A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO

2 GLOBALIZAÇÃO e MUNDIALIZAÇÃO São sinônimos ou pretendem designar conceitos distintos?
Segundo alguns autores a globalização é uma forma mais aperfeiçoada e abrangente do conceito de mundialização. Enquanto a mundialização está mais ligada à integração crescente de certas partes do mundo do ponto de vista económico, a globalização é mais abrangente e abrange além da dimensão económica também as dimensões sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas. GLOBALIZAÇÃO É um fenômeno econômico, social, político e cultural. O processo de globalização caracteriza-se pela difusão a todo o planeta de modelos (económicos, políticos e culturais) de forte inspiração ocidental, baseados na economia de mercado e na organização social e política de tipo liberal, e traduz-se num fluxo crescente de bens, pessoas, capitais, informações e serviços comerciais à escala global.

3 Origem do processo de globalização:
O processo de mundialização do capitalismo, com as Grandes Navegações (Séc. XV), o planeta era composto de vários “mundos”. Ao atingir o período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta num único sistema-mundo.

4 A Mundialização criou uma rede de fluxos controlada por Centros de Poder. Ex: Europeização

5 Colônias de povoamento Partilha da África e da Ásia
Capitalismo industrial Capitalismo financeiro Capitalismo comercial Séc. XV- Séc. XVIII Sé. XIX 1945 Expansão colonial Imperialismo Europeu Descolonização Colônia de exploração Colônias de povoamento Congresso de Berlim Partilha da África e da Ásia Neocolonialismo Neo imperialismo Revolução Industrial Guerras Mundiais

6

7 Os Centros de Poder variam, porém seguem uma lógica de dominação

8 A Terceira Revolução Industrial
Fase atual do capitalismo mundial Está relacionada ao desenvolvimento da eletrônica e das tecnologias de informação que agilizaram e tornaram os negócios possíveis de serem realizados em qualquer lugar do planeta. Início na segunda metade do século XX. Aplicação de tecnologias ligadas à informática, às telecomunicações e à microeletrônica. Surgimento de novas profissões que dependem de trabalhadores qualificados e ao mesmo tempo substituição de mão-de-obra por máquinas. ROBOTIZAÇÃO / DESEMPREGO ESTRUTURAL. Tecnopolos / produção just-in-time

9 As redes Terceira Revolução Industrial (técnico - científica)
Base tecnológica da globalização Representada pela transmissão de imagens e informação em tempo real e pela maior facilidade de deslocamento concreto de pessoas e mercadorias. Isso foi possível com a criação de uma rede mundial de telecomunicações e com o desenvolvimento de meios de transporte cada vez mais eficientes.

10 livro de Manuel Castells
Interligam e estruturam relações entre diversos pontos do mundo Redes Circulação de mercadorias, capitais e pessoas Em cada etapa do desenvolvimento industrial estruturam-se diferentes redes: Redes viárias ou de transporte Redes elétricas Redes de comunicação por satélite Redes de cabo de fibra ótica Redes de produção de empresas multinacionais Redes de circulação de capitais entre bolsas de valores Sociedade em rede, livro de Manuel Castells Informações e capitais são transmitidos por um fluxo virtual > não vemos a informação e o capital circulando de um lugar para outro.

11 Qual é a principal mensagem que a imagem transmite?
Observe a charge: Images.com/ Corbis/ LatinStock Qual é a principal mensagem que a imagem transmite?

12 Em qual hemisfério estão concentrados os cabos de fibra ótica?
Redes de cabos de fibra ótica submarinos (2003) Mário Yoshida Fonte: KMI Corporation (adaptado). Em qual hemisfério estão concentrados os cabos de fibra ótica?

13 Atenção: distribuição desigual das redes e dos fluxos.
Os lugares que formam o espaço geográfico mundial estão conectados a uma rede de fluxos, controlada a partir de poucos centros de poder econômicos e político. As cidades globais (Países desenvolvidos e alguns emergentes) e nos Tecnopólos.

14 REDES LEGAIS E ILEGAIS • prostituição de rua
• redes de distribuição varejista de drogas • grupos paramilitares (“esquadrões da morte”, milícias) • exploração de serviços coletivos em áreas carentes (transportes, gás, TV por assinatura) • terrorismo internacional • mobilidade de população / Xenofobia • proliferação de armas de destruição em massa • circuitos ilegais da economia (narcotráfico, contrabando, biopirataria).

15 FLUXO DE INFORMAÇÕES O uso dos fluxos informacionais está atrelada ao poder aquisitivo. Em 2009 apenas 1,6 bilhão de pessoas estavam conectadas à internet. A maioria nos países desenvolvidos e emergentes. Apesar da difusão desigual, a internet tem ampliado as possibilidades de contatos entre as pessoas e pode-se dizer até mesmo abrindo a possibilidade de gestação de uma cidadania global. Ex. Movimentos antiglobalização, a organização dos manifestantes no Egito.

16 Observe a imagem a seguir:
Fonte: David Harvey. Condição pós-moderna. São Paulo. Loyola p. 220 (adaptado). Qual é o significado do “encolhimento” da Terra? “compressão espaço-tempo”

17 FLUXO DE CAPITAIS ESPECULATIVOS E PRODUTIVOS
A “invasão” mais típica da globalização é dos capitais especulativos de curto prazo (hot money). A circulação dos capitais produtivos é mais lenta porque os investimentos são de longo prazo.

18 A globalização Globalização: caracterizada pela interligação entre pessoas, empresas e países. Consumimos produtos provenientes de vários países Notícias de outros países são veiculadas quase instantaneamente Muitos problemas econômicos de outros países podem influenciar a economia do nosso país e até mesmo nossa vida cotidiana. A economia atual é globalizada: Atividades produtivas Fluxos de informações, capitais e mercadorias Consumo de mercadorias e serviços Escala global / Espaço global

19 2. A dimensão econômica: As transnacionais
Principal força da globalização – responsáveis pela mundialização da produção. Responsáveis por grande parte do comércio internacional Importantes no desenvolvimento de novas tecnologias Muitas possuem filiais em praticamente todos os países Compram empresas menores em muitos países, principalmente subdesenvolvidos Anúncio de empresa transnacional que produz refrigerante na China, 2004.

20 A maioria das sedes dessas empresas está situada nos países desenvolvidos.
Destino de boa parte dos lucros transferidos pelas filiais Onde ocorrem as grandes decisões sobre os investimentos Onde estão situados os centros de pesquisa para desenvolvimento de tecnologia Localizadas em cidades globais. Ex. NY, Tóquio, Berlim, Londres

21 Desconcentração Espacial das atividades econômicas = DESINDUSTRIALIZAÇÃO DO PAÍSES DESENVOLVIDOS
Indústria de baixa tecnologia (1ª e 2ª Rev. Industrial) Fatores: Mão-de-obra barata Sindicatos Fracos Incentivos Fiscais Mercado Consumidor Energia Barata Há um processo de DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL, mas não há um processo de DESCONCENTRAÇÃO FINANCEIRA. Atenção: o faturamento de algumas multinacionais é maior que o PIB da maioria dos países do mundo o que lhe assegura muito poder econômico e político.

22 Bola de futebol Exemplo: Marca de uma empresa alemã Importada para o Brasil por empresa dos Estados Unidos Fabricada no Paquistão Ao implantar sistemas de produção que interligam países, as multinacionais buscam ampliar seus lucros. Por isso a bola é fabricada no Paquistão, onde a mão de obra é barata. Se o custo da mão de obra no Paquistão tornar-se mais caro, a empresa procurará outro lugar para se instalar, onde a mão de obra seja mais barata.

23 As empresas multinacionais utilizam infraestrutura técnica para organizar redes de produção e distribuição de mercadorias, de circulação de informações, capitais, serviços e pessoas ao redor do mundo. Infraestrutura técnica: cabos de fibra óptica, antenas, satélites artificiais, portos, aeroportos, rodovias, ferrovias. Países desenvolvidos: infraestrutura técnica bem desenvolvida e grande a quantidade de equipamentos Países subdesenvolvidos: os equipamentos estão distribuídos apenas em alguns pontos estratégicos de determinados territórios desigualmente Distribuída no espaço geográfico mundial.

24 Observe as imagens a seguir.
Caio Guatelli/ Folha Imagem Boa infraestrutura de transporte público no Texas, nos Estados Unidos (2007). Péssima infraestrutura de transporte público em São Paulo, SP (2006). Luciana Whitaker/ Olhar Imagem

25 GLOBALIZAÇÃO Blocos Econômicos.

26 Definição: associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.
Classificação: Zona de livre comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.

27 GLOBALIZAÇÃO _Zona de Livre Comércio.
Livre circulação de mercadorias, com eliminação de tarifas. União Aduaneira. Tarifas alfandegárias comuns, para países extra Bloco. Mercado Comum. Livre circulação de pessoas, serviços e capital. União Monetária. Política econômica, banco central e moeda comuns. União Política. Unificação das Políticas de relações internacionais, defesa, segurança interna e externa

28 Globalização e concentração de capital
Tendências provocadas pela globalização: Fusões (uniões) Objetivo: Disputar mercados com maior poder de competitividade e aumentar a capacidade de investir em novas tecnologias. Aquisições (compras)

29

30

31 Antártica + Brahma = AMBEV
EXEMPLO DE FUSÃO Antártica + Brahma = AMBEV EXEMPLO DE AQUISIÇÃO Itaú Unibanco

32 Tendência a formação de conglomerados Ex: GLOBOPAR (HOLDING)
EXTRA O GLOBO EXPRESSO REDE GLOBO GLOBO.COM EDITORA GLOBO

33 A China está expandindo pelo mundo, isso deixa os neoliberais desconcertados porque a maioria de suas multinacionais são ESTATAIS. As corporações chinesas não se orientam apenas pelo interesse econômico imediato como uma empresa privada, mas por interesses estratégicos de longo prazo. Buscam garantir fornecimento de matéria prima e energia. A expansão ocorre principalmente na África, Ásia e América Latina.

34 A dimensão cultural e a mundialização da sociedade de consumo
No Brasil, assim como na maior parte do mundo ocidental, a principal referência de cultura estrangeira é representada pela indústria cultural norte-americana, que vende maciçamente música, programas de tv, cinema, hábitos alimentares e todas as formas de entretenimento para os mais diferentes países. CONSUMISMO / American way of life A mídia / publicidade tem papel determinante no fomento a essas novas necessidades.

35

36

37


Carregar ppt "MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google