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História da Educação Especial no Brasil: Aspectos históricos

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Apresentação em tema: "História da Educação Especial no Brasil: Aspectos históricos"— Transcrição da apresentação:

1 História da Educação Especial no Brasil: Aspectos históricos
Maria José M. Naito

2 INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA
Pauta Concepção Aspectos Históricos Legislação Desafios

3 Atividade 1 – Parte A Descrever a situação que leva à necessidade de inclusão. Tempo: 15 minutos para a elaboração e 5 minutos para a apresentação

4 CONCEPÇÃO Certezas iniciais: Toda criança: Sempre sabe alguma coisa
Sempre pode aprender Tem o seu tempo e jeito Reportar-se para a questão das singularidades humanas, e lembrar que vamos por esse fator compor links históricos, que nos possibilite o entendimento de por quais motivos temos hoje que passar por essa questão da inclusão.

5 CONCEPÇÃO Escola Inclusiva é aquela que se mobiliza para o atendimento das singularidades de seus alunos. Lembra aqui a concepção de Utopia de Paulo Freire

6 O PERCURSO HISTÓRICO segregação à inclusão
Da segregação à inclusão A noção de “falta” é perpassada pelas representações de cada sociedade e contextualizada à sua época. Lembra aqui a concepção de Utopia de Paulo Freire

7 O PERCURSO HISTÓRICO Preconceito Discriminação Condenação à morte
Segregação social Da culpa à expiação dos pecados Da piedade à superproteção Lembrar que a palavra deficiente em si não é pejorativo, em certo sentido indica uma realidade, mas deve ser usada com cautela pois ao longo dos anos contribuiu para que a inclusão se instalasse

8 O PERCURSO HISTÓRICO Desde o surgimento das primeiras escolas até meados do século XVIII, os excluídos da ordem social não tinham direito à escolarização No início do século XIX, cria-se um sinônimo para exclusão, a segregação

9 O PERCURSO HISTÓRICO No final da 2ª Guerra Mundial, o conceito de natureza humana torna-se mais flexível e permeável às diferenças e tem lugar o discurso da integração.

10 INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO Integração pressupõe a adequação do aluno à escola em termos de estrutura física, pedagógica e administrativa. Inclusão: a escola se adapta para todos os alunos, independe de raça, etnia, gênero, deficiências, situação sócio-econômica, para que tenham educação de boa qualidade. Sassaki:p.153

11 Atividade 2 Todas as crianças têm as mesmas necessidades básicas: brincar, aprender, interagir e serem felizes Refletindo sobre os escritos acima, como indicado, deve completar os excertos: Ao invés da caracterização da deficiência, das limitações e dificuldades procurar 1-compreender a sua história devida, necessidades e interesses, interação e relacionamentos

12 Atividade 2 2. Não se centrar nas limitações, nos déficits, nas impossibilidades, mas 3. Apresentar situações de aprendizagem desafiadoras, que possibilitem 4. Criar situações vivenciadas de ação através de ..... 5. A inclusão não depende do grau de severidade da deficiência, mas ..... 6. Modificação da temporalidade, pode dizer respeito ..... 1-compreender a sua história devida, necessidades e interesses, interação e relacionamentos 2- nas suas possibilidades e recursos 3- o avanço de todos os aspectos 4- brinquedos e atividades pedagógicas que estimulem adaptação a novas situações, elaboração de estratégias, planejamento, memória e imagem mental 5- principalmente da possibilidade de interação, socialização e adaptação do sujeito ao grupo 6-ao ritmo próprio de acordo com as necessidades

13 PRÁTICAS O conceito de escola inclusiva implica uma nova postura da escola comum, que pressupõe no projeto pedagógico – no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e na atitude dos educadores – ações que favoreçam a interação social e sua opção por práticas heterogêneas

14 LEGISLAÇÃO

15 LEGISLAÇÃO Declaração dos Direitos Humanos (1948) - assegura ensino público gratuito. Lei 4024/61 (LDB) – integração do deficiente no sistema de ensino. Declaração Mundial de Educacão para todos (1990) - desenvolvimento pleno do cidadão visando à transformação social,

16 LEGISLAÇÃO Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) – inclusão no sistema regular de ensino. P. 152) Linha de ação sobre necessidades educativas especiais (Brasil, 1994): surge o conceito “portador de necessidades educacionais especiais” Diretrizes nacionais para a educação especial – inclusão em classe comum com projeto pedagógico orientado para tal. Portadores de necessidade especiais : (são todas as crianças ou jovens cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou de suas dificuldades de aprendizagem e têm, portanto, necessidades educacionais em algum momento de sua escolaridade).

17 LEGISLAÇÃO A classificação nas Políticas Públicas para efeito de prioridade no atendimento educacional especializado, dá ênfase a: portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltiplas;

18 LEGISLAÇÃO portadores de superdotação
portadores de problemas de conduta portadores de superdotação Os processos pedagógicos não são neutros, estão imersos no tecido social (...) sendo conservadores e inovadores (...) devem ser enfocados e compreendidos Cortella Abrir um parênteses para Discutir a questão do processo e retomar a questão do paradigma atual da instabilidade, mas isto não exclui a não posição crítica perante os nossos alunos.

19 ATIVIDADE 3 COMO VOCÊS RECEBEM AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS SUAS ESCOLAS ? Descreva uma experiência apontando os pontos positivos. No comentário podemos incluir a questão da redução da seletividade e a implantação dos ciclos

20 A diversidade pode nos apresentar:
crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; crianças com deficiências e bem dotadas; crianças trabalhadoras ou que vivem nas ruas; crianças das populações distantes ou nômades; crianças de grupos desfavorecidos ou marginalizadas

21 NECESSIDADES Formar e qualificar os professores ,
Elaboração e adaptação de currículos, Orientação e intervenção pedagógica, Promover a inovação e investigação educativa dos processos integradores , Adaptar os recursos humanos e materiais Bautista, p. 154

22 COMUNIDADE ESCOLAR Ações voltadas aos pais para que eles:
sintam-se inseridos na escola, exerçam a função de mediadores nas relações escola-filhos e vice-versa, estejam envolvidos nesse processo de inclusão

23 DESAFIO A Inclusão para todos é um desafio a ser vencido pelo mundo. Para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada, devendo firmar a convivência no contexto da diversidade humana, bem como aceitar e valorizar a contribuição de cada um conforme suas condições pessoais.

24 A espantosa realidade das coisas. É a minha descoberta de todos os dias.
Fernando Pessoa Atividade 4-A

25 A categoria exclusão pode transformar-se empiricamente, numa forma de obrigar o outro - o excluído - a lutar pela inclusão num sistema político-econômico-educacional, que por princípio, o marginaliza e explora. Atividade 4-C

26 Atendimento da Educação Básica
NÍVEIS 1997 2005 Creche (306%) Pré-escola (35%) Ed. Fundamental (- 2%) Ensino Médio (41%) EJA (95%)

27 Educação Especial X Educação Inclusiva?
O que era a Educação Especial até meados de 1990? Um sistema paralelo ao sistema “comum” de educação

28 Educação Especial O que é a Educação Especial hoje?
“modalidade da educação escolar (...) um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos substituir os serviços educacionais comuns (...) em todas as etapas da educação básica” (Res. 02/2001, Art. 3º)

29 Quem eram os alunos da Educação Especial?
D.A - D.V. - D.M. - D.Múltiplas Superdotado - Condutas típicas e... Que se encontravam em atraso em relação a escolaridade esperada (Lei 5.692/71)

30 Quem são hoje os alunos da Educação Especial?

31 a) Não vinculadas a uma causa orgânica específica
Alunos que, durante o processo educacional apresentarem I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento, compreendidas em dois grupos: a) Não vinculadas a uma causa orgânica específica b) Relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências

32 II – Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis III-Altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar conceitos, procedimentos e atitudes rapida-mente

33 pensando na educação da criança pequena...
Bebês de risco Asfixia neonatal Prematuro Problemas neurológicos Infecções e ou malformações congênitas Outros

34 Como pensar o atendimento?
Fortalecimento da sociedade civil Entre eles: o direito à Educação Garantia do direito à Educação Garantia de acesso ao conhecimento

35 A escola na sociedade brasileira:
De um lado: responde à pressão de atendimento a “qualquer custo” da massa da população, a fim de cumprir metas estabelecidas em acordos internacionais

36 A escola na sociedade brasileira:
De outro lado: há a possibilidade de ser um instrumento mediador que favoreça o acesso aos bens culturais produzidos historicamente à população. (TOMMASI, WARDE e HADDAD, O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, p )

37 Parece que não é um problema exclusivo da Educação “Inclusiva”:
taxa de reprovação no Ensino Fundamental 11.7% (em 2002) abandono 8.7% (em 2002) distorção idade x série 33,9% no mesmo nível de ensino (em 2003) Características da Educação Brasileira (INEP, 2003, 2005):

38 Parece que não é um problema exclusivo da Educação “Inclusiva”:
95,20% dos alunos do ensino de 4ª série não desenvolvem um estágio de aprendizado equivalente ao nível de habilidade que corresponda a esse nível de ensino INEP 2003, 2005 Para falar sobre a Inclusão nas instituições educacionais (seja pelo aluno com deficiências, seja pelo aluno sem deficiências) é necessário: - contemplar o movimento social - considerar a educação como um aspecto de uma política educacional


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