A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira"— Transcrição da apresentação:

1 Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira

2 Vai já pra dentro menino!
Vai já pra dentro estudar! É sempre essa lengalenga Quando o que eu quero é brincar... Eu sei que aprendo nos livros, Eu sei que aprendo no estudo, Mas o mundo é variado E eu preciso saber tudo!

3 Há tempo pra conhecer, Há tempo pra explorar
Há tempo pra conhecer, Há tempo pra explorar! Basta os olhos abrir, E com o ouvido escutar. Aprende-se o tempo todo, Dentro, fora, pelo avesso, Começando pelo fim Terminando no começo!

4 Se eu me fecho lá em casa, Numa tarde de calor, Como eu vou ver uma abelha A catar pólen na flor? . Como eu vou saber da chuva Se eu nunca me molhar? Como eu vou sentir o sol, se eu nunca me queimar?

5 Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar? Como eu vou saber das gentes, Sem aprender a gostar? . Quero ver com os meus olhos, Quero a vida até o fundo, Quero ter barros nos pés, Eu quero aprender o mundo!

6

7 Currículo na educação infantil: por onde ir?
Maria Cristina Leandro de Paiva UFRN

8 Como criar espaços dentro de nossas instituições para que as crianças possam “aprender o mundo”, como no poema?

9 Que escola queremos para as crianças de 0 a 6 anos
Que escola queremos para as crianças de 0 a 6 anos? Que diretrizes devemos seguir? Quais são os seus objetivos? Quem são as crianças que estão matriculadas nas creches, nas pré-escolas e nas turmas de educação infantil de escolas de Ensino Fundamental?

10 EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA DISCIPLINAMENTO
PEDAGOGIA SUBMISSÃO EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA DISCIPLINAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PRÉ-EXISTENTE

11 A criança como ponto de partida e de chegada
Ainda não é o momento de sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança: trata-se de vivê-lo, de proporcionar-lhe experiências ricas e diversificadas. (KUHJMANN Jr., 2001) Conhecer o mundo envolve afeto, prazer, desprazer, fantasia, brincar, movimento, poesia, ciências, artes plásticas e dramáticas, linguagem, música e a matemática. Os conteúdos disciplinares devem ser dominados pelas pessoas que educam e não pela criança.

12 CURRÍCULO - DCNEI “as práticas educacionais organizadas em torno do conhecimento e em meio às relações sociais que se travam nos espaços institucionais, e que afetam a construção das identidades das crianças”.

13 A aprendizagem é uma construção social pois se dá nas múltiplas interações estabelecidas pelos parceiros infantis e adultos em práticas culturais concretas, portanto históricas, e que envolve a pessoa como um todo.

14 As experiências vividas no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro de explicações pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas. A brincadeira deve ser vista como atividade privilegiada na promoção do desenvolvimento nesta fase da vida humana. PARTICIPAÇÃO, DIÁLOGO, ESCUTA

15 Se queremos um espaço cheio de significados e aprendizagens, devemos ter em mente que é na interação com o outro e com o mundo que construímos conhecimentos e compreendemos a realidade que nos cerca. (NASCIMENTO, 2007)

16 • De quais atividades as crianças participam nas creches e pré-escolas?
• Como aí acontecem as interações das crianças entre si e com os adultos? • Como mediar o mergulho delas na cultura e alimentar sua capacidade criativa?

17 Abolir todos os procedimentos que não reconhecem a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena, e que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças. (DCNEI)

18 COMO E QUANDO COMEÇAR? Envolver-se em amplo processo de renovação de práticas, de revolução de representações cristalizadas sobre a criança, as expectativas acerca do que ela pode aprender.

19 KRAMER Uma proposta pedagógica é um caminho, não um lugar.
Toda proposta pedagógica tem uma história que precisa ser contada. A proposta nasce de uma realidade que pergunta e é também busca de uma resposta; é diálogo.

20 Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.
Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. (GADOTTI apud VEIGA, 2000)

21 Um plano responsável pela definição de políticas contemplaria:

22 Princípios e concepções
a história da instituição e sua função; a visão de criança, desenvolvimento infantil, conhecimento, aprendizagem, ensino; o papel dos profissionais envolvidos; princípios e objetivos gerais; relações instituição, família, comunidade.

23 Procedimentos prioridades, eixos e diretrizes para o trabalho da equipe de profissionais e dos educadores com os grupos de crianças; formas de organização dos tempos, espaços e materiais de uso coletivo; caracterização da instituição quanto a período letivo, faixa etária, horários; critérios de configuração dos agrupamentos, procedimentos durante o período de adaptação, dias de chuva, emergências médicas etc. (da equipe envolvida diretamente no trabalho com as crianças).

24 Ação Cotidiana ação cotidiana dos educadores junto às crianças (seleção de temas e organização de atividades, materiais, espaços e tempo); às atividades dos educadores em relação ao trabalho pedagógico (instrumentos de acompanhamento, análise e planejamento, reuniões com supervisores); às atividades da equipe ( passeios, festas, reuniões com pais, participação em eventos da comunidade).

25 OBRIGADA! Contato:

26 Referências VEIGA, Ilma Passos A. (org.) Projeto pedagógico da escola: uma construção possível. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).


Carregar ppt "Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google