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Preparo de Artigos Científicos

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Apresentação em tema: "Preparo de Artigos Científicos"— Transcrição da apresentação:

1 Preparo de Artigos Científicos
Prof. Dr. Adalberto Pessoa Junior FCF/USP

2 Curso: Preparo de Artigos Científicos
Sinopse Introdução Estrutura geral de um artigo científico Esboço de um artigo Título, autoria, afiliações, palavras-chave Resumo Materiais e Métodos Resultados, Discussões e Conclusões Curso: Preparo de Artigos Científicos

3

4 Escrever: Uma decisão! Escrever um artigo científico é uma tomada de decisão e implica no crescimento do profissional e sua carreira (Secaf, 2001)

5 O profissional não escreve, ou escreve e não divulga seu artigo científico porque seus possíveis erros ou falhas podem ser conhecido pelos demais. Para aprender mais e poder crescer é necessário escrever, mesmo que as imperfeições existam e apareçam, pois só assim nos aperfeiçoamos e nos desenvolvemos (Secaf, 2001)

6 Há uma certa ironia no fato de ensinarmos nossos cientistas a utilizarem instrumentos e técnicas complicadíssimas, muitos dos quais jamais utilizarão em sua vida profissional, e, no entanto não os ensinarmos a escrever. Escrever é o que eles precisarão fazer todos os dias! (Barrass, 1986)

7 É grande o poder das palavras corretamente escolhidas
É grande o poder das palavras corretamente escolhidas. Não há atalhos para escrever melhor. Aprendemos através da prática, comentários de professores, colegas, revisores e LENDO. (Barrass, 1986)

8 Escrever: Qualidade ou Quantidade?

9 Papers são rejeitados, não você
O que você quer dizer? Escreva para pessoas não para máquinas Corte partes do seu trabalho. Isto é particularmente doloroso mas usualmente melhora o resultado Tenha certeza que o trabalho é legível. Alguns trabalhos são rejeitados porque eles são incompreensíveis ou desorganizados e não porque eles não tem nada a dizer. Papers são rejeitados, não você

10 ESCOLHA DO PERIÓDICO Escopo Público-alvo Fator de impacto
Periódicos online – acesso irrestrito Cobrança de taxas para publicação

11 AVALIAÇÃO DA PUBLICAÇÃO
Fator de Impacto (I.S.I. – Institute for Scientific Information) Como encontrar o Índice de Impacto na Internet entrar no site: clicar em: ISI Journal Citation Reports (JCR) clicar em: ISI Journal Citation Reports Qualidade das revistas: CAPES (Qualis A, B, C) Revistas Nacionais e Internacionais

12 PARTES DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
TÍTULO / PALAVRAS-CHAVE / AUTORES-AFILIAÇÕES/ RESUMO INTRODUÇÃO – por quê foi feito o trabalho? MATERIAL ( ou MATERIAIS) E MÉTODOS – como foi feito? RESULTADOS E DISCUSSÕES – o quê foi observado? Por quê? CONCLUSÕES AGRADECIMENTOS / REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FIGURAS, TABELAS, FOTOGRAFIAS, DESENHOS

13 Proporciona a visualização COMPLETA do artigo
Esboço de um Artigo Proporciona a visualização COMPLETA do artigo

14 TÍTULO é uma das últimas tarefas a serem executadas
na redação de um artigo científico. Mas, é a primeira a ser pensada...

15 A importância do título reside em propiciar, juntamente com as palavras-chave, a devida INDEXAÇÃO e, assim, uma forma fácil e correta de recuperar a informação desejada.

16 Poucos lêem o artigo inteiro,
no entanto, muitos lerão o título e o resumo.

17 O título não necessita de uma sentença
completa, com sujeito, verbo e complemento. pode ser apenas um conjunto de palavras que descreve o conteúdo do trabalho O título pode conter um sub-título. Tem a vantagem de explicar melhor o título e divide um enunciado grande em dois menores.

18 PALAVRAS-CHAVE Key words Keywords Index Entries Unitermos Exemplos
- usadas para indexação do artigo - importante para busca pela internet - podem ser expressões curtas - varia de 3 a 10 Exemplos Keywords: solubilization, micelles, surfactant head group, ibuprofen. Keywords: glucose-6-phosphate dehydrogenase, fed-batch fermentation, recombinant yeast, Saccharomyces cerevisiae.

19 AUTORIA - adotar uma forma constante de colocar seu nome nos trabalhos
e não alterar mais depois de escolhida.

20 AUTORES Quem são os autores?
a simples coleta de dados não justifica que os elementos que realizaram apenas isso sejam considerados autores por razões éticas, legais e boas normas de convivência, o ideal é que haja consenso (nem que seja verbal) entre todos os participantes sobre quem serão os autores todos os autores devem ler o artigo a ser publicado Para pensar... Algum participante pode ter contribuído com um reagente muito precioso e querer fazer parte da autoria ... Decisão de todos envolvidos! Algum participante pode ter contribuído com uma nova linhagem de célula e querer fazer parte da autoria ... Decisão de todos envolvidos! Algum participante pode ter contribuído com uma técnica muito específica e querer fazer parte da autoria ... Decisão de todos envolvidos! AUTORES

21 AUTOR PARA CORESPONDÊNCIA
Geralmente é o docente responsável pelo laboratório de pesquisa Trabalhos em colaboração - grupo no qual surgiu a proposta Ás vezes, pós-doutor ou pesquisador colaborador Representa uma referência para o leitor que quiser entrar em contato. É importante que o autor para correspondência não seja “volátil”

22 Sugestão 1 Ordem de apresentação dos nomes dos autores - Pesquisador
- Orientado & Orientador - Orientados & Orientador - Orientados, Colaboradores & Orientador Ordem de apresentação dos nomes dos autores Recomendações de alguns pesquisadores influentes Sugestão 1

23 Journal of Neuroimmunology 156 (2004) 146–152
Neutrophils as a specific target for melatonin and kynuramines: effects on cytokine release S.O. Silvaa,1, M.R. Rodriguesa,1, V.F. Ximenesa, A.E.B. Bueno-da-Silvab,c, G.P. Amarante-Mendesb,c, A. Campaa,* * Corresponding author. Tel.: ; fax: address: (A. Campa). 1The contributions of these authors were equal. Quando dois ou mais autores apresentam o mesmo grau de importância para o artigo

24 A primeira e última posição na lista são, portanto,
mais cobiçadas em algumas áreas do conhecimento

25 - Acompanham os nomes dos autores nos artigos
AFILIAÇÕES - Acompanham os nomes dos autores nos artigos - Importante para contatar os autores - Os periódicos adotam formas diferentes quanto à colocação dos endereços - O endereço pode ser em Português ou na língua do artigo.

26 RESUMOS

27 Resumos – Redação Metodologia Contexto Listar critérios ou condições
Citar/Descrever materiais e métodos Justificar a escolha pelos materiais e métodos Contexto Declarar proeminência do tópico Familiarizar termos, objetos e processos Citar resultados de pesquisas anteriores Apresentar hipóteses Lacuna Citar problemas/dificuldades Citar necessidades/requisitos Citar a ausência ou falta da pesquisa anterior Resultado Descrever os resultados Indicar os resultados Comentar/Discutir os resultados Conclusão Apresentar conclusões Apresentar contribuições/valor da pesquisa Apresentar recomendações Apresentar lista de tópicos abordados no trabalho Propósito Apresentar o propósito principal Detalhar/Especificar o propósito Apresentar mais propósitos Apresentar o propósito com a metodologia Apresentar o propósito com os resultados FONTE:

28 Página em construção: está incompleta.

29 CONTEXTO (Porque ?) - informações para a compreensão e entendimento do tópico afirmações amplamente aceitas sobre a área de trabalho guiar o leitor em direção ao tópico do estudo.

30 Contexto -> Declarar proeminência do tópico
Oxidative injury is implicated in the development of chronic lung disease in infants with respiratory distress.

31 Citar resultados de pesquisas anteriores
Recent studies have suggested that antibodies can catalyze the generation of previously unknown oxidants including dihydrogen trioxide (H2O3) and ozone (O3) from singlet oxygen (1O*2) and water.

32 Contexto -> Apresentar hipóteses
Given that neutrophils have the potential both to produce 1O*2 and to bind antibodies, we considered that these cells could be a biological source of O3.

33 indicar que há tópico de pesquisa que não foi investigado
LACUNA (o que falta?) indicar que há tópico de pesquisa que não foi investigado tópico não suficientemente desenvolvido indicar algum tipo de falha em estudos anteriores preparar o leitor para focalizar o estudo em questão justifica o estudo em questão.

34 Lacuna -> Citar problemas/dificuldades
Experiments in many laboratories have been limited by the availability of the enzyme, and its production required at least a week of work to complete its purification.

35 Lacuna -> Citar necessidades/requisitos
To make a colonic delivery system practical for medical use, in vitro testing methods need to be established in order to determine the specifications of the preparations.

36 Lacuna -> Citar a ausência ou falta da pesquisa anterior
Although DNA codon optimization is a standard molecular biology strategy to overcome poor gene expression, to date no public software exists to facilitate this process.

37 PROPÓSITO mostrar o objetivo específico do estudo anunciá-lo após a lacuna - é a resposta à lacuna deve ser uma afirmação clara e objetiva.

38 Propósito -> Apresentar o propósito principal
The objective in this study was to determine if a simple, fed-batch, process strategy-pulsed addition of limiting-carbon source-could be used to reduce fungal broth viscosity, and increase productivity of an industrially relevant recombinant enzyme (glucoamylase).

39 Propósito -> Apresentar o propósito com a metodologia
This paper presents an integrated process for the primary recovery of intracellular glyceraldehyde 3-phosphate dehydrogenase (G3PDH) and other proteins from bakers' yeast wherein cell disruption and aqueous two-phase systems (ATPS) were operated simultaneously.

40 METODOLOGIA (como ?) descrever objetivamente a metodologia empregada expor de forma concisa o processo de desenvolvimento da pesquisa expor os métodos, técnicas, etc. envolvidos

41 Metodologia -> Listar condições
Estratégia escolhida Metodologia -> Listar condições Starch-processing wastewater was anaerobically treated to produce acetic acid in laboratory-scale, continuously stirred tank reactors.

42 Metodologia -> Citar/Descrever materiais e métodos
2) To determine the effect of pulse-feeding, three additional fermentations were carried out with limiting- carbon added in 90-second pulses, during repeated five-minute cycles.

43 RESULTADOS não criar suspense sobre os seus resultados pode-se apresentar na introdução os principais resultados devem descrever os produtos resultantes do estudo

44 Resultado -> Descrever os resultados
2) A yield of 40 mg/litre/day of a recombinant antibody fragment was obtained with the fermenter, which was 15-fold more than the yield of 2.5 mg/litre/day achieved in shake flasks.

45 Resultado -> Comentar/Discutir os resultados
Estratégia escolhida Resultado -> Comentar/Discutir os resultados However , the cell debris generated during the integrated process also concentrated in the upper phase which limited the potential application of the system.

46 CONCLUSÃO situar os resultados específicos dentro de um contexto de pesquisa mais amplo indicar recomendações, contribuições expressar o valor/importância do trabalho indicar benefícios práticos que podem resultar da aplicação dos resultados da pesquisa enfatizar a importância teórica do estudo no avanço do estado da arte em uma área de pesquisa específica.

47 Conclusão -> Apresentar conclusões
We show that the proteases are primarily responsible for the destruction of the bacteria. 2) Extraction of the control enzyme from clarified cell broth indicated that broth components did not significantly interfere with partitioning.

48 Conclusão -> Apresentar contribuições/valor da pesquisa
Our results offer an explanation for the conflicting literature reports of the effects of chelating agents and catalase on cysteine oxidation, and emphasize the need for buffer purification or addition of DFO in studies concerned with the oxidation or cytotoxicity of this thiol. 2) This discovery of the production of such a powerful oxidant in a biological context raises questions about not only the capacity of O3 to kill invading microorganisms but also its role in amplification of the inflammatory response by signaling and gene activation.

49 Conclusão -> Apresentar recomendações
1) This information can be used to improve the efficiency of glucose utilization even further by metabolic engineering strategies that increase carbon flux through the pentose phosphate pathway./

50 Abstracts: exercícios
Exercício 1 – solução: 4 – 1 – 3 – – 6 - 2 Exercício 2 – solução: 3 – 5 – 8 – – 7 – 1 - 6 Exercício 3 – solução: 4 – 5 – 2 – – 7 – 1 - 3

51 Introdução: Revisão + Objetivo

52 Conteúdo da Introdução
O assunto que foi investigado O que se sabe atualmente sobre o assunto (Estado da Arte) O que não se sabe sobre o assunto Os pontos polêmicos do assunto As perguntas que se pretende responder no trabalho

53 INTRODUÇÃO Contexto Declarar proeminência do tópico/área Familiarizar termos ou objetos ou processos Revisão da literatura Revisão histórica da área Tendências atuais na área Progresso na área Requisitos para o progresso na área Citações de trabalhos anteriores do autor Lacuna Existência de conflitos ou problemas não resolvidos Restrições em trabalhos anteriores Questões ainda não consideradas

54 Propósito Apresentar uma nova abordagem Apresentar melhorias/avanços em um tópico da literatura Apresentar uma extensão de um trabalho anterior do autor Apresentar um trabalho comparativo Metodologia Indicar critérios ou condições Descrever materiais e métodos Justificar escolhas por materiais e métodos Resultado Apresentação de resultados Listagem dos resultados Comentários sobre os resultados Justificativa/Valor Valor da pesquisa Estrutura Indicar as seções do artigo Eventualmente podem aparecer na Introdução. Depende dos autores incluírem e das revistas aceitarem.

55 CITAÇÕES Citar apenas as referências relevantes e necessárias.
Referências estrangeiras/sem significância e redundantes não contribuem para o mérito científico do artigo, somente o tornam mais extenso Assegure-se de que todas as referências listadas no final do texto foram de fato citadas no trabalho Confira as datas, autores e fontes das referências Evite citar referências de difícil acesso (de fontes não publicadas, por exemplo) Obedecer as normas de citação de cada revista (nome, número, sobrescrito, entre parênteses, etc...) Ler o manual de instruções – varia de acordo com a revista

56 Como foi feito o trabalho?
MATERIAIS E MÉTODOS Como foi feito o trabalho?

57 ou Procedimento Experimental ?
Material ou Materiais? e Métodos ou Metodologia ? ou Procedimento Experimental ? É neste tópico que os detalhes sobre os materiais e métodos devem ser descritos

58 Uma boa metodologia mostra domínio e experiência sobre o assunto.

59 Mostrar precisão: especificações, unidades de medida, pureza dos reagentes, evitar nomes comerciais.

60 Fornecimento de justificativa sobre os procedimentos
MATERIAIS E MÉTODOS Materiais Listagem dos materiais utilizados no estudo Detalhamento da Fonte dos materiais utilizados Fornecimento de informações a respeito dos materiais Procedimento Detalhamento dos procedimentos utilizados Fornecimento de justificativa sobre os procedimentos Equipamentos Equipamentos utilizados Análise dos Dados Procedimentos de análise dos dados                                          

61

62 RESULTADOS O que foi observado ?

63 O que se pode questionar e concluir dos resultados ?
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO O que se pode questionar e concluir dos resultados ?

64 Deve-se apresentar os dados representativos da pesquisa e não obrigatoriamente todos os dados!

65 A colocação dos resultados em uma seqüência similar à que foi usada em Materiais e Métodos pode auxiliar seu entendimento.

66 A divisão do assunto, em tópicos, indicados por sub-títulos ajuda muito o leitor a acompanhar a leitura de uma seção que pode, às vezes, ser um pouco árida.

67 A ordem cronológica em que as várias observações foram feitas ou em que os experimentos foram realizados não é mais tão importante. O autor necessita organizar uma seqüência que permita ao leitor acompanhar passo a passo o relato das observações e assimilar os achados de cada etapa.

68 Ter sempre em mente: incluir apenas tabelas e figuras que sejam necessárias para a compreensão do artigo, assegure-se de que as tabelas e figuras são claras, procure utilizar apenas abreviações padrão, símbolos que a revista usualmente emprega, os mesmos símbolos devem ser usados do princípio ao fim do artigo para indicação de valores ou ocorrências da mesma natureza.

69 A legenda deve ser completa,
lembrando que a maior parte das pessoas examina as figuras sem ler o texto A legenda deve ser completa, clara e concisa.

70 Conteúdo da discussão:
Análise e interpretação dos resultados. Comparação com os resultados já publicados na literatura Postular hipóteses, propor explicações Relevância do trabalho para o conhecimento do problema

71 Pode ainda conter Resumo dos resultados (quando estas seções forem separadas) Análise de alguma metodologia Sugestões de como resolver problemas ainda restantes e indicação de futuros trabalhos

72 É permitido apresentar argumentos a favor de uma idéia, assim como argumentos contrários.
Naturalmente esta argumentação deve ser SEMPRE baseada nos resultados do próprio artigo e de outros autores.

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74 Evite usar linguagem vaga, sem definir claramente as observações
“After the treatment with ethanol, the erythrocytes morphology was different. The effect of the solvent on the protein was good. A clear alteration was observed after the experimental treatment.

75 EXERCÍCIO

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78 Anatomy of a Table Table legend Demarcating Lines Column Titles
Table body Demarcating Lines Footnotes

79 As Figuras e Tabelas devem ser auto-explicativas, ou seja, devem ser corretamente interpretadas sem que seja necessário recorrer ao texto. Baseado nessa hipótese, proponha melhorias no título das tabelas seguintes para que se tornem auto-explicativas.

80

81 Always consult the Journal’s Guide for Authors
EQUAÇÕES Geralmente são apresentadas separadamente do texto Devem receber numeração independente Descrever todos os termos presentes na equação Always consult the Journal’s Guide for Authors

82 CONCLUSÕES As conclusões são apresentadas no decorrer da argumentação, assim como podem ser novamente colocadas num item separado de conclusões.

83 abrir novos horizontes, apontar caminhos,
A seção Conclusão é a última do texto e dessa forma deve ter a função de finalizar o assunto. A conclusão deve proporcionar um resumo sintético, porém completo, da argumentação. É por isso que se diz que, em certo sentido, a conclusão é uma volta à introdução. Além de desempenhar o papel de fecho de uma demonstração, a conclusão pode – e deve – servir para: abrir novos horizontes, apontar caminhos, despertar novas questões ou dúvidas.

84 Devem estar “amarradas” com os objetivos
Precisas e claras Devem estar “amarradas” com os objetivos Relacionar com os resultados obtidos Ao seu final, evidenciar o que foi conquistado com o estudo Evidenciar a aplicação dos resultados Pode sugerir outros estudos para aquilo que não foi objeto de pesquisa deste artigo Pode incluir recomendações de ordem prática

85 Fases de Envio do Artigo
1a Fase: redação do artigo com escolha da revista e adaptação do artigo às suas normas 2a Fase: Preparar carta a ser enviada ao Conselho Editorial: bem redigida, curta, esclarecedora e sem erros... ...”espero que este artigo lhes pareça excedente”, ao invés de “excelente” Guardar cópia de tudo: cópia impressa do artigo, carta, comprovante do correio ou e.mail

86 3a Fase: recebimento dos pareceres emitidos pelos “revisores ou referees” e pelo “editor” com as seguintes possibilidades: aceito sem correções aceito após pequenas (“minor”) correções aceito após muitas (“major”) correções recusado

87 4a Fase: se o artigo foi aceito: 1) fazer as correções NO TEXTO sugeridas pelos revisores e que os autores CONCORDAM. Algumas revistas pedem que sejam feitas em cor vermelha para facilitar a checagem. 2) responder a carta comentando TODAS as sugestões dos revisores. Aquelas que foram incluídas no texto deverão ser novamente mencionadas e aquelas que os autores NÃO CONCORDAM devem ser justificadas – COM SEGURANÇA, MAS EDUCADAMENTE... se o artigo foi recusado: 1) fazer as correções sugeridas pelos revisores e que os autores CONCORDAM. 2) enviar para outra revista – ajustar ao seu formato Etapa Final: revisão tipográfica – nessa etapa o artigo já saiu da mão dos revisores e já está na gráfica (editora). Não pode ser feita correção de conteúdo. assinar o “Copyright Transfer Agreement” – de preferência todos os autores

88 EXERCÍCIO: ABSTRACTS 1) Nome ______________________________________ No USP__________ Abaixo está um abstract (apresentado na forma de recortes) de um artigo científico na área das Ciências Farmacêuticas. Monte este abstract e escreva, abaixo, a seqüência correta em que ele deve estar escrito. Resposta: _______________________________________________________________ Pharmaceutical design of a novel colo-targeted delivery system using two-layer-coated tablets of three different pharmaceutical formulations, supported by clinical evidence in humans. However, it is difficult to ensure that an oral preparation disintegrates specifically in the human colon. These facts strongly suggest that this novel delivery system may be useful for the delivery of drugs to the human colon. To make a colonic delivery system practical for medical use, in vitro testing methods need to be established in order to determine the specifications of the preparations. Drug delivery systems to the colon are being actively investigated in order to develop oral preparations of peptides and treat local colonic diseases. To achieve this objective, three pharmaceutical preparations, designed to have different tablet disintegration times, were used to examine three buffers in seven combinations intended to simulate pH changes in the stomach, small intestine, and colon of humans. A three-way crossover trial by scintigraphy revealed that the three formulations---in spite of presenting different in vitro tablet disintegration profiles---have comparable transit profiles and excellent colon-targeting properties in the human gastrointestinal tract regardless of gender and age. To validate the in vitro methodology, furthermore, the fate of all the formulations was examined in the gastrointestinal (GI) tract of healthy volunteers.

89 Overexpression and rapid purification of Escherichia coli formamidopyrimidine-DNA glycosylase
Comparative studies showed that the excision of 8-hydroxyguanine, 2,6-diamino-4-hydroxy-5-formamidopyrimidine, and 4,6-diamino-5-formamidopyrimidine, and to a lesser extent, 8-hydroxyadenine was virtually identical for the Fpg purified using this method and for the Fpg purified by the original method. We have devised a new method that decreases the time and expense of purification of Fpg that should render this protein accessible to any laboratory. Formamidopyrimidine DNA glycosylase (Fpg) is a DNA glycosylase with an associated AP lyase activity. Fpg was subcloned into a k PL promoter-containing vector (pRE) and overproduced in the appropriate Escherichia coli host cells to about 25% of the total cellular protein. As a DNA repair enzyme, Fpg excises several modified bases from DNA associated with exposure to oxidizing agents such as free radicals. Therefore, this method should prove useful for a large number of laboratories and further research on oxidative DNA damage. Fpg was purified to homogeneity in a simple two-step procedure with a 50% saving in time when compared to the previously known procedure. Experiments in many laboratories have been limited by the availability of the enzyme, and its production required at least a week of work to complete its purification.

90 Gene expression profiling provides insight into the pathophysiology of chronic granulomatous disease
Notably, altered Bcl2-associated X protein synthesis accompanied defective neutrophil apoptosis in XCGD patients. In addition, XCGD patients develop tissue granulomas that obstruct vital organs, the mechanism(s) for which are unknown. We hypothesize that granuloma formation in XCGD patients reflects both increased proinflammatory activity and defective PMN apoptosis, and we conclude that ROS contribute directly or indirectly to the resolution of the inflammatory response by influencing PMN gene transcription. Human polymorphonuclear leukocytes (PMNs or neutrophils) kill invading microorganisms with reactive oxygen species (ROS) and cytotoxic granule components. PMNs from individuals with X-linked chronic granulomatous disease (XCGD) do not produce ROS, thereby rendering these individuals more susceptible to infection. Genes encoding mediators of inflammation and host defense, including CD11c, CD14, CD54, FcR1, FcR, CD120b, TLR5, IL-4R, CCR1, p47phox, p40phox, IL-8, CXCL1, Nramp1, and calgranulins A and B, were up-regulated constitutively in unstimulated XCGD patient PMNs. By comparing transcript levels in normal and XCGD PMNs after phagocytosis, we discovered 206 genes whose expression changed in the presence and the absence of ROS, respectively. To gain insight into the molecular processes that contribute to the pathophysiology of XCGD, including formation of granulomas, we compared global gene expression in PMNs from XCGD patients and healthy control individuals.

91 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Seguir orientações da revista na qual o artigo será submetido.

92 Exercício Você considera que a estrutura do artigo está suficientemente clara? 2) Em quais seções dos artigos estão apresentados os objetivos? Aponte-os. 3) Qual a justificativa para a realização deste trabalho científico?


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