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Gustavo Danzi de Andrade

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Apresentação em tema: "Gustavo Danzi de Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Gustavo Danzi de Andrade
Aprendizado Multiagente Office multi-agente: como os clips poderiam conversar entre si para pararem de oferecer ajuda para escrever uma carta? Gustavo Danzi de Andrade Geber Ramalho Patrícia Tedesco

2 Objetivo Apresentar as características, limitações, vantagens e conseqüências da utilização de mecanismos de aprendizado em sistemas multiagente Interseção da parte de Geber com a parte de Paxi

3 Roteiro Motivação Alguns conceitos
Características do Aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

4 Motivação Por que SMA? Por que aprendizado?
Muitos problemas do mundo real são melhor modelados/resolvidos através de um conjunto de agentes Mas SMAs estão tipicamente inseridos em ambientes complexos – grandes, dinâmicos, e imprevisíveis. Por que aprendizado? A aquisição de conhecimento é difícil: envolve dificuldades de desenvolvimento, manutenção, adaptação e tratamento de incerteza. Mas a inteligência pode não depender apenas de um único agente

5 Motivação Portanto... por que não construir o “melhor dos mundos”?
Aprendizado SMA Aprendizado Multiagente

6 Roteiro Motivação Alguns conceitos
Características do Aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

7 Alguns Conceitos Interação agente/ambiente: Percepções Ambiente Ações
Agente é um sistema computacional que opera em um ambiente no qual é capaz de realizar autonomamente ações, para atingir seus objetivos.

8 Alguns Conceitos Agente que aprende (off-line): Inteligência!
Algoritmo de Aprendizado Exemplos Inteligência! Conhecimento Ambiente Percepções Sensores Módulo de Execução Ações Efetuadores Agente

9 Alguns Conceitos Agente que aprende (on-line): Inteligência! Ambiente
Percepções Sensores Crítico Melhora o comportamento futuro do agente Seleciona as ações externas a serem executadas pelo agente Módulo de Execução Módulo de Aprendizagem Inteligência! Sugere ações para promover experiências novas e informativas Efetuadores Gerador de Problemas Ações Agente

10 Alguns Conceitos Inteligência em SMA:
Por quê pensar a inteligência/racionalidade como propriedade de um único indivíduo? Não existe inteligência em... Um time de futebol? Um formigueiro? Uma empresa (correios, ...) ? Na sociedade? O conceito de inteligência em SMA é muito mais abrangente, portanto...

11 Alguns Conceitos Aprendizado em um SMA não é
apenas uma ampliação do aprendizado em sistemas “single agent”! Aprendizado em um SMA não é a soma dos aprendizados isolados de cada agente! Questionamento: isso tem impacto na arquitetura dos agente? Na implementacao dessa arquitetura?

12 Roteiro Motivação Alguns Conceitos
Características do aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

13 Categorias do Aprendizado em SMA
Generalizando, existem duas categorias de aprendizado em SMA: Aprendizado centralizado (ou isolado): o processo é totalmente executado por um agente, sem interação com demais agentes. Aprendizado descentralizado (ou interativo): vários agentes estão engajados em um mesmo processo de aprendizagem. Pode haver ou não troca de informação. Definir processo de aprendizagem: conjunto de atividades (planejamento, inferencia, decisao) para atingir um objetivo de aprendizagem. O que eu preciso pra melhorar meu chute? – perguntar a outros que chutam, inferir o que é um chute bom em várias situações, decidir qual o jeito de chutar na ocasião atual, guardar o resultado do meu chute agora) Isto e, ha uma variedade de opcoes: os agentes podem estar aprendendo sozinhos, podem estar aprendendo em conjunto, podem ter o mesmo objetivo, podem ter objetivos diferentes, etc. Aprendizado descentralizado pode exigir que cada agente se envolva em uma atividade de aprendizagem diferente dos demais Em um SMA, um agente pode estar envolvido em vários processos centralizados/descentralizados

14 Características do Aprendizado em SMA
Grau de descentralização: Distributividade Paralelismo Extremos: 1 agente faz todo o processo de aprendizagem sequencialmente vs. Varios agentes dividem as tarefas de aprendizagem, e elas são feitas paralelamente....

15 Características do Aprendizado em SMA
Interação Nível da interação: de observação a troca de informações Persistência da interação: de curto a longo prazo Freqüência da interação: de alta a baixa Padrão da interação: de não-estruturado a hierárquico Variação: de fixa a mutável Interação: extremos – interação de apenas curtas observações, de baixa frequencia, e de forma nao estruturada VS. Interação de muitas e longas trocas de informações, que ocorrem muito, e existe uma hierarquia por trás. Envolvimento: um agente não é importante porque sua atividade de aprendizado pode ser feita por outro... Ou soh ele a faz... um agente pode fazer varias atividades de aprendizagem.. Ou é um especialista (só faz criticar, outro só propõe novas idéias) Envolvimento Relevância do envolvimento Papel estabelecido durante o envolvimento

16 Características do Aprendizado em SMA
Objetivo Tipo de aperfeiçoamento: individual ou global? Compatibilidade dos objetivos: complementares ou conflitantes? Conclusão acerca das características do aprendizado SMA: Objetivo – quero me melhorar (chutar melhor), ou melhorar a equipe (melhorar o posicionamento do ataque)? complementares - conflitantes – Concluindo: Impactos nos requisitos das habilidades dos agentes. Um ambiente SMA que modela um ambiente real pode ser pensado em termos dessas características e a partir daí se concluir quão difícil é sua implementação. -> SMA é foda! A possibilidade de combinações é enorme!

17 Roteiro Motivação Alguns Conceitos
Características do aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

18 Principais Correntes de Pesquisa
Não existe uma metodologia de ensino bem-definida para aprendizado em SMA Existem tendências, focos em diferentes áreas, aplicações, ... As correntes de pesquisa apresentadas a seguir: São abordagens concretas de aprendizado em SMA Ilustram a aplicação de alguns conceitos de aprendizado (RL, CBR, etc.) em sistemas multiagente

19 Aprendizado e Coordenação de Atividades
Problemas de Coordenação: Abordagens tradicionais tratam a coordenação em tempo de projeto (off-line), especificando regras de comportamento, protocolos de negociação, etc. Mas SMA’s são utilizados em ambientes abertos e dinâmicos, com agentes que têm objetivos e habilidades variáveis Logo, torna-se necessário que os agentes se adaptem a novas demandas e oportunidades Solução: Agentes devem aprender como coordenar suas atividades dinamicamente

20 Aprendizado e Coordenação de Atividades
Correntes de Estudo: Aprendizado Isolado: um agente não considera outros agentes em seu processo de aprendizado Aprendizado Interativo: agentes cooperam no aprendizado, coordenando suas atividades conjuntamente Ambas abordagens usam aprendizado por reforço (RL)

21 Aprendizado Isolado Concorrente
Características: Agentes não se comunicam no processo de aprendizado: parte do princípo de que a comunicação consome tempo, recursos, é suscetível a falhas... Características relevantes do ambiente: Pouco acoplamento entre os agentes Forma de relacionamento: cooperação, indiferença, ou competição Tempo para obter feedback do ambiente curto Grande quantidade de comportamentos ótimos Exemplo: corrida de Fórmula 1 Coordenar para não colidir…

22 CIRL – Modelos de Recompensa
Selfish Utility (SU) Cada agente recebe como recompensa uma medida da sua performance Team Game Utility (TG) Cada agente recebe como recompensa uma medida da performance global Wonderful Life Utility (WLU) Recompensa calculada como: Recompensa global – Recompensa se o agente não existisse Penaliza conflitos por recompensas

23 Aprendizado Isolado Concorrente
Resultados: Limitações em ambientes fortemente acoplados, com feedback demorado e poucas combinações ótimas Agentes precisam do reforço, mas o ambiente não dá... Solução: intercalar o aprendizado dos agentes Agentes podem alcançar especialização, e não aprenderem o mesmo comportamento Conclusão: fácil de implementar, e leva a bons resultados

24 Aprendizado Interativo
Características: A aprendizagem dos agentes envolve comunicação explícita Agentes agem para otimizar um objetivo global: aplicável apenas em ambientes cooperativos Dois algoritmos: Action Estimation Algorithm (ACE) Action Group Estimation Algorithm (AGE)

25 Aprendizado Interativo - ACE
Action Estimation Algorithm (ACE): Para um dado estado, cada agente divulga, em broadcast, suas melhores ações e suas relevâncias Os agentes escolhem a melhor ação não-conflitante com o contexto de atividade (activity context) existente e a insere no conjunto Repete-se esses passos até que todos os agentes tenham determinado suas ações O contexto de atividades é então executado Exemplo: Jantar Um agente para cada tarefa: entrada, prato principal, e sobremesa

26 Aprendizado Interativo - AGE
Action Group Estimation Algorithm (AGE): Para um dado estado, cada agente divulga, em broadcast, suas melhores ações/reforços Os agentes criam todos os contextos de atividade (activity context) não-conflitantes possíveis com as ações existentes e as novas ações do agente Repete-se esses passos até que todos os agentes tenham informado suas melhores ações Escolhe-se o melhor contexto de atividades Conclusão: apresenta melhor resultado do que o ACE, mas a um custo computacional maior

27 Roteiro Motivação Alguns Conceitos
Características do aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

28 Aprendizado sobre e a partir de outros agentes
Ao contrário da coordenação, agora o aprendizado objetiva uma melhoria individual da performance do agente Explica como o aprendizado conduzido por um agente pode ser influenciado por outros agentes No primeiro caso, o aprendizado é um meio e a comunicação é o fim. No segundo caso, o contrário acontece. De todo modo, comunicar quase sempre implica em aprender, pois envolve aquisição de conhecimento Adivinhar o comportamento do outros agentes: Preferências; Estratégias; Intenções, etc.

29 Aprendizado sobre e a partir de outros agentes
Apresentaremos três abordagens: Aprender papéis organizacionais Aprender em ambientes de mercado Aprender a explorar um oponente Ex1:

30 Exemplo: Se “dando bem” na noite...
Abordagem 1: Aprender papéis organizacionais Capacitar cada membro do grupo a identificar seu papel na organização de uma forma adaptável Exemplo: Se “dando bem” na noite... Observando os outros agentes, qual papel escolher? Exigente, moderado ou desesperado?

31 Abordagem 2: Aprendendo em ambientes de mercado
Agentes compram e vendem informações em um mercado O ambiente é dinâmico por natureza A qualidade da informação vendida por diferentes agentes pode não ser a mesma Só é possível verificar a qualidade da informação após comprá-la

32 Abordagem 3: Aprendendo a aproveitar-se do oponente
Abordado em two player zero-sum games Procura aprender a estratégia do oponente observado o seu comportamento A partir daí, adota uma estratégia mais inteligente Exemplo: Jogos...

33 Roteiro Motivação Alguns Conceitos
Características do aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

34 Aprendizado e Comunicação
Aprender a se comunicar: Nesse caso, o processo de aprendizagem objetiva a diminuição da carga de comunicação entre os agentes Comunicação como aprendizado: Nesse caso, a comunicação é vista como um método de troca de informações que permite aos agentes refinarem suas tarefas de aprendizado No primeiro caso, o aprendizado é um meio e a comunicação é o fim. No segundo caso, o contrário acontece. De todo modo, comunicar quase sempre implica em aprender, pois envolve aquisição de conhecimento As duas abordagens acima: Devem deixar claro o que, quando, como e com quem se comunicar Necessitam da definição de uma ontologia comum (consenso no significado dos símbolos)

35 Abordagem 1: Aprender a se Comunicar
Objetivo: evitar desperdício de recursos causado pela comunicação Exemplo: Contract-net Geralmente implementado com broadcast satura a rede para sistemas grandes... Simplesmente mudar a solicitação de tarefas de broadcast para ponto-a-ponto não resolve: Caminhos de comunicação diretos precisariam ser conhecidos previamente pelo projetista Ambientes dinâmicos seriam complexos demais para projetar Habilidades podem estar sendo desperdiçadas... Como solucionar isso?

36 Abordagem 1: Aprender a se Comunicar
Proposta de solução: Addressee Learning Agentes adquirem e refinam conhecimento sobre as habilidades de resolução de tarefas de outros agentes Com esse conhecimento, tarefas são alocadas diretamente e dinamicamente, sem broadcast Implementação: CBR (case-based reasoning)  cada agente tem uma base de casos, contendo, para cada caso: A especificação do caso Que agentes já solucionaram o caso O quanto boa ou ruim foi a solução

37 Abordagem 2: Comunicação como Aprendizado
Objetivo: prover suporte ao aprendizado através de comunicação Duas possibilidades: Aprendizado baseado em comunicação de baixo-nível Aprendizado baseado em comunicação de alto-nível Apenas para não nos desorientarmos: Principais correntes em aprendizado em SMA Comunicação como aprendizado Aprendizado e Comunicação Aprender a se comunicar Baixo-nível Alto-nível Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e coordenação de atividades Estamos aqui!

38 Abordagem 2: Comunicação como Aprendizado
Aprendizado baseado em comunicação de baixo-nível: Interações simples, do tipo pergunta e resposta Realiza troca de informações que estão faltando Resulta em informação compartilhada

39 Abordagem 2: Comunicação como Aprendizado
Exemplo de aprendizado baseado em comunicação de baixo-nível: Let’s Hunt Together Caçadores caçam presas em um tabuleiro Caçadores tem visão limitada Cada caçador pode ter uma Q-Table Caçadores trocam informações do tipo onde estou, o que vejo e o que aprendi. Ao terminar esse slide, voltar ao anterior para mostrar o conceito de informacao compartilhada, a ser comparado com “entendimento compartilhado” Essa cooperação é interessante: os sensores e efetuadores dos caçadores são unidos (centralizados)

40 Abordagem 2: Comunicação como Aprendizado
Aprendizado baseado em comunicação de alto-nível: Interações complexas, como negociação ou explicação mútua sobre o objetivo da combinação das informações Semelhante à comunicação humana (complexa...) Resulta em entendimento compartilhado e não apenas em informação compartilhada

41 Abordagem 2: Comunicação como Aprendizado
Exemplo de aprendizado baseado em comunicação de alto-nível: Blackboard A1: proponho X A2: concordo com X A3: por que não usamos Y no lugar de X? A1: concordo com Y A2: concordo com Y A1: ASSERT(Y) A2: ASSERT(Y) A3: ASSERT(Y) Em um quadro negro, agentes propõem, contra-propõem, aceitam e negam hipóteses Uma hipótese proposta por um agente é uma generalizações do conhecimento desse agente Dado que Exemplo: sera’ que todo nordestino é brasileiro mesmo Ex.: Um agente A sabe que todo pernambucano é brasileiro e que todo paraibano é brasileiro  A propõe que todo nordestino seja brasileiro

42 Roteiro Motivação Alguns Conceitos
Características do aprendizado em SMA Principais correntes de pesquisa em aprendizado SMA: Aprendizado e coordenação de atividades Aprendizado sobre e a partir de outros agentes Aprendizado e comunicação Conclusões

43 Conclusões Aprendizado multiagente é um tema vasto, em que muitas e diferentes abordagens existem O tema herda as complexidades inerentes de SMA: comunicação, coordenação, negociação, ... O projeto mais complexo da aprendizagem pode ser compensado pela qualidade dos resultados

44 Referências Sen S., Weiss G., Multiagent systems: A modern approach to Distributed Artificial Intelligence., Cap. 06, The MIT Press, 1999. Stone, P., Veloso, M., Multiagent Systems: A Survey from a Machine Learning Perspective, Carnegie Mellon University, 1997 Veloso, M. Uther, W. (1997) Adversarial Reinforcement Learning Figueiredo, K., Aprendizado e Coordenação de Sistemas Multi-Agentes, PUC-Rio, junho de 2000


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