A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 3 – Conhecimento de mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 3 – Conhecimento de mundo"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 3 – Conhecimento de mundo
Professora Ana Paula

2 1. Conhecimento mítico

3 "Ícaro e Dédalo", por Charles Paul Landon
A Lamentação Por Ícaro", de Herbert James Draper

4 O que essa tela tem em comum com a anterior?
MATISSE, Henri. Ícaro Paris.

5 1. Conhecimento mítico: Está presente em vários povos: índios americanos, indianos, babilônicos etc. Surgiu por causa da necessidade de explicar o mundo. Trata os fatos de modo fantasioso, sem estabelecer verdades, pensamentos críticos e reflexivos. Mito x lenda: Mito: pura imaginação. Lenda: parte do real ou histórico, mas criam-se coisas irreais ou imaginárias.

6 2. Senso comum ou popular:

7 2. Senso comum ou popular:
Considera-se as superstições populares; Não há comprovação científica; Uso de conceitos vagos ou definições não comprovadas; É um conhecimento elaborado de forma espontânea e instintiva e repassados de uma geração para outra.

8

9 3. Conhecimento Teológico:

10 3. Conhecimento Teológico:
Fundamenta-se na fé e na aceitação da existência de um Deus ou de deuses. É alcançado por meio da leitura de livros ou de outros escritos: Bíblia, Alcorão, Torá etc. Esse conhecimento é importante para que possamos entender os conflitos existentes no mundo contemporâneo.

11 4. Conhecimento Filosófico
Esse tipo de conhecimento baseia-se no questionamento, na argumentação e na autonomia de pensamento do indivíduo. A filosofia questiona, reflete. Ex: Alegoria da Caverna, de Platão.

12 Escola de Atenas (1510), de Rafael Sânzio

13 Os nomes são as personalidades em que Rafael se inspirou para pintar o rosto dos diferentes filósofos gregos. Isso é claramente uma homenagem às pessoas de seu tempo: 1: Zenão de Cítio ou Zenão de Eléia 2: Epicuro 3: Frederico II, duque de Mântua e Montferrat 4: Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles 5: Averroes 6: Pitágoras 7: Alcibíades ou Alexandre, o Grande 8: Antístenes ou Xenofonte 9: Hipátia (Francesco Maria della Rovere or Raphael's mistress Margherita.) 10: Ésquines ou Xenofonte 11: Parménides 12: Sócrates 13: Heráclito (Miguelângelo). 14: Platão segurando o Timeu (Leonardo da Vinci). 15:Aristóteles segurando Ética a Nicômaco 16: Diógenes de Sínope 17: Plotino 18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante) 19: Estrabão ouZoroastro (Baldassare Castiglione ou Pietro Bembo). 20: Ptolomeu R: Apeles (Rafael). 21: Protogenes ou Pietro Perugino).

14 5. Conhecimento Científico

15

16

17 Observe e analise a charge:

18 A charge é um tipo de desenho que, num único quadro, apresenta e conclui uma mensagem não-verbal, graças à criatividade do autor. O provérbio, por sua vez, é a mensagem verbal de caráter prático e popular. Abaixo, o provérbio cuja ideia se aproxima da charge é: a) “O homem violento expõe-se ao castigo, se tu o poupas, aumentarás o mal dele.”(Provérbios 19,19) b) “Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos.” (Jean-Paul Sartre) c) “Um crime bem sucedido, e favorecido pela sorte é chamado de virtude.”(Lucius Annaeus Seneca) d) “Se alguém mata um homem, é um assassino. Se mata milhões de homens, é um conquistador. Se mata todos, é um Deus.” (Jean Rostand) e) “A alegria do crime é fugitiva e rápida, como a luz do relâmpago.” (sabedoria popular)


Carregar ppt "Cap. 3 – Conhecimento de mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google