A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS Prof. Dr. Silvio Bertoncello Artur Roberto Roman.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS Prof. Dr. Silvio Bertoncello Artur Roberto Roman."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS
Prof. Dr. Silvio Bertoncello Artur Roberto Roman

2 SITUAÇÃO – PROBLEMA: DESAFIO:
ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS SITUAÇÃO – PROBLEMA: Troca de Plano de Saúde dos colaboradores da empresa. DESAFIO: Comunicar aos colaboradores esta mudança.

3 QUAL É ESTE ESTILO DE DISCURSO?
ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS QUAL É ESTE ESTILO DE DISCURSO?

4 Discurso bem-dito São enunciados produzidos a partir da esfera dos relacionamentos administrativos. É por meio deles que são produzidas as informações sobre: a empresa o negócio o trabalho as rotinas as metas e os desafios as políticas e os direcionamentos estratégicos da organização.

5 Discurso bem-dito São as mensagens orais ou escritas, institucionais e oficiais, autorizadas e planejadas, divulgadas pelos canais formais ou informais como: Intranet s Notas Comunicados internos Memorandos House Organs Mural físico ou eletrônico.

6 Discurso bem-dito São também os enunciados que circulam informalmente nas relações administrativas entre os funcionários, especialmente entre os gerentes e seus funcionários, com temas de interesse do serviço. Os discursos bem-ditos se propagam predominantemente em fluxos de comunicação lineares e convencionais: Top Down = da alta hierarquia para a base; Botton-up = da base para alta hierarquia; Midl-up = a gerência média para a alta hierarquia; Midl-down = da média gerência para base.

7 Discurso bem-dito Estilo composicional:
Quando escritos, são produzidos dentro da norma-padrão da língua portuguesa. Devem ser objetivos, claros e concisos. Interlocutores: São produzidos pela administração da organização e também por todos os funcionários. São destinados aos empregados e pessoas relacionadas aos trabalhos da organização. Escopo Intencional: Buscam orientar as ações administrativas e integrar o funcionário aos objetivos da organização. A SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É FAZER COM QUE O COLABORADOR SE COMPROMETA COM OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.

8 QUAL É ESTE ESTILO DE DISCURSO?
ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS QUAL É ESTE ESTILO DE DISCURSO?

9 Discurso Mal-Dito Circulação de informações não-oficiais, desautorizadas, irresponsáveis; Origina-se pela ausência do discurso bem-dito (as pessoas não suportam o “vácuo informativo” nas organizações); Conhecido como “rádio-peão”, “rádio cafezinho”, “rádio-corredor”, “rádio salto-alto”; Propagação muito veloz pelas “redes virais de comunicação” (disseminação da informação tal qual um vírus, envolvendo pessoas de diversas áreas da organização); Influência de aspectos pessoais na informação comunicada (expectativas profissionais, história de vida, opinião crítica do interlocutor, condições de trabalho, entre outros); Uso de vocabulário com gírias, palavras do senso comum, obscenidade e mensagens fragmentadas, geralmente de interesse pessoal para os envolvidos; As informações circulam através de uma voz anônima, cuja origem não se pode detectar, mas que possui forte repercussão; Maior circulação: funcionários do nível operacional (devido a facilidade de se encontrarem durante a atividade profissional); Caracteriza-se como fofoca (prática socializante e de integração grupal) e difere –se de calúnia, difamação ou injúria (desvio de caráter); Fortalece a integração entre as pessoas, afinal não se conta “fofocas” para pessoas desconhecidas; Encontra solo fértil nos processos de mudanças da organização e se não há informação suficiente, se faz mais forte ainda; Divertem, provocam, agregam, animam.

10 QUAL É ESTE ESTILO DE DISCURSO?
ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS QUAL É ESTE ESTILO DE DISCURSO?

11 Discurso Não-Dito São os enunciados mal-ditos impedidos de serem expressados, ou porque não podem, ou porque não devem ser ditos por determinados sujeitos em situações específicas. É o mal-dito silenciado em razão de uma censura, explicita ou não. Os conflitos e tensões não deixam de existir por estarem submersos. Essa fala negada, quando acumulada no tempo, traz desmotivação, compromete o desempenho do trabalhador e pode gerar doenças laborais. Um grande gerador de não-dito é o gerente em sua prática administrativa. Muitos gerentes inseguros e com dificuldade de aceitar que os mal-ditos, apesar de distorcidos, referem-se à realidade, preferem interditá-los.

12 Conclusão Conflitos são constitutivos das comunidades de trabalho e decorrem de diversidade de seus membros e da vitalidade da equipe. Equipes desanimadas não discutem, não reclamam e não produzem. Equipes vitalizadas brigam muito, produzem muitos mal-ditos, e quando bem gerenciados, trazem muito resultado para a organização.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÕES: UM UNIVERSO DE DISCURSOS BEM-DITOS, MAL-DITOS E NÃO DITOS Prof. Dr. Silvio Bertoncello Artur Roberto Roman."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google