A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?"— Transcrição da apresentação:

1 Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?
INTRODUÇÃO Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

2 Na Mecânica, estudaremos
os movimentos dos corpos e, para melhor compreensão, dividiremos a mecânica em três partes: Cinemática, Estática e Dinâmica

3 Cinemática (do grego kinema que significa movimento)
MECÂNICA Cinemática: estuda os movimentos dos corpos sem considerar suas causas. Cinemática (do grego kinema que significa movimento)

4 Exemplos de Estática: pontes, edifícios, torres, etc...
MECÂNICA Estática: estuda os corpos sólidos ou fluidos em equilíbrio. Exemplos de Estática: pontes, edifícios, torres, etc...

5 Dinâmica: estuda os movimentos dos corpos considerando suas causas.
MECÂNICA Dinâmica: estuda os movimentos dos corpos considerando suas causas. Dinâmica (do grego dynamike, que significa forte). Estuda as relações entre as forças e os movimentos que são produzidos por elas.

6 MECÂNICA MÉTODOS da FÍSICA:
1. OBSERVAÇÃO (microscópio, telescópio, balança...) 2. EXPERIMENTAÇÃO (reproduzir o fenômeno artificialmente) AVALIAÇÃO QUANTITATIVA

7 MECÂNICA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA GRANDEZAS FÍSICAS:
- ESCALARES (massa,volume,comprimento) - VETORIAIS (módulo ou intensidade, direção e sentido) Ex: carro em movimento módulo = 60 direção = horizontal sentido = da esquerda para direita

8 Grandezas Físicas Na Física tudo que pode ser medido é chamado de grandeza. Grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas e quantificadas. GRANDEZA FÍSICA = VALOR NUMÉRICO DIMENSÃO +

9 Definições PONTO MATERIAL:
É TODO CORPO CUJAS DIMENSÕES NÃO ALTERAM O ESTUDO DE QUALQUER FENÔMENO DE QUE ELE PARTICIPE.

10 Definições PONTO MATERIAL:
Usaremos com freqüência, neste trabalho a expressão ponto material. O que significa? Em determinadas situações, ponto material pode representar qualquer corpo, como, trem, avião, carro, bala de canhão, míssil, etc... Então porque ponto e porque material?

11 Ponto, porque, na resolução de problemas, estaremos desprezando as dimensões do corpo em movimento, sempre que as distâncias envolvidas forem muito grandes em relação a essas dimensões. Material, porque, embora as dimensões do corpo sejam desprezadas, sua massa será sempre considerada. Imagine um trem deslocando-se entre o Fortaleza e Porto Alegre. Por maior que ele seja, seu comprimento é muito pequeno comparando com a distância entre as duas cidades. Então, neste caso, o trem pode ser considerado ponto material.

12 Imagine agora um trem de 500m passando por uma ponte de 800m.
Como o comprimento da ponte não é muito maior que a do trem, este não pode ser considerado um ponto material durante o intervalo de tempo que o trem leva para atravessar a ponte. No entanto, executando o movimento de rotação das rodas, qualquer ponto do trem realiza o mesmo movimento. Por isso podemos considerar um ponto qualquer do trem para estudar o movimento que ele executa.

13 Definições CORPO EXTENSO:
É TODO CORPO CUJAS DIMENSÕES ALTERAM O ESTUDO DE QUALQUER FENÔMENO DE QUE ELE PARTICIPE. AS DIMENSÕES DO CORPO NÃO PODEM SER DESPREZADAS.

14 CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial ?

15 CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial
O corpo que tomamos como referencia para dizer se um outro corpo está em movimento ou em repouso é chamado REFERENCIAL. Um corpo está em REPOUSO quando a distância entre esse corpo e o referencial não varia com o tempo. Um corpo está em MOVIMENTO quando a distância entre esse corpo e o referencial varia com o tempo.

16 CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial
Em relação ao solo terrestre, o ciclista está em movimento. Em relação ao carro, a pessoa está em repouso.

17 CINEMÁTICA

18 CINEMÁTICA

19 CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial
O passageiro no interior do ônibus está em repouso em relação ao ônibus e ao motorista, porque a sua posição em relação a eles é sempre a mesma. Já em relação ao observador fixo na Terra, tal passageiro está em movimento, porque sua posição muda com o decorrer do tempo.

20 Movimento relativo Referencial de quem lança a bola  a bola descreve um movimento vertical. Referencial de um observador parado na calçada  a bola descreve uma trajetória parabólica, como mostrada na figura abaixo. Temos aí dois sistemas de referência ou referenciais e os pontos de vista dos observadores sobre os eventos depende do referencial aonde está esse observador.

21 CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial
Para descrever o movimento, o observador deve definir um sistema de referência ou referencial em relação ao qual o móvel será analisado.


Carregar ppt "Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google