A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia
Histologia I Prof. Guilherme Garcez Cunha

2 Cronograma da Disciplina
* Aulas teóricas; *Aulas práticas; (Laboratório) *Avaliações; Cronograma da Disciplina

3 Este tutorial não tem a pretensão nem a finalidade de substituir um BOM LIVRO de histologia, leitura obrigatória para um aprendizado qualificado. A histologia estuda os tecidos, isto é, as agregações de células e de material extracelular que têm a mesma forma e a mesma função.

4 Não existe uma definição universalmente aceita pelos biólogos do que seja VIDA, ainda assim eles não hesitam em estudá-la: e até mesmo em procurá-la em outros cantos do universo. Mas como estudar algo que não se sabe o que é? O que é vida??

5 Seres Vivos Auto-replicação
Uma característica marcante dos seres vivos é a sua capacidade de se reproduzir, isto é, induzir a formação de cópias de si mesmo a partir de elementos tomados do ambiente.

6 Seres Vivos Metabolismo O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no interior do organismo que mantém mais ou menos estáveis as condições internas do organismo (homeostase).

7 Seres Vivos Delimitação Os seres vivos são fenômenos localizados, isto é, ocupam uma região limitada do espaço. E também são distintos do ambiente em que estão. Isso permite manter um ambiente interno, onde podem manter e concentrar os elementos que captura do ambiente externo: nutrientes, por exemplo – impedindo que se percam dispersos no meio ou sejam utilizados por outros.

8 Composição química: Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
Substâncias orgânicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas.  A composição química aproximada da matéria viva é de 75 a 85% de água; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipídios; 10 a 15% de proteínas e 1% de ácidos nucléicos.

9 São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.
Células São as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. As células são estruturas incrivelmente complexas e muito variadas, mas também obedecem as mesmas leis da física e da química.

10

11 Procariotos Atuais

12 Incluem todos os tipos de bactérias:

13 Bactérias As bactérias vivem em ambientes tais como fontes termais sulfurosas cujas águas têm pH 2 a atingem temperaturas em torno de 80 graus C. Outros vivem em ambientes contendo metano ou sob alta concentração de sal .

14 Nucleóide - constituído por uma molécula circular de DNA
Estrutura bacteriana Parede celular - responsável pela forma da bactéria constituída por um complexo proteína + carboidrato. Cápsula - camada de consistência mucosa ou viscosa formada por polissacarídeos que reveste a parede celular em algumas bactérias. É encontrada principalmente nas bactérias patogênicas, protegendo-as contra a fagocitose.  Nucleóide - constituído por uma molécula circular de DNA  Membrana Plasmática Citoplasma Flagelos

15 Eucariotos Atuais

16

17 Obrigado...


Carregar ppt "Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google