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O QUE É NÃO CONFORMIDADE?

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Apresentação em tema: "O QUE É NÃO CONFORMIDADE?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É NÃO CONFORMIDADE?

2 NÃO CONFORMIDADE Não atendimento a um requisito especificado;
Não conformidade abrange todo e qualquer tipo de ocorrência indesejável, Decorrentes de atividades operacionais, administrativas, técnicos e de auditoria da qualidade.

3 NÃO CONFORMIDADE Utilização não intencional. Objetivos:
Não conformidades devem ser documentadas; Informadas aos envolvidos e tratados em tempo hábil Visando minimizar perdas aos clientes internos e externos; Utilização não intencional.

4 NÃO CONFORMIDADE Definições:
Produto não-conforme pode ser material biológico, resultados de exames, laudos ou materiais que não atendem a um requisito especificado. Serviço não-conforme: Atendimento ao cliente, operações técnicos e administrativas que não atendem a um requisito especificado.

5 NÃO CONFORMIDADE Sistema não conforme:
Sistema de Gestão da Qualidade não-conforme; Práticas organizacionais e ou operacionais não atendam aos requisitos especificados pelas normas de referencia e ou documentos internos.

6 NÃO CONFORMIDADE Correção de Não-conformidade:
A ação de uma não conformidade pode ser: Concessão ou; Retrabalho.

7 NÃO CONFORMIDADE O que é concessão?
Permissão para usar, liberar ou aceitar um produto ou serviço não conforme.

8 NÃO CONFORMIDADE O que é Retrabalho?
Ação sobre um produto (resultado e ou laudos não conforme), a fim de torná-lo conforme os requisitos especificados.

9 NÃO CONFORMIDADE PROCEDIMENTOS:
Identificação e documentação de uma não conformidade: -não conformidade de materiais, produto e serviços: -Preencher o RNC - Relatório de não Conformidade:

10 NÃO CONFORMIDADE Não-Conformidade no Sistema de Gestão da Qualidade:
Identificadas pelas Auditorias da Qualidade , são registradas pelos auditores responsáveis no form037-Relatório de Auditorias da Qualidade.

11 NÃO CONFORMIDADE Produtos não-conformes: Materiais;
Materiais Biológicos; Resultados e Laudos de exames; Serviços. Devem documentar as ocorrências no form005-relatório de não conformidades e levar ao conhecimento dos coordenadores e técnicos responsáveis da área.

12 NÃO CONFORMIDADE Critérios para a Correção a ser dada a uma não – Conformidade: -Repetição de exame; Quando um resultado repetido não se confirma, o responsável técnico, após registrar o problema no form005-Relatório de não Conformidade deve emitir o Form025-Solicitação para novo exame.

13 NÃO CONFORMIDADE -Nova Coleta:
Não havendo condições para a realização de exames, devido aos problemas ocorridos no transporte e no armazenamento do material biológico ou a impossibilidade de repetições por falta de amostras; Por motivos de suspeitas, quanto a integridade do material ou por motivo de não confirmação; O técnico deve solicitar através do form005-Relatório de não conformidade, para que este notifique o coordenadores/lideres a necessidade de uma nova coleta pelo Form025-Solicitação para novo exame.

14 NÃO CONFORMIDADE -Aceito sob Concessão:
Um material biológico ou material pode ser aceito sob concessão, quando o problema apresentado não afetar o resultado do exame. O responsável técnico deve analisar se a concessão de material biológico deve ser registrado no laudo.

15 NÃO CONFORMIDADE -Liberado sob Concessão:
Um resultado ou laudo pode ser liberado sob concessão, quando for expressamente solicitado pelo médico ou houver premência na liberação do resultado; O responsável técnico deve analisar se a concessão deve ser registrada no laudo.

16 NÃO CONFORMIDADE -Devolução ao Fornecedor:
Um material não-conforme deve ser devolvido ao Fornecedor, sempre que o problema afetar o resultado do exame, devendo proceder de acordo com o estabelecido no PGQ011-Processo de Compras.

17 NÃO CONFORMIDADE -Descarte:
Um material ou material biológico não-conforme deve ser descartado sempre que a sua utilização comprometer o resultado do exame de acordo com os critérios estabelecidos no PGQ027-Gestão de Biossegurança.

18 NÃO CONFORMIDADE Retrabalho de um serviço não conforme:
Um serviço não conforme deve ser retrabalho, estando o cliente presente ou não, de acordo com as orientações da área envolvida e/ou do superior.

19 NÃO CONFORMIDADE Responsabilidades: Do RD:
Dar subsídios aos responsáveis os materiais não conformidades, quando solicitado; Iniciar ações corretivas de imediato, quando necessário.

20 NÃO CONFORMIDADE Do coordenadores/lideres de unidade:
Analisar criticamente as ocorrências de não-conformidades; Definir a correção a ser dada a não-conformidade; Notificar os envolvidos das ações de correção da não-conformidade; Encaminhar uma via do Form005-Relatório de não conformidade ao gerente de Comercial e Marketing; Auxiliar os responsáveis pela correção das não conformidades em tal atividade quando solicitado.

21 NÃO CONFORMIDADE Do Gerente de Comercial e Marketing
Tratar estatisticamente as ocorrências de não-conformidades, Providenciar e acompanhar as ações definidas quando da correção das não conformidades; Auxiliar os responsáveis pela correção das não-conformidades em tal atividade quando solicitado.

22 NÃO CONFORMIDADE O IMPORTANTE É:
“Toda e qualquer não-conformidade deve ser registrada no formulário Form005-Relatório de não conformidade para a devida correção”.

23 NÃO CONFORMIDADE O IMPORTANTE É:
Os relatórios de não-conformidade devem ser tratados estatisticamente, para dar subsídios a tomadas de ações corretivas.


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