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Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos

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Apresentação em tema: "Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos"— Transcrição da apresentação:

1 Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos
Carvalhos, Pedroso (V. N. de Gaia) Escola Secundária de Carvalhos Carvalhos, Pedroso, Vila Nova de Gaia Helena Fonseca (C.N.) com a colaboração de António Lopes (Geografia), Maria do Carmo Monteiro (E.V.) e Sérgio Martins (C.N.). 8º ano, 60 alunos + 7º ano, + de 60 alunos

2 Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos Carvalhos, Pedroso (V. N. de Gaia)
Introdução: O projecto foi desenvolvido durante as aulas de Ciências Naturais e em colaboração com outros professores de outras disciplinas, sendo interdisciplinar e transversal ao currículo. Privilegiaram-se actividades diversificadas e as saídas de campo com as 3 turmas participantes. Enquadramento do projecto: Projecto Educativo da Escola “Servir, educar, inovar” ; Programa Eco-Escolas e Ano Internacional das Florestas. Objectivos Gerais (de acordo com o Projecto educativo de escola): Suscitar a participação activa dos Pais e Encarregados de educação na vida da Escola. Suscitar a participação activa das instituições do meio local na vida da Escola. Contribuir para a formação integral dos alunos. Proporcionar a consolidação, o aprofundamento e o domínio de saberes, instrumentos e metodologias que fundamentem uma cultura humanista, artística, científica e técnica e favoreçam a definição de interesses e motivações próprias. Fomentar uma cultura de liberdade, participação, reflexão, qualidade e avaliação. Contribuir para o desenvolvimento sustentável, através da definição de uma política ambiental para a Escola. Objectivos Específicos: Valorização dos bosques enquanto reservatórios de biodiversidade, fontes de recursos e abrigo para seres vivos, depuradores de poluentes e como factor de prevenção da erosão dos solos. Familiarização com os elementos básicos de caracterização dos bosques, nomeadamente os factores que condicionam as suas características; Aquisição de conhecimentos básicos sobre a flora e a fauna do país; Identificação dos factores que ameaçam os ecossistemas florestais; Elaboração de medidas de preservação dos bosques. Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos Carvalhos, Pedroso (V. N. de Gaia) Escola Secundária de Carvalhos Carvalhos, Pedroso, Vila Nova de Gaia Helena Fonseca (C.N.) com a colaboração de António Lopes (Geografia), Maria do Carmo Monteiro (E.V.) e Sérgio Martins (C.N.). 8º ano, 60 alunos + 7º ano, + de 60 alunos

3 Carvalho-alvarinho (Quercus robur)
Sobreiro (Quercus suber) Carvalho-alvarinho (Quercus robur) Espécies dominantes: Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) Eucalipto (Eucaliptus) Carvalho-alvarinho (Quercus robur) Austrália, Acácia (Acacia mimosa) Bordo (Acer psudoplatanus) Castanheiro (Castanea sativa) Sobreiro (Quercus suber) Outras espécies: Azevinho (Ilex aquifolium) Vidoeiro (Betula celtibérica) Erva-das-pampas (Cortaderia selloana) Cipreste-português (Cupressus lusitanica) Árvores de fruto: nogueira, pereira, ameixieira, amendoeira, figueira, etc. Azevinho (Ilex aquifolium) Bordo (Acer psudoplatanus)

4 Sobreiros (Quercus suber)
Eucalipto (Eucaliptus) Aspectos relevantes: O Director da instituição tem investido ao longo dos anos na remoção das mimosas e plantação de árvores autóctones como os sobreiros e outro tipo de folhosas. O bosque apresenta-se limpo de vegetação rasteira seca. Existem trilhos traçados no bosque que dão fácil acesso para o estudo das diferentes zonas, quer de talude quer de planalto. Acácia (Acacia mimosa) Erva-das-pampas (Cortaderia selloana)

5 Insectos (larvas) Fauna observada: Melro-preto (Turdus merula) Pardal-comum (Passer domesticus) Alvéola-branca (Motacilla alba) Insectos variados: moscas, libelinhas, abelhas, formigas, escaravelhos, mosquitos, aranhas, centopeias , etc. Rochas dominantes: Granito de duas micas típico da região nortenha. Eventuais perturbações do bosque: A presença humana é evidente porque o bosque está inserido no espaço privado do Lar Juvenil de Carvalhos, estando situado perto de habitações, de estradas e caminhos e de actividades agrícolas e pecuárias (não realizadas em área florestal). Está também sujeito a limpeza de infestantes e de caminhos. O bosque está bastante intevencionado. Pelas razões apresentadas e pela dimensão dos grupos não foi possível o registo fotográfico de algumas das espécies referidas. Aranha

6 Preparação do Projecto e das Actividades:
Recolha de informação acerca do projecto, inscrição e divulgação aos alunos do mesmo. Escolha do bosque a estudar – área florestal do Lar Juvenil de Carvalhos; pedido de permissão à Direcção do Lar para realizar o projecto. Actividades antes das saídas de campo: Divulgação do projecto e do bosque a estudar nas turmas do 8º ano. Familiarização dos alunos com conteúdos relativos ao bosque a visitar. Pré-selecção das actividades a realizar. Preparação do material para a visita: folhas de jornal ou saco papel para a recolha de plantas e solo, máquina fotográfica, lupa, bloco de apontamentos, marcadores, guias de árvores, de arbustos e de fauna, carta militar, roupa confortável, fichas de campo, etc. Actividades durante as saídas de campo: Realização da visita orientada pelos itens da ficha, com a divisão das turmas em grupos de 2 – 3 alunos para que cada um fosse responsável pela identificação e estudo de diferentes aspectos do bosque. Recolha de materiais (folhas de plantas, porções de musgos, líquenes e fetos, etc) para a realização do herbário digital. Registos escritos com indicações sobre a colheita (data, local e registo fotográfico). Preparação da saída Orientação do bosque

7 Identificação da flora
Actividades durante as saídas de campo (cont.): Integração das actividades práticas nos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais mediante o preenchimento de fichas de campo criadas para o efeito. Actividades após as saídas de campo: Actualização dos dados da ficha com base nas recolhas elaboradas no campo e em bibliografia (cartas militares, guias de campo, Internet). Caracterização do bosque, relacionando a sua situação actual com eventuais problemas decorrentes de fogos, intervenções silvícolas, cortes e outras perturbações. Cruzamento de informação recolhida durante o trabalho de campo, pelos grupos de alunos, de forma a obter a caracterização completa do bosque estudado, de forma a compreender de que forma as variáveis (altitude, precipitação, exposição, tipo de solo) determinam o tipo de fauna e flora existente no local. Identificação de soluções com vista à preservação da floresta autóctone. Integração das aprendizagens nos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais de 8º ano. Dificuldades: Gestão do tempo lectivo para a realização de pesquisa complementar ao projecto e de saídas de campo. Identificação de espécies de flora, nomeadamente os carvalhos. Identificação da flora Registo de dados

8 Divulgação do projecto:
Nas turmas: através da integração do mesmo na planificação da disciplina de C.N. do 8º ano. Na escola: através da integração do mesmo no Plano Annual de Actividades Materais produzidos: Frases sobre a gestão das florestas e do ambiente em suporte de papel. Herbário digital Fichas de trabalho de apoio ao desenvolvimento de conteúdos da disciplina Actividades realizadas: Saídas de campo BI da flora e fauna das florestas. Ilustrações científicas sobre a flora e fauna das florestas. Exposição “As nossas florestas” que decorreu, na biblioteca da escola, na última semana do 3º Período Palestra “Floresta: que futuro?” que decorreu, no auditório da escola, no dia 15 de Junho em parceria com os Bombeiros Voluntários de Carvalhos. SITE do Herbário Digital e do Projecto: Ilustração científica Preenchimento da ficha complementar

9 Google Earth – recurso que serviu de base à implementação do projecto junto dos alunos

10 Ficha complementar do projecto para a disciplina de Ciências Naturais de 8º ano., nesta caso preenchida pelos alunos durante a saída de campo.

11 Concurso “A vida na Floresta” – trabalhos realizados por alguns alunos do 8º ano para concurso.

12 Projecto “Árvore dos desejos” – projecto desenvolvido junto da comunidade educativa a propósito no Ano Internacional das Florestas em que os participantes formularam desejos em suporte de papel.

13 Exposição “As nossas florestas” – projecto desenvolvido com o 8º e 7º anos acerca também do Ano Internacional das Florestas , que decorreu na Bibliotecada escola.

14 Palestra “Floresta: que futuro?”

15 Vídeo das actividades relacionadas com o projecto apresentado na palestra: “Floresta: que futuro?”

16 Site elaborado acerca do projecto na Escola.

17 Avaliação do Projecto:
Duração: o projecto decorreu durante o ano lectivo de Novembro a Junho. Cumprimento dos objectivos: os objectivos propostos foram cumpridos na íntegra. Participação dos alunos: os alunos das turmas A, B e C do 8º ano participaram em mais actividades e nas visitas ao bosque na disciplina de Ciências Naturais; os restantes alunos dos 8º e 7º anos apenas colaboraram na realização da exposição de fauna e flora das florestas portuguesas na disciplina de Educação Visual. De forma geral, os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados nas actividades desenvolvidas, sendo este projecto uma mais-valia na aprendizagem dos conteúdos e na motivação para o ensino das Ciências Naturais. Participação dos professores: a colaboração com a disciplina de Educação Visual foi determinante para a elaboração com sucesso da exposição “As nossas florestas e os nossos rios” e na aquisição de competências de ilustração cientifica pelos alunos. A colaboração dos professores mencionados foi importante no sentido da melhor planificação e diversificação de actividades e estratégias de implementação de algumas actividades do projecto. Outros aspectos a considerar: pela importância da sensibilização ambiental e pela grande adesão dos alunos e respectivos pais, é um projecto a ter em conta a continuação do seu desenvolvimento para o próximo ano lectivo


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