A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”"— Transcrição da apresentação:

1 “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”
Cora Coralina

2 Sociedade de São Vicente de Paulo Conselho Nacional do Brasil Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanam ECAFO Reflexão LIDERANÇA EFICAZ Por Confrade Donizetti Luiz Coordenador Ecafo Região V Coordenador DECOM CM Goiânia

3 Dicas para ser um Líder Eficaz
“No processo de aprendizado, 1º Estágio é Calar 2º Estágio é ouvir ... 3º Estágio é memorizar ... 4º Estágio é ensinar

4 Explicações sobre o tema
Programa da reflexão Explicações sobre o tema O assunto Liderança é um tema atual e está presente em todas as revistas empresariais e de negócios do país, sem contar, a vasta bibliografia, cursos, vídeos, etc. pois a principal preocupação das organizações é identificar um Líder que possa estar à frente das decisões e obter os resultados definidos por estas organizações. No caso da SSVP não é diferente, pois também fazemos parte de uma grande organização – aliás, talvez até desprezamos o tamanho da SSVP e deixamos de reconhecer a potencialidade que existe em nossas vocações engajadas – e precisamos conseguir alcançar sucesso em nossas atividades, sabendo que, o êxito de nosso trabalho é atingido quando promovermos humana, digna e socialmente os pobres através de ações transformadoras.

5 Programa da reflexão Embasamento teológico
A base teológica desta reflexão está alicerçada num trecho do Livro da Sabedoria 6, 12 – 21, no qual, o tema é a Aprendizagem da Sabedoria.

6 Programa da reflexão “A Sabedoria é resplandecente, não murcha, mostra-se facilmente para aqueles que a amam. Ela se deixa encontrar por aqueles que a buscam. Ela se antecipa, revelando-se espontaneamente aos que a desejam. Quem por ela madruga, não terá grande trabalho, pois a encontrará junto à porta da sua casa. Refletir sobre ela é a perfeição da inteligência, e quem cuida dela ficará logo sem preocupações. Ela mesma vai por toda a parte, procurando os que são dignos dela: aparece a eles bondosamente pelos caminhos, e lhes vai ao encontro em cada um dos pensamentos deles. O princípio da Sabedoria é o desejo autêntico de instrução, e a preocupação pela instrução é o amor. O amor é a observância das leis da Sabedoria. Por sua vez, a observância das leis é a garantia de imortalidade. E a imortalidade faz com que a pessoa fique perto de Deus. Portanto, o desejo pela sabedoria conduz ao reino”.

7 Programa da reflexão O trecho escolhido revela a importância de estarmos sempre em busca da instrução como meio de demonstrarmos nosso amor por Deus e como fim estarmos próximos à ele. Sem dúvida, é um texto que merece profunda reflexão e vivência e encaixa perfeitamente como referência do tema Liderança. No livro “A Trindade” (Paulus Editora) Santo Agostinho escreveu: “Eis a reta distinção entre a sabedoria e a ciência, à sabedoria pertence o conhecimento intelectual das coisas eternas, e à ciência, o conhecimento racional das coisas temporais”. Firmemos estes conceitos para conduzir o estudo do tema proposto.

8 Traços de Liderança de nossos Modelos
Programa da reflexão Traços de Liderança de nossos Modelos de Santidade Temos – como Vicentinos, que somos – dois modelos de Santidade, que são ao mesmo tempo também dois modelos de Liderança, pois cada um a seu tempo exerceu forte influência: sobre pessoas, circunstâncias e transformaram de alguma maneira situações. Duas vidas..., dois homens..., que foram Líderes e tiveram seguidores..., de suas idéias e de seus ideais. Um – Vicente de Paulo – fundou ordens religiosas e teve uma vida dedicada ao serviço dos pobres. O outro – Frederico Ozanam – motivou companheiros para transformar palavras em atos e exercer a caridade organizada e eficaz, daí a Sociedade de São Vicente de Paulo. Suas histórias – nós Vicentinos – já conhecemos e nos dispensamos de maiores detalhes. Contudo, temos o referencial de cada um deles que nos inspira no tema Liderança, a saber:

9 Programa da reflexão Num dos momentos em
que haviam dúvidas por parte dos padres que seguiam Vicente de Paulo, ele lançou em uma de suas pregações a seguinte frase: “Felizes os que dedicam o breve tempo de sua vida ao amor e à justiça! Pela caridade, por Deus, pelos pobres! E que maior ato de amor pode alguém fazer que o de entregar-se inteiramente, por estado ou por ofício, para a salvação e alívio dos aflitos? Nisso está toda a perfeição”. São Vicente de Paulo

10 Programa da reflexão A frase transcrita abaixo deixa patente a Liderança de Ozanam, pois a mesma foi escrita no final de 1834 diante do contexto histórico em que a recém fundada Sociedade de São Vicente de Paulo já dava sinais de seu vertiginoso crescimento. “Impunha-se, portanto, organizar uma associação de “encorajamento mútuo” para os jovens católicos, onde todos encontrassem afeição, apoio e exemplos, onde se lhes deparasse, por assim dizer, uma simulacro da família religiosa na qual foram educados, e onde os mais antigos acolhessem os novos peregrinos da província e lhes proporcionassem uma espécie de hospitalidade moral. Ora, o laço mais forte, o princípio de uma amizade verdadeira é a caridade. E esta virtude não pode existir em diversos corações sem que transborde. É uma chama que se extingue se não lhe der alimento. E o alimento da caridade são as boas obras”. Antônio Frederico Ozanam

11 É por definição alguém que tem seguidores.
O que é Liderança? Existem muitas definições sobre Liderança e como subsídio selecionamos algumas para esta reflexão. Contudo, alguns conceitos sobre Liderança terão que ficar registrados antes da seqüência do desenvolvimento deste tema. Por exemplo: LÍDER É por definição alguém que tem seguidores.

12 Pressupostos Básicos da Liderança
O que é Liderança? Pressupostos Básicos da Liderança Líderes são feitos e não são natos. Liderança não é gerência ou administração. “Os gerentes fazem as coisas do modo certo, enquanto os líderes fazem a coisa certa”. (Bennis e Nanus, 1997).

13 O que é Liderança? “Minha definição de liderança é a seguinte: A capacidade e a disposição para reunir homens e mulheres em torno de um propósito e o caráter que inspira confiança”. (Marechal Bernard Montgomery)

14 O que é Liderança? “Líderes são pessoas que percebem
o que é preciso e o que é certo e sabem como mobilizar pessoas e recursos para realizar objetivos mútuos”. (Thomas E. Cronn)

15 O que é Liderança? “A liderança é o processo de persuasão ou o exemplo pelo qual um indivíduo induz um grupo a realizar objetivos sustentados pelo líder ou compartilhados pelo líder e por seus seguidores”. (John W. Gardner)

16 O que é Liderança? “A única razão para ter líderes - a função diferencial deles - é que eles devem nos levar para frente”. (Barry Z. Posner)

17 O que é Liderança? Por fim, podemos assegurar que Líder é por definição alguém que tem seguidores. A expressão Liderança vem para substituir expressões como Chefia e Gerência. A distinção básica que se estabelece entre essas expressões está na inclinação natural de um indivíduo para lidar com pessoas, a qual se caracteriza a Liderança. Liderar não significa mais mandar; significa, antes, persuadir, mobilizar pessoas para que façam o que precisa ser feito, mantendo um clima produtivo de trabalho.

18 O que é Liderança? Liderança não é gerência ou administração. GERENTE
LÍDER faz certo as coisas faz as coisas certas administra inova mantém a organização desenvolve a organização mantém um sistema estruturado mantém a confiança nas pessoas trabalha no curto prazo trabalha no longo prazo pergunta: COMO? pergunta: O QUE?/PORQUE? exige obediência deseja comprometimento exerce o controle delega poderes

19 O que é Liderança? Portanto:
O administrador conduz as pessoas, o líder aconselha. O administrador inspira medo, o líder entusiasmo. O administrador diz ”eu”, o líder, “nós”. O administrador se preocupa com coisas, o líder, com pessoas. O administrador colhe os louros, o líder os distribui. O administrador enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã.

20 Tipos de Liderança Monitorar Trabalhar com Valores Confiar Desafiar
São vários os Tipos de Liderança, mas fundamentalmente o verdadeiro Líder exerce as seguintes atribuições e ações: Monitorar Trabalhar com Valores Confiar Desafiar Enxergar

21 Tipos de Liderança Monitorar:
Os líderes assumem, negociam ou são obrigados a desempenhar uma série de papéis diferentes. Para poder avaliar essas situações e dispor da gama ampla possível de opções, os líderes eficientes são ao mesmo tempo participantes sinceros e comprometidos e capazes de distanciar-se de uma situação ou papel para avaliar a gama de ações possíveis à sua disposição.

22 Tipos de Liderança Trabalhar com Valores:
Os líderes efetivos vivenciam seus próprios valores, ajudam as outras pessoas a formular os seus, lidam com conflitos de valores de maneira direta e tomam decisões com base em valores. Reconhecem o fato de que os valores de uma organização fornecem estabilidade e rumo a ela.

23 Tipos de Liderança Confiar:
Os líderes efetivos sabem confiar e inspirar confiança. Ademais os líderes criam um clima de confiança que permeia as organizações. Mas confiança não é apenas um ambiente ou um sentimento caloroso. É também algo que cria condições para muitas outras coisas. Em outras palavras, a confiança não é apenas uma palavra. É ao mesmo tempo, uma atividade e um resultado, uma condição prévia e uma conseqüência.

24 Tipos de Liderança Desafiar:
Os líderes efetivos perseguem a criação de metas e objetivos como parte de um processo por meio do qual as possibilidades são, mais que impostas, reveladas. Eles questionam continuamente as normas e os pressupostos, visando acabar com as restrições desnecessárias e irreais impostas às pessoas e às organizações que lideram. Mas o desafio não precisa assumir a forma de confronto.

25 Tipos de Liderança Enxergar:
Os líderes efetivos possuem uma sensibilidade aguçada em observar as pessoas, seus comportamentos, suas reações, suas emoções, seus gestos, suas rotinas, suas características e disso extraem ótimos resultados para o aperfeiçoamento das relações nas organizações. Na verdade

26 “o líder é um observador nato que adora e valoriza o detalhe, mas não se perde com bobagens. Enxerga o que os outros não vêem”.

27 Produz o efeito desejado
Tipos de Liderança Eficiente Produz um efeito x Eficaz Produz o efeito desejado

28 Tipos de Liderança Líder é um sujeito que:
1. Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer. 2. Consegue que seus comandados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso. 3. Não tem subordinados. Tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.

29 Tipos de Liderança 4. Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo. 5. Transmite segurança e confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam a vontade para falar a verdade. 6. Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.

30 Tipos de Liderança 7. Dá o exemplo. Se a tarefa começa cedo, ele chega cedo. Numa campanha arregaça as mangas e trabalha igual a todos. 8. Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros. 9. Faz com que as pessoas sigam na direção da organização. Ele faz com que essa direção seja transparente, justa e clara. 10. Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.

31 “Ser líder requer apenas motivação, habilidades de comunicação e alguns conhecimentos rudimentares sobre liderança”. (Rex Campbell)

32 Características do Líder
As seis palavras mais importantes... “Eu admito que cometi um erro.” As cinco palavras mais importantes... “Eu estou orgulhoso de você.” As quatro palavras mais importantes... “Qual é sua opinião?” As três palavras mais importantes... “Poderia, por favor”. As duas palavras mais importantes... “Muito Obrigado.” A palavra mais importante... “Nós.” E finalmente, a palavra menos importante... “Eu.”

33 Como se tornar um Líder Eficaz
Existem regras e lições que podemos transmitir para aqueles que desejam se tornar Líderes Eficazes. Contudo, saber as lições não basta é necessário a devida disciplina para aplicar na prática o que aprendeu.

34 Lições Importantes para os Líderes
Lição 1: Inspire as pessoas. Descubra o que é importante para elas e como isso pode se relacionar com as metas da organização. Lição 2: Tenha uma visão abrangente: tome distância, observe os problemas e interprete o que está acontecendo. Lição 3: Ouça não apenas o que as pessoas dizem - mas também “como” dizem - quando defendem uma idéia.

35 Lições Importantes para os Líderes
Lição_4: Mantenha confidentes e aliados por perto. Eles servirão para dar apoio moral, trocar idéias e ser seus defensores. Lição 5: Defenda boas idéias com entusiasmo. E tenha coragem para rejeitar as más, assim que surgirem. Lição_6: Não esqueça: renovar-se espiritualmente é uma necessidade. Dê um tempo para si mesmo de vez em quando. Lição_7: Demonstre empatia. Respeite as dificuldades dos seus liderados em lidar com as mudanças.

36 Como se tornar um Líder Eficaz
1. Convicção: entusiasmo e compromisso que a pessoa demonstra para sua visão. 2. Caráter: demonstração constante de integridade, honestidade, respeito e confiança. 3. Atenção: demonstração de preocupação pelo bem - estar pessoal dos liderados. 4. Valentia: vontade de defender as crenças próprias e colocar em questão outras, admitir os equívocos e mudar o comportamento quando necessário. 5. Serenidade: manifestação constante de reações apropriadas de emoção, especialmente em situações de crise. 6. Atitude: competência em suas habilidades: técnicas, funcionais, interpessoais, de comunicação, de trabalho em equipe e organizacional.

37 Como se tornar um Líder Eficaz
Harmonia Liderança O Líder deve ser como um Maestro de Orquestra.

38 Como se tornar um Líder Eficaz
Seja Líder Não adianta colocar-se diante da orquestra dependendo apenas da autoridade que lhe foi investida. Toque o coração das pessoas.

39 Como se tornar um Líder Eficaz
Seja Técnico Tenha sempre em mente que você só pode ser Líder se conhece e tem aptidões para administrar sua organização. O Líder tem que inspirar segurança aos seus seguidores.

40 Como se tornar um Líder Eficaz
Tenha as antenas sempre ligadas O Líder trabalha por indução. É preciso ter sensibilidade para saber como e com quem falar.

41 Como se tornar um Líder Eficaz
Seja claro É preciso ter clareza de objetivo e boa expressão de pensamento. É fundamental saber se comunicar.

42 Como se tornar um Líder Eficaz
Corrija Tecnicamente Apontar um erro é sempre uma situação delicada. Muitas vezes é difícil encontrar a palavra certa que não vai ferir a sensibilidade das pessoas. E em geral, as pessoas do nosso meio são muito sensíveis. Contudo, seja autêntico, pois se os erros não forem corrigidos pode não haver mais conserto.

43 Como se tornar um Líder Eficaz
Elogie, sempre Quando um colaborador faz uma boa ação não titubeie, elogie. Você acaba de fortalecer seu relacionamento com ele.

44 Como se tornar um Líder Eficaz
Cuidado com os egos É normal numa organização que surjam conflitos de egos. Nestes casos é preciso anular as individualidades e fazer as pessoas trabalharem para o time.

45 Como se tornar um Líder Eficaz
Saiba administrar seu tempo Definir sua agenda, pautar corretamente seus compromissos, ocupar seu tempo de maneira produtiva são a base para seu sucesso e liderança.

46 Como se tornar um Líder Eficaz
Fique melhor com a idade Saiba se valer de sua experiência, vivência e aprendizado. Tenha sempre do seu lado pessoas de mais idade, em geral, são ponderados e podem ser ótimos conselheiros para opinar sobre suas idéias e projetos.

47 Como se tornar um Líder Eficaz
Tenha sempre um sonho Faça planos e não caia na desgraça do comodismo, pois neste momento sua liderança ficou comprometida.

48 Como se tornar um Líder Eficaz
Saiba ouvir Certamente um bom maestro (ou Líder) não pode deixar de ouvir.

49 “O VERDADEIRO LÍDER VICENTINO
Definição Importante “O VERDADEIRO LÍDER VICENTINO é uma pessoa que vivencia e administra os recursos espirituais, intelectuais, de pessoal e de capital da SSVP para movê-la na direção certa”.

50 O Papel do Vicentino hoje
Liderança na SSVP A principal questão para os líderes vicentinos atuais resolverem é: “como avançar e progredir em sua missão evangelizadora?”

51 O Líder Vicentino precisa:
Ser honesto: se não forem dignos de confiança, os líderes não serão seguidos ou apoiados. A SSVP depende muito das doações de tempo e dinheiro de voluntários e outros doadores. Caso o líder não seja completamente confiável, os donativos logo desaparecem. É tão grande a dependência da integridade do líder que até uma insinuação de um comportamento pouco ético causa graves prejuízos à SSPV como em um todo

52 O Líder Vicentino precisa:
Ser preocupado com o futuro: Os benfeitores que trabalham para a SSPV ou doam dinheiro esperam que, ao agir assim, irão melhorar a si mesmos, as comunidades ou a sociedade de uma forma geral. Sua paixão e seu idealismo estão intrinsecamente relacionados à idéia de um futuro melhor. Por isso confiam nos líderes que estejam preocupados com o futuro, que possam lhes mostrar o caminho para um amanhã mais glorioso. Ë em razão disso que os líderes das organizações beneficentes precisam buscar e assumir a responsabilidade pelo futuro da organização. E é também por isso que seus papéis como visionários e agentes da mudança são tão decisivos para a eficácia de sua liderança.

53 O Líder Vicentino precisa:
Ser Motivador: Os líderes vicentinos necessitam incentivar os Confrades e Consócias que deles dependem. Os vicentinos que disseram sim a sua vocação querem estar onde a ação está. São insistentemente atraídos por um líder que revela uma paixão pelas possibilidades de salvação que o caminho vicentino proporciona, necessitando assim com um bom exemplo, motivar os outros com seu entusiasmo e otimismo.

54 O Líder Vicentino precisa:
Ser Competente: Os Confrades e Consócias esperam que seus líderes sejam eficazes, que consigam realizar seus objetivos. Eles se impressionam quando seu líder demonstra habilidade para arrecadar fundos ou para atingir os setores público ou privado e formar novas e poderosas parcerias. Com certeza, seguirão aquele que parece poder torná-los mais eficazes ou com quem acham que podem aprender e crescer.

55 Reflexão “O melhor líder é aquele que as pessoas mal sabem que ele existe; não tão bom é aquele que as pessoas obedecem e aclamam; pior quando o desprezam. Deixe de honrar as pessoas e elas deixarão de honrar você. Mas de um bom líder, que pouco fala, quando a sua tarefa estiver terminada, sua meta atingida, todos dirão: isso fomos nós mesmos que fizemos.” (Lao-Tsé, filosofo chinês, séc. VI a.C.)

56 “Foi você quem fez a diferença”.
Conclusão: A verdadeira recompensa para o líder é quando acrescentarem a seu respeito “Foi você quem fez a diferença”.

57 Mensagem Final “Sempre se ouvirão vozes que discordam, expressando oposição sem alternativas, descobrindo o errado e nunca o certo, encontrando escuridão em toda parte e procurando exercer uma influência sem aceitar responsabilidades”. (John F. Kennedy)

58 Bibliografia ADAIR, JOHN. Como Tornar-se Um Líder. São Paulo: Nobel, 2000. BRINER, BOBN. Os Métodos de Administração de Jesus. São Paulo: Mundo Cristão, 1997. COSTA, ALOYSIO TEIXEIRA. Administração de Entidades Sem Fins Lucrativos. São Paulo: Nobel, 1992. NANUS, BURT E DOBBS, M. STEPHEN. Liderança Para o Terceiro Setor. São Paulo: Futura, 2000. WEISS, DONALD. Como Resolver os Problemas de Forma Criativa. São Paulo: Nobel, 1990. WEISS, DONALD. Aprenda a Delegar Com Eficiência. São Paulo: Nobel, 1991. WEISS, DONALD. Convivendo Com Gente Difícil. São Paulo: Nobel, 1992. WEISS, DONALD. Organizando Uma Verdadeira Equipe. São Paulo: Nobel, 1994. WEISS, DONALD. Como Tornar-se Um Verdadeiro Líder. São Paulo: Nobel, 1995.

59 Louvado seja nosso Senhor


Carregar ppt "“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google