A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração

2 Amadeus: significado do nome
Anagrama de... Agentes Micromundos e Análise do DEsenvolvimento no USo de Instrumentos Agente: IA Micromundo: Jean Piaget Brincando... AMADeus Amadeus (Mozart) !? Personalidade Sonoro Verdadeira Inspiração: Villa Lobos… ... e o povo brasileiro CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

3 2007: Primeiro realease no II ESLPE
Amadeus: Histórico Projeto Protem-CC 2003 Criação do grupo CCTE Projeto CNPq Projeto MEC Projeto FINEP 2007: Primeiro realease no II ESLPE CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

4 Quem faz? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz
Adaptive Path 29 October 2001 Quem faz? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Gilberto Nunes Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Júlio Markovitch Laís Neves Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Nelson Rosa Parnésio Damasceno Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César Você… CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

5 Pesquisa original TESES DE DOUTORADO
Apuena Vieira Gomes. Uma Abordagem Centrada no Usuário para Ferramentas de Suporte a Atividades Docentes em Ambientes de Educação à Distância. DISSERTAÇÕES DE MESTRADO Maria Cládudia Barbosa Costa. Ambiente colaborativo de aprendizagem baseado em medidas, em tempo real, de grandezas físicas para o ensino de conceitos físicos. Ana Emília de Melo Queiroz. Design interativo de agentes inteligentes de interface para software educativo de matemática. Maurício Motta Braga. Design de software educacional baseado na teoria dos campos conceituais. Jocélio de Oliveira Dantas Passos. Design interativo de ferramenta de manipulação de objetos de aprendizagem de ambientes virtuais de ensino à distância. Jorge Luis Cavalcanti Ramos. Requisitos para ferramentas de avaliação em ambientes virtuais de ensino. Socorro Vânia Lourenço Alves. Suporte à percepção em groupware síncronos de aprendizagem. Cibele da Rosa Christ. Uso de Mecanismos de Percepção Social para auxiliar atividades de acompanhamento e de avaliação em Ambientes de E-Learning. Enoque Calvino Alves. Design de componentes educacionais síncronos. Flávia Veloso A Análise da atividade no processo de ensino assíncrono via lista de discussão: Estudo de caso em curso de formação continuada de professores de matemática em regime semipresencial. Centro de Educação da UFPE. TRABALHOS DE GRADUAÇÃO Gilberto Trindade Henriques Nunes Uma Arquitetura para o Servidor de Jogos Multiusuário do AMADEUS-MM. João Rodrigo Teixeira de Souza Coutinho. Prototipagem Rápida como Forma de Envolvimento de Usuário em Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Software. Cynthia Belleza Bernardino. Design interativo em processos ágeis de desenvolvimento de software. Filipe Levi Barros de Azevedo. Prototipação rápida no ciclo de design iterativo de aplicações multimídia para formação de professores. Milton Burgos Josué Neto. Transparência social em ambientes colaborativos de ensino: interação e percepção no ambiente ead. Ana Emília de Melo Queiroz. Identificação do tipo de estratégia de análise de dados mais adequada para ser implementada no desenvolvimento do servidor ADeCUI. Sávio Denilson Alves de Lima. Suporte ao planejamento didático como atividade docente num ambiente virtual de ensino. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

6 Quem Apóia Adaptive Path 29 October 2001
CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

7 Centro de Informática Adaptive Path 29 October 2001
Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

8 Números Atuais Docentes: 56 PhDs + 2 MScs
Alunos de graduação: em torno de 800 Alunos de pós-graduação: Mestrado e doutorado: em torno de 250 Especialização: 40 Já formamos: Cerca de na graduação Mais de 700 na pós-graduação ~100 teses de doutorado ~660 dissertações de mestrado 23 empresas foram criadas a partir do CIn CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

9 Cooperação Acadêmica e Industrial
BNB, Receita Federal, Banco Central do Brasil, C.E.S.A.R, Chesf, Epson, Porto Digital, IBM, Qualiti, SOFTEX Recife, Microsoft, Oracle, Consist, Motorola, Samsung, Eldorado, Positivo, Telemar, Emprel, Fisepe Universidades de Los Angeles, Berlin, Harvard, INRIA, Columbia, Kent, Berkeley, Glasgow, Aarhus, Oxford e Karlsruhe, Tuebingen, Paris VI, Versailles, Stevens Institute of Technology, Valencia, Málaga, Sevilha, Porto, Toronto CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

10 Sistema de Gestão da Aprendizagem
Adaptive Path 29 October 2001 Sistema de Gestão da Aprendizagem Segunda Geração Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

11 Características gerais
Adaptive Path 29 October 2001 Interface simples Características gerais CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

12 Características específicas
CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

13 Adaptive Path 29 October 2001 Características Plataforma de ensino à distância que possibilita estender as formas de interação a alunos e professores para melhorar o aprendizado. Problemas formulados e soluções propostas nas seguintes áreas: Suporte ao trabalho docente em EaD Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Extensão da experiência do usuário: jogos e micromundos Percepção social em interface web e ambientes síncronos Resultados: CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

14 Por que ‘Segunda Geração’?
Diferenciais competitivos Por que ‘Segunda Geração’? Simplicidade e percepção para as atividades de usuários Único LMS a utilizar Java/Ajax na interface do usuário Linguagem gráfica moderna e visualização Serviços de percepção na interface da aplicação web Arquitetura permite extensão da experiência de usuários Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado Servidor e plataforma de componentes síncronos de aprendizagem Integração com aplicativo multiusuários leitor de vídeos Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (percepção, colaboração, engajamento, imersão em contexto de jogos) Acesso à plataforma por dispositivos móveis: mobile learning CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

15 Objetos de aprendizagem: Multimídia rica
Adaptive Path 29 October 2001 Objetos de aprendizagem: Multimídia rica Learn Player que interpreta o conteúdo multimídia utilizado em cursos e treinamentos Design instrucional: desenvolvimento de conteúdos didáticos para o meio eletrônico CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

16 Manipulação colaborativa de representações
Adaptive Path 29 October 2001 MicroMundos Manipulação colaborativa de representações Estimula o aprendizado de estruturas matemáticas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

17 Acesso à medida em tempo real
Adaptive Path 29 October 2001 Acesso à medida em tempo real Realizando Experimentos Físicos pela Internet CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

18 imersão em contexto de jogos
Adaptive Path 29 October 2001 imersão em contexto de jogos Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

19 Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

20 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática
Adaptive Path 29 October 2001 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Comente os vídeos na mesma hora que outros alunos estão assistindo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

21 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática
Adaptive Path 29 October 2001 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

22 Engajamento dos participantes
Adaptive Path 29 October 2001 M-Learning Engajamento dos participantes CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

23 Cenário de uso Adaptive Path 29 October 2001
Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

24 Primeiros passos Planejar processos e logística
Desenvolver versões digitais do conteúdo Implantar Plataformas de Gestão Aprendizagem Disponibilizar os materiais Acompanhar o progresso dos formando CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

25 Disponibilizando o conteúdo
Adaptive Path 29 October 2001 Disponibilizando o conteúdo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

26 Colaboração entre pares
Adaptive Path 29 October 2001 Colaboração entre pares Plataforma Eventos Presenciais CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

27 Mobile learning: Engajamento
Adaptive Path 29 October 2001 Mobile learning: Engajamento CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

28 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo
Adaptive Path 29 October 2001 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

29 Didática de Educação a Distância
Adaptive Path 29 October 2001 Didática de Educação a Distância TV Internet Presencial Telefonia CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

30 Interação entre os usuários
Adaptive Path 29 October 2001 ANTES DEPOIS Interface web Mídias integradas Aulas presenciais Interação entre os usuários CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

31 Projeto Centrado no Usuário
Adaptive Path 29 October 2001 Projeto Centrado no Usuário Prototipagem Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

32 “Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão
Adaptive Path 29 October 2001 “Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

33 “Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas
Adaptive Path 29 October 2001 “Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

34 1ª Versão: Agosto de 2007 Prototipagem Especificação Implementação
Adaptive Path 29 October 2001 Prototipagem Especificação Implementação 1ª Versão: Agosto de 2007 100% Cadastro 100% 100% 100% Avaliação 70% 40% 50% Jogos 0% 0% 20% Mobile 0% 0% 100% SDMM 100% 100% CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

35 2ª Versão: Abril de 2008 (versão 0.1 unstable)
Adaptive Path 29 October 2001 Prototipagem Especificação Implementação 2ª Versão: Abril de 2008 (versão 0.1 unstable) 100% Cadastro 100% 100% 100% Avaliação 70% 0% 100% Jogos 100% 100% 100% Mobile 50% 80% --- % SDMM 80% 60% CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

36 Prêmios Adaptive Path 29 October 2001
Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

37 Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007
Adaptive Path 29 October 2001 MicroMundos Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

38 Excelência em Pesquisa ABED em 2007
Adaptive Path 29 October 2001 EriMont Excelência em Pesquisa ABED em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

39 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento
Adaptive Path 29 October 2001 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115

40 Pesquisa e Inovação Entender o papel de plataformas na constituição de comunidades de aprendizagem e seu impacto na aprendizagem Percepção e privacidade em plataformas de ensino Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e-learning Integração com o SBTVD (DTV) CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br

41 Obrigado! Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br


Carregar ppt "Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google