A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISE DE 29 E TOTALITARISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISE DE 29 E TOTALITARISMO"— Transcrição da apresentação:

1 CRISE DE 29 E TOTALITARISMO

2 Conceito de Totalitarismo
Totalitarismo: tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. A direção do aparelho estatal está a cargo de um único partido político ou de um chefe.

3 Elementos formadores final da Primeira Guerra Mundial e a conseqüente crise política, econômica e social dos países europeus; a crise mundial de 1929; o avanço das idéias socialistas; a experiência do fascismo italiano, sob a direção de Benito Mussolini.

4 Fatores da Crise de 29 Diminuição do consumo: o aumento do salário é menor que o aumento da produção, gerando uma diminuição do consumo e a falência de várias indústrias; Superprodução agrícola: devido ao processo de evolução tecnológica no campo e pela recuperação da agricultura européia no pós-guerra (excedente da produção agrícola);

5 Fatores da Crise de 29 Crack da bolsa de Nova Iorque: o excesso de otimismo, referente ao crescimento industrial norte-americano, supervaloriza as ações de muitas empresas – valorização esta, superior ao capital real das empresas. Com o início das falências, muitos acionistas procuraram vender suas ações, provocando uma brutal queda em seus valores.

6 Fatores da Crise de 29 No dia 24 de outubro de 1929 – Quinta-feira Negra - a bolsa de valores de Nova Iorque conheceu sua maior baixa, sendo o estopim para uma das maiores crises capitalistas de toda história, iniciando-se a chamada Grande Depressão.

7 Origem do Fascismo Italiano
As origens do fascismo italiano estão na inflação, no enorme desemprego e no nacionalismo exaltado – surgidos após a Primeira Guerra Mundial. A grande crise econômica da Itália pós-guerra fez desenvolver o Partido Socialista, porta voz da classe trabalhadora, que passa a liderar os movimentos, impondo uma série de greves, acentuando a crise.

8 Origem do Fascismo Italiano
É neste contexto que Benito Mussolini funda o Partido Fascista e monta as Esquadras – tropas de choque do partido que utilizavam da violência contra seus adversários. O fascismo será fortalecido pelo apoio da classe média e da grande burguesia – temerosos da agitação social que tomava conta do país. O acesso ao poder deu-se em outubro de 1922, após uma exibição de força dos “camisas negras” (militantes fascistas) – a chamada Marcha sobre Roma.

9 Realizações do Fascismo Italiano
assinatura do Tratado de Latrão (1929 ) – acordo entre o Estado e a Igreja Católica que cria o Vaticano – território sob autoridade do papado, e torna obrigatório o ensino da religião católica nas escolas públicas. organização de um Estado corporativo - profissionais do mesmo ramo formam uma corporação de patrões e empregados, com vistas a tentar eliminar a luta de classes.

10 Realizações do Fascismo Italiano
Estado Fascista: passa a ser o mediador da questão social (capital x trabalho), proibindo as greves e criando uma legislação trabalhista. Patrocina a construção de grandes obras públicas, investimentos na área industrial – setor automobilístico, construção naval, hidroelétricas, etc...

11 Origens do Nazismo Motivações: Pangermanismo (fins do século XIX), crise política, econômica e social geradas no pós-guerra (Tratado de Versalhes). Os efeitos imediatos do Tratado de Versalhes são inúmeras agitações sociais e o avanço das idéias socialistas.

12 Origens do Nazismo Procurando conter tal avanço foi fundado, aos moldes do fascismo italiano, o Partido Nacionalsocialista dos Trabalhadores Alemães – o Partido Nazista.

13 Origens do Nazismo A direção do partido ficou a cargo de Adolf Hitler. Este, em seu livro Mein Kampf (Minha luta), sistematizou os princípios fundamentais da ideologia nazista: anticomunismo, nacionalismo exacerbado, desobediência ao Tratado de Versalhes, Estado totalitário, superioridade da raça ariana e a teoria do espaço vital – criação de um território exclusivo para a raça ariana.

14 Origens do Nazismo Chegada ao poder: Nas eleições de 1932 o Partido Nazista ficou muito fortalecido – conquistando 280 cadeiras no Parlamento. Seus adeptos cresciam cada vez mais, tendo as SA (tropas de choques) e as SS (tropas de assalto) como organizações de combate aos adversários. No mesmo ano, Hitler era nomeado chanceler.

15 Origens do Nazismo No ano de 1933, após o incêndio do Reichstag (parlamento), os nazistas implantaram a ditadura nazista. Dentre suas ações, destacam-se: a dissolução dos sindicatos; o estabelecimento da censura aos meios de comunicação; a extinção de todos os partidos políticos- exceto o Partido Nazista; e início das perseguições aos judeus e outras minorias.

16 Origens do Nazismo Em 1934, com a morte do presidente Hindenburg, Hitler acumulou as funções de chanceler e de presidente – decisão que foi confirmada por um plebiscito. Foi fundado assim o III Reich alemão.

17 Realizações do Nazismo
O Estado fortemente intervencionista favoreceu a eliminação do desemprego e patrocinou o desenvolvimento industrial – principalmente a indústria bélica. Foram criados campos de concentração, destinados aos comunistas, socialistas, liberais, ciganos e judeus.

18 Características do Nazismo e do Fascismo
Nacionalismo exacerbado, totalitarismo, corporativismo, militarismo, Anticomunismo, e expansionismo territorial.

19 Características do Nazismo e do Fascismo
A ideologia nazista apregoa a superioridade da raça ariana enquanto os fascistas se dizem herdeiros e restauradores do antigo Império Romano.

20 Questionário 1- O que é Totalitarismo? Tipo de Estado, difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas. A direção do aparelho estatal está a cargo de um único partido político ou de um chefe.

21 Questionário 2- Quais são os fatores que estimularam a formação do Estado Totalitário? O final da Primeira Guerra Mundial e a conseqüente crise política, econômica e social dos países europeus; A crise mundial de 1929; O avanço das idéias socialistas; A experiência do fascismo italiano, sob a direção de Benito Mussolini.

22 Questionário 3- Descreva os fatores que desencadearam a crise de 1929.
diminuição do consumo: o aumento do salário é menor que o aumento da produção, gerando uma diminuição do consumo e a falência de várias indústrias; superprodução agrícola: devido ao processo de evolução tecnológica no campo e pela recuperação da agricultura européia no pós-guerra (excedente da produção agrícola); continuação

23 Questionário crack da bolsa de Nova Iorque: o excesso de otimismo, referente ao crescimento industrial norte-americano, supervaloriza as ações de muitas empresas – valorização esta, superior ao capital real das empresas. Com o início das falências, muitos acionistas procuraram vender suas ações, provocando uma brutal queda em seus valores. No dia 24 de outubro de 1929 – Quinta-feira Negra - a bolsa de valores de Nova Iorque conheceu sua maior baixa, sendo o estopim para uma das maiores crises capitalistas de toda história, iniciando-se a chamada Grande Depressão. Continuação da resposta 3. Descreva os fatores que desencadearam a crise de 1929.

24 Questionário 4- Explique o New Deal.
Plano de intervenção do Estado na economia. O plano estimulava a economia, através de grande obras públicas e por um conjunto de mecanismos sociais, que ampliaram o poder compra dos norte-americanos.

25 Questionário 5- Quais são os efeitos da crise de 29? A diminuição do volume de exportações e importações, negociado com os Estados Unidos, trouxe uma onda de desemprego e falências ao redor do mundo. Esta crise econômica e social, somada aos efeitos da Primeira Guerra, fortaleceram as idéias socialistas e o avanço do movimento operário, bem como dos Partidos Comunistas. Para conter o avanço da esquerda, as forças de direita passam a se organizar, surgindo assim as idéias contra-revolucionárias. O primeiro país a conhecer um regime totalitário foi a Itália – antes da crise de 1929.

26 Questionário 6- Disserte sobre o fascismo italiano.
As origens do fascismo italiano estão na inflação, no enorme desemprego e no nacionalismo exaltado – surgidos após a Primeira Guerra Mundial. A grande crise econômica da Itália pós-guerra fez desenvolver o Partido Socialista, porta voz da classe trabalhadora, que passa a liderar os movimentos, impondo uma série de greves, acentuando a crise. É neste contexto que Benito Mussolini funda o Partido Fascista e monta as Esquadras – tropas de choque do partido que utilizavam da violência contra seus adversários. O fascismo será fortalecido pelo apoio da classe média e da grande burguesia – temerosos da agitação social que tomava conta do país. continuação

27 Questionário O acesso ao poder deu-se em outubro de 1922, após uma exibição de força dos “camisas negras” (militantes fascistas) – a chamada Marcha sobre Roma. É característico do fascismo a organização de um Estado corporativo - profissionais do mesmo ramo formam uma corporação de patrões e empregados, com vistas a tentar eliminar a luta de classes. O Estado passa a ser o mediador da questão social (capital x trabalho), proibindo as greves e criando uma legislação trabalhista. O Estado patrocina a construção de grandes obras públicas, investimentos na área industrial – setor automobilístico, construção naval, hidroelétricas etc. Continuação da resposta 6. Disserte sobre o fascismo italiano.

28 7- O que foi a República de Weimar?
Questionário 7- O que foi a República de Weimar? Período caracterizado pela instauração de um Estado democrático, na Alemanha do pós-guerra, cuja base política é o regime parlamentar-republicano ( ). É uma época de grande efervescência cultural. O social-democrata Friedrich Ebert fica encarregado de organizar o primeiro governo republicano.

29 Questionário 8- Quais são as origens do Nazismo?
As origens do nazismo alemão estão no pangermanismo, de fins do século XIX, e na crise política, econômica e social geradas no pós-guerra. O clima de instabilidade é acentuado com a assinatura do Tratado de Versalhes – documento que impõe à Alemanha pesadas indenizações e perdas territoriais. Seus efeitos imediatos são inúmeras agitações sociais e o avanço das idéias socialistas. Procurando conter tal avanço foi fundado, aos moldes do fascismo italiano, o Partido Nacionalsocialista dos Trabalhadores Alemães – o Partido Nazista. A direção do partido ficou a cargo de Adolf Hitler.

30 Questionário 9- Quais são os princípios fundamentais da ideologia nazista? Anticomunismo, nacionalismo exacerbado, desobediência ao Tratado de Versalhes, Estado totalitário, superioridade da raça ariana e a teoria do espaço vital – criação de um território exclusivo para a raça ariana.

31 Questionário 10- Como os nazistas chegam ao poder na Alemanha?
Nas eleições de 1932 o Partido Nazista ficou muito fortalecido – conquistando 280 cadeiras no Parlamento. Seus adeptos cresciam cada vez mais, tendo as SA (tropas de choques) e as SS (tropas de assalto) como organizações de combate aos adversários. No mesmo ano, Hitler era nomeado chanceler. No ano de 1933, após o incêndio do Reichstag (parlamento), os nazistas implantaram a ditadura nazista. Dentre suas ações, destacam-se: a dissolução dos sindicatos; o estabelecimento da censura aos meios de comunicação; a extinção de todos os partidos políticos- exceto o Partido Nazista; e início das perseguições aos judeus e outras minorias.

32 Questionário 11- Quais são as realizações do nazismo?
A criação de um Estado fortemente intervencionista favoreceu a eliminação do desemprego e patrocinou o desenvolvimento industrial – principalmente a indústria bélica. Foram criados campos de concentração, destinados aos comunistas, socialistas, liberais, ciganos e judeus.

33 Questionário 12- Caracterize o nazismo e o fascismo.
Nacionalismo exacerbado, totalitarismo, corporativismo, militarismo, anticomunismo, expansionismo territorial. A ideologia nazista apregoa a superioridade da raça ariana enquanto os fascistas se dizem herdeiros e restauradores do antigo Império Romano. A consolidação dos regimes totalitários – com suas idéias nacionalistas e militares –desenvolveu sentimentos imperialistas que desencadearam a Segunda Guerra Mundial.


Carregar ppt "CRISE DE 29 E TOTALITARISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google