A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A construção da história

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A construção da história"— Transcrição da apresentação:

1 A construção da história
Professora Taiane História

2 O que é história? O que é história? Conhecimento por meio de uma indagação; processo de mudança contínua da sociedade humana; é o estudo do que os homens do passado fizeram, da maneira pela qual viviam, das idéias que tinham. [é o estudo que os pesquisadores fazem dos homens do passado, mostrando como viviam e o que realizaram os povos que nos precederam. Fontes históricas: o trabalho do historiador consiste em interpretar os fatos históricos ou as experiências humanas, por meio da análise de registros que foram deixados por uma sociedade em um determinado tempo e local. Esses registros são chamados documentos ou fontes históricas.

3 As fontes históricas Tipos de fontes: Escritas, orais, sonoros, visuais, documentos oficiais, documentos particulares, publicações científicas, imprensa...

4 As fontes históricas Arqueologia: Busca informações nos vestígios materiais, como armamentos, restos de alimentos e peças de cerâmica, no caso da pré-história, período de ausência de escrita. Onde encontrar as fontes? Instituições públicas ou privadas (museus, arquivos, universidades, igrejas, galerias de arte). Esse conjunto de fontes materiais é denominado patrimônio histórico e cultural de um povo.

5 Lidando com o tempo Estou sem tempo, perdi a hora, o tempo passou e nem percebi. Medir o tempo tornou-se uma necessidade. Cada sociedade encontrou uma maneira diferente de contar o tempo, de acordo com seu modo de vida. O tempo cronológico e os calendários: Os primeiros povos marcavam o tempo seguindo os ciclos naturais. Os calendários são convenções, as sociedades em diferentes épocas utilizaram critérios próprios para marcar o dia, o mês e o ano, variam de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo.

6 Os calendários

7 Calculando o tempo Para descobrir a que século pertence determinada data, basta analisar os dois últimos números, se terminar em dois zeros, o século corresponde ao(s) primeiro(s) algarismo(s). 200 = século II 400 = século IV 2000 = século XXI Quando o ano não termina em dois zeros, basta eliminar os dois últimos algarismo e somar 1 ao restante do número. 324 = (3+1=4) século IV 1998 = (19+1=20) século XX 80= (0+1=1) século I

8 Periodização da história ocidental
Quando se organiza uma linha do tempo de uma sociedade, temos várias possibilidades de elaboração. Os historiadores determinam os marcos históricos que consideram relevantes.


Carregar ppt "A construção da história"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google