A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução humana."— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução humana

2 O QUE É O SEXO? Do ponto de vista biológico, o objetivo do sexo é fundir dois grupos de informações genéticas, um da mãe e outro do pai, para formar um bebê que seja geneticamente diferente de seus pais.

3 REPRODUÇÃO ASSEXUADA ocorre com a participação de um único indivíduo
dá origem a outros que são geneticamente idênticos não há troca de material genético forma reprodutiva, é considerada evolutivamente pior diminui as probabilidades de variações nos descendentes.                                     

4 Eucarionte unicelular em processo de bipartição ou diviso binária

5 REPRODUÇÃO SEXUADA Há três características básicas:
Produção de células haplóides por meiose (gametas). União de 2 células haplóides para formar um novo indivíduo diplóide. Formação de seres geneticamente diferente dos genitores.

6 Sistema Genital Masculino

7 Testículos Apresentam tubos finos e enovelados (túbulos seminíferos)
Apresentam as células de Leydig – produzem testosterona Produzem os espermatozóides

8 Epidídimo os espermatozoides são armazenados e passam pela fase de diferenciação (criação de flagelo). Encontramos também células de Sertoli, com função de nutrição dos espermatozoides

9 Canal ou ducto deferente
Cada ducto deferente é uma continuação do epidídimo O ducto parte do epidídimo entra na cavidade abdominal através do canal inguinal, contorna a bexiga e se liga ao ducto da vesícula seminal, formando o canal ejaculador, este por sua vez se liga a uretra.

10

11 Glândulas anexas Vesículas seminais: Glândulas membranosas que se localizam posteriormente à bexiga, próxima à sua base e ao lado da próstata Próstata: Produz secreção prostática que é nutritiva para os espermatozoides Glândulas de Cowper : Têm como função produzir uma secreção mucosa lubrificante anterior a ejaculação, que também faz parte do sêmen.

12 Próstata Vesículas seminais

13 Uretra Canal que percorre o interior do pênis abrindo para o meio externo. Canal comum a passagem da urina e o semem (mas não simultaneamente).

14 Pênis Órgão copulador masculino.
Quando os seus vasos sanguíneos se enchem de sangue, seu tamanho aumenta e ele se torna rígido, fenômeno conhecido como ereção. Saída do esperma do pênis: ejaculação. 2 a 4 ml de esperma – 200 a 400 milhões de espermatozóides.

15 SISTEMA GENITAL FEMININO

16 Anatomia Externa Períneo

17 Anatomia Interna Tubas Uterinas Ovário Endométrio Colo do útero Vagina

18 OVÁRIOS Localizados na cavidade abdominal, pouco acima da virilha.
São produtores dos gametas femininos – óvulos Produzem e secretam os hormônios: estrógeno e a progesterona.

19 Tubas Uterinas São dois tubos que se ligam ao útero.
A parte perto do ovário possui formato de franja. O óvulo liberado é sugado para o interior da tuba, deslocando-se até a cavidade uterina.

20 ÚTERO Órgão musculoso e oco, com tamanho e forma de uma pêra.
Parte superior: mais larga conectada à tuba uterina. Parte inferior: chamada de colo uterino, conecta-se com a vagina. Parte interna: revestido por tecido vascularizado chamado de endométrio. Local onde é formado e expelido a menstruação. Local onde ocorre a gravidez.

21 VAGINA Canal musculoso que na vulva se abre para o meio externo.
Durante a excitação fica dilatada e coberta por um líquido produzido pela glândula de Bartolin, facilitando a penetração do pênis durante o ato sexual.

22 HOMOLOGIA DOS ORGÃOS SEXUAIS EXTERNOS

23 Fimose

24 Transtornos Pré- Menstruais (TPM)

25 Ciclo menstrual A cada período de aprox. 28 dias o sistema reprodutor passa por alterações como preparação para a gravidez. O óvulo amadurece durante os primeiros 14 dias do ciclo. Com ação do estrógeno e da progesterona o endométrio vai ficando mais espesso e com mais vasos sanguíneos, que servirão para nutrir o possível embrião. No 14º dia, ocorre a liberação do óvulo na tuba uterina para ser fecundado, processo chamado de ovulação. Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama no 28º dia, eliminando para fora do corpo as células e sangue. Essa eliminação dura em torno de 4dias e é chamado de fluxo menstrual ou menstruação.

26 Exercício 1: Chama-se reprodução a capacidade que possuímos de produzir descendentes, garantindo assim a perpetuação da nossa espécie. O sistema reprodutor humano é formado por um conjunto de órgãos dentro dos quais ocorre a produção, o amadurecimento e o transporte de células reprodutivas denominadas gametas. Os gametas masculinos e femininos são respectivamente: a) Óvulo e pênis b) Pênis e ovário c) Espermatozóide e óvulo d) Próstata e vulva

27 Exercício 2: Sobre o aparelho reprodutor masculino julgue os itens: 1
Exercício 2: Sobre o aparelho reprodutor masculino julgue os itens: 1.Os testículos: são as gônadas masculinas que produzem os hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsável pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários 2. A uretra é comumente um canal destinado para a urina, mas os músculos na entrada da bexiga se contraem durante a ereção para que nenhuma urina entre no sêmen e nenhum sêmen entre na bexiga. 3. Os epidídimos são glândulas localizadas abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e ativam os espermatozóides. 4. As vesículas seminais são responsáveis pela produção de um líquido que é liberado no ducto ejaculatório e juntamente com o líquido prostático e com os espermatozóides, entrarão na composição do sêmen.

28 Exercício 3: Na espécie humana a fecundação ocorre?
a) Na vagina. b) Nas trompas. c) No útero. d) No ovário .

29 O sistema reprodutor feminino é formado por:
a) Por dois ovários, duas tubas uterinas, útero, vulva e uretra. b) Epidídimo, vagina, dois ovários, trompas de falópio, escroto e vulva. c) Vagina, vulva, dois ovários, uretra, útero, escroto e vesículas seminais. d) Por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva.

30 Exercício 4: O sistema reprodutor masculino é formado por: a) Testículos, pênis, próstata, vulva e canais deferentes. b) Epidídimo, canal deferente, uretra, pênis, escroto e tubas uterinas. c) Testículos, pênis, próstata, uretra, Epidídimo, escroto e vesículas seminais. d) Canais deferentes, útero, uretra, próstata, pênis, escroto e vesículas seminais.


Carregar ppt "Reprodução humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google