A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação em Ação Segundo semestre/2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação em Ação Segundo semestre/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Formação em Ação Segundo semestre/2011
Equipe de Língua Portuguesa

2 DIRETRIZES CURRICULARES
Concepção teórico-metodológica para o trabalho com a Língua Portuguesa na Educação Básica Nas DCE, a linguagem é vista como fenômeno social, pois nasce da necessidade de interação entre os homens. Ensinar a língua materna, a partir dessa concepção, requer que se considere os aspectos sociais e históricos em que o sujeito está inserido, bem como o contexto de produção do enunciado.

3 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL
O discurso é toda atividade comunicativa entre interlocutores. Os agentes são seres situados num tempo histórico, num espaço geográfico; pertencem a uma comunidade, a um grupo e por isso carregam crenças, valores culturais, sociais, enfim a ideologia do grupo, da comunidade de que fazem parte. Essas crenças e ideologias são veiculadas, ou seja, aparecem nos discursos.

4 PRÁTICAS DISCURSIVAS * Prática de oralidade *Prática de leitura
* Prática de escrita Literatura A Análise Linguística perpassa as três práticas

5 conforme suas esferas de circulação
CONTEÚDOS BÁSICOS Gêneros Discursivos conforme suas esferas de circulação Caberá ao professor fazer a seleção dos gêneros nas diferentes esferas, de acordo com o Projeto Político Pedagógico, com a Proposta Pedagógica Curricular, com o Plano de Trabalho Docente, considerando o nível de complexidade adequado a cada uma das séries.

6 GÊNEROS DO DISCURSO Sempre relacionados a esferas de atividade, os gêneros do discurso são “modos de dizer” apropriados para certas atividades e/ou situações, na medida em que permitem responder adequadamente às demandas de comunicação correspondentes. Segundo Bakhtin, todo gênero envolve um tema, assume uma forma composicional e define um estilo.

7 Os gêneros discursivos que circulam na sociedade possuem especificidades, ou seja, características que os distinguem dos demais: foram produzidos considerando seu interlocutor (público-alvo); a situação interlocutiva; o momento de produção; apresentam finalidades, intencionalidades, nem sempre tão explícitas; são influenciados até pelos suportes que carregam estes textos.

8 SUPORTES TEXTUAIS Segundo Marcuschi, suporte de um gênero é um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto. Pode-se dizer que suporte de um gênero é uma superfície física em formato específico que suporta, fixa e mostra um texto. A idéia aqui expressa comporta três aspectos: suporte é um lugar físico ou virtual; tem formato específico; serve para fixar e mostrar o texto.

9 JORNAL É nitidamente um suporte com muitos gêneros.
Quais gêneros podemos citar, que podem estar presentes nos jornais?

10 Alguns gêneros presentes no jornal
notícias, reportagens, editoriais, propagandas, artigos, crônicas e poemas, ensaios críticos, charges,anúncios vários, cartas do leitor e notas sociais, anúncios fúnebres, convites para missas de sétimo dia previsões meteorológicas, resumos de filmes, horóscopo, diário etc.

11 A Notícia é um gênero jornalístico, que pode ser veiculada em diferentes suportes, além do jornal impresso: blogs, jornais virtuais, revistas entre outros.

12 “Gênero textual Notícia, uma proposta de intervenção pedagógica”

13 S. D. para o trabalho com o gênero
NOTÍCIA

14 Apresentação do gênero
Motivação; estímulo ao gênero que será explorado.

15 Poema do Jornal O fato ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter o transforma em notícia. O marido está matando a mulher. A mulher ensangüentada grita. Ladrões arrombam o cofre. A polícia dissolve o meeting. A pena escreve. Vem da sala de linotipos a doce música [mecânica. Carlos Drummond de Andrade

16 O gênero NOTÍCIA pode ser encontrado em diferentes revistas e jornais que circulam na sociedade. Tomaremos como exemplo, uma notícia veiculada no Jornal Gazeta do Povo on line em 03/06/2009 sobre o tema Copa do mundo de 2014.

17

18 O que você sabe sobre a copa de 2014? O que são “notícias”?
Explorar o que os alunos já conhecem sobre o tema e o gênero a partir dos seguintes questionamentos: TEMA GÊNERO O que você sabe sobre a copa de 2014? O que são “notícias”? Onde obteve essas informações? Onde podemos encontrá- las? Quem as produziu e por quê? Quem as produz? Para quem foram produzidas? Para que tipo de leitor são produzidas? Com que finalidade são produzidas?

19 MODELOS DE TEXTOS DO GÊNERO
Levar para a sala de aula diferentes notícias, a fim de que os alunos, além de lê-las, possam manuseá-las, atentando para o assunto abordado, sua estrutura, enfim, sua forma de organização.

20 Tipologia Predominante
Contexto de Produção Função Social Conteúdo temático Tipologia Predominante Quem produziu? Qual o papel social do autor? Qual é o assunto de que trata o texto? Narrativo Onde? Por que os textos foram produzidos? Descritivo Quando? Para quem foram produzidos? Argumentativo Suporte? Os textos atendem a qual necessidade? Expositivo Injuntivo

21 CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO
Após a leitura dos textos, o professor pode indagar os alunos quanto à identificação do gênero. Antecipando as características que serão estudadas na sequência.

22 Texto: O que é uma notícia
Esse texto que vamos ler pode ser trabalhado também com os alunos em sala.Ele apresenta uma visão geral sobre o gênero notícia, sem se configurar como um texto teórico em si.

23 A partir desse ponto, o professor pode trabalhar com o material impresso para que os alunos possam assimilar as características específicas do gênero, auxiliando-os a identificá-las nos textos recebidos.

24 Durante o trabalho com os modelos do gênero em questão, buscou-se explorar características, contexto de produção, função social e tipologia dominante. Após essa etapa, o professor deve proceder com a seleção de um texto do gênero, objetivando explorar, agora, as atividades de: Compreensão/Interpretação, Análise Linguística e Produção Escrita.

25 SELEÇÃO DE UM TEXTO DO GÊNERO
O professor deverá selecionar um texto do gênero estudado, sobre o qual apresentará algumas propostas de atividades que poderão ser trabalhadas após leitura atenta. Porém, antes mesmo de lê-lo, os alunos serão orientados a buscar as seguintes informações no texto:

26 Qual o principal assunto da Notícia?
Qual local está sendo enfocado no texto? Em que data ocorreu o fato? Por que razão o assunto virou notícia?

27 LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
ATIVIDADES LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO

28 CONCEPÇÕES DE LEITURA No livro “Ler e Compreender os sentidos do texto”, as autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias apresentam três diferentes concepções de língua, a partir das quais pode-se refletir sobre o trabalho com a leitura, no cotidiano das salas de aula.

29 Língua como representação do pensamento
Língua como estrutura/código Língua como interação autor↔texto ↔ leitor Nessa concepção, a leitura é entendida como mera captação das idéias do autor, sem levar em conta as experiências e o conhecimento do leitor. O sentido do texto está centrado no autor. Portanto, essa concepção exige do leitor o foco no autor. Concepção pela qual a leitura é entendida como uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade. Cabe ao leitor o sentido das palavras e estruturas. Nessa concepção, assim como na anterior, o leitor realiza atividade de reconhecimento, reprodução. Concepção interacional, dialógica da língua, na qual a leitura é uma atividade interativa e altamente complexa de produção de sentidos. Nessa concepção o texto exige do leitor o foco no autor↔texto ↔ leitor. O leitor é visto como autor/construtor social (sujeito ativo que se constrói e é construído no texto).

30 Sugestões de Atividades de Leitura e Compreensão

31 Após a leitura atenta do texto “Acho que vai ter Copa em Curitiba”, recua secretário, responda:
1) A notícia parte de um conteúdo temático, que nesse caso é a Copa do Mundo de 2014, porém aborda um assunto específico. Qual? 2) Sabendo-se que o lead é o parágrafo inicial onde encontramos resumidamente as informações principais. Releia o lead do texto e descreva a informação principal nele contida.

32 3) A Notícia é relatada em terceira pessoa, visando um distanciamento em relação ao fato. Isso leva à objetividade e favorece a credibilidade da informação. Como se dá esse distanciamento na notícia em questão? 4) Nessa notícia, percebe-se uma linguagem expressa em registro culto, no entanto não excessivamente formal, é o que se chama de linguagem intermediária. Comprove essa afirmação com elementos do texto.

33 5) O título é muito importante em uma notícia, pois chama a atenção do leitor, ativa e cria expectativas, provocando a prosseguir a leitura da matéria. Sendo assim podemos observar o tamanho das letras e as poucas palavras com informações contundentes e densas as quais constituem umas das características principais do título. Em geral, o título serve como indicador prospectivo das idéias, é orientador da leitura. O que a escolha lexical do título: “Acho que vai ter Copa em Curitiba”, recua secretário revela?

34 Espera-se que o aluno perceba que pela escolha lexical do título depreende-se a possibilidade de não haver Copa em Curitiba. Nesse sentido explorar: O verbo “Acho”, indicando dúvida sobre a realização da Copa de 2014 em Curitiba. O verbo “recua” indicando que o secretário volta atrás em algum comentário já realizado. Qual seria esse comentário?...

35 6) Explorando o Lead O lead mostra o assunto ou destaca o fato essencial, respondendo a algumas perguntas básicas (quem, o quê, quando, onde, como e por quê). Volte ao lead e preencha o quadro a seguir: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

36 6.1) Em textos literários, também é possível identificar os elementos encontrados nos lides das notícias. (o fato, quem o realizou, quando etc). No gênero poema. Exemplo que será observado nos versos de Manuel Bandeira: “Poema tirado de uma notícia de jornal”. No gênero conto. Exemplo que será observado no miniconto “Penha”.

37 Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem [número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e [morreu afogado. (BANDEIRA, Manuel)

38 Penha De madrugada, Penha sai para buscar o filho delinquente. Desesperada, não vê o carro. Bate gravemente a cabeça. A mãe não buscaria mais o filho.

39 Poema Miniconto Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?
a) Volte ao poema e ao miniconto e preencha os dados que formam o lead de cada texto : Poema Miniconto Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

40 b) Pedir ao aluno que transforme o texto “Poema tirado de uma notícia de jornal” em um lide de notícia (um parágrafo), criando um título original e tomando o cuidado de incluir os elementos o quê?, quem?, quando?, onde?, por quê? e como? c) Solicitar que o aluno reflita sobre a seguinte questão: O que faz com que esses dois textos sejam literários e não informativos (notícia jornalística)? Leitura do texto de apoio e atividades no material impresso.

41 Após o trabalho com a linguagem literária e não literária e a leitura do texto sugerido (incluindo poema e notícia) para subsidiar essa reflexão, indicamos aos professores a utilização do painel [ver material impresso] para sintetizar com os alunos as principais características de ambos os gêneros.

42 Retomando a leitura da notícia “Acho que vai ter Copa em Curitiba”, recua secretário...
7) Outras possibilidades de exploração quanto à leitura da notícia depreendem da forma como o texto foi construído, permitindo-nos diferentes leituras do último parágrafo. Nesse sentido, sugerimos o exercício das reflexões a seguir:

43 7.1) A sequência dos fatos apresentados:
a) Desde o título até o penúltimo parágrafo do texto, o autor demonstra a incerteza de que haja copa em Curitiba, o que é possível perceber pelo desenvolvimento dos fatos apresentados. Quais são esses fatos? Espera-se que o aluno perceba que os fatos se apresentam na seqüência a seguir:

44 Existe um risco de não haver Copa em Curitiba;
Esse risco existe em função de um impasse financeiro; O impasse financeiro é motivado pelo dinheiro necessário para a reforma da Arena da Baixada [estádio que sediará os jogos]; Esse custo é elevado devido a novos fatores de ordem econômica e técnica; O clube garante que esse acréscimo não saíra de seus cofres;

45 b) Apenas no último parágrafo aparece, pela primeira vez no texto, uma oposição à idéia de que pode não haver copa em Curitiba. Comprove essa afirmação com elementos do texto. Espera-se que o aluno perceba que essa oposição se dá pela surpresa que Luiz de Carvalho demonstra em relação ao colega que suscita a dúvida.

46 c) Qual a relevância do verbo utilizado na citação do Secretário Municipal; “Tive” no pretérito perfeito, modo indicativo? Espera-se que o aluno perceba que esse tempo e modo verbal indicam uma ação concluída e concreta e que sua utilização é relevante para “atmosfera positiva” criada a partir da afirmação de Luiz de Carvalho “Para mim, Curitiba está na Copa”.

47 7.2) Intencionalidade/ideologia
Embora a objetividade e a impessoalidade caracterizem a notícia, nem sempre isso acontece. A verdade expressa nos meios de comunicação é relativa: permeia-os a ideologia e os interesses específicos de seus proprietários. Assim, manipulam a linguagem de modo a deixar chegar ao público leitor apenas aquilo que lhes interessa e com a versão que lhes convém. Fonte: Folhas “Nos bastidores da Reportagem” das autoras Rosangela Oro Brocardo e Márcia Aparecida de Souza Coelho.

48 a) Nesse sentido é importante considerar a intencionalidade do autor ao finalizar a notícia com a citação: “Para mim, Curitiba está na Copa”. O fato de o autor ter concluído a notícia com essa citação implica em diferentes leituras. Quais seriam as leituras possíveis, dentro do texto? Espera-se que o aluno perceba as seguintes possibilidades de leitura, as quais devem ser mediadas pelo professor. Deixar no ar a sensação boa de que teremos Copa “aqui” Permitir a conclusão de que nada corrobora para a certeza de que haverá de fato Copa em Curitiba.

49 b) A utilização da palavra “alheio” possibilita ao autor construir uma certa representação de si mesmo para o leitor do texto. Qual o efeito de sentido resultante dessa escolha lexical? Espera-se que o aluno perceba que, por meio dessa escolha lexical, o autor está dizendo que não há consenso entre as secretarias estadual e municipal em relação ao assunto. E, nesse caso, a alienação de Luiz de Carvalho reforça a ideia de que pode não haver copa em Curitiba.

50 Portanto, ao se analisar um texto é imprescindível perguntar-se para quem e por que foi escrito, quem o escreveu, em que situação/contexto, onde, quando e em que suporte foi veiculado. Dessa forma fica mais fácil perceber as possíveis intenções do autor e as entrelinhas do texto.

51 B) ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

52 O QUE É ANÁLISE LINGUÍSTICA?
“O termo análise linguística (AL) surgiu para denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos. Foi cunhado por Geraldi em 1984 para se contrapor ao ensino tradicional de gramática, para firmar um novo espaço, relativo a uma nova prática pedagógica”. (MENDONÇA, 2007)

53 Numa perspectiva sociointeracionista de língua, a análise linguística constitui um dos eixos básicos do ensino de língua materna. Nesse ponto de vista teórico, os estudos linguísticos com um fim em si mesmos perdem o sentido. A AL tem como objetivo central refletir sobre os fenômenos linguísticos e sobre estratégias discursivas, com o foco nos usos da linguagem (MENDONÇA, 2007)

54 Prática de Análise Linguística X Aula de Gramática
Segundo Márcia Mendonça, com a análise linguística pretende-se substituir o velho e tradicional modelo de ensino de gramática por práticas que possibilitem a reflexão consciente sobre os fenômenos gramaticais e textual-discursivos que perpassam os usos linguísticos.

55 Fiorin afirma que na abordagem do texto podem-se analisar os mecanismos sintáticos e semânticos responsáveis pela produção de sentido. Por meio de uma análise que considera os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos do texto, chegaremos à compreensão das idéias que nele estão presentes. Nesse sentido não se separa a aula de “gramática” da aula de “interpretação”, pois conforme sugere Antunes: “Sem gramática não se faz um texto [e] não se faz um texto apenas com gramática. (adaptado de NEVES, Herbertt. Aspectos sintáticos do texto: uma proposta para o trabalho com texto em sala de aula)

56 Sugestões de Atividades de
Análise Linguística

57 Possibilidades de reflexão sobre a língua:
No primeiro parágrafo (lead), pode-se explorar: A construção verbal “pode perder” indicando uma possibilidade. O efeito de sentido na expressão “Tratou de mostrar” A função dos parênteses em (PSB) A função das aspas na abertura do título, indicando uma citação. Efeito de sentido que causa no lead a oração “Um dia após admitir que Curitiba pode perder a condição de sede da Copa do mundo de 2014” deslocada de sua ordem direta, nesse caso uma expressão adverbial de tempo. Ao iniciar o parágrafo, essa oração ressalta que houve algum tipo de pressão ao comentário anterior feito pelo Secretário.

58 Outros aspectos linguísticos a serem explorados na notícia
(parágrafos posteriores ao lead): Citação: O segundo parágrafo é uma citação, na qual o Secretário explica o porquê de sua dúvida no que diz respeito à realização da Copa em Curitiba. Trabalhar as aspas como sinal gráfico indicativo de citação direta, o que também já foi enfocado no lead.

59 Aposto: O uso de apostos “Secretário Estadual para assuntos relativos à competição, Mario Celso Cunha” ; “... problemas com o Atlético, proprietário da Arena da Baixada”(§1), “...reafirmou ontem o presidente atleticano, Marcos Malucelli” (§5) “o secretário municipal para assuntos da copa, Luiz de Carvalho.” (§6)

60 O texto pode ser segmentado em partes:
Entender o texto do ponto de vista dessa segmentação é facilitador, principalmente, para a compreensão das idéias secundárias do mesmo, que podem levar ao entendimento global do texto. 1ª parte: a possibilidade de não haver copa em Curitiba § 1 e 2 2ª parte: a explicação sobre o que motiva essa indefinição § 3, 4 e 5 3ª parte: uma opinião que se contrapõe a essa incerteza § 6

61 A escolha dos verbos no texto (tempo, modo, pessoa e aspecto):
Pode-se perceber que não há muitos verbos no texto, o que passa a idéia de que há pouca ou nenhuma ação sendo desenvolvida no sentido de Curitiba sediar a copa, de fato. Dentre os poucos verbos utilizados no texto há verbos como admitir, mostrar, achar, os quais reforçam a ideia de inatividade, pela qual se arrasta a história em torno do fato de Curitiba ser ou não sede da Copa de Os verbos “seria bancado”, “cederiam” (§3) e “teriam” (§4) no futuro do pretérito, englobam valores semânticos pertinentes ao contexto, indicando algo que deveria acontecer, mas ainda não aconteceu.

62 Coesão e Coerência: Dentre as várias formas de coesão textual, esse texto nos permite trabalhar a coesão pela conexão – recurso coesivo que se opera pelo uso de conectores, os quais estabelecem diferentes relações semânticas. As conjunções adversativas, por exemplo, expressam uma relação de oposição, a qual implica um conteúdo que se opõe a algo explicitado ou implicitado em um enunciador anterior. Na notícia em questão, a conjunção “contudo” (§4) expressa uma informação que se opõe a outra do parágrafo anterior. Toda a questão financeira envolvendo Curitiba como uma das sedes da copa de estaria resolvida se não fosse pelas novas exigências da Fifa, pelo aquecimento no mercado da construção civil e pela inflação.

63 A coerência é de natureza semântica e nos remete a um significado global do texto. Nessa notícia, pode-se observar a progressão como uma forma de coerência textual. Entende-se por progressão a retomada, no texto, dos elementos conceituais e formais, acrescentando-se novas informações. Essa afirmação sustenta-se na organização das informações nos parágrafos: 1º parágrafo: “Curitiba pode perder a condição de sede” 2º parágrafo: “O risco que existe é por causa do impasse financeiro” 3º parágrafo: “A indefinição é motivada pelo dinheiro necessário para a reforma da Arena da Baixada” 5º parágrafo: “O Clube garante que esse acréscimo não sairá de seus cofres” 6º parágrafo: “Alheio aos riscos citados por Cunha...”

64 C) PRODUÇÃO E REESCRITA DE TEXTOS

65 PRIMEIRA PRODUÇÃO Nesse primeiro momento, o professor deve orientar os alunos para que apresentem um esboço, um rascunho do texto que pretendem produzir. Quando apresentarem essa etapa concluída, deve-se recolher os textos e guardá-los para serem retomados em outro momento, de preferência no dia seguinte. Isso fará com que os alunos se distanciem do texto , facilitando, dessa forma, a reescrita do mesmo.

66 SEGUNDA PRODUÇÃO(Primeira Reescrita)
Ao retornar à atividade, devolver o texto (rascunho) para os alunos e orientá-los para a leitura do mesmo. Solicitar que fiquem atentos às informações essenciais e à escrita: ortografia das palavras, pontuação, concordância, distribuição no papel etc. Somente após esse momento de revisão é que deverão iniciar a produção. Esta deve aproximar-se o máximo possível da versão final. Terminada a segunda produção, a correção será feita pelo professor, que deverá orientar para o uso da língua, tendo em vista o gênero selecionado, seu(s) objetivo(s) e seu(s) destinatário(s).

67 TERCEIRA PRODUÇÃO (Segunda Reescrita)
Consiste na produção final do texto em seu suporte de circulação. Porém, caso algum aluno não tenha, ainda, adequado a escrita a sua função de uso, deve ser orientado para uma quarta reescrita. É importante que os alunos compreendam a funcionalidade da língua e coloquem-se como autores do texto produzido, garantindo-lhe objetividade, clareza e correção.

68 CIRCULAÇÃO DO GÊNERO NA SOCIEDADE
É o momento de tornar público o texto produzido. Para isso, o professor pode organizar um jornal mural na escola para que os alunos exponham as Notícias que produziram. Pode-se eleger a melhor Notícia visando uma publicação no jornal da cidade.


Carregar ppt "Formação em Ação Segundo semestre/2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google