A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

207. Produção Líquida (NETPROD)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "207. Produção Líquida (NETPROD)"— Transcrição da apresentação:

1 207. Produção Líquida (NETPROD)

2 O processo de fotossíntese converte energia solar e materiais simples em matéria orgânica e oxigênio. Os produtos formam estoques que são utilizados pelas plantas, animais e micróbios.

3

4 O tamanho dos estoques em um sistema ecológico (ou econômico) são o resultado do balanço entre a taxa de Produção Bruta e a taxa de Consumo. A produção é proporcional a energia solar que varia durante as 4 estações. O consumo é proporcional ao volume do estoque (Q). A taxa de produção líquida é a diferença entre a produção bruta e o consumo interno (P menos C).

5 A diferença entre o produto bruto e o consumo é chamada produção líquida.
A taxa de produção (taxa de mudança em Q) é facilmente medida em campo. Erros graves acontecem quando se tenta utilizar a produção líquida como medida de produção bruta, ou comparam as duas como se fossem a mesma.

6 http://www.unicamp.br/fea/ortega/ModSim/netprod/netprod Mi.xls

7 A simulação se inicia com um estoque pequeno
A simulação se inicia com um estoque pequeno. O gráfico mostra o padrão de recursos de entrada, a taxa de produção bruta, o estoque do produto e a taxa de produção líquida. A produção líquida é maior durante o período de crescimento e declina quando o sistema se aproxima do equilíbrio.

8 O regime permanente é alcançado quando os estoques são constantes devido ao equilíbrio entre os fluxos de entrada e saída. Este programa de computador corresponde a simulação manual apresentada no Capítulo 8 do livro "Ecossistemas e Sociedade" de H.T. Odum e E.C. Odum (1988). Este é um modelo simples que permite comparar a produções líquida e bruta, sem considerar a reciclagem de materiais.

9 Exemplo de Produção Líquida
A produção líquida constitui a base para todos os sistemas ecológicos, agrícolas e florestais do mundo: charcos, lagos, rios, oceanos, campos, florestas, pântanos, etc. Na agricultura e nas florestas onde a ênfase é o rendimento, o consumo da fauna local é diminuído para obter a maior produção líquida possível.

10 Entretanto, os ecossistemas selvagens prevalecem fazendo com que seus produtos sustentem uma grande diversidade de organismos os quais contribuem para melhorar o solo e aumentam a produção bruta. Os princípios mostrados também se aplicam na produção de uma empresa. O número total de sapatos produzidos é a produção bruta sendo que a produção líquida é o balanço entre os sapatos feitos e aqueles vendidos e usados.

11 Experimentos "E se " 1. Qual é o efeito do aumento da taxa de consumo quando se aumenta K2?

12 Experimentos "E se " 2. Qual coeficiente no diagrama representa a eficiência com a qual a luz solar S é convertida em porção bruta? Qual é o efeito quando se aumenta este coeficiente?

13 Experimentos "E se " 3. Você consegue prever que tipo de gráficos resultarão se o armazenamento do produto começa em um nível maior?

14

15 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum * and Elisabeth C. Odum + * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "207. Produção Líquida (NETPROD)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google