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Prof. Esp. Sandro Everton Leão

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Apresentação em tema: "Prof. Esp. Sandro Everton Leão"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Sandro Everton Leão
BALANCED SCORECARD Prof. Esp. Sandro Everton Leão

2 BALANCED SCORECARD BALANCED SCORECARD?? Durante muitos anos, as medidas contábil-financeiras foram os principais meios utilizados pelos altos executivos para a obtenção de informações sobre o desempenho da empresa. Hoje essas medidas já não são mais suficientes.

3 BALANCED SCORECARD CERTO OU ERRADO????

4 BALANCED SCORECARD RESPOSTA: A maioria dessas medidas foi desenvolvida para uma economia industrial. Nesse contexto, o sucesso de uma empresa dependia, principalmente, da eficácia dos executivos em investir e administrar recursos físicos, recursos tangíveis.

5 VAMOS ANALISAR UM POUCO DESTA HISTÓRIA...
BALANCED SCORECARD VAMOS ANALISAR UM POUCO DESTA HISTÓRIA... 1ª ERA: A ERA DA INSPEÇÃO Primeira era da qualidade – da Inspeção – voltou-se para o Chão de Fábrica. Quem inspecionava cada produto acabado era o funcionário. Nesse contexto, a administração da fábrica visualizava somente os custos e o lucro. Os engenheiros se preocupavam com a fabricação e com a qualidade.

6 2ª ERA: A ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO
BALANCED SCORECARD 2ª ERA: A ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO a preocupação com o processo se fez presente. Controlávamos, estatisticamente, os produtos, verificando as peças que saíam das máquinas... A máquina fabricava 100 peças...  ...escolhíamos uma fazíamos a inspeção desse lote com essa peça.

7 3ª ERA: A ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE
BALANCED SCORECARD 3ª ERA: A ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE A terceira era foi marcada pela padronização. Os produtos eram fabricados, mas sua forma final dependia do funcionário que com ele estivesse envolvido. Chegamos então à Era da Garantia da Qualidade. A padronização trazia benefícios para a fábrica, mas não o suficiente para o produto ter boaqualidade, pois produtos de má qualidade poderiam estar sendo padronizados. .

8 4ª ERA: A ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA
BALANCED SCORECARD 4ª ERA: A ERA DA GESTÃO ESTRATÉGICA considerando os mercados; Para sobreviver – além de estar preparada para se adaptar aos mercados e a suas tendências –, a empresa teria de ser conduzida... permanecendo atenta a sua alta segmentação; cuidando da lealdade dos clientes; preservando a habilidade de seus funcionários.

9 BALANCED SCORECARD ESTRATÉGIA???? A estratégia é elaborada com vistas às análises de fatores, e ambientes internos e externos,oportunidades e ameaças, de maneira que garanta à organização alcançar o patamar futuro desejado.

10 BALANCED SCORECARD BALANCED SCORECARD Kaplan e Norton deram início, no ano de 1990, ao estudo intitulado Measuring Performance in the Organization of the Future. Esse estudo tinha como finalidade averiguar como seria o método de medição de desempenho no ano 2000. 12 organizações participaram desse estudo.

11 AS MEDIDAS DE DESEMPENHO...
BALANCED SCORECARD AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... Então, além de medidas financeiras tradicionais, foram acrescidas outras medidas de desempenho relativas a... prazos de entrega ao cliente; qualidade e ciclo do processo de produção; eficácia no desenvolvimento de novos produtos.

12 AS MEDIDAS DE DESEMPENHO...
BALANCED SCORECARD AS MEDIDAS DE DESEMPENHO... As discussões de Kaplan e Norton conduziram a uma ampliação do scorecard denominado Balanced Scorecard – BSC. (cartão de marcação balanceado)  Essa nova metodologia baseava-se na representação equilibrada das medidas financeiras e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas... financeira; do cliente; dos processos internos; de aprendizado e crescimento.

13 APRENDIZADO E CRESCIMENTO
BALANCED SCORECARD ELES ACREDITAVAM QUE A empresa está sustentada em quatro pilares FINANÇAS PROCESSOS INTERNOS CLIENTES APRENDIZADO E CRESCIMENTO

14 E ESTES INDICADORES SE COMPLETAM
BALANCED SCORECARD E ESTES INDICADORES SE COMPLETAM FINANÇAS CLIENTES PROCESSOS INTERNOS VISÃO E ESTRATÉGIA APRENDIZADO E CRESCIMENTO

15 BALANCED SCORECARD ENTÃO O CONCEITO É QUE... BSC é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa num conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiro e não financeiro que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

16 A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais;
BALANCED SCORECARD A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais; Alinhar a organização à estratégia; Transformar a estratégia em tarefa de todos; Converter a estratégia em Processo Contínuo; Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva .

17 A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais;
BALANCED SCORECARD A MISSÃO DO BSC É... Traduzir a estratégia em termos operacionais; Alinhar a organização à estratégia; Transformar a estratégia em tarefa de todos; Converter a estratégia em Processo Contínuo; Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva .

18 A PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO
BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA APRENDIZADO E CRESCIMENTO Para cumprir nossa visão devemos garantir nossa habilidade para mudar e melhorar. Objetivos Medidas Metas Iniciativas Para Kaplan e Norton (2002), a capacidade de alcançar metas ambiciosas para os objetivos financeiros, dos clientes e dos processos internos depende das capacidades organizacionais para o aprendizado e o crescimento.

19 A PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS
BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS Devemos garantir excelência nos nossos processos internos para mudar e melhorar. Objetivos Medidas Metas Iniciativas Para Kaplan e Norton (2002), na perspectiva dos processos internos, os executivos identificam os processos críticos em que devem buscar a excelência, a fim de atender aos objetivos dos acionistas e de segmentos específicos de clientes.

20 A PERSPECTIVA CLIENTES
BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA CLIENTES Para cumprir nossa visão como devemos aparecer para nossos clientes? Objetivos Medidas Metas Iniciativas Segundo Kaplan e Norton (2002), a perspectiva dos clientes do BSC permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultados relacionadas a satisfação, fidelidade, retenção, captação e lucratividade – com segmentos específicos de clientes e mercado.

21 A PERSPECTIVA FINANCEIRA
BALANCED SCORECARD A PERSPECTIVA FINANCEIRA Para ter sucesso financeiramente, como devemos aparecer para os acionistas? Objetivos Medidas Metas Iniciativas Segundo Kaplan e Norton (2002), os objetivos financeiros representam a meta de longo prazo da empresa: gerar retornos superiores a partir do capital investido na unidade de negócios

22 MAS ESTA FERRAMENTA FUNCIONA MESMO??
BALANCED SCORECARD MAS ESTA FERRAMENTA FUNCIONA MESMO?? ISSO É O QUE NÓS VAMOS VER AGORA…

23 MAS PARA ISSO, VAMOS USAR O CONCEITO...

24 AS CONTADORAS EQUIPE NOME: AS CONTADORAS LÍDER: JOCINÉIA COR: LILÁS
ANIMAL: TIGRE Tema: BSC UNIC

25 NOME: CONTADORES DO FUTURO TEMA: Perspectiva Clientes
EQUIPE CONTADORES DO FUTURO NOME: CONTADORES DO FUTURO LÍDER: ALEX COR: BRANCA ANIMAL: LEÃO TEMA: Perspectiva Clientes

26 TEMA: Perspectiva Processos Internos
EQUIPE PATRYMONYUS NOME: PATRYMONYUS LÍDER: ROSE COR: ROSA ANIMAL: CACHORRO TEMA: Perspectiva Processos Internos

27 Tema: Perspectiva Financeira
EQUIPE MINOTAURO NOME: MINOTAURO LÍDER: COR: ANIMAL: Tema: Perspectiva Financeira

28 TEMA: Perspectiva Aprendizagem e Crescimento
EQUIPE THE COUNTING NOME: THE COUNTING LÍDER: COR: ANIMAL: TEMA: Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

29 CARACTERÍSTICAS DA APRESENTAÇÃO:
TAREFA Pesquisar e preparar uma apresentação sobre o UM CASO PRÁTICO envolvendo a perspectiva apresentada CARACTERÍSTICAS DA APRESENTAÇÃO: Supercriativa;, Utilizar os motivos da equipe do UFC; Todos devem apresentar: a nota é individual; No máximo 30 minutos, incluindo o tempo de preparação do material multimídia; Apresentação na próxima aula;


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