A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS"— Transcrição da apresentação:

1 FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS

2 Quem somos nós, os humanos?
Quem nunca se perguntou ... “Quem sou eu?” “De onde vim?” “Qual minha posição na natureza?” * São perguntas que devem ser feitas há uns 5 M.a.. * Em nossa sociedade ocidental predomina a resposta judaica (mesma de cristãos e muçulmanos) proposta no texto bíblico, no Gênesis.

3 O registro fóssil dos hominídeos

4 Surge o Himalaia

5 Rift valley – O processo geológico que nos tornou o que somos hoje.

6 O registro fóssil dos hominídeos

7 ♦ Sahelanthropus tchadensis
Apelidado de Toumai (19 de julho de 2001). Crânio pode ser o mais antigo da linhagem humana (± 8 M. A.). Alguns pesquisadores dizem ser o crânio de uma fêmea de gorila com traços primitivos. Pode ser a representação de um "elo perdido" que separou a linhagem humana da linhagem dos chimpanzés.

8 ♦ Orrorin tugenensis Fósseis encontrados no Quênia (6 M. A.).
Evidências anatômicas sugerem bipedalismo. Úmero direito indica habilidades de escalador, mas não de braquiação. Dentes mostram uma dieta parecida com a dos humanos modernos. Mesmo tamanho que o chimpanzé.

9 ♦ Ardipithecus ramidus
Foi desenterrado primeiramente em Aramis (Etiópia) no ano de 1994. Possuía a capacidade craniana de 410 cm³. O aspecto de um metacarpo encontrado sugere o bipedalismo. Caninos superiores em forma de diamante são muito mais parecidos aos humanos que os caninos em "v" dos chimpanzés. Provável antepassado do gênero Australopithecus. Possível descendente do Orrorin tugenensis.

10 ♦ Australopithecus anamensis
Viveu no leste da África. Possuía um crânio pequeno porte. O esmalte de seus dentes assemelha-se aos dos pongídeos atuais. Os fósseis têm sido datados entre 3,9 e 4,2 M. A.. O fóssil da tíbia indica um peso estimado entre 46 e 55 Kg.

11 ♦ Australopithecus anamensis
Seu fóssil apresenta características que corroboram a idéia de que essa espécie deu origem ao bipedalismo.

12 ♦ Australopithecus africanus
Testa distinta e baixa. Face larga. Prognatismo acentuado. Pré-molares bem desenvolvidos, caninos e incisivos grandes. Cerca de 1,50 m e peso entre 25 a 40 Kg. Locomoção bípede e postura ereta. Mãos liberadas para manuseio de utensílios.

13 ♦ Australopithecus africanus
Habitavam ambientes secos. Alimentavam-se de carne e vegetais. Usavam instrumentos feitos de pedra e osso. Desenvolvimento da cooperação, comunicação e inteligência.

14

15 ♦ Australopithecus robustus
2 a 3 M. A.. Crânio robusto, sem qualquer vestígio de testa. Face larga e maciça. Ossos malares e grandes e projetados pra frente. Nariz chato e pequeno. Maxilar inferior forte. Indivíduos musculosos e robustos. 1,50 m e pesando entre 65 a 75 Kg.

16 ♦ Australopithecus robustus
Apesar do bipedalismo possuíam o andar vagaroso. Viviam à beira de rios e lagos.

17 ♦ Australopithecus boisei
Os fósseis datam de 3 M. A. a 540 mil anos. Essa espécime estabeleceu a presença do gênero Australopithecus no continente africano.

18 ♦ Australopithecus bahrelghazali
Encontrado em sedimentos que haviam se depositado em uma antiga floresta e não em campos abertos como os demais. Provavelmente trata-se de uma tentativa evolucionária que não deu certo.

19 ♦ Kenyanthropus platyops
Pode ser um ancestral que viveu há cerca de 3,2 milhões de anos atrás. Versão distorcida de um Australopithecus afarensis.

20

21 ♦ Australopithecus afarensis
Até ao presente, foram já encontrados fragmentos desta espécie pertencentes a mais de 300 indivíduos, datados entre 4 e 2,7 M. A.. Hominídeo bípede de baixa estatura (1.2 a 1.5 de altura). Mãos e dentes similares aos dos humanos modernos. Foi desenterrado em Laetolil (Tanzânia) em 1975. Fonte evolutiva das estirpes australopitecina e humana. Já possuía um posicionamento perfeitamente bípede.

22 ♦ Australopithecus afarensis
Apesar da postura bípede os indivíduos desta espécie apresentavam braços longos. A relação do úmero para com o fêmur é virtualmente igual ao de um Chimpanzé (95%). Dimorfismo sexual em termos de tamanho de corpo é bastante pronunciado nesta espécie, com os machos aproximadamente duas vezes maiores que as fêmeas e consideravelmente mais alto.

23

24 Alguns hominídeos notáveis
♦ Ardipithecus ramidus Foi desenterrado em Aramis (Etiópia) em 1994. Mais antigo ancestral de nossa linhagem. * A 4.4 M.a. deixamos de ser simples macacos.

25 ♦ Australopithecus afarensis.
Foi desenterrado em Laetolil (Tanzânia) em 1975. Fonte evolutiva das estirpes australopitecina e humana. * Já possuía um posicionamento perfeitamente bípede.

26 ♦ Homo habilis. Descoberto em diversas localidades (Quênia, Etiópia, Tanzânia e África do Sul). Povoaram o planeta de 2,5 M.a. a 1,5 M.a.. * Deixaram uma cultura material (pebble choppers – Cultura Olduvaniana).

27 ♦ Cultura Olduvaniana Primeiro registro de indústria humana que se sabe. Antecedeu a Fase Cultural do Paleolítico. Toscos seixos de pequeno porte. Artefatos usados em atividades diárias comuns.

28 ♦ Homo erectus. Desbravador (Ásia, Europa e África).
Viveu de 1,8 M.a. a 250 mil anos. Foi o primeiro a correr, caçar, produzir fogo e cozinhar alimentos. * Cultura Acheulense.

29 ♦ Inovações tecnológicas
Datados de 1,2 M. A. a 200 mil anos. Diferentes formas de acabamento. Muito eficientes. Canivete suíço do Paleolítico Inferior. Combinação ótima entre peso e bordas afiadas.

30 ♦ Homo neanderthalensis.
Habitou o planeta de 150 mil anos a 30 mil anos. Adaptou-se à vida em regiões frias submetidas a temperaturas glaciais. Alcançaram notáveis avanços culturais (Cultura Musteriense). * Intrincados processos religiosos (sepultamento dos mortos).

31 ♦ Homo sapiens. Teoria da Eva Negra.
Começamos a habitar o planeta a cerca de 130 mil anos. Abandono da vida nômade e adoção de sedentarismo. * Considerável desenvolvimento encefálico.

32 Evolução anatômica

33 ♦ Rotas migratórias

34 Agressão, sexo e natureza humana

35 E quanto ao futuro?

36


Carregar ppt "FILOGENIA HUMANA RECONHECENDO-NOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google