A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por onde começar a montar um serviço de Fisioterapia?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por onde começar a montar um serviço de Fisioterapia?"— Transcrição da apresentação:

1 Por onde começar a montar um serviço de Fisioterapia?
Não é possível, nem é o propósito, apresentar uma receita de como montar uma clínica, mas chamar a atenção para os aspectos fundamentais e habilidades que vc precisará desenvolver ao atuar nesse negócio. Considerem essas informações como ponto de partida. Acredito que se vcs souberem o que vcs tem de fazer, poderão fazer bem feito. Muitos são os caminhos que levam ao sucesso, assim como muitas são as possibilidades de falha. Em pesquisa de 2003, o SEBRAE constatou que 31% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 60% não conseguem chegar a 5 anos de vida. Em comum essas empresas apresentam sinais de deficiência em duas questões FUNDAMENTAIS: planejamento prévio e estruturação do negócio e gestão. Por onde começar a montar um serviço de Fisioterapia?

2 Perguntas iniciais Onde será localizada sua “Clínica de Fisioterapia”?
Como será o processo de “Venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária? Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores? Como será a operação da Clínica de Fisioterapia de forma a satisfazer e surpreender os clientes? Como será sua equipe de funcionários? Para não fracassar, procure reconhecer empresas que alcançaram sucesso e as que fracassaram. Se vc já atuou no ramo, como empregador ou empregado não pense que já sabe tudo. Procure conhecer e visitar o maior número de clínicas que conhecer, e tente coletar informações de seu donos sobre dificuldades e facilidades. O resultado dessa fase de aprendizado e pesquisa é formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa. Tente então responder tais questões:

3 Perguntas iniciais Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia). Quando sua Clínica de Fisioterapia estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias? Você pretende montar outros negócios? Outras empresas? Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é? Resumidamente, responder essas questões permitirá um mínimo domínio sobre este negócio e o ajudará a ter chances reais de visibilidade.

4 Sobre oportunidade... Este realmente é um bom negócio? (oportunidade de negócio ou apenas idéias na cabeça?) Se existe alguém querendo comprar o serviço de Fisioterapia, há oportunidade de negócio! Não basta vender! Tem que lucrar! O primeiro ponto que vc deve ter certeza é quanto à oportunidade de negócio que vc identificou. A atividade da clínica de Fisioterapia é uma ação de VENDER e LUCRAR. Se for comprovada a possibilidade de vender esses serviços e de LUCRAR, vc encontrou uma oportunidade de negócio. O que realmente determina uma boa oportunidade é o lucro.

5 Qual a diferença? Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços que pretende oferecer na “Clínica de Fisioterapia”. Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro. Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada. E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja. E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação, significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições que este negócio necessitar, caso esteja no comando da operação da Clínica de Fisioterapia. Identificar essas questões e refletir sobre elas, isso é o planejamento prévio de negócio. Inicie assim o plano de negócio!

6 Plano de negócio Equivale a um projeto da sua empresa, no qual cada uma das questões deve ser esmiuçada, estudada, compreendida e dominada para que seja hábil o suficiente para tomar decisões corretas. Ele define os serviços que serão oferecidos, o formato mais adequado, etc.

7 Plano de negócio

8 Plano de negócio

9 Plano de negócio Vejam quantas perguntas, quantas dúvidas aparecem no projeto de sua empresa. Elaborar um plano de negócio é o passo mais importante que vc pode dar.

10 Fatores influenciadores do funcionamento:
Tipo de atendimento (uma ou mais especialidades); Remuneração (particular ou convênios); Condições de trabalho para fisioterapeutas; Equipamentos e materiais; Área destinada à implantação e funcionamento; Elaboração de um projeto.

11 ASPECTO FÍSICO Andar térreo; Sem escadas; Mudanças de nível;
Pé- direito superior a 3 m. Andar térreo; Sem escadas; Mudanças de nível – rampas antiderrapantes com corrimão lateral (angulação menor 60º); Pé- direito superior a 3 m (ventilação e iluminação); Circulação interna (fluxo e transporte); Boxes de atendimento

12 ASPECTO FÍSICO Circulação interna (fluxo e transporte);
Boxes de atendimento: Individuais e privativos; Deslocamento 360º em torno da maca; Área mínima de 4 m2. (ANVISA- RESOLUÇÃO 50, 2002)

13 ELEMENTOS FÍSICOS MÍNIMOS
Sala de espera e recepção Sanitários e vestiários Sala de procedimentos Arquivos Sala de avaliação Depósitos de materiais

14 EXEMPLOS

15 EQUIPAMENTOS O Ministério da Saúde (1994) conceitua equipamentos médico-hospitalares como um conjunto de aparelhos, máquinas e acessórios que compõe uma unidade assistencial. Classificação: Equipamentos médico-assistenciais; Equipamentos de apoio; Equipamentos de infraestrutura; Equipamentos gerais. Os equipamentos mais utilizados no serviço de Fisioterapia são classificados como médico-assistenciais.

16 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Equipamento classe A: indispensável; Equipamento classe B: necessário; Equipamento classe C: recomendável. Os ambientes que não possuem a totalidade dos equipamentos classe A não estão aptos a operar; Se possuem todos os equipamentos classe B: soma-se 70%; Se possuem todos os equipamentos classe C: soma-se 30%. Ministério da Saúde, 1994.

17 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Situação % obtido Ótima 90 a 100% Boa 70 a 89% Regular 50 a 69% Precária Menos de 49% Ministério da Saúde, 1994.

18 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Equipamentos - Termoterapia Quantidade Classificação Bolsa de aplicação de calor 1 B Forno de Bier A Aparelho de Infravermelho Aparelho de Ultravioleta Aparelho de Ondas curtas Aparelho de Ultrassonografia Banho de parafina* Aparelho de Microondas* Almofada térmica* Mesa para exame/ tratamento Escada de 2 degraus Cadeira 4 Cesto para papéis C Quadro de avisos

19 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Equipamentos – Eletroterapia Quantidade Classificação Aparelho corrente galvânica e farádica 1 A Gerador de corrente de baixa freqüência Mesa para exame B Escada de 2 degraus Mesa para equipamentos Cadeira C Cesto para papéis Equipamentos – Hidroterapia Quantidade Classificação Turbilhão (MMSS e MMII) 1 A Tanque de Hubbard para adultos Tanque de Hubbard para criança Cadeira para turbilhão

20 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Equipamentos - Cinesioterapia Quantidade Classificação Tração cervical – mecânica 1 A Jogo de Polias Aparelho de Bonet Escada de ombro (escapular) Bicicleta ergométrica Roda de ombro Jogo de halteres Rolo de punho Mesa plástica para exercício manual B Bota de Delorme Mesa de Kanavel Muletas canadenses (jogo) * Muleta auxiliar para adulto Muleta auxiliar para criança Os equipamentos mais utilizados no serviço de Fisioterapia são classificados como médico-assistenciais.

21 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Equipamentos - Cinesioterapia Quantidade Classificação Barra paralela 1 A Dinamômetro Balança de mola espiralada (portátil) Peso de ferro para bota de Delorme Tração cervical intermitente (elétrica) Aparelho de tração lombar Jogo de bolas Bobath Jogo de rolos Bobath Prono- supinador (par) * C Tatame Nebulizador Estimulador Tátil B Exercitador de mãos (molas removíveis) Exercitador de pés e tornozelo Os equipamentos mais utilizados no serviço de Fisioterapia são classificados como médico-assistenciais.

22 AVALIAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Equipamentos - Cinesioterapia Quantidade Classificação Escada de canto 1 B Rotor de punho e pé * Cadeira C Cesto para papéis Tábua de quadríceps A Podoscópio Rampa com degraus Patins para exercícios Espelho de postura Andador para adulto e criança Cadeira de rodas Massageador terapêutico Mesa ortostática Barra de Ling Os equipamentos mais utilizados no serviço de Fisioterapia são classificados como médico-assistenciais.


Carregar ppt "Por onde começar a montar um serviço de Fisioterapia?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google