A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação de Computadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação de Computadores"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação de Computadores
IEC037 Introdução à Programação de Computadores Aula 07 – Ambiente de Programação Python Turma: Professor: Sala: Página: Ambiente virtual:

2 Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

3 Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

4 O que é um computador? Hardware Software
Um computador é um dispositivo eletrônico que armazena e processa dados. Possui dois componentes principais: Hardware compreende os elementos visíveis, físicos do computador Software fornece as instruções não visíveis que controlam o hardware e o fazem executar tarefas específicas

5 Hardware :: Arquitetura de von Neuman
Saída (output) Entrada (input) area = 1 massa = 2 Processador Memória

6 Software :: Conceitos Básicos de Programação
Algoritmo Descrição de um conjunto ordenado de comandos para a solução de um problema em um tempo finito. Linguagem de programação Estabelece vocabulário, sintaxe (formato) e semântica (significado) para que o algoritmo possa ser entendido por uma máquina. Programa É a codificação de um algoritmo em uma linguagem de programação.

7 O que é um Programa? Linguagem de programação if a > 2: a = b + c else: a = b - c programa algoritmo Em uma analogia com a laboração de um texto, o algoritmo é a ideia do escritor; a linguagem de programação é a língua que o escritor usa para escrever, com suas regras próprias gramaticais; o programa é o texto final, que pode ser lido apenas por um tipo de público Programas são algoritmos escritos em linguagens de programação.

8 O que é um Programa? A partir de dados de entrada, o processador realiza uma série de cálculos matemáticos e lógicos, gerando uma saída. Programa é o elemento que diz ao computador quais cálculos devem ser realizados. Programa entrada saída

9 Como o computador executa um programa?
Na prática, um computador entende apenas sequências compostas de zeros e uns. Portanto, os programas escritos nas mais diversas linguagens de programação devem ser traduzidos para zeros e uns, a fim de serem executados. Tal tradução pode ser realizada de duas formas: Compilação Interpretação

10 Tradução de um programa em 0s e 1s
Compilação lê o programa e traduz todas as suas instruções para uma linguagem que o computador possa executar Ex.: C, Pascal, Fortran Interpretação lê cada instrução do programa e executa-a, passo a passo Ex.: Python

11 Executando um programa :: Compilação × Interpretação
if a > 2: a = b + c else: a = b - c COMPILAÇÃO compilador executar INTER-PRETADOR USUÁRIO a = 3 Ok. “a” vale 3 INTERPRETAÇÃO b = 5 Ok. “b” vale 5 print(b*a) 15

12 Conteúdo 1. Conceitos Básicos de Programação 2. Python

13 O que é Python? A linguagem Python foi criada por Guido van Rossum na Holanda em 1990. Site oficial:

14 Python :: O nome Phyton Phython Pyton
Esse nome vem de um antigo grupo de comédia britânico chamado “Monty Python’s Flying Circus”. Fora de contexto, significa serpente grande, tal como a sucuri ou jiboia. Como NÃO escrever: Phyton Phython Pyton

15 Python :: Características
Os comandos são muito próximos da forma como escrevemos expressões algébricas. Alto nível Pode ser usado para escrever qualquer tarefa de programação. Propósito geral Código Python é traduzido e executado por um interpretador, cada linha de uma vez Interpretada

16 Onde o Python é utilizado?
Aplicações #oGiganteAcordou Máquina de busca do Google Projetos da NASA YouTube BitTorrent Industrial Light & Magic, produtora da série Star Wars Jogos eletrônicos, como Civilization IV e EVE-Online

17 Como programar em Python?
Modo interativo Execução de comandos linha por linha Modo script Execução de uma arquivo salvo previamente

18 Modo interativo Cada linha de comando é inserido manualmente no interpretador, conhecido como prompt ou shell. Vantagens Serve para tirar dúvidas sobre comandos, realizar pequenos testes. Desvantagens Pouco prático para conjuntos grandes de instruções.

19 Modo interativo Linux Windows Abra o terminal Digite “python3” e ENTER
Comece a usar Abra o IDLE Comece a usar

20 IDLE O IDLE é uma interface gráfica para o interpretador Python.
Permite edição e execução de programas escritos em Python. Seu nome significa Integrated DeveLopment Environment, em homenagem ao ator Eric Idle, integrante do grupo Monty Python. Possui versões para Windows, Linux e Mac OS X.

21 Como abrir o IDLE? No Windows ou no Linux, clique no botão Iniciar:
Digite “idle” ou “python” e clique no ícone correspondente. IDLE (Python GUI)

22 Janela inicial (Shell)
Menus Prompt: significa que o IDLE aguarda um comando. Todo comando deve ser finalizado com um ENTER e o resultado é exibido. A janela do Shell pode ser usada interativamente. Prompt Resposta do comando

23 Usando o Python como calculadora
Qual o resultado dos seguintes comandos no IDLE? (Não é necessário digitar a sequência >>>) >>> a = 5 >>> b = 2 >>> a + b >>> a - b >>> a * b >>> a / b >>> a // b >>> a % b >>> a ** b Qual a diferença entre os operadores / e //? Para que serve o operador %? Para que serve o operador **?

24 Como repetir comandos anteriores?
Para repetir comandos digitados anteriormente, o IDLE não aceitas as intuitivas teclas de seta para cima e para baixo. Alt P Comando anterior (previous) Alt N Comando seguinte (next)

25 Como fechar o IDLE? Para sair do interpretador, você pode:
Usar o mouse para fechar a janela do IDLE Pressionar as teclas CTRL+D

26 Modo Script Os programas em Python são conhecidos como scripts.
Scripts permitem a execução de vários comandos de uma só vez, economizando o trabalho de inseri- los linha por linha. Os scripts são armazenados em arquivos com extensão .py. Um script pode ser criado usando o IDLE ou qualquer outro editor de texto (ex.: PyScripter no Windows ou Geany no Linux).

27 Modo script :: IDE Uma IDE é um programa que reúne, em um só ambiente, ferramentas de desenvolvimento de software. Alguns exemplos gratuitos: (Integrated Development Environment, Ambiente Integrado de Desenvolvimento) Windows IDLE PyScripter Linux Geany IDLE

28 Exercício 1 Escreva um script media.py que calcule a média m entre dois números a e b: 𝑚= 𝑎+𝑏 2 Script resultante em Python: a = # 1o. numero b = # 2o. numero m = (a + b)/2 # média print(m) # imprime resultado

29 Erros comuns Certifique-se que o arquivo salvo tem a extensão .py, caso contrário, o script não será executado. Memorize o nome da pasta onde você salva os scripts, para recuperá-los mais tarde.

30 Versões do Python :: Atenção
Neste curso, usaremos a versão 3.x do Python. Muitos livros e apostilas foram escritos para a versão 2.x e anteriores. A versão 3.x possui comandos mais simples que não são reconhecidos pelas antigas.

31 Regras Regra 1 Pense antes de programar. Regra 2 Programas não são escritos para o computador entender, mas sim para explicar a outros humanos o que queremos que o computador faça. Regra 3 A única maneira de melhorar sua habilidade de resolver problemas usando programação é através da prática. Regra 4 Teste frequentemente o seu programa em pequenos pedaços.

32 Exercício 2 Converta o fluxograma que determina a duração de um filme em horas e minutos para um script Python. Teste o script para outros valores da variável duracao. início duracao ← 243 horas ← duracao // 60 minutos ← duracao % 60 Exibir horas Exibir minutos fim

33 Exercício 3 Converta o fluxograma para saque de valores em notas de R$50, R$20 e R$10 para Python. Teste o script para outros valores da variável valor. N50 ← valor // 50 R50 ← valor % 50 N10 ← R50 // 10 início valor ← 136 Exibir N50, N10, N2 fim R10 ← R50 % 10 N2 ← R10 // 2

34 Referências bibliográficas
Menezes, Nilo Ney Coutinho (2010). Introdução à Programação com Python. Editora Novatec. HETLAND, Magnus Lie (2008). Beginning Python: From Novice to Professional. Springer eBooks, 2ª edição. Disponível em: Gaddis, Tony (2012). Starting out with Python, 2ª edição. Editora Addison-Wesley. DIERBACH, Charles. Introduction to Computer Science using Python: a computational problem- solving approach. John Wiley & Sons, 2012.

35 Dúvidas?


Carregar ppt "Introdução à Programação de Computadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google