A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Aula 3 Caroline Petian

2 Conhecimento e Sociedade
O que é pesquisa? O que é ciência? Quando a pesquisa científica ocorre? Necessidade da divulgação científica para popularização da ciência.

3 Conhecimento e Sociedade
Desde a Revolução Industrial no século XVIII e XIX às primeiras décadas do século XXI, os impressionantes avanços da ciência em todas as áreas – da física à medicina ou às tecnologias de informação e comunicação que inundam nosso cotidiano – consolidaram a centralidade do conhecimento no mundo contemporâneo.

4 Conhecimento e Sociedade
Década de 80 – Brasil responsável por 0,4% da produção científica mundial. Atualmente: 2,7% da produção científica mundial. Brasil – 13º país em produção científica.

5 Conhecimento e Sociedade
Investimento no ensino superior: graduação e pós-graduação; Investimento do governo e agências de fomento; Investimento de universidades em pesquisa (iniciativa pública e privada).

6 Vídeo Produção Científica no Brasil Fonte: brasil.gov.br

7 Porém, patentes ainda continuam tímidas.
Em pouco mais de 20 anos, a produção científica brasileira aumentou 10 vezes; Porém, patentes ainda continuam tímidas. © Matt Egginton | Dreamstime.com

8 Pesquisas em diversas áreas:
Saúde; Meio Ambiente; Informática; Ciências Sociais etc.

9 Como é divulgado o conteúdo científico?
Canais frequentes; Pares; Públicos específicos X público geral.

10 O interesse do brasileiro
Tema: Ciência e Tecnologia. Pesquisa do CNPq/2006 Entrevistados: Homens e Mulheres com + de 16 anos ► pessoas Abrangência: 5 regiões brasileiras.

11 Temas de maior interesse
© Georgios Kollidas | Dreamstime.com

12 Medicina e Saúde; Meio Ambiente; Ligação com interesse público.

13 Mas por quê baixo interesse?
Destaque para: 37% não compreende; 24% não tem tempo; 7% não precisa saber sobre isso.

14 © Natis76 | Dreamstime.com

15 Mas por quê baixo interesse?
Em 2010 Destaque para: 36,7% não compreende (se manteve); 16,8% não tem tempo (baixou); 3,6% não precisa saber sobre isso (baixou).

16 Onde estão os pesquisadores?
O que há de ciência em nosso dia a dia? Como contribuímos para o conhecimento científico?

17 Credibilidade Profissionais com maior credibilidade:
Médicos e Jornalistas. Entrevistas e Reportagens. © Dmitriy Shironosov | Dreamstime.com

18 Percepção Segundo a pesquisa do CNPq (2010) a percepção que o brasileiro tem é que: Cientistas são pessoas inteligentes que fazem coisas úteis à humanidade e que o interesse maior é ajudar a humanidade.

19 Ciência: como podemos dar os passos iniciais.
Graduação TCC Eventos Científicos Iniciação Científica

20 Referências MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e Tecnologia Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a parceria da Academia Brasileira de Ciências. Disponível em: < Acesso em 01 out. 2012 MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Percepção pública da ciência e Tecnologia Pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a colaboração da UNESCO. Disponível em: < > Acesso em 07 out. 2012

21 Metodologia Científica
Atividade 3 Caroline Petian

22 “Um cientista não deve assumir saber a verdade sobre o que tenta explicar a priori [por antecipação]. Quem assume que já possui a verdade sobre alguma coisa antes de investigar, tem seu poder de avaliação dos fatos comprometido com ideias pré-estabelecidas, o que acaba prejudicando seu julgamento. Preconceitos nunca são bem vindos quando se busca explicações científicas.” (Francisco Saiz) Qual é o alerta que o autor desta frase faz?

23 a) Existe a necessidade das certezas prévias para que não sejam pesquisadas questões banais. b) Deve-se enfatizar a importância do rigor científico na construção de verdades imutáveis. c) Deve-se considerar o valor do conhecimento científico pautado em critérios objetivos, em observações e comprovações. d) As teorias científicas devem ser sempre produzidas a partir de palpites e opiniões que as sustentem. e) O conhecimento é fruto de ideias pré-estabelecidas que fundamentam as verdades e explicações teóricas.


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google