele te faça”
HOJE: “Faça você primeiro ao teu irmão aquilo que você quer que ele te faça” “Faça você primeiro ao teu irmão aquilo que você quer que ele te faça” Veja que a lei da “ação e reação” obedece a uma ordem, como também possui diferentes perspectivas.

15 3 advertências a considerar na “ação e reação”:
Faça você primeiro ao teu irmão aquilo que você quer que ele te faça 3 advertências a considerar na “ação e reação”:

16 3 advertências a considerar na “ação e reação”:
Faça você primeiro ao teu irmão aquilo que você quer que ele te faça 3 advertências a considerar na “ação e reação”: 1 O que julgar será julgado O que que for criterioso será preservado O que pedir, buscar e bater será atendido 2 3

17 Três Advertências – Ação e Reação
1 Não julgueis - (vv. 1-5) Não deis - (v. 6) Pedi, buscai e batei - (vv. 7-12) 2 3

18 1. Julgar Separar Considerar Peneirar Selecionar
Bem, é importante destacar primeiramente do que JESUS NÃO está querendo dizer: Julgar, na Bíblia, pode ter o sentido de: ... Assim como um garimpeiro com sua peneira, separando aquilo que é precioso daquilo que é apenas barro e impuro, a Bíblia está forrada de textos que chama os filhos de Deus à responsabilidade de discernirem aquilo que é bom do ruim, aquilo que é eterno daquilo que é apenas terreno, aquilo que edifica daquilo que destroi, aquilo que é luz do que é trevas. Em nosso próprio texto de estudo dessa noite, Jesus chama os seus discípulos a discernirem, a serem criteriosos com alguns tipos de pessoas a partir do versículo 6. ESSE NÃO É O JULGAMENTO DE QUE JESUS ESTÁ SE REFERINDO NESSE PRIMEIRO “NÃO”. De que tipo de julgamento Jesus está falando aos seus discípulos afinal?!

19 1. Julgar (1,2) Condenar Busca o erro em tudo e em todos
Justiça própria X justiça de Deus Jesus está se referindo a um julgamento condenatório, que busca o erro em tudo e em todos, baseado em uma justiça própria. Em contraste com a justiça de Deus, os valores do Reino e a Sua vontade, os escribas e fariseus desenvolveram seu próprio sistema de valores, julgando automaticamente todos que por meio daqueles valores não se enquadravam às suas crenças estabelecidas, baseadas na aparência, no que era externo e superficial. A ideia dos religiosos daquela época era elevar-se em detrimento de outros. TODOS AQUELES QUE ESTAVAM FORA DESSE MOLDE ESTABELECIDO, ELES eram deixado de lado. Ouvimos aqui de que para viver corretamente é necessário uma interpretação correta das Escrituras. Não só uma interpretação correta, mas com uma motivação correta. Jesus quer atingir o coração. Jesus está repreendendo a justiça hipócrita – “réplica” –POR MEIO DE DIÁLOGOS – FOCO NELES - atores – chamar a atenção - aplausos QUANDO ELES EXCLUÍAM OS OUTROS, ELES QUERIAM DE FATO SE AUTOPROMOVEREM.

20 1. Julgar (1,2) HIPOCRISIA Jesus está se referindo a um julgamento condenatório, que busca o erro em tudo e em todos, baseado em uma justiça própria. Em contraste com a justiça de Deus, os valores do Reino e a Sua vontade, os escribas e fariseus desenvolveram seu próprio sistema de valores, julgando automaticamente todos que por meio daqueles valores não se enquadravam às suas crenças estabelecidas, baseadas na aparência, no que era externo e superficial. A ideia dos religiosos daquela época era elevar-se em detrimento de outros. TODOS AQUELES QUE ESTAVAM FORA DESSE MOLDE ESTABELECIDO, ELES eram deixado de lado. Ouvimos aqui de que para viver corretamente é necessário uma interpretação correta das Escrituras. Não só uma interpretação correta, mas com uma motivação correta. Jesus quer atingir o coração. Jesus está repreendendo a justiça hipócrita – “réplica” –POR MEIO DE DIÁLOGOS – FOCO NELES - atores – chamar a atenção - aplausos QUANDO ELES EXCLUÍAM OS OUTROS, ELES QUERIAM DE FATO SE AUTOPROMOVEREM.

21 QUEM EXERCERÁ O JULGAMENTO?
1. Julgar (1,2) Ô, Ô... QUEM EXERCERÁ O JULGAMENTO? QUAL SERÁ, ENTÃO, A REAÇÃO que o discípulo sofrerá A ESSA AÇÃO CONTÍNUA DE JULGAR . A ESSE DISCÍPULO QUE TEM COMO ESTILO DE VIDA O CONDENAR TUDO E TODOS? 1. Julgados por Deus, que lê o coração, e busca em seu discípulo um espírito humilde, que reconhece a sua miserabilidade; 2. Julgado pelos homens. Os homens serão, nesse caso, instrumentos de Deus. “A misericórdia recebida frutifica quando oferecida.” ILUSTRAÇÃO – MAURI – “O QUE FOI QUE SÓ VC VIU?!” O JULGAMENTO VELADO – NOS OLHOS E NA MENTE

22 e O argueiro a trave 1. Julgar (3-5)
Jesus, então, dá um exemplo claro da justiça hipócrita que aqueles religiosos estavam mergulhados e exercendo: “O argueiro e a trave” Quem aqui nunca teve uma irritação no olho em virtude de uma poeira, areia, um cílio dentro do olho?! Vc precisa de alguém que assopre aquela poeira que o está incomodando. O ARGUEIRO, uma pequena partícula [uma areia, pó, cisco], representa um pecado existente na vida de um irmão na fé, que precisa ser retirado, que está sendo danoso para ele. A TRAVE [doka – trapiche do cais - caibro / peça de madeira usada para sustentar o telhado],– REPRESENTA O JULGAR CONDENATÓRIO DOS RELIGIOSOS, QUE JÁ ERA UM SINTOMA/UMA INDICAÇÃO CLARA DE QUE O PECADO OS HAVIA CEGADO DE TAL FORMA QUE OS DESCREDIBILIZAVA, OS IMPOSSIBILITAVA DE AGIR DE FORMA A CUMPRIR A JUSTIÇA DE DEUS, ISTO É, A SUA VONTADE E PROPÓSITOS. O PECADO NOS TORNA BURROS, IGNORANTES E CEGOS: Como posso querer tratar o pecado do irmão sem, PRIMEIRO , permitir que Deus TRATE A MINHA ATITUDE, A MINHA MOTIVAÇÃO EM QUERER SERVIR NO REINO? É certo que SE eu estou querendo tratar de outros, INSTRUIR A OUTROS, sem primeiro tratar de mim mesmo, o meu interesse, a minha motivação é chamar a atenção dos outros para mim, e não de fato cumprir a justiça de Deus na vida do meu irmão ILUSTRAÇÃO: dermatologista em Florianópolis (UNIFORME/ SEM MANCHAS/ HIDRATADA = DE FORMA QUE DESEJAMOS TER A PELE COMO ELA TINHA => Quem aqui se deixaria tratar por um dentista com os dentes todos MANCHADOS / TORTOS/ TÁRTAROS / GENGIVA INFLAMADA? JESUS ESTÁ FALANDO EXATAMENTE ISTO AOS SEUS DISCÍPULOS: [NEXT SLIDE]

23 Mateus 7 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. *

24 2. Discernir (6) O que é santo aos cães Pérolas aos porcos
A seguir, Jesus FAZ UMA OUTRA ADVERTÊNCIA AOS SEUS DISCÍPULOS a respeito dos relacionamentos no Reino. “Não deis o que é santo aos cães, e nem lanceis as vossas pérolas aos porcos” Cães e porcos pertencem a uma mesma classe, no sentido que ambos representam PESSOAS COM QUE OS DISCÍPULOS TERÃO QUE TER CUIDADO, DISCERNIMENTO AO SE RELACIONAREM COM ELAS. = SINAL AMARELO = DEPENDENDO DA SITUAÇÃO , ELE SEGUIRÁ EM FRENTE OU NÃO. O PORCO, POR SER UM ANIMAL IMPURO; O CÃO, PELA SUA FEROCIDADE. “O que é santo” ou “O SANTO” e “pérolas” está sendo usado aqui por Jesus de uma forma figurada para expressar as riquezas espirituais que pertencem ao Seu Reino, tal como a fé, a verdade, Sua justiça e Sua instrução e comunhão. Mas, nas seguintes situações e pessoas: 1. Aquelas pessoas que de forma explÍCITA, colocam-se rebeldes à mensagem do evangelho. COMISSÃO DOS SETENTA Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. ... Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. 2. aquelas pessoas que, ASSIM COMO OS FARISEUS E ESCRIBAS, diziam-se interessadas pelo Reino de Deus e a sua Justiça, mas que de fato, queriam satisfazer os seus próprios desejos, permaneceNDO em uma atitude hipócrita. Em uma rebeldia velada/camuflada, eles queriam participar do Reino pela sua própria força e pelas sua próprias condições, sendo pedra de tropeço para outros que realmente eram desejosos de entrar no Reino por Jesus. DIDÁTICA DE JESUS = PARÁBOLAS 3. Diz respeito, tbm, aqueles estão no meio de nós, se dizem comprometidos com o Reino e a sua justiça, e dizem estar desejosos de serem transformados pela Sua Verdade, mas na prática, NÃO SÃO ENSINÁVEIS. [NEXT] Provérbios 9

25 Os explicitamente rebeldes à mensagem do Evangelho;
2. Discernir (6) Os explicitamente rebeldes à mensagem do Evangelho; Os rebeldes ao Evangelho de forma velada; Os rebeldes quanto ao ensino. A seguir, Jesus FAZ UMA OUTRA ADVERTÊNCIA AOS SEUS DISCÍPULOS a respeito dos relacionamentos no Reino. “Não deis o que é santo aos cães, e nem lanceis as vossas pérolas aos porcos” Cães e porcos pertencem a uma mesma classe, no sentido que ambos representam PESSOAS COM QUE OS DISCÍPULOS TERÃO QUE TER CUIDADO, DISCERNIMENTO AO SE RELACIONAREM COM ELAS. = SINAL AMARELO = DEPENDENDO DA SITUAÇÃO , ELE SEGUIRÁ EM FRENTE OU NÃO. O PORCO, POR SER UM ANIMAL IMPURO; O CÃO, PELA SUA FEROCIDADE. “O que é santo” ou “O SANTO” e “pérolas” está sendo usado aqui por Jesus de uma forma figurada para expressar as riquezas espirituais que pertencem ao Seu Reino, tal como a fé, a verdade, Sua justiça e Sua instrução e comunhão. Mas, nas seguintes situações e pessoas: 1. Aquelas pessoas que de forma explÍCITA, colocam-se rebeldes à mensagem do evangelho. COMISSÃO DOS SETENTA Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. ... Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. 2. aquelas pessoas que, ASSIM COMO OS FARISEUS E ESCRIBAS, diziam-se interessadas pelo Reino de Deus e a sua Justiça, mas que de fato, queriam satisfazer os seus próprios desejos, permaneceNDO em uma atitude hipócrita. Em uma rebeldia velada/camuflada, eles queriam participar do Reino pela sua própria força e pelas sua próprias condições, sendo pedra de tropeço para outros que realmente eram desejosos de entrar no Reino por Jesus. DIDÁTICA DE JESUS = PARÁBOLAS 3. Diz respeito, tbm, aqueles estão no meio de nós, se dizem comprometidos com o Reino e a sua justiça, e dizem estar desejosos de serem transformados pela Sua Verdade, mas na prática, NÃO SÃO ENSINÁVEIS. [NEXT] Provérbios 9

26 Mateus 7 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.

27 3. Pedi, buscai e batei (7-12) Ênfase: Necessidade Certeza
Pedi, buscar e bater ÊNFASE – reconhecimento que eu não tenho recurso em mim mesmo. ATITUDE IMPERATIVO - ESSES TEXTOS QUE SÃO USADOS .. . VAMOS OLHAR DE UMA PERSPECTIVA DE DEUS – DENTRO DO CONTEXTO TUDO O QUE EU PEÇO NÃO É PRA MIM QUE VALOR É ESSE QUE JESUS ORDENA QUE OS SEUS DISCÍPULOS BUSQUEM? Tiago – sabedoria – Deus é desejoso de dar sabedoria aos que a pedem a Ele. DEUS É GALARDOADOR DAQUELES QUE O BUSCAM PEDI, BUSCAR, BATER DENOTA UMA PESSOA QUE ESTÁ INCONFORMADA COM O SEU PECADO, COM O SEU JULGAMENTO , COM A SUA FALTA DE SABEDORIA E DISCERNIMENTO NO RELACIONAMENTO COM OS IRMÃOS, E QUE NÃO SÓ PEDE, MAS BUSCA A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO A PONTO DE BATER NA PORTA DO SENHOR INSISTENTEMENTE PARA QUE O SENHOR MUDE O SEU CORAÇÃO, SUAS ATITUDES, SEUS OLHARES, ATITUDES, VALORES.

28 Mateus 7 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? 10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?

29 3. Pedi, buscai e batei 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Assim como uma criança que chama pelo Pai, e não o vendo, busca por sua presença; e não o encontrando, bate na porta de seu quarto, Há uma progressão clara no texto, indicando que aquele que é comprometido com o Reino, que entendeu o seu chamado desejará ardentemente cumprir e agradar o Pai, a ponto de se expor, de correr riscos, de errar e depender de Deus para pedir a ele humildade e sabedoria nos relacionamentos no Reino. Ele não só irá pedir, mas buscará dia após dia formas e maneiras de dar o seu melhor ao Reino, aos seus irmãos da fé. DEUS É GALARDOADOR DAQUELES QUE O BUSCAM BATER DENOTA UMA PESSOA QUE ESTÁ INCONFORMADA COM O SEU PECADO, COM O SEU JULGAMENTO , COM A SUA FALTA DE SABEDORIA E DISCERNIMENTO NO RELACIONAMENTO COM OS IRMÃOS, E QUE NÃO SÓ PEDE, MAS BUSCA A DEUS DE TODO O SEU CORAÇÃO A PONTO DE BATER NA PORTA DO SENHOR INSISTENTEMENTE PARA QUE O SENHOR MUDE O SEU CORAÇÃO, SUAS ATITUDES, SEUS OLHARES E VALORES. => BENS ESPIRITUAIS E PRECISO ESTAR CONSCIENTE DE QUE NÃO SÃO TODOS OS PEDIDOS QUE SERÃO ATENDIDOS – Ex: de Paulo

30 Mateus 7 12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. Jesus está por dentro da casa = não é uma casa estranha A lei e os profetas = sempre foi o princípio dos relacionamentos Nós nunca buscamos a Deus pra sabedoria pra abençoar ao outro.

31 “Faça você primeiro ao teu irmão aquilo que você quer que ele te faça”
Quebrar o orgulho natural Incentivo a buscar a Deus


Carregar ppt "Leis: 1. Lei da Oferta e da procura (Ceagesp) [NEXT]"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google