A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED"— Transcrição da apresentação:

1 OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Adriana Sousa Vitória da Conquista – BA Agosto / 2006

2

3 RIVED O que é? Quais objetivos? Quem faz? Objetos de Aprendizagem

4 O que é o RIVED? O RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem (atividades multimídia interativas ).

5 Objetivos do RIVED Produzir conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem; Estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas; Melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno; Promover a produção e publicar na Internet os conteúdos digitais para acesso gratuito; Produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino. 

6 Quem faz o RIVED? O Projeto RIVED/ Fábrica Virtual foi criado em 2004 e tem como propósitos intensificar e transferir o processo de desenvolvimento e produção de recursos educacionais digitais (na forma de objetos de aprendizagem) da SEED para as Instituições de Ensino Superior e inserir novas abordagens pedagógicas que utilizem a informática nas licenciaturas das nossas universidades por meio da promoção de um trabalho colaborativo e interdisciplinar dentro da academia. Cada equipe de produção de um objeto de aprendizagem é composta por: · um professor de Licenciatura; · um professor de Informática; · cinco estudantes graduandos, sendo três em cursos de Licenciatura na área escolhida para a produção dos conteúdos educacionais digitais e dois na área de Informática. Equipes parceiras do RIVED/ Fábrica Virtual: UFRGS, UFRJ, UENF,USP, UNESP, UFU, UFC, UFPB,UEMA,UFSM, UNIFRA, UFAL, UnB, UNED, UNIJUI, UFOP

7 Objetos de Aprendizagem - OA
Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM (da Internet), uma animação ou simulação. Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações

8 Os OA são atividades interativas que oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas, força, dentre outras. Objetos de Aprendizagem envolvendo simulações e experimentações em Química e Física Objetos de Aprendizagem envolvendo Matemática e Biologia Objetos de Aprendizagem envolvendo Matemática

9 Como adquirir os OA? Os OA produzidos pelo RIVED são públicos e estão disponíveis no site: Para fazer a instalação dos programas é necessário verificar se o seu computador tem as ferramentas necessárias para o funcionamento dos OA. Acessando o site clique no link indicado para verificar os programas necessários para a execução dos OA.

10 Quais áreas de conhecimento atendidas pelo RIVED?
Ciências, Biologia, Matemática, Física, Química, História, Artes Geografia

11 Como localizar um OA? Acessando o site clique no link indicado para pesquisar o OA desejado. Para localizar um OA, digite no campo de pesquisa uma palavra ou área de conhecimento e clique em Pesquisar. Ao digitar a área de conhecimento o sistema listará todos os conteúdos publicados naquela área.

12 Como escolher um OA para usar em minhas aulas?
A Pesquisa dos OA possibilita uma lista de atividades disponíveis na área de conhecimento solicitada. Cada OA disponibiliza itens que podemos analisar para uma escolha adequada como série indicada, categorias e subcategorias relacionadas além de: Objetivos Detalhes Guia do Professor Download Visualização Comentários

13 Objetivos Cada OA lista o(s) objetivo(s) que deverão ser alcançados pelos estudantes na atividade proposta.

14 Detalhes Algumas atividades, oferecem sugestão de vídeo da TV Escola para complementar o conteúdo desenvolvido no OA. Clicando em “Detalhar”, o professor poderá ter acesso a informações técnicas detalhadas e pedagógicas sobre o conteúdo do AO e os comentários já existentes sobre a atividade.

15 Guia do Professor O Guia traz para o professor dicas, atividades complementares e sugestões de uso do conteúdo do OA.

16 Download Na opção “Download”, o professor pode “baixar”, gravar e arquivar o OA para usá-lo posteriormente, independente da conexão com a Internet.

17 Visualização O botão “Visualizar” permite que os OA sejam executados diretamente da Internet (não precisa realizar a instalação).

18 Comentários Após a utilização do OA, o professor pode compartilhar sua opinião, crítica, experiência e sugestões a respeito do mesmo com outros usuários.

19 “Na transformação do casulo em borboleta, há todo um processo de destruição da larva, à exceção de seu sistema nervoso. Este trabalho de autodestruição é, ao mesmo tempo, um trabalho de autocriação que emerge um novo ser, outro, e entretanto, com a mesma identidade”. Edgard Morin

20 Fonte de Pesquisa


Carregar ppt "OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google