A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?"— Transcrição da apresentação:

1 Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Para te orientares na tua Biblioteca Escolar, presta atenção a estas dicas em duas áreas fundamentais: 1. Documentação Impressa e Material Não Livro 2. Consulta e Pesquisa na Internet

2 1. Documentação Impressa e Material Não Livro
A Classificação decimal universal – cdu. O que é? É um sistema de organização de documentos destinado a cobrir todo o tipo de informação e ser utilizado em qualquer parte do mundo. A partir de um sistema decimal criado anteriormente pelo bibliotecário e professor Mevil Dewwey, este sistema foi instituído em 1895 por dois belgas: Paul Otlet e Henri La Fontaine (prémio Nobel da Paz em 1913) Criaram 10 campos principais dos conhecimentos humanos, a que chamaram classes : 0 – Generalidades (desde dicionários e enciclopédias a livros raros, museus e informática). 1 – Filosofia e Psicologia 2 – Religião. Teologia 3 – Ciências Sociais ( como costumes, política, economia, ensino) 4 – não se encontra atribuída

3 5- Ciências Puras (como Física, Matemática, Mecânica)
6 – Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologias 7 – Artes. Passatempos. Música. Jogos. Desportos 8 – Língua. Linguística. Filologia. Literatura 9 – Arqueologia. Geografia. Biografias. História Dentro de cada classe, considerou-se que poderiam ser criadas subclasses, infinitamente, numa hierarquia decimal, que ordenam o conteúdo do documento, do mais geral para o mais particular. Exemplo: 533 – Mecânica dos Gases. 533.1 – Propriedades dos Gases (estabeleceu-se que, a partir de três algarismos, se coloca um ponto). Apesar de existirem tabelas que auxiliam os bibliotecários, classificar cada livro nem sempre é tarefa fácil! Hoje em dia, a Biblioteca Nacional, e outras, dão uma ajuda importante, ao permitirem o acesso aos seus catálogos, nomeadamente pela Internet.

4 Para que serve a cdu ? COTA
É a partir da classificação de um livro que determinamos a sua arrumação na estante da Biblioteca, que podemos escolher esse livro de acordo com a pesquisa no catálogo da biblioteca, e que se cria a COTA do livro: COTA É a indicação que se coloca numa etiqueta, normalmente na lombada do livro. Remete o leitor para a localização da obra na estante. Na nossa escola, cada classe corresponde a uma cor, que a seguir te indicamos numa tabela, que também se encontra na Biblioteca, para te ajudar a localizares as estantes que te interessam. A COTA NA NOSSA BIBLIOTECA É um conjunto de números e letras que indicam: número da CDU/ três primeiras letras do apelido do autor (maiúsculas). EXEMPLO: ROW (Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling)

5 Tabela da Cdu planta 0 – GENERALIDADES 1 – FILOSOFIA 2 – RELIGIÃO. TEOLOGIA 3 – CIÊNCIAS SOCIAIS 5 – MATEMÁTICA. CIÊNCIAS NATURAIS 6 – CIÊNCIAS APLICADAS. MEDICINA. TECNOLOGIA 7 – ARTE. DESPORTO 8 – LÍNGUA. LINGUÍSTICA. LITERATURA 9 – GEOGRAFIA. BIOGRAFIA. HISTÓRIA Todos os documentos estão arrumados segundo esta disposição, em regime de livre acesso, para que os possas utilizar livremente!

6 MATERIAL NÃO LIVRO Este material ainda não está a ser catalogado. As caixas vazias encontram-se nos respectivos contentores, para poderes escolher o que pretendes e pedires no balcão. Tens à tua disposição listas de todos os filmes, álbuns de música e cdroms, em formato Word… NO Ambiente de Trabalho de cada computador IMPRESSAS na capa “Material de Apoio ao Utilizador” que encontras no balcão.

7 2. Consulta e Pesquisa na Internet
Para acederes à internet, clica com o rato no ícone do ambiente de trabalho do computador. Estes são os ícones mais comuns: Se souberes o endereço que pretendes, escreve-o no rectângulo da barra «Endereço», conforme o exemplo:

8 Se não souberes um endereço específico, precisas de pesquisar com a ajuda de um «motor de busca», que te apresentará páginas diversas, de acordo com as palavras-chave que indicares. Estes motores oferecem-te várias possibilidades de pesquisa, como pesquisa na Web (todo o mundo), em páginas de Portugal, em páginas só de uma língua, etc.

9 Não esqueças… . As palavras que escolheres definem a quantidade de sítios que o motor de busca selecciona. . palavras ou expressões muito gerais podem levar a tantas páginas que te podes “perder”; . palavras ou expressões muito específicas podem limitar a busca e impedir-te de fazeres uma pesquisa mais variada ; . Se quiseres continuar a utilizar a internet e ires guardando informação, tens de aprender certas técnicas, como: - adicionar uma página, que te interessa guardar, aos «Favoritos», que existem no menú da Internet:

10 Aproveita a tua Biblioteca Escolar!
- dominar ferramentas do programa Winword para processares texto e imagem (copiares e colares informação que depois possa integrar o teu trabalho). Consulta o Guia de utilização do computador que se encontra junto ao posto M1. PEDE AJUDA A FUNCIONÁRIOS OU PROFESSORES PRESENTES NA BEPAMF. Aproveita a tua Biblioteca Escolar!


Carregar ppt "Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google