A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ERA DO POPULISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ERA DO POPULISMO."— Transcrição da apresentação:

1 A ERA DO POPULISMO

2 A revolução de 1930 acabou com a República velha
A revolução de 1930 acabou com a República velha. Getúlio VARGAS se tornou o presidente. Seu governo marcou a História do Brasil do século XX.

3 Os efeitos da crise de 29 A crise mundial que começou nos EUA atingiu o Brasil na economia e na política.

4 Efeitos econômicos Negativos Positivo Queda do preço do café
Baixa nas exportações Falência de cafeicultores O governo comprou café e queimou para manter o preço Positivo Investimento dos cafeicultores falidos no setor industrial, alavancando a indústria brasileira.

5

6 “Façamos a revolução antes que o povo a faça.”
Efeitos políticos Rompimento da política do café-com-leite Eleição de Getúlio Vargas Revolução de 30 “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” (Antônio Carlos de Andrada, governador mineiro e líder do PRM)

7 Revolução de 30??? Os últimos anos do governo de Washington Luís, paulista e cafeicultor, foram marcados por uma acirrada disputa eleitoral. Ele apóia então seu conterrâneo Julio Prestes como sucessor dando ênfase a “política do café-puro”. Os políticos mineiros apóiam então o gaúcho Getúlio Vargas, da Aliança Liberal, que passa a ter a preferência do eleitorado.

8 Getúlio Vargas assumiu como presidente provisório
As eleições, fraudadas, deram o resultado do pleito favorável a Júlio Prestes. O assassinato de João Pessoa, candidato a vice pela Aliança Liberal, serve de pretexto para precipitar o confronto. O movimento de derrubada de Washington Luís e impedimento da posse de Júlio Prestes dá início a "Revolução" de 1930. Getúlio Vargas assumiu como presidente provisório

9 Mudanças na sociedade brasileira após a “revolução” de 30
Autoridade do Estado foi ampliada Governo passou a intervir fortemente na economia A cafeicultura foi diminuindo a importância e a industrialização crescendo A vida urbana se tornou mais destacada Preocupação do Estado em criar leis trabalhistas e receber apoio do proletariado.

10 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 – 1934):
Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio - a cargo de Lindolfo Collor, avô do Collor de Mello. Criação de leis trabalhistas: 8hs diárias, salário mínimo, aposentadoria, férias, estabilidade...

11 Revolução Constitucionalista (SP – 1932):
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.

12 Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas, e o último grande conflito armado corrido no Brasil. No total foram 85 dias de combates, com saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até mortos.

13 Soldados paulistas no Túnel da Mantiqueira

14

15

16 Causas Oligarquia paulista insatisfeita com exclusão do poder.
Classe média urbana insatisfeita com autoritarismo varguista. Símbolo da luta: MMDC (sigla retirada de estudantes mortos em manifestações, cujos sobrenomes eram Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Objetivo: Elaboração de uma constituição. Resultado: Derrota dos paulistas e vitória militar de Vargas, com convocação de eleições para a Assembléia nacional constituinte em 1933.

17 A constituição de 1934: 2 - O PERÍODO CONSTITUCIONAL (1934 – 1937):
Voto secreto, obrigatório, direto. Voto feminino (excluindo-se analfabetos). Justiça eleitoral. * Corporativismo. Confirmação de leis trabalhistas. Mandato presidencial de 4 anos. 1º presidente eleito indiretamente: Getúlio Vargas. Intervenção do Estado na exploração de minérios.

18 CORPORATIVISMO Você sabe o que é corporativismo?
Aqui vai a explicação pra você: "Corporativismo é ação em que prevalece a defesa dos interesses ou privilégios de um setor organizado da sociedade, em detrimento do interesse público.“ Ainda não ficou muito claro? Então veja as imagens a seguir para entender melhor:

19

20

21 AIB (Ação Integralista Brasileira): Grupo fascista.
Formação de 2 correntes políticas antagônicas influenciadas pela conjuntura internacional. AIB (Ação Integralista Brasileira): Grupo fascista. Plínio Salgado (líder). Condenavam o capitalismo financeiro internacional (associado aos judeus) mas não a propriedade privada. Totalitarismo, unipartidarismo e Estado centralizado forte. Lema: “Deus, Pátria e Família”. Saudação: ANAUÊ

22 Apoiados por setores da Igreja (combate ao “comunismo ateu”), classe média alta, empresários capitalistas e imigrantes ou descendentes de imigrantes ítalo-germânicos radicados especialmente no RS e SC.

23 ANL (Aliança Nacional Libertadora):
Aliança de esquerda reunindo comunistas, socialistas, democratas e simpatizantes de esquerda em geral. Luís Carlos Prestes (líder). Defendiam o não pagamento da dívida externa, reforma agrária e respeito às liberdades individuais (direito de greve, imprensa livre...), nacionalização de empresas estrangeiras e governo popular; Getúlio coloca a ANL na ilegalidade (Jul/1935).

24 Nov/1935 - Intentona Comunista: tentativa de golpe por membros da ANL
Nov/ Intentona Comunista: tentativa de golpe por membros da ANL. Mal organizada, fracassou rapidamente. Seus líderes (incluindo Prestes) foram presos.

25

26

27

28 OLGA BENÁRIO

29 O Congresso é fechado e as eleições suspensas.
1937: Divulgação do “Plano Cohen” (suposto plano comunista para tomar o poder). Plano Cohen foi um documento escrito pelo capitão Olímpio Mourão Filho - na época membro do Serviço Secreto integralista -, a pedido do líder Plínio Salgado, com o intento de simular, para efeitos de estudo, uma revolução comunista no Brasil. O Congresso é fechado e as eleições suspensas.

30

31 POLACA (constituição fascista). Congresso fechado – decretos-lei.
3 - O ESTADO NOVO (1937 – 1945): Nova constituição (1937): POLACA (constituição fascista). Estado de Emergência permanente – plenos poderes ao presidente e a polícia. Congresso fechado – decretos-lei. Proibição de greves.

32 Censura permanente (DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda).
Prisão de qualquer opositor. Apoio das forças armadas. Simpatia ao fascismo.

33 Ausência de qualquer partido (até a AIB foi fechada).
Intentona Integralista: Golpe fracassado da AIB. Líderes presos. Plínio Salgado exila-se em Portugal.

34 Política internacional pragmática:
Exploração de rivalidades para obter vantagens para o Brasil. Projeto de industrialização. 1942: Navios brasileiros são afundados por submarinos alemães.

35 Brasil declara guerra ao Eixo
(ALEMANHA + ITÁLIA + JAPÃO) 1943: Edição da CLT (controle dos trabalhadores). 1944: A FEB (Força Expedicionária Brasileira) desembarca na Itália com aproximadamente 25 mil homens.

36 Luta contra o nazifascismo estabelece contradição interna: ditadura lutando ao lado das “forças pró-democracia”. Diversos setores sociais começam a pedir democracia interna (entre eles a UNE, criada em 1937, os meios de comunicação, apesar da censura...). Vargas convoca eleições para 1945, acaba com a censura e anistia presos políticos.

37 Surge o “Queremismo”, apoiado discretamente por Vargas.
Vargas cria 2 partidos políticos, o PTB e o PSD, para agradar aos trabalhadores e a elite, respectivamente, além de permitir a formação de partidos oposicionistas. Surge o “Queremismo”, apoiado discretamente por Vargas.

38

39 Vargas aproxima-se até dos comunistas para permanecer no poder.
Propõe uma “Lei Anti-Truste” que desagrada os EUA. Em 1945, é afastado do poder pelo exército (influenciado pelos EUA), que temia uma nova tentativa golpista do presidente. Vargas retorna para São Borja e é eleito posteriormente senador por dois estados ao mesmo tempo (RS e SP).

40 José Linhares (presidente do STF) assume o poder até que as eleições tivessem transcorrido e o novo presidente assumisse. JOSÉ LINHARES

41 3 - CARACTERÍSTICAS GERAIS DO GOVERNO VARGAS:
POPULISMO – tipo de governo inspirado no fascismo, que possui as seguintes características: autoritarismo, estatismo, corporativismo, nacionalismo, culto ao líder, política do pelego combinado com concessões parciais a camada mais pobre da população visando obter seu apoio..

42 Ocorreu na América Latina entre os anos 30 e 50, e tem em Getúlio Vargas, no Brasil, Juan Domingo Perón, na Argentina e Lázaro Cardenas, no México seus mais notórios representantes.

43 O Estado era o “mediador” dos conflitos sociais.
Nacionalismo econômico, com criação de empresas estatais e obras públicas. Intervenção do Estado na economia, inspirado no modelo do “New Deal” norte-americano.

44 Aproximação com camadas populares urbanas.
Controle dos trabalhadores com criação de leis (a CLT, é um exemplo disso) e atrelamento dos sindicatos. Descaso com o trabalhador rural (as leis trabalhistas não chegavam no campo). Aproximação com camadas populares urbanas.

45 Utilização intensa de propaganda governamental e censura, com a criação da DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que cuidadosamente “fabrica” a imagem do “pai do trabalhador”.

46 “Pai dos pobres, mãe dos ricos”.
Getúlio: “Pai dos pobres, mãe dos ricos”.

47

48 O getulismo na economia

49 Incentivo ao mercado interno.
Recuperação do preço do café (queima de estoque). Incentivos a indústria nacional (especialmente a de base durante a II Guerra Mundial), com a criação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a nacionalização de refinarias de petróleo.

50

51

52 E no final das contas...

53 ...Ainda bem que o Brasil mudou!!!

54

55

56 FIM???


Carregar ppt "A ERA DO POPULISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google