A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

315. Macro-economia (MACROEC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "315. Macro-economia (MACROEC)"— Transcrição da apresentação:

1 315. Macro-economia (MACROEC)

2 A economia em geral é o tema de macro-economia
A economia em geral é o tema de macro-economia. Textos introdutórios usam a equação dada na Figura IV-15a para descrever as características principais de uma economia. Guardar (S) é proporcional ao que é ganho (Y); que é a soma do que é ganho através da economia (S) e que é gasto com consumo (C); economias vão para investimentos (I) e é igual a ele.

3 Estes relacionamentos são mostrados na Figura IV-15a conforme o fluxo de dinheiro em linhas pontilhadas que circula entre o setor de produção da economia e o setor de consumo da economia.

4

5 Fluxo de recursos gerais, produtos e serviços são plotados em linha contínuas fluindo em direção oposta ao dinheiro. O depósito de recursos da economia real foram adicionados (K). A fonte de energia (E), serviços ao consumidor (C), e recursos capitais (K).

6 Desde que não havia a limitação dos recursos dados na versão Figura IV-15a, os recursos necessários de energia são mostrados como constantes, o que significa que é ilimitado (apesar de não existir tal coisa a longo prazo). Em outras palavras, energia é fornecida conforme precisada.

7 Neste modelo a circulação de dinheiro era proporcional a taxa de produção para que o crescimento da produção fosse acompanhado pelo crescimento da circulação de dinheiro. Quando o modelo é simulado, o crescimento exponencial dos recursos reais e da circulação de dinheiro resultam.

8 Esta característica foi usada na Figura IV-13a também para demonstrar um dos mini-modelos anteriores de economis Domar-Harrold, que adiciona novo dinheiro como uma proporção constante ao ano. Na simulação a disponibilidade da energia é mantida ilimitada (E constante), e o crescimento exponencial resulta (a no gráfico da Figura IV-15c).

9 http://www.unicamp.br/fea/ortega/ModSim/macroec/macroec Mi.xls

10 Figura IV-15b é o diagrama de energia para o mesmo modelo mas com uma permanente fonte de fluxo renovável. Veja a seção II-2. Aqui, permanente fonte renovável é substituída (Figura IV-15b), a simulação cresce e se nivela (b) na Figura IV-15c.

11 Apesar das equações de macro-economia serem usadas, o tipo de recurso controla a natureza do crescimento. Este exercício ajuda a mostrar a maneira que os sistemas econômicos são similares aos modelos gerais para sistemas auto-catalíticos, mas com a adição de mecanismos de dinheiro flexível que facilitam a participação humana nos padrões que podem maximizar a performance.

12 Exemplos de sistemas macro-ecocômicos
Os modelos macro-econômicos são freqüentemente aplicados a nações, estados e regiões. As disposições de controle de fontes adicionados a estes mini-modelos fazem com que as equações macro-econômicas dinâmicas e realistas.

13 Problemas experimentais "E se"
1. Qual é o efeito de um aumento na taxa de depreciação dos recursos que estão aumentando? Dobre K2. 2. Qual é o efeito de aumentar a percentagem da renda economizada e reinvestida? Aumente K5.

14 3. Qual é o efeito de aumentar a disponibilidade de energia no caso exponencial da Figura IV-15a? Aumente E. Qual é o efeito de aumentar a entrada de energia no sistema de fluxo limitado na Figura IV-15b? Aumente J.

15

16 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "315. Macro-economia (MACROEC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google