A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?
Fernando de Holanda Barbosa Filho – IBRE-FGV Samuel de Abreu Pessôa – IBRE-FGV UFRGS – Ciências Econômicas Felipe Augusto Bellé Economia da Pobreza

2 1 - Introdução Objetivo Principal: Resenhar a literatura sobre o efeito da educação na economia nas suas diversas dimensões; Ponto de vista micro e macroeconômico; Educação -> Crescimento Econômico: Década de 50; 3 seções: Retorno Privada e Social da Educação; Educação e Crescimento Econômico; Políticas Educacionais;

3 2 - Retorno Privado e Social da Educação
4 subseções: 2.1 Motivações que estimularam o estudo da economia da educação e o seu investimento; 2.2 Diversas variáveis instrumentais para estimação do retorno da educação; 2.3 Se o retorno social da educação é diferente do privado; 2.4 Efeitos sociais da Educação;

4 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.1 INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Final dos anos 50 e primeira metade dos anos 60; Objeto de investigação de forma sistemática o papel da educação; Motivo Macroeconômico? Trabalhos do Robert Solow ↑Y > ↑ Oferta dos fatores de produção, capital e trabalho; Resíduo de Solow: Progresso técnico ou acumulação de outros fatores; Qual melhor candidato? Melhoria da qualidade do trabalho pela escolaridade e pela experiência.

5 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.1 INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Theodore Schultz (1960): Primeiro autor a considerar a educação como um investimento no homem; Capital Humano -> Produtividade com valor econômico; Explicaria parte do Resíduo de Solow; Educação -> ↑ Produtividade -> ↑ W reais. Países Pobres: Baixo capital humano impede o melhor uso do investimento em capital físico.

6 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.1 INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Motivação pela Política Econômica? Recursos são escassos; Avaliação do retorno da educação; Educação avaliada por uma Taxa Interna de Retorno. Motivação pela relação com o Mercado de Trabalho? Motivação em estudar como uma decisão econômica; Custos e benefícios privados; Pessoas com maiores habilidades possuem maiores retornos.

7 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.1 INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO Motivação pela compreensão da Desigualdade de Renda? Salários diferenciam-se não somente por Tempo de Escolaridade; Habilidades pessoais são diferentes; Diferenças inatas e intrínsecas aos indivíduos; Custo de Oportunidade no Tempo: Tempo de Estudo <-----> Salário Situação inicial dos indivíduos.

8 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.2 Variáveis Instrumentais para a Educação Erros em estimações sobre educação ou por variáveis podem gerar viés/auto seleção; Tempo de educação, qualidade da escola, etc... Indivíduos com maiores habilidades optariam por ficarem mais tempo estudando, dado seu retorno individual; Meritocrática, entretanto: Igualdade de Oportunidade? Circunstâncias familiares: educação/renda dos pais sobre educação dos filhos.

9 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.3 Retorno Social versus Privado Evidência empírica: pessoas mais educadas recebem maiores salários; Por que? Maior produtividade associada a Capital Humano e por habilidades inatas. Externalidades associadas a educação: Aumento da renda geral da economia; Demanda por produtos sofisticados Retorno Social > Retorno Privado

10 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.4 Efeitos Sociais da Educação Externalidade Positivas para a Sociedade; Aumentar proximidade entre as pessoas: Comunicação; Criminalidade; Consciência política (democracias estáveis e sem ditaduras); Taxas de fertilidade; Conscientização a vícios; Outros.

11 2 - Retorno Privado e Social da Educação
2.4 Efeitos Sociais da Educação Menor “distância social” e os custos de transação: Diferentes valores que determinadas culturas possuem em relação a outras. Eficiência produtiva e das trocas; Redução da criminalidade: Aumento do retorno (w) em atividades legais; Questões de conscientização; Formas de inibir a entrada no crime.

12 3 - Educação e Crescimento Econômico
Três subseções: Teoria; Resultados Empíricas; Qualidade da Educação e Crescimento Econômico.

13 3 - Educação e Crescimento Econômico
3.1 Teoria Modelos de Crescimento Exógeno: Modelo de Solow: Diferenças de renda entre economias em função dos diferenciais de investimento; Capital humano como uma variável exógena: dotação de recursos naturais; Políticas pró-crescimento: impactos temporários sobre crescimento; Longo prazo: progresso tecnológico.

14 3 - Educação e Crescimento Econômico
3.1 Teoria Modelos de Crescimento Endógeno: Taxa de crescimento não somente pelo progresso tecnológico; Lucas (1988): Considerou que havia externalidade associada à acumulação de capital humano -> Impacto permanente sobre taxas de crescimento; Capital Humano e Adoção de Tecnologia: Disponibilidade de capital humano torna a adoção de tecnologias mais baratos; P&D e nível tecnológico mais elevado.

15 3 - Educação e Crescimento Econômico
3.2 Resultados Empíricos Diversos autores encontram diferentes resultados; Positivos ou negativos ao crescimento econômico; Influência da saturação do mercado de trabalho sobre educação e salários; Problemas econométricos: endogeneidade e viés; Influência na adoção das fronteiras tecnológicas.

16 3 - Educação e Crescimento Econômico
3.3 Qualidade da Educação e Crescimento Econômico Qualidade da educação? Testes que medem habilidades analíticas; Forte evidência que qualidade do aluno eleva o salário; Regressões com qualidade e crescimento é positiva e significativa; Mercado de trabalho: Local onde adquiriu educação influencia os salários.

17 4 - Políticas Educacionais
Três Literaturas: Primeira: Impacto sobre a eficiência da educação da distribuição dos recursos públicos nos diversos níveis de escolaridade: Em países pobres: Maior retorno pela educação básica; Conforme avanços tecnológicos, investimentos em níveis superiores trazem maiores retornos;

18 4 - Políticas Educacionais
Três Literaturas: Segunda: Quantidade sobre qualidade da educação: Observa-se que elevação no gasto total por aluno em geral não eleva a qualidade da educação; Redução da relação professor/aluno não tem sido efetiva; Políticas que elevam a qualidade do professor, bem como do material escolar, têm sido efetivas.

19 4 - Políticas Educacionais
Três Literaturas: Terceiro: Funcionamento interno da escola: Estrutura organizacional; Contratos de trabalho entre escola-professor e escola-setor público; Estruturas de incentivos; Sindicalização e compressão de salários ao torno da média; Grau de centralização das decisões nas escolas e dos exames; Escolas privadas com financiamento público.

20 Conclusão Investimento em educação possui impactos diretos e substancias sobre os salários; Estimulo ao investimento individual em educação; É possível descrever que aproximadamente 40% da diferença de renda entre Brasil e EUA é devido atraso educacional; Para qualidade da educação é necessário que os alunos adquiram domínio de um conhecimento e conjunto de técnicas; Impactos sobre a sociedade.


Carregar ppt "Educação e Crescimento: O que a Evidência Empírica e Teórica mostra?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google