A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede de Computadores Fundamentos de Redes Faculdade Pitágoras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede de Computadores Fundamentos de Redes Faculdade Pitágoras"— Transcrição da apresentação:

1 Rede de Computadores Fundamentos de Redes Faculdade Pitágoras
Prof. Fabricio Lana Pessoa

2 Objetivo Conhecer o histórico da evolução dos sistemas computacionais e dos meios de comunicação

3 Primordios da comunicação
Desde os tempos mais remotos, o homem anseia comunicar-se à longa distância. 

4 Hoje ! Acesso a informação a qualquer lugar, a qualquer momento
Redes Celular, Wifi, WiMax, 3G. Todos querem estar em rede. Hoje !

5 “Redes de Computadores é um conjunto de equipamentos que são capazes de trocar informações e compartilhar recursos entre si, utilizando protocolos para se comunicarem e interligados por meios de comunicação.”

6 Exemplo

7 Elementos de uma Rede Equipamentos
– Qualquer dispositivo capaz de se comunicar através do sistema de comunicação disponível. Ex. Roteadores; • Sistema de comunicação – São os meios de transmissão. Ex. cabo, fibra óptica, ondas de rádio; Protocolos – Conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação. Ex. TCP/IP.

8 O surgimento das redes Anos 50 - Processamento e acesso centralizados
Um único computador de grande porte mantinha, processava e disponibilizava as informações . Processamento em lote (batch). Terminais começam a ser instalados a distância e se comunicar com um computador central Surge a necessidade de segurança e redundância de dados, compartilhamento de conhecimento e recursos, mobilidade. Em meados da década de 1960, o governo dos EUA., por intermédio do Departamento de Defesa, iniciou estudos relacionadas à viabilidade do desenvolvimento de redes de computadores. Surge a ARPANET, que se transformaria mais tarde na Internet As redes de computadores surgiram da necessidade de troca de informações, onde é possível ter acesso a uma informação que está fisicamente localizada distante de você. A história da comunicação de dados começou, timidamente, nos anos 60, quando alguns terminais deixaram o centro de processamento de dados para serem instalados "a distância" e começaram a se comunicar com o "computador principal". Nascia, dessa forma, o sistema de teleprocessamento, cujo elemento central era o computador que alojava todas as aplicações e cuidava do funcionamento dos terminais remotos.  Por exemplo, o caixa eletrônico, onde você pode ter acesso aos dados de sua conta corrente que estão armazenados em um computador a centenas ou milhares de quilômetros de distância. Em seu nível mais elementar, uma rede consiste de dois computadores conectados um ao outro por um cabo, para que possa compartilhar dados. Com a queda do custo de implementação de redes, é praticamente impossível pensar em um ambiente de trabalho em que os micros existentes não estejam interligados, por menor que seja esse ambiente.

9 • Anos 60: – Surgiram os terminais interativos.
– Acesso ao computador central por meio de linhas de comunicação. – Processamento em tempo compartilhado (time-sharing).

10 Anos 70: Anos 80: Descentralização:
Minicomputadores e microcomputadores podiam se comunicar com o computador de grande porte. Mais acessíveis e mais fáceis de utilização pelos usuários. Anos 80: – Evolução dos sistemas de comunicação de dados para longa distância; Expansão de linhas dedicadas. Uso de satélites. Integração dos micros às redes de comunicação corporativas (além do processamento local).

11 Anos 90: – Compartilhamento de periféricos, programas aplicativos e informações de banco de dados entre microcomputadores. Interconectividade entre redes. Atualmente: – Internet Ultra-Rápida. – Servidores de usos diversos. – Redes privadas virtuais. – Voz sobre IP. – Evolução do terminal multifuncional.

12 Evolução dos Sistemas Computacionais
Computador Móvel

13 Questões para Discussão:
1 - Que motivações levaram ao surgimento das redes? 2 - De acordo com o conceito apresentado, quais componentes constituem uma rede? 3 - Qual é a tendência atual na forma de se organizar as redes ?

14 O que compartilhar? Os computadores que fazem parte de uma rede podem compartilhar: Dados (arquivos Word, Excel, Powerpoint, etc); Mensagens ; Impressoras; Aparelhos de fax; Modens (Internet); Outros recursos de Hardware e Software.

15 Exemplo

16 VideoConferência

17 Acesso Remoto

18 Uso das redes de computadores
Aplicações Comerciais: Compartilhamento de recursos: Troca de arquivos e compartilhamento de periféricos; Modelo Cliente/Servidor; Meio de Comunicação entre pessoas. Ex.: .

19 Compartilhamento de Arquivos e Recursos

20 Compartilhamento de Conexão

21 Uso das redes de computadores
Aplicações Domésticas: Acesso a dados remotos; Comunicações entre pessoas; Entretenimento interativo; Comércio eletrônico; Aplicações Móveis: Celular; PDA; etc.

22 Jogos em Rede

23 Princípios de Comunicação em Redes
As redes possibilitam que várias pessoas compartilhem dados e periféricos simultaneamente; Os computadores são dispositivos digitais, ou seja, representa dados através de dígitos binários (bits, 0 ou 1); Transmitir dados através de uma rede, significa enviar bits de um computador para o(s) outro(s) através de um meio de transmissão.

24 Tipos de Sinais Sinal Análógico Frequência: variação ciclica de uma função no tempo, em Hz ( É a quantidade de ciclos/s) F=1/T T Período: intervalo de tempo em que uma função náo se repete. Sinal Analógico Exemplos de sinais analógicos Sensor de temperatura Voz Humana A frequência da voz humana está tipicamente entre 300Hz e 4000Hz. – Qualidade e timbre – Pouca Informação 1400 a 2400 – REconhecimento e Inteligibilidade 2400 a 3400 – Pouca informação O ouvido humano vai de 16Hz a 20000Hz Diversos valores aleatórios no tempo Comprimento de onda λ = vT , sendo T o período, f a frequência e v a velocidade de propagação Sinal Digital 1 t 24

25 Princípios de Comunicação em Redes
As redes podem oferecer dois tipos de serviço de comunicação: Serviços orientados à conexão; Serviços sem conexão.

26 Orientada a Conexão • Análogo ao sistema telefônico:
Tira o telefone do gancho e disca um número → Estabelece uma conexão; Fala → Usa a conexão; Desliga → Libera a conexão; A conexão funciona como um caminho único entre origem e destino, onde ao se inserir bits numa extremidade os mesmos serão recebidos pelo receptor na outra extremidade, na mesma ordem em que foram inseridos; Pode ser Permanente ou Temporária.

27 Não Orientada a Conexão
Análogo ao sistema postal: Cada correspondência possui o endereço de destino; Se duas ou mais correspondências forem enviadas a partir de um mesmo emissor, para o mesmo destino, podem chegar fora de ordem; Não existe uma conexão criada entre origem e destino, sendo assim, os pacotes podem ser encaminhados por caminhos diferentes e chegarem, em ordem diferente à emitida, no destino; Exemplo: Internet.

28 Comunicação Assíncrona e Síncrona
Na comunicação assíncrona, um remetente e um receptor não sincronizam antes de cada transmissão, ou seja, não existe um intervalo de tempo fixo entre os bits ou dados transmitidos. Utilizada em redes mais antigas e de baixa velocidade (linha discada); Na comunicação síncrona, o remetente e o receptor devem estar sincronizados, ou seja, os bits serão enviados sempre em intervalos de tempo constantes. Quando não houver dados a serem enviados, o transmissor continua enviado algum caracter na linha mantendo o “ritmo” da transmissão. Utilizada em redes de maior velocidade (Ex.: 2 Mbps).

29 Comunicação Na comunicação de dados existe sempre um transmissor e um receptor. Os modos de comunicação são definidos pela quantidade de transmissores, esses modos são conhecidos como: Simplex, Half duplex e Full duplex.

30 A comunicação pode ocorrer de diferentes modos:
30

31 Modos de transmissão (analógico e/ou digital)
31

32 Modos de transmissão (analógico e/ou digital)
32

33 Simplex, Half-duplex e Full-duplex
Outros exemplos? Televisão; Modem; Placa de rede; Telex; Código morse; Telefone. Simplex half half half half full

34 Tipo de Processamento Processamento Centralizado: Todo processamento é feito em uma única localização ou instalação, possibilitando um maior controle (Exemplo: instituições financeiras) – Redes do tipo Cliente Servidor; Processamento Descentralizado: Os equipamentos de processamento encontram-se dispostos em localizações distintas e remotas, sendo que as operações de cada um deles é independente das outras (Exemplo: cadeia de farmácias); Processamento Distribuído: As informações são espelhadas por diversos locais remotos, mas elas são conectadas umas às outras para constante atualização e supervisão. (Exemplo: uma empresa com a matriz em um estado e várias filiais em outros estados).

35 Tipos de Redes (Área de Abrangência)

36 Área de Abrangência LAN (Local Area Network): Pequeno número de computadores em áreas restritas, dentro de uma área limitada (pequenas distâncias entre eles). Redes Locais; MAN (Metropolitan Area Network): Médio número de computadores em áreas de grande porte (cidades). Redes Metropolitanas; WAN (Wide Area Network): Grande número de computadores em áreas envolvendo várias cidades e/ou países. Redes de Amplo Alcance, rede remota.

37 Área de Abrangência

38 Redes Cliente Servidor Redes Ponto a Ponto

39 O que são Servidores? São computadores ou equipamentos que disponibilizam seus recursos para outros computadores; Exemplos: Servidor de arquivos: seus discos rígidos podem ser acessados por outros computadores; Servidor de impressão: suas impressoras e/ou plotters podem ser usados por outros computadores; Servidor de “back-up”: suas unidades de fita magnética, discos ópticos ou outros dispositivos de armazenamento podem ser usados por outros computadores.

40 O que são computadores Clientes?
São os computadores que usam os recursos dos servidores; Também podem ser chamados em alguns casos de “estações de trabalho”; Tipos de operação: Somente como cliente; Cliente e Servidor simultâneos (servidor não dedicado), comum em redes pequenas.

41 Servidor Não-Dedicado

42 Servidor Dedicado

43 TOPOLOGIAS DE REDES

44 Topologia de Conexão A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados (disposição geométrica). Esses elementos são chamados de nós, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos. Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de um meio de transmissão, ligando cada equipamento a todos os demais equipamentos da rede.

45 Topologia Física A topologia física é determinada pela maneira como os equipamentos são fisicamente conectados. Esta relacionada a modo pelo qual são distribuídos, organizados e conectados cabos e placas de rede. 45

46 Topologia Física

47 Barramento Também conhecida como linear, na topologia em barra todos os computadores são conectados ao mesmo meio de transmissão em SÉRIE.

48 Barramento Apresenta uma dificuldade de expansão: se um novo equipamento for adicionado à rede, pode ser preciso fazer um remanejamento de cabos. Se um cabo for desconectado, toda a rede fica inoperante. Cada nó conectado à barra pode “ouvir” todas as informações transmitidas. Ex. Redes de cabo coaxial. Antiga Ethernet (IEEE 802.3) 10base2 e 10base5

49 Colisão no Barramento A colisão é um evento que ocorre freqüentemente nestas redes, quando dois computadores tentam enviar informações no mesmo instante • Elas são normais no funcionamento da topologia “barramento”, mas se forem muito freqüentes, o desempenho da rede será prejudicado

50 Tratamento da Colisão Quando um computador deseja transmitir, ele avalia se a linha está disponível e inicia a transmissão Se dois computadores iniciarem a transmissão ao mesmo tempo utilizando o mesmo barramento, haverá a “colisão” Os computadores envolvidos na colisão irão aguardar um intervalo de tempo aleatório e tentar novamente Esse método é o utilizado pelo CSMA/CD em redes locais, que será visto com mais detalhes nas unidades seguintes.

51 CSMA / CD Carrier-sense Multiple Access with Collision Detection - Acesso Múltiplo com Detecção de Portadora e Colisão; Analogia: Uma conversa educada à mesa de jantar: Nosso segmento Ethernet é a mesa de jantar, e os nós são as pessoas conversando educadamente; A expressão múltiplo acesso (multiple access) quer dizer que quando uma estação de Ethernet transmite, todas as estações no meio ouvem a transmissão. Da mesma maneira que, quando uma pessoa fala todos as outras pessoas à mesa escutam.

52 CSMA / CD Agora vamos imaginar que você esteja à mesa e tenha algo a dizer. No momento, entretanto, existe uma outra pessoa falando; Como esta é uma conversa educada, em vez de imediatamente você falar e interromper o outro, você espera até que ele termine de falar. Na terminologia da Ethernet, esse processo se chama carrier sense (detecção de portadora); Antes de uma estação começar a transmitir, ela "ouve" o meio para saber se outra estação está transmitindo. Se o meio estiver em silêncio, a estação reconhece que esse é o momento apropriado para transmitir. (Nick Pidgeon. "HowStuffWorks - Como funciona a Ethernet".  Fonte: < Acesso em: 29 jan. 2009)

53 Observação... O IEEE é uma especificação com padrões sobre o funcionamento das redes locais. Esta especificação, inclui vários subpadrões de acordo com o tipo de cabo utilizado (coaxial fino ou grosso, par trançado, etc). Exemplo: De um modo geral, o refere-se a redes locais que utilizam protocolo Ethernet, tendo ficado conhecido então como o padrão Ethernet de redes locais.

54 Estrela

55 Estrela Nesta topologia existe um dispositivo central, comumente chamado de concentrador, por onde passa todo o tráfego da rede. Normalmente apresenta uma maior confiabilidade, já que a parada de uma única estação não prejudica toda a rede. Proporciona maior facilidade de manutenção, uma vez que permite a identificação setorizada de problemas e para as intervenções não é necessário parar toda a rede. Apresenta uma maior quantidade de cabos e a falha do equipamento central pode provocar a paralisação total da rede

56 Anel

57 Anel As ligações são ponto-a-ponto e operam num único sentido de transmissão (comunicação simplex) Uma mensagem deverá circular pelo anel até que chegue ao módulo de destino, sendo passada de estação em estação, obedecendo ao sentido definido pelo anel A comunicação é baseada na troca de “tokens” (“fichas”) autorizações para comunicação. Cada máquina só irá transmitir no momento que ocorrer a passagem do “token” na sua “porta” Um bom exemplo são as redes Token Ring (IEEE 802.5) que utilizam topologia física em anel.

58 Comparação entre as Topologias

59 Topologia Lógica As topologias lógicas descrevem a maneira como a rede transmite informações de um equipamento para outro. Esta relacionada ao modo pelo qual os equipamentos fazem acesso ao meio de transmissão. Isto determinará o protocolo que será utilizado, o formato do pacote, o método de transferência, entre outras informações. Vale observar que para uma mesma configuração de topologia, poderemos ter diferentes classificações para sua disposição física e lógica, conforme apresentado a seguir e detalhamento dos protocolos na unidade 2. 59

60 Topologia Física em estrela e lógica em barramento
HUB

61 Topologia lógica em Estrela, física em estrela
Swicth Neste caso não há problemas com a colisão O switch faz o chaveamento direto entre os membros da comunicação, criando um caminho exclusivo para os pacotes.

62 Topologia lógica em Anel
Física em Estrela

63 Topologia lógica em Anel
Um bom exemplo para esta topologia são as redes FDDI. Estas redes também utilizam mecanismo de Token, semelhante as redes token ring, mas admitem a existência de vários tokens circulando na rede. Este padrão foi derivado das especificações do IEEE mas acabou sendo padronizado pela ANSI.


Carregar ppt "Rede de Computadores Fundamentos de Redes Faculdade Pitágoras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google