A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As pupilas do senhor Reitor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As pupilas do senhor Reitor"— Transcrição da apresentação:

1 As pupilas do senhor Reitor

2 Uma pequena apresentação da obra

3 Titulo da obra: As pupilas do senhor Reitor
Autor: Júlio Dinis Ano de publicação: 1867 Género: Narrativo - Romance ◊ Personagens principais: Margarida, Daniel, José das Dornas, Pedro e o padre António

4 Sobre o autor

5 Júlio Dinis licenciou-se em Medicina na Escola Médica do Porto, onde também foi professor, mas foi principalmente à literatura que dedicou a maior parte da sua curta vida. Utilizou vários pseudónimos, sendo Júlio Dinis o principal e o que o tornou mais conhecido. É por muitos considerado como um escritor de transição entre o fim do Romantismo e o princípio do Realismo. Embora tenha escrito poesia e teatro, notabilizou-se principalmente como romancista. Sofria de tuberculose, e devido a essa doença foi viver para zonas rurais como a Madeira e Ovar, onde tomou conhecimento da vida das gentes do campo, principal tema da sua obra, onde demonstrava uma grande preocupação pela descrição realista das aldeias e das pessoas, assim como dos seus problemas sociais. Sobre a sua passagem pela zona rural de Ovar existe muita controvérsia, pois estudiosos (Dra. Maria José Ramos e outros) indicam que a sua estadia terá sido em Grijó, que pertence a Vila Nova de Gaia, o que se coaduna em termos geográficos com as diversas referências implícitas nas suas várias obras, especialmente em A Morgadinha dos Canaviais e As Pupilas do Senhor Reitor. Nesta vila de Grijó encontram-se várias placas alusivas à sua vida nesta terra, nomeadamente na Quinta do Mosteiro e na Quinta da Fábrica, no lugar do Loureiro. Morreu em 1871, com 31 anos vítima da tuberculose, tal como sua mãe e os seus dois irmãos.

6 Resumo da obra

7 Num cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é malucada pelo
moralismo quase ingénuo de comadres coscuvilheiras, desenrola-se o drama amoroso. Daniel, ainda muito pequeno, prepara-se para ingressar no seminário, mas o reitor descobre o seu namoro com a pastorinha Margarida (Guida). O pai, José das Dornas, decide, então, enviá-lo para o Porto para estudar medicina. Dez anos depois Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, agora educadora de infância, conserva ainda o seu amor pelo rapaz. Ele, no entanto, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante, e já nem se lembra da pequena pastora. A esse tempo, Pedro irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida. O jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade das consequências. Ansiosa por acabar com o assédio, concede-lhe uma entrevista no jardim de sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa; surpreendidos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã. Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida. Daniel, impressionado com a negação de Guida, recorda-se, finalmente, do amor de infância. Apaixonado agora por Guida, procura conquistá-la. No último capítulo, depois de muita resistência e de muito sofrimento, Margarida aceita o amor de Daniel.

8 Minha opinião

9 Na minha opinião, e vou ser sincera, no princípio, não gostei muito do livro. Talvez porque só tenha texto e mais texto e torna-se um pouco “secante”. Começei a ler cada vez mais e até que fui percebendo melhor a história. Houve capítulos em que li por alto, pois não era muito interessante. Até que, para o fim, começei a perceber a história e gostei de ler o livro. Júlio Dinis é um óptimo escritor. Esta foi a primeira vez que li uma obra dele e gostei.

10 Como cheguei a este livro

11 As pupilas do Senhor Reitor
Pelo titulo Biblioteca da escola Já andava com alguma Curiosidade em lê-lo É bastante cativante

12 Se aconselho a leitura deste livro a um amigo ?

13 Sim Talvez Não

14 Trabalho realizado por:
Ana Raquel Nº3 10ºG


Carregar ppt "As pupilas do senhor Reitor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google