A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,"— Transcrição da apresentação:

1 Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
S I M à Palavra de Deus  Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro, Ligue o som!

2 No Evangelho, continuamos a refletir sobre a Igreja, vinha do Senhor...
- Vimos já que todos somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor... - Hoje veremos qual pode ser a nossa resposta a esse chamado...

3 A Parábola fala de um pai, que tinha dois filhos e a ambos dá a mesma ordem:
"Vai trabalhar na minha Vinha". O 1º confessa since- ramente que não tem vontade, mas em seguida vai trabalhar. O 2º responde Sim, mas depois se deixa levar pela preguiça e não vai. 

4 E a parábola termina com uma pergunta:
"Qual dos dois fez a vontade do Pai?" A resposta é clara: Não quem DISSE SIM, mas quem FEZ a vontade do Pai.  * A Parábola tinha endereço certo: Os dois filhos representam dois grupos do tempo de Jesus: Os "pecadores inveterados" e os "justos estabelecidos". 

5 - Os judeus eram os "justos estabelecidos", fiéis praticantes da Lei, que há séculos tinham dito o seu SIM a Deus pela Aliança, e que agora rejeitavam o Cristo, enviado de Deus e ficavam fora do Reino... 

6 Os "pecadores inveterados"
eram os cobradores de impostos e as prostitutas, que por muito tempo disseram NÃO à vontade de Deus expressa na lei, mas agora acabavam dizendo seu "SIM" ao apelo de Jesus e entravam no Reino, seguindo a proposta de Jesus.

7 É interessante notar que essa parábola só foi narrada por São Mateus, um cobrador de impostos, antes considerado um pecador público e agora um discípulo ardoroso de Cristo. + O que a PARÁBOLA quer dizer HOJE para nós?

8 - Todos são chamados para trabalhar na vinha do Pai.
Ninguém está dispensado de colaborar com Deus na construção de um mundo mais humano, mais justo, mais verdadeiro, mais fraterno. - Diante do chamado de Deus, há dois tipos de resposta:

9 1) Os que escutam o chamado de Deus, mas não vão trabalhar na vinha.
2) Os que acolhem o chamado de Deus e respondem de forma generosa. * De que lado estamos nós?  - No Batismo, dissemos "Sim", mas depois, na vida concreta, talvez transformamos o nosso "Sim" em muitos "Não".

10 - Outros talvez nunca disseram um "Sim" explícito para Deus, mas, na prática de cada dia, amam o irmão, se sacrificam pelos outros, executam muitas obras de caridade. Estes, ainda que não batizados, são verdadeiros Filhos de Deus... "Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros como eu vos amei..."

11 * A qual grupo pertencemos? Ao primeiro... ao segundo?
Ou, quem sabe, um pouco de cada?   Melhor seria que fôssemos como o 3o filho (que não está na parábola): aquele que diz "Sim" e vai mesmo!  Os chamados de Deus, nós os conhecemos pela sua Palavra, contida na BÍBLIA, cujo dia hoje comemoramos.

12 "Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática..."
Qual é a nossa Atitude diante da Bíblia? Nós TEMOS a Bíblia? Nós LEMOS? Nós PROCURAMOS VIVER? Que tipo de "Sim" damos à Palavra de Deus? Ela nos garante: - "Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática..." 

13 Um modo proveitoso de ler a Bíblia...
1. Atitude de ORAÇÃO: "Sem mim, nada podeis fazer..." O mesmo Espírito que inspirou quem escreveu, deve estar em quem a lê...   2. Atitude de HUMILDADE: Não apenas ler mas "ESCUTAR".

14 Exemplo certo de Maria:
Duas atitudes erradas: - "Não preciso ler, estudar... Eu já sei tudo..." ou - "Não adianta... é difícil... não entendo nada..." Exemplo certo de Maria: "Não compreendia o que Jesus lhe dizia, mas conservava essas coisas, meditando-as em seu coração". 

15 Aceitar também os pontos que nos questionam e nos comprometem...
3. Atitude de FÉ: Aceitação total, sem preconceitos e sem interesses... Aceitar também os pontos que nos questionam e nos comprometem... 4. Atitude de quem pretende VIVER ESSA PALAVRA:

16 A Palavra é uma PONTE, onde o amor vai e vem..."
"A Palavra não foi feita para cair no chão, o destino da palavra é o coração... A Palavra é uma PONTE, onde o amor vai e vem..." Façamos nossa Profissão de fé = nosso SIM à PALAVRA DE DEUS...   "Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé..." Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

17 desfrutar, a hora que quiser, destas Mensagens;
Breve, site exclusivo para que você possa desfrutar, a hora que quiser, destas Mensagens; guarde este endereço:


Carregar ppt "Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google