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Docente: Edson Alencar

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Apresentação em tema: "Docente: Edson Alencar"— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Edson Alencar
Psicopedagogia Institucional: Fundamentos, teorias e o campo de atuação da Psicopedagogia Docente: Edson Alencar

2 Fundamentos Dificuldades de conceitualização;
Não se reduz a palavras que formam o seu nome; É interdisciplinar; Constitui-se de uma nova área do conhecimento.

3 Psicopedagogia no Brasil
Foi indicada inicialmente como um modo de agir; Com o avanço das pesquisas passou por reformulações contando com contribuições da Psicologia, Sociologia, Antropologia, Linguística e Epistemologia.

4 Qual é o objeto de estudo da Psicopedagogia?
O processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos – bem como a influência do meio no seu desenvolvimento (KIGUEL apud BOSSA, 1994); Estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto (Neves apud BOSSA, 1994).

5 Consenso A maioria dos autores concordam que o foco da Psicopedagogia está centrado na aprendizagem humana; Pilar: “Aprendizagem com seus problemas”.

6 Foco nas características da aprendizagem humana
Como se aprende e como essa aprendizagem varia evolutivamente; Verificação dos fatores condicionantes: como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las?

7 Atividade O que o fragmento do poema “O guardador de rebanhos”, de Alberto Caeiro, nos diz a respeito de manter o foco na aprendizagem humana? X Sou um guardador de rebanhos. O rebanho é os meus pensamentos E os meus pensamentos são todos sensações. Penso com os olhos e com os ouvidos E com as mãos e os pés E com o nariz e a boca. Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor Me sinto triste de gozá-lo tanto, E me deito ao comprido na erva, E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade, Sei a verdade e sou feliz.

8 Trabalho clínico e trabalho preventivo, quais suas distinções?
Total interação entre investigador e objeto-sujeito de estudo; Deve-se compreender o que o sujeito aprende, como e por que aprende sem deixar de perceber a dimensão entre os dois sujeitos envolvidos, com intuito de favorecer a aprendizagem.

9 Trabalho clínico e trabalho preventivo, quais suas distinções?
Avaliação da instituição enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, verificando a dinâmica institucional que interfere no processo de aprendizagem.

10 Pressupostos sobre a variação de foco da Psicopedagogia durante os anos
Originalmente: O sujeito que não conseguia aprender; O não aprender era tido como carregado de significado levando a singularidade do sujeito, considerando a sua história e o seu mundo sociocultural, ou seja, um sujeito dentro de um processo de aprendizado.

11 Pressupostos sobre a variação de foco da Psicopedagogia durante os anos
Atualmente: Foco na aprendizagem, considerando o sujeito como um equipamento biológico com disposições afetivas e intelectuais, que interage com o meio em que está inserido.

12 O que nos interessa saber?
Compreender o que o sujeito pode aprender; Perceber o inter jogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar e como podemos atuar para melhor proveito do nosso trabalho;

13 O que nos interessa saber?
Incorporar conhecimentos sobre organismo, o corpo, a inteligência e o desejo; Saber, portanto, que lidamos com um sujeito epistêmico epistemológico.

14 Atividade O trabalho psicopedagógico institucional possibilita o processo de formação e desdobramento das relações interpessoais e grupais de seus participantes. Cada participante é fruto da articulação de várias e diferentes dimensões vividas simultaneamente. Portanto, trará consigo experiências de vida que, somadas às situações de cada grupo com o qual interage, repercutirão em seus interesses e necessidades (PEGO, 2009). A partir da reflexão acima, como podemos entender a ideia de “participante” enquanto agente e objeto da ação psicopedagógica?

15 As interseções teóricas
Um filho com características dos pais e do seu meio; Paralelismo psicofísico: ora pende para o lado físico (observável), ora para o lado psíquico (a consciência).

16 As interseções teóricas
Outras áreas envolvidas: Filosofia, Neurologia, Sociologia, Linguística e Psicanálise. Busca-se com estas alcançar compreensão do sujeito, que está associado a outras estruturas teóricas.

17 Influências teóricas diretas
Materialismo histórico (Karl Marx e Friederich Engels); Teoria da inteligência (Jean Piaget); Teoria Psicanalítica (Sigmund Freud).

18 Materialismo histórico
É uma abordagem metodológica sobre o estudo da sociedade, da economia e história, elaborada inicialmente por Karl Marx ( ) e Friederich Engels ( ); Essa teoria fundamenta-se na análise da realidade por meio da observação das estruturas das sociedades. Para Marx e Engels, essas estruturas se dividem entre superestrutura e infraestrutura, fixadas em determinado modo de produção. Isso significa dizer que a história está, e sempre esteve, ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e não a produção de abstrações. -Marx acreditava que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante a inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião e nas mais diversas formas de controle.

19 Materialismo histórico
A evolução histórica da humanidade se dá via confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da “exploração do homem pelo homem”. Questões entre as desigualdades e entre os sujeitos podem ser explicadas por essa teoria; Essa teoria fundamenta-se na análise da realidade por meio da observação das estruturas das sociedades. Para Marx e Engels, essas estruturas se dividem entre superestrutura e infraestrutura, fixadas em determinado modo de produção. Isso significa dizer que a história está, e sempre esteve, ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e não a produção de abstrações. -Marx acreditava que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante a inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião e nas mais diversas formas de controle.

20 Teoria da inteligência
As teorias de Jean Piaget tentam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Vem dessa concepção o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética que é entendida como o estudo dos mecanismos dos conhecimentos; Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Essa teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.   -“Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo.

21 Teoria da inteligência
A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Essa adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Dessa forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Para Piaget o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Essa teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo.   -“Não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura” (Piaget). Ou seja, a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo.

22 Teoria Psicanalítica Psicanálise é a ciência do inconsciente fundada por Sigmund Freud ( ). Um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito. A psicanálise é um método psicoterápico baseado na investigação e interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado ao sentido de iniciar uma análise. Pode ser também entendida como um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. -A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria.

23 Teoria Psicanalítica Esse método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres. A psicanálise é um método psicoterápico baseado na investigação e interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado ao sentido de iniciar uma análise. Pode ser também entendida como um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. -A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria.

24 Atividade Escolham uma das teorias abordadas e discutam a sua importância para o trabalho psicopedagógico.

25 Conhecimentos importantes à Psicopedagogia
Psicanálise: mundo do inconsciente e representações profundas; Psicologia Social: constituição dos sujeitos que responde às relações familiares, grupais e institucionais;

26 Conhecimentos importantes à Psicopedagogia
Epistemologia e Psicologia genética: processo constitutivo do conhecimento pelo sujeito em interação com os outros e com os objetos; Linguística: compreensão da linguagem como um dos meios que caracterizam o tipicamente humano e o cultural: a língua, a fala e os seus fenômenos subjetivos, evolutivos e históricos de acesso à estrutura simbólica.

27 Utilização de outras áreas do saber
É importante ultrapassar os campos utilizados usualmente; Literatura, Artes, Esportes, etc.; Esses campos do saber dizem muito sobre o desenvolvimento do ser humano e sua cultura, podendo ser utilizados sempre que for preciso.

28 Caracterização da Psicopedagogia
Área de confluência do psicológico (subjetivo) e educacional (sociocultural); O psicopedagogo ensina a aprender, e para isso, necessita apreender o aprender e a aprendizagem.

29 Caracterização da Psicopedagogia
O psicopedagogo faz diagnóstico para promover decisões acerca do tratamento; “A Psicopedagogia refere-se a um saber, às condições subjetivas e relacionais – em especial familiares e a um saber- fazer, às condições subjetivas e escolares – às inibições, os atrasos e desvios do sujeito ou grupo a ser diagnosticado” (Bossa, 1994).

30 Campo de atuação do psicopedagogo
Não se circunscreve somente ao espaço físico, mas também ao espaço epistemológico; Área preventiva: orientação no processo ensino-aprendizagem, visando a apropriação do conhecimento do ser humano, ao longo da sua evolução;

31 Campo de atuação do psicopedagogo
Área teórica: criar um corpo teórico ou processos de investigação e diagnóstico, refletindo constantemente sobre a pertinência da atuação das diversas teorias ou campo da Psicopedagogia.

32 Resumindo Tratamos de temas diretamente ligados aos fundamentos ao trabalho do psicopedagogo: Histórico da psicopedagogia no Brasil; Distinções entre o trabalho clínico e o trabalho preventivo.

33 Resumindo Corpo teórico que embasam a psicopedagogia no país;
Importância da utilização de outras áreas do saber para a psicopedagogia; Caracterização; Campo de atuação do psicopedagogo.

34 ATIVIDADE Pensando no que desenvolvemos até aqui, quais os saberes, na opinião do grupo, foram mais importantes serem refletidos?

35 Referências ALVES, Maria Dolores. De professor a educador: contribuições da Psicopedagogia: ressignificar valores e despertar a autoria. Rio de Janeiro: Wak, 2009. BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: contribuição a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.


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