A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perspectivação Económico-Ética da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perspectivação Económico-Ética da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivação Económico-Ética da Educação
O papel da educação no “alargamento das liberdades humanas”

2 O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE – A perspectiva de Amartya Sen
Processo de alargamento das liberdades humanas Alargar as potencialidades das pessoas para levarem a vida a que dão valor LIBERDADE Eficácia Avaliação DESENVOLVIMENTO A acção livre e sustentada é o motor do desenvolvimento

3 OS FINS E OS MEIOS DO DESENVOLVIMENTO
Fim Meios alargamento das liberdades humanas Papel instrumental Papel constitutivo As diferentes espécies de liberdade promovem a liberdade humana e o desenvolvimento As liberdades concretas são importantes para o enriquecimento da vida humana 5 espécies 1) Liberdades Políticas 2) Dispositivos Económicos As liberdades individuais 3) Oportunidades sociais 4) Garantias de transparência 5) Previdência Social

4 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade?
Dar atenção à eliminação das fontes de restrição; A pobreza, a tirania, a violação das liberdades,… Falhas na liberdade concreta Privação da liberdade para a construção das nossas vidas

5 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade?
Dar importância à relação entre liberdade individual e desenvolvimento social Oportunidades económicas, as condições politicas, a saúde, a educação Acção individual Constitutivos do desenvolvimento

6 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade?
Dar atenção às capacidades das pessoas Alargar as potencialidades Levar a vida a que cada um dá valor Parceiras actuantes e não apenas destinatários passivos

7 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade?
Perspectivar um desenvolvimento inclusivo Centrar-se Integrar Na vida que construímos e nas liberdades concretas as dimensões económicas, sociais, políticas o contributo das diferentes instituições, mercados e organizações (sistemas educacionais, partidos políticos, governos, autoridades locais,…) Alargamento das liberdades

8 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade?
Ver as relações entre riqueza económica e o tipo de vida que podemos construir O rendimento não é um fim em si mesmo e não é o único factor que influencia as potencialidades humanas e as liberdades concretas Factores sociais, e Políticos


Carregar ppt "Perspectivação Económico-Ética da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google