A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”"— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”

2 População: “É o conjunto de elementos cujas características se pretende estudar.”
Amostra: “É parte de uma população quando esta tem grande dimensão.” Dados estatísticos: “São os resultados obtidos.”

3 Tabela: “É uma forma de organizar os dados estatísticos recolhidos
Tabela: “É uma forma de organizar os dados estatísticos recolhidos.” Frequência absoluta: “É o número de vezes que cada dado estatístico se repete.”

4 Gráficos: “Tal como as tabelas, servem para facilitar a interpretação e a análise dos dados estatísticos recolhidos.” Tipos de gráficos: - de barras - histogramas (de frequência absoluta) - pictogramas - outros (de pontos, circulares, linhas, colunas, de superfície, 3D, etc.)

5 GRÁFICOS DE BARRAS Os gráficos de barras são constituídos por barras paralelas, horizontais ou verticais, que resultam da sobreposição de rectângulos, designados por UNIDADES GRÁFICAS. No mesmo gráfico as barras têm todas a mesma largura. Para leres um gráfico de barras: 1º lês o título para conhecer o assunto tratado; 2º lês o que cada um dos eixos indica; 3º lês a legenda, se houver; 4º observas como é que os eixos estão graduados; 5º identificas o número representado por cada barra. 2 alunos

6 BARRAS HORIZONTAIS BARRAS VERTICAIS 2 alunos 2 alunos

7 PICTOGRAMAS Os pictogramas são gráficos em que se usam figuras ou símbolos, dispostos em linha ou em coluna, para representar números. Para leres um pictograma: 1º lês o título para ficares a conhecer o assunto a que se refere o pictograma; 2º lês a legenda que indica o valor de cada símbolo; 3º identificas a quantidade representada em cada linha ou coluna, multiplicando o número de símbolos pelo valor de cada símbolo.

8 Gráfico de pontos (ou Cartesiano)
OUTROS GRÁFICOS Gráfico de pontos (ou Cartesiano) Gráfico circular Gráficos 3 D

9 MODA As cores preferidas dos alunos de uma turma são: AZUL - 10 alunos VERDE - 5 alunos VERMELHO - 8 alunos MODA = AZUL A moda de um conjunto de dados é o dado que ocorre com maior frequência.

10 MODA Indica a moda dos seguintes conjuntos de dados: MODA 12 Não tem moda (amodal) 11 e 13 (bimodal) A moda de um conjunto de dados é o dado que ocorre com maior frequência.

11 Como podem fazer os meninos da figura para ficarem todos com o mesmo número de balões?

12

13 Redistribuindo os balões…
A média dos balões é 4.

14 Para determinar a média: Somam-se todos os valores dos dados.
Calcula a média do seguinte conjunto de dados: MÉDIA = Para determinar a média: Somam-se todos os valores dos dados. Divide-se essa soma pelo número total de dados.

15 Exercício Qual é a moda e a média de idades das modelos?

16 Exercício Qual é a moda e a média do tamanho das sapatilhas?


Carregar ppt "ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google