A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Carlos Pereira Jotz Com base no texto de Luiz Gonzaga Pinheiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Carlos Pereira Jotz Com base no texto de Luiz Gonzaga Pinheiro"— Transcrição da apresentação:

1 José Carlos Pereira Jotz Com base no texto de Luiz Gonzaga Pinheiro
DISCIPLINA José Carlos Pereira Jotz Com base no texto de Luiz Gonzaga Pinheiro

2 Disciplina Conta Marcel Souto Maior, no livro "As vidas de Chico Xavier" o primeiro encontro entre Emmanuel e Chico Xavier. Em 1931, enquanto rezava na beira da represa, teve sua conversa com Deus interrompida pela visita de uma cruz luminosa. Franziu os olhos e percebeu, entre os raios, a poucos metros, a figura de um senhor imponente, vestido com túnica típica de sacerdotes. O recém-chegado foi direto ao assunto. - Está mesmo disposto a trabalhar na mediunidade? - Sim, se os bons espíritos não me abandonarem. - Você não será desamparado, mas para isso é preciso que trabalhe, estude e se esforce no bem.

3 Disciplina - O senhor acha que estou em condições de aceitar o compromisso? - Perfeitamente, desde que respeite os três pontos básicos para o serviço. Diante do silêncio do desconhecido, Chico perguntou: - Qual o primeiro ponto? A resposta veio seca: - Disciplina. - E o segundo?

4 Disciplina - E o terceiro? - Disciplina, é claro.
DISCIPLINA é uma palavra de larga aplicação na vida. Podemos considerá-la uma virtude pessoal e intransferível, que adorna o espírito quando conquistada por aquisição, mas que pode violentá-lo quando por imposição. A DISCIPLINA pode ser adequada ou inadequada, dependendo da situação daquele que a impõe e daquele que deve submeter-se a ela.

5 Disciplina Quando Gandhi rebelou-se contra a política inglesa e estabeleceu a revolução pacifica da não-violência, foi taxado de indisciplinado pelos ingleses. Mas exigiu, para consigo e seu povo, uma disciplina férrea de não agressão a seus opositores, nem por pensamento. Assim, a DISCIPLINA tem direção e sentido, que devem ser coerentes na aplicação e justos na causa. Autoritarismo não é sinônimo de DISCIPLINA. Aquele que tenta disciplinar utilizando normas despóticas e arbitrárias, é apenas prepotente, arrogante e tirano.

6 Disciplina A DISCIPLINA deve ser ao mesmo tempo firme e dócil por quem emprega e enérgica e suave para quem a compreende. DISCIPLINA não é sinônimo de castigo, mas de ordem e respeito aos objetivos propostos como meta por quem lhe adotou. A DISCIPLINA deve ajustar-se às necessidades atuais de cada indivíduo, evoluindo com ele. Superadas as dificuldades e necessidades que a DISCIPLINA enfrentou, a mesma poderá mudar a sua atuação, acompanhando o ser em seu crescimento. Os pais precisam perceber que para cada filho há uma necessidade de DISCIPLINA diferente.

7 Disciplina Quando se resolve ser espírita, tem-se invariavelmente um encontro marcado com a DISCIPLINA. Mesmo que não seja o "vigiai e orai", estágio disciplinar mais avançado, o principiante espírita deverá sair da rotina do comodismo, para a conscientização de suas necessidades evolutivas. Aos poucos ele vai descobrindo que na casa espírita os minutos revestem-se de maior significação, aproveitados no trabalho, no estudo doutrinário, no esclarecimento dos problemas existenciais, no fortalecimento da amizade, na gentileza ou nos afagos da caridade.

8 Disciplina DISCIPLINA e CARIDADE formam o dueto maior atuando conjuntamente sob a orientação do bom senso. A DISCIPLINA não deve ser tão rígida que atropele a CARIDADE, e esta deve ser suficientemente racional para não descaracterizar a DISCIPLINA. O indisciplinado é um fora da lei (Lei Divina) que precisa ajustar-se ao roteiro benéfico para ele criado, visando proporcionar-lhe os benefícios da paz. Nenhum Espírito ingressa no mundo superior sendo indiferente à DISCIPLINA.

9 Disciplina A DISCIPLINA precisa da AFETIVIDADE. Impor disciplina com gritos e ameaças (cumpridas ou não) revela desconhecimento do tema. O que se consegue obter desta forma é obediência ou colaboração, na maioria das vezes apenas representação. Na presença do ditador pode-se observar a revolta muda sob a máscara da obediência. Quando ele se afasta fica o desagrado e rebeldia. A atitude de firmeza, serenidade e delicadeza é que levam a DISCIPLINA por aquisição. Ao iniciar a colaboração no processo disciplinar, o indivíduo, de livre vontade, assume o engajamento nas mudanças, despertando o espírito para as reformas interiores que se refletem nos comportamentos exteriores.

10 Disciplina Quando Jesus mencionou a "porta estreita", o "negar a si mesmo", estava falando de quê? Não seria de RENÚNCIA, uma das velhas companheiras da DISCIPLINA? Para tomar a cruz aos ombros é urgente negar a si mesmo, reafirmando não o eu mundano, mas o eu divino, essência final da evolução. Do espírita exige-se algo mais, que o retire da extensa lista dos acomodados: a DISCIPLINA. E ela se afirma no esforço de renovação, que deve ser feito a cada dia. É esse esforço que nos pacifica e rejuvenesce.

11 Disciplina Disciplinemos nossas emoções para que elas não nos disciplinem. Não esqueçamos nunca: saber dizer NÃO também consta da gramática do amor, no extenso capítulo da DISCIPLINA. Para ter boa saúde é preciso disciplina. Na mesa, na cama, na sala, na fala. Disciplina ao respirar, disciplina ao pensar. Disciplina no olhar, disciplina no tocar. Pra poder evoluir é preciso disciplina.

12 Disciplina www.josecarlosjotz.net
Você pode ter acesso a outras palestras em power point diretamente no site: Música: Yanni Bibliografia Luiz Gonzaga Pinheiro. Disciplina Marcel Couto Maior. As vidas de Chico Xavier


Carregar ppt "José Carlos Pereira Jotz Com base no texto de Luiz Gonzaga Pinheiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google