A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilos educativos e comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilos educativos e comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Estilos educativos e comunicação
Mónica Nóbrega Rita Lessa Soares Abril de 2012

2 Questões de debate Hoje, como pais e mães, como é que educam os vossos filhos? Como é que vos educaram? Os pais vão recorrer àquilo que trazem da educação recebida na sua própria infância e são também influenciados pelas crenças e expectativas culturais e sociais sobre a educação

3 Estilos educativos “Deixa fazer tudo…” “Quero, posso e mando!!!”
“O Democrata”

4 Situação exemplo “O seu filho quer ver o Filme/Programa que vai dar na TV hoje à noite. Porém, ainda não acabou os trabalhos de casa. Quais são as reacções possíveis que pode ter como pai/mãe?” Perguntar às mães o que é que elas fariam? Como é que resolveriam a situação? – escreverem num papel, sem se identificarem

5 Estilos educativos – “Deixa fazer tudo”
Tem dificuldade em dizer não e em ser firme, permitindo que a criança lhe faça/imponha exigências; É permissivo e não impõe limites; Tem por objectivo evitar o conflito.

6 Estilos educativos – “Quero, posso e mando!!!”
Impõe muitas regras, sem respeitar as necessidades e opiniões da criança; Não permite liberdade de expressão; É caracterizado por uma postura agressiva (verbal e não-verbal).

7 Estilos educativos – “O Democrata”
Aceita a criança tal como ela é; É capaz de negociar situações de conflito, por forma a que as duas partes fiquem satisfeitas; Está associado a pessoas que exprimem as suas ideias e opiniões, respeitando as dos outros.

8 Actividade “Deixa fazer tudo; quero, posso e mando; ou o democrata?”
Ler os papéis onde escreveram como resolveriam a situação exemplo e identificar o estilo educativo a que correspondem. Depois, dar um exemplo de como seria uma resposta adequada – slide seguinte

9 Situação exemplo “Então hoje queres ver o jogo de futebol que vai dar na televisão? Com certeza que até à hora do jogo consegues acabar os deveres, não te parece?”; Postura calma, tom de voz e expressão facial revelam segurança, serenidade e confiança; O pai/mãe tenta chegar a um acordo com a criança, que satisfaça ambas as partes.

10 Consequências do “Deixa fazer tudo”
A criança não sente a existência de regras, nem de suporte afectivo, podendo sentir-se pouco confiante em si própria; Poderá ter dificuldade em encontrar os impulsos e, consequentemente, na relação com os outros.????

11 Consequências do “Quero, posso e mando!!!”
A criança torna-se passiva ou demasiado revoltada; Não sente suporte afectivo nem confiança em si própria; Pode sentir medo do pai/mãe; Não aprende a tomar decisões; Pode desenvolver problemas de comportamento.

12 Consequências de “O Democrata”
A criança sente que existem regras e suporte afectivo; Sente que as suas opiniões são importantes, tornando-se auto-confiante e segura; Aprende a ser independente e responsável; Sabe relacionar-se com os outros.

13 Questão de debate Será que só se educa recorrendo a apenas um estilo educativo?

14 Questão de debate E quando pai e mãe têm estilos educativos pessoais diferentes?

15 Concluindo Pretende-se:
Progressiva estabilização no sentido do estilo “Democrata” (assertivo).

16 Concluindo Incongruência de estilos educativos entre o pai e a mãe tem implicações ao nível das práticas educativas; É importante que o pai e a mãe comuniquem entre si, procurando alcançar acordo entre eles, relativamente às práticas educativas. Por exemplo, o pai é autoritário e a mãe tenta “compensar” a criança, mostrando-se permissiva com ela: gera-se assim um ciclo vicioso difícil de quebrar, se pai e mãe não comunicarem entre si

17 Até para a semana!


Carregar ppt "Estilos educativos e comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google