A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIAS DA INFLAÇÃO E ÍNDICES DE PREÇO NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIAS DA INFLAÇÃO E ÍNDICES DE PREÇO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS DA INFLAÇÃO E ÍNDICES DE PREÇO NO BRASIL

2 INFLAÇÃO ANUAL - BRASIL
IGP-DI/FGV

3 INFLAÇÃO ANUAL - BRASIL
IGP-DI/FGV

4 INFLAÇÃO MENSAL - BRASIL
IGP-DI/FGV

5 INFLAÇÃO MENSAL - BRASIL
IGP-DI/FGV

6 Introdução Por que é que os países são tão preocupados com a possibilidade de sofrerem processos inflacionários? Quais são as principais medidas que podem ser tomadas no intuito de manter a inflação em níveis moderados sem que ela dispare drasticamente?

7 Definição Inflação é a situação de aumentos contínuos e generalizados dos preços dos bens e serviços em uma economia. É o aumento persistente dos preços, que envolve o conjunto da economia, e do qual resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda.

8 Definição Em sua forma mais acentuada (hiperinflação), os preços aumentam tanto que as pessoas não procuram reter esse ativo, dada a rapidez com que diminui seu poder de compra. O processo inverso é denominado de deflação, quando se observa uma redução generalizada do nível de preços e dos custos.

9 Principais Causas da Inflação
Principais abordagens para as causas da inflação: teoria clássica ou teoria monetarista teoria Keynesiana

10 Teoria Clássica da Inflação
A denominação de clássica se dá em virtude de sua formulação ter sido feita pelos pioneiros do pensamento econômico. Esta teoria é frequentemente utilizada por alguns economistas que desejam explicar os determinantes de longo prazo do nível de preços e da taxa de inflação.

11 Teoria Clássica da Inflação
Quando observamos durante certo período a subida do preço de determinado produto podemos pensar: que as pessoas estejam gostando mais desse bem, ou que, ao longo do período, o dinheiro utilizado para comprar esse produto tenha perdido seu valor.

12 Teoria Clássica da Inflação
O que ocorre é que o valor da moeda passa a ser menor. Primeira conclusão que os monetaristas chegam a respeito da inflação: Trata-se mais do valor da moeda do que do valor dos bens.

13 Teoria Clássica da Inflação
Considere que P mede o número de reais necessários para adquirir uma cesta de bens e serviços. Ou seja, P é o nível de preços medido por um índice de preços.

14 Teoria Clássica da Inflação
Vamos agora inverter a idéia de forma a imaginar que a quantidade de bens e serviços que pode ser comprada com R$1,00 seja igual a 1/P. Em outras palavras: se P é o preço de bens e serviços em termos de moeda, 1/P é o valor da moeda medido em termos de bens e serviços. Assim, quando o nível geral de preços aumenta, o valor da moeda diminui.

15 Teoria Clássica da Inflação
Considerando a moeda como um ativo da economia, podemos pensar: o que determina o seu valor? Resposta: oferta e demanda. Banco Central Depende, entre outros fatores, da taxa de juros

16 Teoria Clássica da Inflação
A pessoa retém dinheiro porque ela é um meio de troca. O montante de dinheiro que as pessoas irão reservar para pagamento de bens e serviços dependerá dos preços. Quanto mais altos forem eles, maior será a quantidade de moeda exigida pela transação e tanto mais moeda as pessoas decidirão manter em suas carteiras ou em suas contas correntes. Ou seja, um nível de preços elevado (ou baixo valor da moeda) aumenta a quantidade de moeda demandada.

17 Teoria Clássica da Inflação
Nível de Preços Valor da Moeda E se de repente o Banco Central duplicar a quantidade de moeda emitindo mais notas e distribuindo ao público? Oferta de Moeda M1 (baixo) (alto) (alto) 1 1 4 1,33 2 E1 (baixo) Demanda Quantidade de Moeda

18 Teoria Clássica da Inflação
Valor da Moeda 4 (alto) (baixo) Quantidade de Moeda Oferta de Moeda M1 E1 Nível de Preços 1 1,33 2 Oferta de Moeda M2 valor da moeda diminui nível de preços aumenta E2 Demanda

19 Teoria Clássica da Inflação
Ou seja, quando um aumento na oferta de moeda torna os reais mais abundantes, o resultado é um aumento no nível de preços que reduz o valor de cada real. Acabamos de explicar a teoria monetarista que justifica as variações do preço como sendo essencialmente um fenômeno monetário. O maior expoente dessa corrente é o economista Milton Friedman que observou, em certo momento, que a inflação é sempre e em todos os lugares um fenômeno monetário.

20 Teoria Keynesiana Para os keynesianos, a inflação é alta porque os governos necessitam emitir moeda para financiar seus gastos. Déficit orçamentário do governo

21 (monetização da dívida)
Teoria Keynesiana Um governo financia seus gastos fundamentalmente de duas maneiras: a) Pode tomar emprestado como nós usualmente fazemos por meio de um empréstimo ou b) Pode fazer aquilo que nós não podemos fazer, isto é, ele pode na prática criar moeda via Banco Central. O Banco Central paga ao governo com a moeda que cria e o governo usa essa moeda para financiar seu déficit. (monetização da dívida)

22 Teoria Keynesiana O que se observa na prática e na maior parte dos países é que os déficits são financiados basicamente por meio de empréstimos ao invés da emissão de moedas. Mas no início das hiperinflações observam-se duas mudanças nas economias:

23 Tipos de Inflação Alguns tipos de inflação passíveis de observação nas economias: a inflação de demanda a inflação de custos.

24 Inflação de Demanda Considera-se a inflação de demanda como sendo o tipo de inflação causada pelo excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. Ou seja, ocorre uma certa defasagem entre a quantidade ofertada e a quantidade demandada, sendo esta última consideravelmente maior que a primeira.

25 Inflação de Demanda Pode-se dizer que a inflação de demanda está intimamente relacionada com a inflação de moeda. Pois quando o governo pratica a emissão desse ativo aumentando a base monetária, a população passa a acreditar que teve aumento em seu poder aquisitivo (curto prazo).

26 Inflação de Demanda Os instrumentos para controle desse tipo de inflação estão centrados na redução da demanda agregada por bens e serviços, pois se sabe ser esta mais sensível aos choques que a oferta agregada cujos ajustes se dão a prazos relativamente longos. DA = C + I + G + X – M

27 Inflação de Demanda Neste contexto, o governo pode agir de duas maneiras distintas: de forma direta por meio da redução de seus próprios gastos, ou de forma indireta recorrendo a políticas que reduzam o consumo e o investimento privado.

28 Inflação de Demanda Para os monetáristas, as evidências empíricas demonstram que as oscilações no nível de preço estão mais associadas à quantidade de moeda em circulação do que a variações no investimento (público e privado). Neste caso, a moeda será o instrumento ativo no combate à inflação.

29 Inflação de Demanda Para os fiscalistas, a moeda é um instrumento passivo, uma vez que as variações no nível de renda e de preços se dão em virtude de um complexo de determinantes da demanda agregada, principalmente de fatores que afetam a demanda em investimentos. Portanto, nessa ótica, o controle sobre os gastos do governo e a carga tributária sobre o consumo e o investimento são considerados os principais instrumentos para controle da demanda agregada.

30 Inflação de Demanda Dessa forma, os fiscalistas consideram que o governo deva ter uma participação mais efetiva sobre a economia enquanto que os monetaristas são contrários a uma intervenção mais efetiva do Estado.

31 Inflação de Custos A inflação de custos está associada a uma inflação de oferta. Neste caso, o nível de demanda permanece quase inalterado, porém os custos de alguns insumos importantes da economia aumentam de forma a serem repassados aos preços dos produtos.

32 Inflação de Custos A regra geral é que o preço de um bem ou serviço tende a se relacionar intimamente com seus custos de produção. Se estes custos aumentam, logo o nível de preço dos produtos também aumentará.

33 Inflação de Custos Existem dois motivos pelos quais os custos de produção aumentam: aumentos salariais dos trabalhadores poder de mercado de determinadas empresas em monopólio ou oligopólio.

34 Inflação de Custos Resumindo:
O que caracteriza a inflação de custos é o aumento de preços devido a pressões autônomas causadas pelas pressões de grupos sindicais e empresas monopolistas e oligopolistas que têm suficiente poder barganha de forma a forçarem aumentos de sua participação na renda nacional, ou então por choques de oferta associados a aumentos de preços das matérias primas.

35 Inflação de Custos Existem, porém, grandes dificuldades em se combater uma inflação de custos dado que o governo pode ser obrigado a elevar o nível de preços da economia a fim de impedir uma queda do nível da atividade econômica.

36 Inflação de Custos Estudamos que a inflação de custos está relacionada a uma insuficiência de produção agregada. Se as autoridades têm como objetivo manter alto nível de emprego, tal medida só poderá ser adotada por meio de um estímulo da demanda agregada. Esta atitude, porém estará causando novos aumentos de preços (inflação de demanda) sem que se tenha debelado as causas da elevação dos custos.

37 Correção Monetária Instituída com o propósito de preservar o poder aquisitivo da moeda. A alteração do valor da moeda em razão do processo inflacionário implica no empobrecimento de quem a detém (fere o direito de propriedade). Valor não é alterado (o que implicaria em ganho ou perda), apenas é atualizado.

38 Inflação “Tipo Escada”

39 Combateram a indexação com congelamento de preços e salários
Planos Econômicos Plano Cruzado (fev/86) Plano Bresser (jun/87) Plano Verão (jan/89) Plano Collor I (mar /90) Plano Collor II (fev/91) Combateram a indexação com congelamento de preços e salários Plano Real (jul/94)

40 Por que existem diferentes índices de inflação?
Correção Monetária Por que existem diferentes índices de inflação? A inflação deve ser medida para um determinado grupo populacional (varia conforme localização geográfica, faixa de renda, etc.). O índice está atrelado à população estudada. O índice para uma mesma população pode ser estratificado, por exemplo, pelo número de salários mínimos de renda.

41 Medidas da Inflação Bens e serviços intermediários: Índice de Preços no Atacado Bens e serviços finais: Índice de Custo de Vida Bens e serviços finais e intermediários: Índice Geral de Preços

42 Índices são diferentes pois diferem quanto:
Medidas da Inflação Índices são diferentes pois diferem quanto: Universo Populações POF Pesquisa de locais de compra

43 Os principais índices de inflação são:
Medidas da Inflação Os principais índices de inflação são: IPC/FIPE INPC/IBGE IPCA/IBGE ICV/DIEESE IGP-DI/FGV IGP-M/FGV

44 Medidas da Inflação IPC/FIPE Índice de Preços ao Consumidor da FIPE
Denominação Famílias do município de São Paulo, com renda mensal de 1a 20 salários mínimos e cujo chefe é assalariado Universo Pesquisado Preços médios de 1º ao último dia de um mês com preços médios de 1º ao último dia do mês anterior. Período de Comparação Além disso, apresenta índice quadrissemanal Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas vinculada à USP Entidade que calcula

45 Medidas da Inflação INPC/IBGE
Índice Nacional de Preços ao Consumidor do IBGE Denominação Famílias de 9 regiões metropolitanas, de Brasília e de Goiânia, com renda mensal de 1 a 8 salários mínimos e cujo chefe é assalariado Universo Pesquisado Período de Comparação Preços médios de 1º ao último dia de um mês com preços médios de 1º ao último dia do mês anterior. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Entidade que calcula

46 Medidas da Inflação IPCA/IBGE Índice de Preços ao Consumidor Amplo
Denominação Famílias de 9 regiões metropolitanas, de Brasília e de Goiânia, com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos e cujo chefe é assalariado. Universo Pesquisado Período de Comparação Preços médios de 1º ao último dia de um mês com preços médios de 1º ao último dia do mês anterior. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Entidade que calcula

47 Medidas da Inflação ICV/DIEESE Índice de Custo de Vida do DIEESE
Denominação Famílias assalariadas do município de São Paulo, para 3 faixas de renda: 1 a 3 SM, 1 a 5 SM e 1 a 30 SM. Universo Pesquisado 1 a 30 SM é o mais divulgado Período de Comparação Preços médios de 1º ao último dia de um mês com preços médios de 1º ao último dia do mês anterior. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Entidade que calcula

48 Medidas da Inflação IGP-DI
Índice de Geral de Preços - disponibilidade interna Denominação Composto do ICV (municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo), IPA e INCC (estes dois últimos , com abrangência nacional), com pesos 3, 6 e 1, respectivamente. Universo Pesquisado Período de Comparação Preços médios de 1º ao último dia de um mês com preços médios de 1º ao último dia do mês anterior. Entidade que calcula Fundação Getúlio Vargas - RJ

49 Medidas da Inflação IGP-M Índice de Geral de Preços para o Mercado
Denominação Composto do ICV (municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo), IPA e INCC (estes dois últimos , com abrangência nacional), com pesos 3, 6 e 1, respectivamente. Universo Pesquisado Preços médios do 21 de um mês com preços médios do dia 20 do próximo mês com preços do dia 21 do mês antecessor até e um mês com preços médios do dia 20 do mês anterior. Período de Comparação Entidade que calcula Fundação Getúlio Vargas - RJ

50 A taxa de crescimento do índice é a taxa de inflação
Índice do mês i Taxa de inflação do mês i = Índice do mês (i – 1 ) A taxa de crescimento do índice é a taxa de inflação

51 Indexação Exemplo Dados:
IGP-DI ICV-DIEESE IPC-FIPE out/ , , out/ , , ,1569 out/ , , ,4380 Atualize os seguintes valores: a) R$ ,00 de out/95 para out/96 pelo IGP-DI e pelo IPC-FIPE b) R$ 1.000,00 de out/96 para out/97 pelo IGP-DI, pelo ICV-DIEESE e pelo IPC-FIPE

52 Sistemas de Metas Inflacionárias
Após períodos de baixo desempenho econômico e pouca credibilidade na condução da política econômica, alguns países recorreram ao regime de metas inflacionárias. Baseados em uma maior transparência no novo regime, objetivavam tornar mais crível a política monetária e melhorar o desempenho da economia.

53

54

55 Sistemas de Metas Inflacionárias
Em relação ao Brasil, pode-se dizer que o regime de metas para controle da inflação pareceu ser a melhor opção para o governo em 1999 que tinha por objetivo evitar um recrudescimento inflacionário. Após meia década de utilização deste sistema, parece que a política econômica baseada no tripé câmbio flutuante, superávit primário adequado e metas para controle da inflação têm sido eficaz para manter a inflação sobre controle.

56 Sistemas de Metas Inflacionárias
Porém, o que tem preocupado alguns economistas é que o crescimento econômico brasileiro tem deixado muito a desejar. Existiria, então, alguma forma de se aprimorar o sistema de metas inflacionárias de forma que ela contribua para o crescimento econômico?

57 Sistemas de Metas Inflacionárias
Para alguns autores a principal tarefa é reforçar a credibilidade da política monetária de forma a dar maior estabilidade às expectativas inflacionárias, contribuindo positivamente para o investimento produtivo e para o crescimento econômico.

58 Sistemas de Metas Inflacionárias
Em termos de resultado, o Brasil ainda tem muito que conquistar, pois quando não se confia plenamente na meta a ser atingida, o Banco Central, a fim de cumpri-la, tem que impor custos mais altos à economia do que necessitaria caso houvesse plena credibilidade. Ou seja, uma maior credibilidade possibilitaria ao Banco Central praticar juros menores, exigindo menor sacrifício da economia.

59 Sistemas de Metas Inflacionárias
Ano Meta (%) Banda (p.p.) Limites Inferior e Superior (%) Inflação Efetiva (IPCA % a.a.) 1999 8,00 2 6-10 8,94 2000 6,00 4-8 5,97 2001 4,00 2-6 7,67 2002 3,50 1,5-5,5 12,53 2003a 3,25 1,25-5,25 9,30 2003b 2,5 1,5-6,5 2004a 3,75 1,25-6,25 7,60 2004b 5,50 3-8 2005 4,50 2-7 5,69 2006 2,5-6,5 3,14 2007 4,46 2008 5,90 2009 4,31 2010 5,91 2011 6,50 2012 2013 Sistemas de Metas Inflacionárias

60 EXERCÍCIOS Conceitue a inflação em breves palavras.
A inflação atinge todas empresas com a mesma intensidade? Justifique a resposta. Qual destas duas coisas tem maior efeito sobre o IPC (Índice de Preço ao Consumidor): um aumento de 10% no preço do frango ou um aumento de 10% no preço do caviar? Por quê? Cite alguns efeitos provocados por altas taxas de inflação sobre a economia.

61 EXERCÍCIOS Por que é importante que o Banco Central controle as taxas de crescimento da oferta de moeda? Explique e comente o que é inflação de demanda. Explique e comente o que é inflação de custo. Por que a inflação causa redistribuição de renda?

62 EXERCÍCIOS O Banco Central envia pelo correio de maneira inesperada R$ 100 para todas as pessoas do país. Explique o efeito dessa decisão. Ilustre a sua resposta graficamente. Com relação ao Índice de Preços ao Consumidor, assinale a alternativa falsa: É calculado através de uma cesta de produtos Pode variar de acordo com a cidade escolhida para a coleta de preços É especialmente preciso quando novos produtos são introduzidos no mercado É, muitas vezes, utilizado para a revisão de contratos

63 EXERCÍCIOS Comente as notícias a seguir:
Para o economista Eduardo Giannetti, “JK tentou acelerar artificialmente o desenvolvimento, sem fazer um esforço de poupança. Ele optou por emitir moeda para pagar os gastos públicos” . O resultado foi um estímulo à inflação. “O atalho utilizado pelo presidente foi um mecanismo de fraude a população”.

64 EXERCÍCIOS Comente as notícias a seguir:
“Grandes redes de supermercado da Argentina se comprometeram com o governo a prorrogar o congelamento de preços de cerca de 300 produtos de consumo básico até o fim de 2007 (...) O governo Kirchner decidiu adotar essa solução heterodoxa de controle de preços para combater a inflação que subiu 12,3% em 2005”.

65 EXERCÍCIOS Imagine que o Ministério dos Esportes tenha contratado um instituto de pesquisas para calcular a inflação na cesta de lazer daqueles que querem acompanhar os principais jogos dos times de futebol e vôlei do pais. Nessa cesta, os pesquisadores consideraram que uma família típica vai a seis partidas de futebol e a quatro de vôlei anualmente. Ano Preço dos jogos de futebol Preço dos jogos de vôlei 2.000 12,00 13,00 2.001 15,00 17,00 Calcule o valor da cesta a preços correntes em cada ano. Calcule o número índice anual utilizando como ano-base. Calcule a inflação dos anos de e

66 EXERCÍCIOS Imagine que o Ministério dos Esportes tenha contratado um instituto de pesquisas para calcular a inflação na cesta de lazer daqueles que querem acompanhar os principais jogos dos times de futebol e vôlei do pais. Nessa cesta, os pesquisadores consideraram que uma família típica vai a seis partidas de futebol e a quatro de vôlei anualmente. Ano Preço dos jogos de futebol Preço dos jogos de vôlei 2.000 12,00 13,00 2.001 15,00 17,00 66

67 EXERCÍCIOS Ano Preço dos jogos de futebol Preço dos jogos de vôlei
2.000 12,00 13,00 2.001 15,00 17,00 Calcule o valor da cesta a preços correntes em cada ano. Calcule o número índice anual utilizando como ano-base. Calcule a inflação dos anos de e

68 EXERCÍCIOS Dados: IGP-DI ICV-DIEESE IPC-FIPE out/ , , out/ , , ,1569 out/ , , ,4380 Atualize os seguintes valores: a) R$ ,00 de out/95 para out/96 pelo IGP-DI e pelo IPC-FIPE b) R$ 1.000,00 de out/96 para out/97 pelo IGP-DI, pelo ICV-DIEESE e pelo IPC-FIPE


Carregar ppt "TEORIAS DA INFLAÇÃO E ÍNDICES DE PREÇO NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google