A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas
Unidade I MÉTODOS DE PESQUISA Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas

2 A pesquisa como produção de conhecimento
A ciência é uma atividade tipicamente humana de busca sistemática do conhecimento da natureza e dos seus fenômenos. Observação; Descrição; Experimentação; Teorização.

3 A pesquisa como produção de conhecimento
Dependendo do objeto de pesquisa: A experimentação; Modelo teórico; A experimentação pode ser mais ou menos rigorosa, dependendo dos recursos que se dispõe, inclusive o conhecimento teórico pré-existente.

4 A pesquisa como produção de conhecimento

5 Conceito de tecnologia
A tecnologia é o estudo das técnicas. É a busca do conhecimento de como produzir e desenvolver instrumentos. Na sua origem, a tecnologia era uma atividade típica de artesãos.

6 Conceito de tecnologia

7 Conceito de pesquisa A pesquisa é o exercício ou a prática da busca do conhecimento: Básica; Aplicada.

8 Conceito de pesquisa Sub-classificação da pesquisa em: Estratégica;
Fundamental.

9 Conceito de desenvolvimento experimental - P&D
Etapas de transformação de uma descoberta ou um invento em uma inovação; O aprimoramento de uma inovação tecnológica.

10 Conceito de estado do conhecimento ou “estado da arte”
Estado do conhecimento é a avaliação do conhecimento em um determinado momento, seja ele referente a um campo da ciência ou a uma determinada técnica. "Estado da arte"(state of the arts); Descobertas ou invenções; Inventos e inovações.

11 Processo de geração de conhecimento
A geração de conhecimento implica em que a atividade nas áreas de C&T e de P&D, tenham como resultado os produtos, as descobertas, invenções ou inovações.

12 Interatividade Qual a afirmação INCORRETA? A geração de conhecimento:
Significa a atividade nas áreas de C&T e de P&D que têm como resultado as descobertas, invenções ou inovações; Dá-se em laboratórios de universidades e centros de pesquisa; Na área tecnológica tem lugar nos laboratórios, oficinas, plantas-piloto e parques tecnológicos; Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias; Interessa de perto ao setor produtivo.

13 Resposta Resposta d). Nunca ocorre em incubadoras de empresas de universidades e de centros de pesquisa ou em instalações de pesquisa das indústrias.

14 Processo de geração de conhecimento
O desafio está em aumentar a colaboração e o relacionamento entre a área tecnológica e a científica.

15 Inovação A inovação é a invenção que tem condições de ser absorvida pelo setor produtivo, pode ser de produto ou de processo.

16 Inovação

17 Inovação

18 O interesse pelo estudo do progresso técnico e seus efeitos na economia
Para renovar e impulsionar os setores produtivos; Melhorar a qualidade. Conhecer a natureza do progresso técnico aplicado ao sistema produtivo vem constituindo preocupação das várias correntes do pensamento econômico.

19 O enfoque dos economistas clássicos
Para os economistas clássicos o progresso técnico traria prosperidade e bem estar. Smith, Ricardo e Mill - foram os primeiros a reconhecer o papel do progresso técnico no crescimento econômico. Os países que mais avançassem no uso das novas técnicas poderiam beneficiar-se nas relações de comércio internacional.

20 A visão marxista do progresso técnico
Marx não dissociava a expansão capitalista da utilização do progresso técnico. Os impactos negativos da grande indústria: Destruição de formas antigas de produção familiar; A alienação do trabalhador; O aumento da exploração capitalista.

21 A visão do pensamento neoclássico convencional
Os neoclássicos convencionais defendem que não se deve valorar a adoção ou não do progresso técnico. A inovação tecnológica dependeria do avanço do conhecimento científico e das artes técnicas. A mudança técnica aconteceria dependendo do preço relativo dos fatores de produção.

22 A visão contemporânea A visão contemporânea ressalta o impacto das políticas públicas de ciência e tecnologia. Mais importante que a decisão empresarial de introduzir uma inovação visando maior competitividade, é o funcionamento do sistema de geração de tecnologias. A maneira como se organiza e funciona a pesquisa básica e a aplicada e os mecanismos de difusão, é um fator decisivo nos processos de indução e absorção de inovações tecnológicas.

23 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
Ciência e Tecnologia não são somente elementos da cultura de um povo, mas são elementos delimitadores de um perfil moderno de um Estado nação.

24 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
No Brasil: Há necessidade de que conhecimentos sejam adaptados à realidade brasileira; Há necessidade de sermos menos dependentes de produtos importados; Há necessidade de sermos eficientes na geração autóctone do conhecimento.

25 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
Menor dependência da importação de conhecimentos; Gerar oportunidades de investimentos; Explorar as vantagens de comércio internacional; Depender menos da pesquisa realizada fora das fronteiras do Brasil; Evitar manter um elevado grau de vulnerabilidade da economia.

26 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional
O Brasil tem forte potencial para a geração de conhecimento, mas ainda carece de um mecanismo que faça com que este conhecimento alcance o setor produtivo.

27 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional

28 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional

29 O papel da C&T na afirmação da soberania nacional

30 Interatividade C&T devem ser desenvolvidas no país:
Para adaptar o conhecimento à realidade brasileira; Para possibilitar sermos menos dependentes de produtos importados; Para gerar conhecimento autóctone; Todas as anteriores.

31 Resposta Resposta d. C&T devem ser desenvolvidas no país para adaptar o conhecimento à realidade brasileira, para possibilitar sermos menos dependentes de produtos importados e, também, para gerar conhecimento autóctone.

32 Tipos de pesquisa

33 Quanto à Natureza Pesquisa Básica. Pesquisa Teórica.
Pesquisa Empírica. Pesquisa Aplicada.

34 Quanto aos objetivos NÍVEIS CONHECIMENTO OBJETIVOS MODALIDADES
EXPLORATÓRIA COMO Conhecer mais e melhor um problem a Elaborar hipóteses Aprimorar idéias Descobrir intuições Levantamentos bibliográficos Entrevistas Estudos de caso DESCRITIVA O QUÊ Descrever características de população ou fenômeno Estabelecer relações entre variáveis Estudos etnográficos (opiniões, atitudes, crenças...) EXPLICATIVA POR QUÊ Identificar variáveis que determinam a ocorrência de um Explicar a razão do Investigar relações de causa e efeito Experimental

35 Quanto aos procedimentos

36 Quanto aos procedimentos
Pesquisa experimental Manipula diretamente as variáveis relacionadas ao objeto de estudo.

37 O que são variáveis? Variáveis são características que são medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa. Dependentes; Independentes.

38 Interatividade O gráfico mostra a variação do consumo de cerveja com a temperatura. Qual a variável dependente? O consumo de cerveja A temperatura O preço da cerveja N.D.A.

39 Resposta Resposta a). Qual a variável dependente?
O consumo de cerveja. E a variável independente é a temperatura.

40 Quanto aos procedimentos
Pesquisa de Laboratório. Artificializa a produção do fato ou da sua leitura.

41 Quanto aos procedimentos
Pesquisa Operacional. É a investigação sistemática dos processos de produção.

42 Quanto aos procedimentos
Levantamento Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer. Pesquisa de Campo Observa o lugar natural onde ocorrem os fenômenos.

43 Quanto aos procedimentos
Estudo de caso: Um caso pode ser... Uma decisão, Um programa; Um processo de implantação.

44 Quanto aos procedimentos
Pesquisa-ação Pesquisa social com base empírica na qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

45 Quanto à natureza da informação

46 Quanto à natureza da informação
As pessoas gostam mais de sorvete de chocolate ou de morango? 55% das pessoas gosta de chocolate; 40% prefere morango; 5% não gosta de sorvete.

47 Quanto à natureza da informação
Questionário: É um instrumento de coleta de dados; O questionário deve seguir uma estrutura lógica, do mais simples ao mais complexo; Os questionários devem ser acompanhados de uma carta de apresentação detalhando: A finalidade do estudo; Como preencher o questionário; Se é preciso identificação pessoal; Como devolver o questionário.

48 Quanto à natureza da informação
Entrevista Estruturada Entrevistador usa um esquema de questões sobre um tema Entrevista Semi-Estruturada Há um esquema, mas o entrevistador estimula que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vão surgindo Entrevista Orientada O entrevistador foca sua atenção sobre uma experiência e seus efeitos Entrevista de grupo Pequenos grupos respondem simultaneamente à um grupo de questões Entrevista informal Utilizada em estudos exploratórios, pode ajudar a encaminhar a investigação, rever hipóteses. Entrevista dirigida O informante apenas escolhe uma entre várias possibilidades. embora possa se expressar com suas próprias palavras, é importante que as questões sejam fechadas. Entrevistas

49 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Qualitativa: Considera que há um vínculo entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números; Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas; É descritiva.

50 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Bibliográfica Fontes primárias São os elementos sobre os quais está escrevendo diretamente - as matérias primas da pesquisa (livro, autor, experimento...) Fontes secundárias Livros e artigos nos quais os autores informam resultados de suas pesquisas baseadas em dados ou fontes primárias São citados como suporte para sua pesquisa Fontes terciárias Livros e artigos baseados em pesquisas secundárias, baseados nas pesquisas de outros Sintetizam e explicam a pesquisa feita em uma área Úteis para início de pesquisa, mas não são atualizadas e dão suporte fraco à pesquisa

51 Quanto à natureza da informação
Pesquisa Documental Documento “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000)

52 Interatividade Quando um pesquisador quer abordar um assunto e apenas levantar os vários autores que escreveram sobre este assunto, sua pesquisa é: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa exploratória; Pesquisa operacional; Pesquisa descritiva; Pesquisa ação.

53 Resposta Resposta a). Quando um pesquisador quer abordar um assunto e apenas levantar os vários autores que escreveram sobre este assunto, sua pesquisa é bibliográfica.

54 ATÉ A PRÓXIMA!


Carregar ppt "Prof. Dra. Cecília M. Villas Bôas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google