A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me"— Transcrição da apresentação:

1 Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me
Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me!” Pergunta: já ouvimos essa frase para a nossa vida? E mais do que isso: já respondemos a esse apelo? A grande maioria dos cristãos já se depararam com o chamado do Senhor algum dia, mas qual a resposta que foi dada na ocasião. É interessante notar que antes de Jesus nos mandar, nos enviar, dizendo: “Ide!” ou “Vai!”, Ele nos chama dizendo: “Vem!” ou “Venha!” Não tem como a gente ir se antes a gente não vir. Temos que nos achegar a Ele primeiro, conhecê-Lo, amá-Lo, permanecer Nele, para depois servi-Lo, fazer a vontade Dele, realizar a Sua obra. Vem e Segue-me!

2 Toma a sua cruz e segue-me
Vem e Segue-me (bis) Toma a sua cruz e segue-me Alô, maninho, quero falar pra você Esse chamado nos propõe uma missão Você já fez experiência, está fiel Outras pessoas estão pedindo a sua mão Do outro lado tem alguém a lhe chamar Do outro lado tem alguém a lhe esperar Do outro lado tem alguém querendo amor E você pode dar Existe uma canção que ilustra bem essa realidade.

3 Toma a sua cruz e segue-me
Vem e Segue-me (bis) Toma a sua cruz e segue-me Vai, prepare-se direito Faz seus cálculos também Assume suas despesas Esse dia logo vem Uma parte dela diz: “Vai, prepare-se direito, faz seus cálculos também, assume suas despesas, esse dia logo vem”. Chegará o dia em que ouviremos este chamado, como ovelhas que identificam a voz do seu pastor e o seguem... Precisamos aprender a ouvir a voz do Bom Pastor. Ovelha doente não atende ao chamado do seu pastor. Que voz estamos ouvindo, e seguindo???

4 Toma a sua cruz e segue-me
Vem e Segue-me (bis) Toma a sua cruz e segue-me Doa de graça o que de graça recebeu Não tenha medo, pois consigo Ele estará Tem muito gente precisando ser amada Caro maninho, ajudar é sua vez Um desafio exigir muito amor E ter amor sem limite para dar Nas Filipinas, Paraguai e Vietnã Talvez na Rússia ou em qualquer outro lugar

5 Vem e segue-me! 1º Ele nos chama!
Enquanto estávamos nas trevas, o Senhor nos achou e nos transportou para o reino da Sua maravilhosa luz. Foi assim que Ele revelou primeiro o Seu amor por nós, enquanto éramos pecadores. Quando O vimos, O conhecemos, nos aproximamos Dele, e consequentemente, nos tornamos morada da Trindade em nós. Isto somente é possível com o novo nascimento. Desta forma, podemos segui-Lo para andarmos com Ele. Devemos entender que sempre é o Senhor que nos desperta, que nos chama, que nos ama primeiro. Ele sabe que os homens estão perdidos sem Ele. Portanto, Ele um dia passa na nossa vida e diz: “Vem e segue-me!” E aí, cabe a nós nos achegar a Ele ou não, cabe a nós querê-lo ou não. Este é o primeiro passo: se achegar a Ele, para depois podermos segui-Lo. Somente pode ir após Jesus quem primeiro se achegar a Ele. Primeiro eu me aproximo, depois eu sigo, renunciando a mim mesmo e, por fim, tomo a minha cruz, fazendo a vontade de Deus e realizando a Sua obra. Essa é a sequência. Portanto, precisamos ouvir claramente este chamado e ir a Jesus, pois esta resposta nos levará a cumprir o Propósito de Deus na nossa vida. 1º Ele nos chama!

6 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8).

7 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (I Jo 4:19).

8 “E ele disse: Vem!” (Mt 14:29).
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37 ).

9 Mas, tem quem não quer vir…
Vem e segue-me! É possível algumas pessoas ouvirem a respeito deste chamado e não responderem, visto que não terem nascidos de novo, uma vez que não deram o coração para Jesus. Estas não se importam com a vontade de Deus, pois vivem se desculpando em função de suas vontades, projetos pessoais, preocupações terrenas, auto-preservação, etc. Mas, tem quem não quer vir…

10 “Vinde, porque tudo já está preparado
“Vinde, porque tudo já está preparado. Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se” (Lc 14:17-18).

11 “Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo- te que me tenhas por escusado. E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir”(Lc 5:27-28).

12 2º Ele nos chama para segui-lo!
Vem e segue-me! O chamado do Senhor não é sem propósito. Deus não nos convida a se achegar simplesmente porque está interessado em nos dar bênçãos e favores. O propósito de Jesus é que O sigamos. 2º Ele nos chama para segui-lo!

13 “Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue- me! Ele se levantou e o seguiu” (Mt 9:9). Mateus era um coletor de impostos, considerado publicano, traidor dos judeus. Tinha como objetivo extorquir dinheiro deles para o Império Romano. Ele não estava nem aí com o povo, pois assim como Zaqueu, roubava os judeus se enriquecendo a custa deles. Envolvido com seu trabalho, na mesa da coletoria, Jesus passa e o chama, dizendo: “Segue-me!” O que impressiona é que Mateus atendeu ao chamado prontamente, sem questionamento ou condicionamento. Não pós obstáculo algum e deixando tudo (como narra em Lucas), seguiu Jesus se tornando um dos apóstolos Dele. Ele abriu mão de todo o seu estilo de vida, sua fonte de recursos, suas antigas práticas porque acreditou em Jesus.

14 “Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu”(Lc 5:27-28). “No dia imediato, resolveu Jesus partir para a Galiléia e encontrou a Filipe, a quem disse: Segue-me” (Jo 1:43  ). Jesus não negocia o chamado para segui-LO. Ou é tudo ou nada. Ou ajunta ou espalha. Ou é quente ou é frio. É preciso que deixemos todas as coisas por Cristo. Não podemos por a mão no arado e olhar para traz. Será que entendemos que tudo aquilo que retemos mais do que é devido, é por pura perda (Pr 11:24)?

15 Mas, tem quem não quer segui-Lo
Vem e segue-me! Assim como existem pessoas que não aceitam o “Vinde” de Jesus, há também aqueles que não aceitam “Segui-Lo”. Não estão dispostos a deixar coisas ou pessoas. O jovem rico é um grande exemplo disto, quando Jesus o desafiou para segui-Lo e ele não quis deixar aquilo que o limitava na caminhada e no compromisso com Jesus. Mas, tem quem não quer segui-Lo

16 “E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (Mc 10:21-22). Os três evangelhos sinópticos dizem que este jovem saiu triste. Porém, Marcos deixa mais claro o verdadeiro sentimento deste jovem que, ao se retirar, saiu contrariado porque achou pesado demais seguir Jesus. Observe que Jesus considera vender tudo o que tem, renunciar tudo o que possui e segui-Lo, uma coisa só. Não podemos ter condição para seguir a Jesus. Ou seguimos resolutamente para sermos Seus discípulos ou continuamos sendo multidão!

17 Vem e segue-me! 3º Comos seguir a Jesus?

18 “Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te- ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”(Lc 9:57). Este texto nos mostra que o conforto, a segurança material e emocional, os bens materiais não podem ser um empecilho para seguirmos a Jesus. Por isso, Ele estabelece que só poderemos segui-Lo completamente despojado do que somos, do que temos e do que podemos. Ele deve ser a nossa única segurança.

19 “A outro disse Jesus: Segue-me
“A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus”(Lucas 9:59-60). A questão aqui não é a morte do pai biológico, mas sim, diz respeito a nossos relacionamentos, a nossos apegos. Ninguém e nem coisa alguma pode se interpor entre Deus e nosso coração. Podemos ter pessoas ou circunstâncias em nossas vidas que são ídolos no nosso coração. Portanto, precisamos enterrar, para vivermos inteiramente para Deus. E os mortos espiritualmente devem sepultar os seus próprios mortos fisicamente, mas os seguidores de Cristo devem fazer a Sua vontade, proclamando as boas novas Dele.

20 “Outro lhe disse: Seguir- te-ei, Senhor; mas deixa- me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lucas 9:61-62). Isto confirma que a questão não é somente familiar, mas sim o que nos prende, o que nos faz olhar para trás. Quando entramos no bom combate da fé não podemos mais voltar atrás. Quando entregamos ao Senhor tudo o que somos, certamente experimentaremos o melhor do Senhor.

21 4º Resumindo: o que é seguir Jesus
Vem e segue-me! Por que Jesus falou que para segui-Lo é preciso antes renunciar a si mesmo e tomar a cruz? Porque tudo tem a ver com o nosso coração, a nossa vontade, os nossos desejos, aquilo que sentimos ou pensamos. A cruz depende de uma decisão própria, pessoal, consciente. Esta escolha implica na decisão de morrer para o nosso ego, a fim de fazer a vontade do Senhor. Portanto, cruz é a vontade de Deus e detrimento da minha. Quando eu entendo isso, torno-me um seguidor, um discípulo de Jesus. Pois Jesus fez exatamente isso ao abrir mão da Sua vontade e seguir no caminho da morte de Cruz, orando ao Pai no Getsemani: “Que seja feita a tua vontade e não a minha.” 4º Resumindo: o que é seguir Jesus

22 “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse- lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8:34).

23 “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga- me”(Lucas 9:23).

24 Vem e segue-me! Ilustrando…

25

26

27 Senhor, isto é muito pesado…
Por favor corte (reduza, diminua) um pouco para mim…

28

29 Assobiando…

30

31 Senhor, por favor corte mais um pedaço para mim…
Assim eu poderei carregar melhor…

32

33 Senhor, obrigado por isso…

34 Assobiando…

35 Huh?

36 Nós podemos usar isto como uma ponte e atravessá-la…

37 Ahh! Isto é muito curto, eu não poderei atravessar…

38

39 Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me...
Somente aqueles que tomam esta decisão, de abrir mão de tudo, de renunciar os seus direitos, as suas opiniões e as suas razões, de não reivindicar ou exercer a justiça própria, escolhendo o Senhor como o tudo da sua vida, é que poderão segui-Lo como discípulo. Por isso, aceite o convite do nosso Senhor que te diz: “Vem e segue-me!”


Carregar ppt "Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google