A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antropologia Bíblica e Cosmovisão Cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antropologia Bíblica e Cosmovisão Cristã"— Transcrição da apresentação:

1 Antropologia Bíblica e Cosmovisão Cristã
Como ver a vida… da perspectiva de Deus Instituto Bíblico Reformado de Colombia I B R C Seminario Internacional De Miami M I N T S Pastor Ismael Quintero Rojas

2 Conteúdo Lição 1: Criados a sua imagem Lição 2: Criados homem e mulher
Lição 3: Criados para morrer Liçao 4: Criados para salvação Lição 5: Criados para reinar Lição 6: Criados para conhecer Lição 7: Criados para servir Lição 8: Criados para adorar

3 Lição 1 Criados a sua imagem
“Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26)

4 Método, Histórico Redentivo
1 2 3 4 Criação Caída Cruz Céu Caráter Condição Conteúdo Caminho

5 Principios de cosmovisão cristã
Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Deus criou o mundo, lhe deu sua ordem, e proveu por Sua criação com fidelidade e veracidade (Sal. 104) Deus procede em tudo com ordem (Gên 8:22; Sal19:1) Principios de cosmovisão cristã Deus-Criador Deus-Trino Homem-imagem Ser pessoal, alguém, não algo, criador livre, não se confunde com o mundo, trascende Em e por Jesus Cristo sabemos que na divindade há unidade de 3 pessoas Reflete seu poder criador e Sua comunhão; sua imagem dá dignidade Ao conhecer a ordem universal podemos glorificar-lhe

6 Criados a sua imagem Salmo 104:24
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Salmo 104:24 “Ó Senhor inumeráveis são tuas obras, Jeová! Fizeste todas elas com sabedoria; e a terra está cheia de teus benefícios!”

7 Creados a su imagen Gênesis 8:22
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 “) Gênesis 8:22 “Enquanto a terra durar sementeira e sega, e frio e calor,e verão e inverno, e dia e noite não cessarão”

8 Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Salmo 19:1 “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos”

9 Deus por sua graça se comunica com todo homem
Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Todo homem é criado por Deus e para Ele e foi capacitado para relacionar - se, comunicar - se e amar A comunicação se origina em Deus, foi quem primeiro falou a Sua criação e depois ao homem Os primeros homens aprenderam a falar e a ler não de sí mesmos, mas de Dios (Jos. 1:8; Sal. 1:2) Deus nos dá estándares sobre el conteúdo de nossa comunicação (Mt 5:37; Ef 4:25,29; Fil 4:8) Deus por sua graça se comunica com todo homem

10 Criados a sua imagem Josué 1:8
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Josué 1:8 “Não se aparte da sua boca o livro dessa lei, antes medita nele dia e noite , para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito ; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”

11 Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Salmo 1:2 “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”

12 Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Mateus 5:37 “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não porque o que passa disto é de procedência maligna”

13 Criados a sua imagem Efesios 4:25, 29
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Efesios 4:25, 29 “Por isso, desixai a mentira, falai a verdade cada um com seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 29Nenhuma palavra corrompida saí de vossa boca, senão a que seja boa para a necessária edificação, a fim de dar gracia aos ouvintes”

14 Criados a sua imagem Filipenses 4:8
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama,se há alguma virtude , e se há algum louvor , nisso pensai”

15 Deus nos criou para seu prazer… para sua glória
Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 A raça humana é uma criação especial, de um Deus pessoal e amoroso (Gên. 1:26-28; 2:7-25) Fomos criados para seu gozo, porque Ele quiz assim, essa é a razão pela qual nos criou (Ap. 4:11) Temos lugar especial ao dar – lhe glória, devemos glorifica - lo diariamente em nosso viver (1 Cor. 6:19-20; 10:31) Deus nos criou para seu prazer… para sua glória

16 Criados a sua imagem Gênesis 1:26-28
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Gênesis 1:26-28 “E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo réptil da terra, conforme a sua espécie ; e viu Deus que era bom. E criou Deus o homem, E criou Deus o home a sua imagem e semelhança , à imagem de Deus, o criou homem e mulher os criou, E Deus o abençou, e Deus lhe disse: Frutificai e multiplicai –vos, enechei a terra, e sujeitai – a e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu e sobre todo anima l que se move sobre a terra”.

17 Criados a sua imagem Apocalipses 4:11
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Apocalipses 4:11 “Digno és, Senhor, de receber, glória, e a honra e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”

18 Criados a sua imagem 1 Coríntios 6:19-20
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 1 Coríntios 6:19-20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”

19 Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 1 Coríntios 10:31 “Portanto quer comais, quer bebais, ou outra coisa que façais, fazei tudo para a glória de Deus”

20 Devemos reconhecer ao Senhor como Criador
Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Deus criou ao Homem? Como o criou? Que é? Existe realmente? Por que o recordas? (Hb 2:6-8) A origem humana não se deve tão somente a ação providencial de Deus mas a um ato sobrenatural Deus criou ao homem com alma racional e imortal, com conhecimento, justiça, santidade e com domínio Ao ver como fomos criados, devemos reconhecer a nosso Senhor Jesus Cristo como nosso criador Devemos reconhecer ao Senhor como Criador

21 Criados a sua imagem Hebreus 2:6-8
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Hebreus 2:6-8 “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo : Que é o homem , para que dele te lembres? Ou o filho do homem , para que o visites. Tu o fiziste um pouco menor do que os anjos . De glória e de honra o coroaste. E o constituiste sobre as obras de tuas mãos;Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe, sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”

22 Deus criou ao homem bom e para refletir - lhe
Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 A enfase na criação do gênero humano está na diferença com o resto da criação (Sal. 8:3-5) Parte da glória e honra dado ao homem é o domínio sobre o resto da criação (Gên. 9:6-8) A Escritura pergunta: “O que é o homem?” pela grandeza que Deus lhe deu (Jó 7:17; Sal. 144:3) Nossa imagem e semelhança original com Deus foi verdadeira justiça e santidade (Gên. 9:6; Stgo. 3:9) Deus criou ao homem bom e para refletir - lhe

23 Criados a sua imagem Salmos 8:3-5
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Salmos 8:3-5 “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas, que preparaste. Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem , para que o visites? Pois pouco menor do que os anjos, e de glória, e de honra o coroaste”

24 Criados a sua imagem Gênesis 9:6-7
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Gênesis 9:6-7 “Quem derramar o sangue do homem, pelo homemo seu sangue será derramado; porque Deus fez o conforme a sua imagem. Mas vós frutificai e multiplicai – vos, povoai abundantemente a terra, e multiplicai –vos nela”

25 Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Jó 7:17 “Qué é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas neles o teu coração”

26 Criados a sua imagem Salmos 144:3
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Salmos 144:3 “Senhor, que é o homem, para que conheças, e o filho do homem, para que o estimes?”

27 Criados a sua imagem Tiago 3:9
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Tiago 3:9 “Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens feitos à semelhança de Deus”

28 O homem é a corona da criação de Deus
Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) A imagen divina é característica permanente de sua personalidade, pelo que merece respeito, honra Nenhum homem deve ser amaldiciado ou assassinado, sem receber juízo (Stgo. 3:9; Gén. 9:6; Mt. 5:21-22) Não somos una especie, ou ideia, ou fração de massa, como os Marxistas, mas que somos pessoas A imagem de Deus no homem não é algo que ele tem, mas que ele é a imagem de Deus (1 Cor. 11:7) O homem é a corona da criação de Deus

29 Criados a sua imagem Mateus 5:21-22
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Mateus 5:21-22 “Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas qualquer que matar será réu de juízo, Eu porém, vos, digo que qualquer que sem motivo, se encolerizar, contra seu irmão, será réu de juízo, e qualquer que disser ao seu irmão: Raca, será do sinédrio, e qualquer que lhe disser. Louco será réu do fogo do inferno”

30 Criados a sua imagem 1 Corintios 11:7
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) 1 Corintios 11:7 “O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher a glória do homem”

31 Criados a sua imagem Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) O cristianismo: um sistema teísta; o Deus pessoal e ético se revela em Cristo para sua justiça e amor O postulado básico do cristianismo é que um Deus pessoal, Santo e eterno criou sustenta e dirige tudo O pecado é “uma afronta infinita a glória divina” mas há esperança (Rm 2:15; 7:7; 1 Pd 1:18-20) O homem não é bom, nem melhora com auto disciplina, nem vive imerso em traumas de crianza Dignidade Miséria Graça Esperança Segurança Imagem Pecado Redenção Vida Ressuscitar

32 Criados a sua imagem Romanos 2:15
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Romanos 2:15 “Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e seus pensamentos, quer acusando –os, quer defendendo -os”

33 Criados a sua imagem Romanos 7:7
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Romanos 7:7 “que diremos pois? É a lei do pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concuspiciência, se a lei não dissesse: “Não cobiçaras”.”

34 Criados a sua imagem 1 Pedro 1:18-20
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) 1 Pedro 1:18-20 “Sabendo que não foi com coisas corruptivies, como prata, ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais. 19 Mas com o precioso sangue , de Cristo como um cordeiro imaculado e incontaminado . 20 O qual na verdade, em outro tempo foi conhecido ainda antes da fundação do mundo , mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós ”

35 Criados a sua imagem Tripartidismo?
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Alma-espírito se usa intercambiada, sinonimamente no paralelismo literário (Lc. 1:46-47; Fil. 1:27) O uso por completo e tudo nos define em sua totalidade (1 Cor 15:42-44; 1 Tes 5:23; Lc 10:27; Hb 4:12) Tripartidismo? Afeta a unidade exegética de toda a Escritura Influe em doutrina de regeneração (Jo 3:5; Tt 3:5; 1 Cor 6:11) Afeta a doutrina de santificação (Rm 12:1-2; 1 Tes 4:1-8) Afeta a integralidade da vida cristã

36 Criados a sua imagem Lucas 1:46-47
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Lucas 1:46-47 “Então María disse: «Engrandece minha alma ao Senhor 47e meu espírito se regozija em Deus meu Salvador”

37 Criados a sua imagem Filipenses 1:27
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Filipenses 1:27 “Somente deveis porta – vos dignimanente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e os veja, quer esteja ausente ouça a cerca de vós que estais num mesmo espírito , combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho”

38 Criados a sua imagem 1 Corintios 15:42-44
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) 1 Corintios 15:42-44 “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia – se o corpo em corrupção , ressuscitará em corrupção. Semeia – se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia – se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia – se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual ”

39 Criados a sua imagem 1 Tesalonicenses 5:23
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) 1 Tesalonicenses 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espirito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensiveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”

40 Criados a sua imagem Lucas 10:27
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Lucas 10:27 “E, repondendo disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento , e ao teu próximo como a ti mesmo”

41 Criados a sua imagem Hebreus 4:12
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Hebreus 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

42 Criados a sua imagem João 3:5
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

43 Criados a sua imagem Tito 3:5
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26 Tito 3:5 “Nos salvó, não por obras de justiça que nós tivessemos feito, mas por sua misericordia, pela lavagem da regeneração e pela renovação no Espírito Santo”

44 Criados a sua imagem 1 Corintios 6:11
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) 1 Corintios 6:11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

45 Criados a sua imagem Romanos 12:1-2
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) Romanos 12:1-2 1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

46 Criados a sua imagem 1 Tesalonicenses 4:1-8
Disse Deus: «Façamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gên 1:26) 1 Tesalonicenses 4:1-8 1 FINALMENTE, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais. 2 Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

47 Lição 2 Criados homem e mulher
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

48 Homem e mulher se complementam perfeitamente
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 A criação da humanidade é caracterizada específicamente por ser ambos homem e mulher Deus criou ao homem a sua imagem, a imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou a sua imagen Somos feitos de sexos opostos, homem e mulher, com funções e capacidades físicamente diferentes Alguns tratam de demonstrar que não há distinção entre o homem e a mulher (Gên. 1:26-28; 2:18-24) Homem e mulher se complementam perfeitamente

49 Criados homem e mulher Génesis 1:26-28
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Génesis 1:26-28 26E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e encqhei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

50 Criados homem e mulher Gênesis 2:18-24
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Gênesis 2:18-24 18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

51 Homem e mulher lhe honram ao servir
Criados homem e mulher “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Deus criou a Adão e a Eva a sua imagem, sua mente lhes permitia pensar, comunicar e atuar (Gên. 1:27) O Criador desejava que sua criação lhe amara intensamente com a mente que lhes deu (Mt 22:37; 2 Jo 6) A Bíblia ensina que a mente e o caráter do ser humano estão conectados por criação (Pv. 27:19) O que Adão e Eva seriam dependeria em gran medida en cómo creían, pensaban, atuava (Pv. 23:7) Homem e mulher lhe honram ao servir

52 Criados homem e mulher Gênesis 1:27
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Gênesis 1:27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

53 Criados homem e mulher 2 João 6
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 2 João 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele

54 Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Provérbios 27:19 Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.

55 Criados homem e mulher Proverbios 23:7
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Proverbios 23:7 Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo.

56 Fomos criados como homem e mulher
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Fomos criados como homem e mulher Para: Adorar e refletir a comunhão, unidade trindade de Deus Ajuda mútua, apoio i complementariedade plena de relação Casamento bíblico, fiel, indisoluvel e monogámico Procriação, prazer e unidade perfeita na sexualidade Só existem dois gêneros, criados e diferenciados

57 Cosmovisão cristã da familia
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Cosmovisão cristã da familia Afirmamos que Deus estabeleceu a família e instituiu relação pactual de por vida (Gén. 2:22-24; Is 49:15) Negamos que a familia seja nada mais que um contrato social ou uma relação de conveniência inventada Afirmamos que la definición bíblica de familia es la familia nuclear de una pareja casada heterosexual Negamos que la Biblia aceite alguma otura definição de familia, tal como a relação homosexual

58 Cosmovisão cristã da familia
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Cosmovisão cristã da familia Afirmamos que Dios tem como propósito o que cada familia cristã trabalhe energicamente para Ele Negamos que o lar seja uma “estação de passo” onde seus membros encham suas próprias necessidades Afirmamos que cada familia é diferente, tem propósito, significado único (Fil 1:27, 28; 1 Cor 12:12-27) Negamos que algum membro da familia possa ir em pos de metas individuais auto-centradas, egoístas

59 Cosmovisão cristã da familia
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Cosmovisão cristã da familia Afirmamos que o homem é o cabeça da mulher e ela deve sujeitar - se a ele para servir a Deus (Ef. 5:22-23) Negamos que se possam negociar os roles e princípios do casamento por conveniência cultural Afirmamos que a mulher é ajuda idônea de Deus para seu esposo no lar, na igreja e na sociedade Negamos que a mulher deva prover, liderar ou abandonar seu chamado santo a estar ao lado do esposo

60 Cosmovisão cristã da familia
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Cosmovisão cristã da familia Afirmamos que os principios para o casamento são a sujeição em autoridade e a submissão em relação Negamos que Deus chame ao homem a ser tirano ou machista e a mulher a ser insubordinada e feminista Afirmamos que Dios desenhou a bonita benção e união espiritual de relação sexual para o matrimonio Negamos relações sexuais pre e extraconjugais, promiscuas, adulterio, homossexualismo

61 Cosmovisão cristã da familia
Criados homem e mulher E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gêneis 1:27 Cosmovisão cristã da familia Afirmamos que a solteirice célibe pode ser o propósito de Deus para um adulto dedicado ao serviço Negamos que a solteirice deva ser uma fase hedonista do desenvolvimento do adulto para viver egoístamente Afirmamos que os filhos são benção pactual, sua herança e tem um propósito missional na familia Negamos que os filhos no plano de Deus, devam ser evitados e vistos como carga, problema ou maldição

62 Cosmovisión cristã da familia
Criados homem e mulher “Y creó Dios al hombre a imagen de Dios lo creó; varón y hembra los creó” (Gén. 1:27) Cosmovisión cristã da familia Afirmamos que es responsabilidad de los padres la educación, instrucción y crianza de sus hijos (Dt. 6:7) Negamos que nossos filhos devem cuidarlos terceras personas, mientras nosotros trabajamos para ellos Afirmamos que Dios capacita a quienes llama a la vida matrimonial para que le honren en este estado santo Negamos que sea imposible vivir en pareja y cumplir con las demandas sagradas del matrimonio

63 Lição 3 Criados para morer
“Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23)

64 Como o homem se separou de Deus
Criados para morrer “Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Como o homem se separou de Deus Deus-Criador Homem-imagem Resultado Deu uma Lei Adão quebrou Sentiu culpa Deu relação Adão destruiu Teve vergonha Deu autoridade Adão perdeu Teve medo Totalmente mortos, escravos, inimigos

65 Culpa Vergüenza Miedo Criados para morrer
“Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Blocos de construção da cultura Seu país de origem não determina sua cosmovisão Culpa Pessoas dentro do mesmo limite veêm a vida diferente Judíos Norteamericanos Vergüenza Arabes Mestizos Miedo Egipcios Indígenas

66 Criados para morrer O que foi feito O que é bom O que é verdadeiro
““Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 O que é bom O que é verdadeiro O que é real O que aconteceu A história cosmovisão crenças Valores Comportamento

67 Criados para morrer O que devemos saber:
“Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 O que devemos saber: Todo sobre os círculos exteriores está vinculado as coisas do núcleo Você não pode alterar permanentemente coisas nos círculos exteriores sem mudar as coisas primeiras do núcleo Você não pode alterar coisas do núcleo sem mudar permanentemente coisas nos círculos exteriores como resultado

68 Não há nem um bom, que busque a Deus
Criados para morrer “Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 A depravação total não é que somos totalmente ímpios; ninguém comete todo o pecado que pode Primeiro, cada um é um pecador que necessita da graç de Deus, porque ninguém é justo por sí Segundo, ninguém entende o bom; não somente está o homem morto pelo pecado mas escravo dele Terceiro, somos totalmente incapazes de ainda buscar a Deus. “Não há nem um sequer que…” (Rm. 3:10-12) Não há nem um bom, que busque a Deus

69 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Criados para morrer “Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Romanos 3:10-12 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.

70 Charles Spurgeon descreveu assim:
Criados para morrer Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Charles Spurgeon descreveu assim: “Não podes mudar um homem de negro ou branco, ou a um branco voltar a ser negro. Podes fazer o que te dá prazer destruindo, mas nada podes fazer para repara -lo. Você impuro para o pecado, mas não te podes purificar espiritualmente como o quiseras. Há certo dilema ao cair -se: podes lançar -te a um precipicio rapidamente, mas quem poderia parar - se no fundo de um risco si está atado? O homem pode cair contra a sua vontade, mas não pode levantar-se mesmo por sua vontade. Você podes fazer todo o mal com facilidade; o podes fazer com as duas mãos, vorazmente, e faze -lo uma e outra vez, e não cansar - te dele; mas voltar - se ao caminho reto aí está a dificuldade”

71 Não há nada que possa fazer para salvar - se
Criados para morrer Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 O que pode fazer o homem para mudar sua natureza e transformar - se em um homem novo? Nada O homem é o ser mais reduzido e depravado da criação de Deus (Gên. 6:5; Ef. 2:1-3; Rm. 3:23) Nossa forma de ver as coisas esta viciada por nossa mente, a qual esta governada pelo pecado Antes de ser feitos filhos de Deus por fé, andavamos mortos em delitos e pecados (Jo 1:11-12) Não há nada que possa fazer para salvar - se

72 Criados para morrer Gênesis 6:5
Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Gênesis 6:5 “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”

73 Creados para morir Efesios 2:1-3
“Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Efesios 2:1-3 “ 1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2 Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

74 Criados para morrer João 1:11-12
Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 João 1:11-12 “ Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”

75 Não há nada que possa fazer para salvar- se
Criados para morrer Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Pelo pecado o homem aprende e nunca chega ao conhecimeto da verdade (2 Tm. 3:7; Rm. 10:2) A mente do homem estragou - se pelo pecado, se descarrilhou até não ver e entender a vida Toda a humanidade está desentendida e perdida de seu Deos e Criador; lhe aborrecem com seus atos Todos e cada um dos descendentes de Adão e Eva, experimentou regressão e depravação brutal Não há nada que possa fazer para salvar- se

76 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
Criados para morrer Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 2 Timoteo 3:7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

77 Criados para morrer Romanos 10:2
“Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Romanos 10:2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.

78 Uma mente arruinada pelo pecado
Criados para morrer “Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Reprovada (Rm 1:28) Embotada (2 Cor 3:14) Cegada (2 Cor 4:4) Vã (Ef. 4:17) Entenebrecida (Ef. 4:18) Inimizada (Col. 1:21) Enganada (Col. 2:4) Carnal (Col. 2:18) Depravada (1 Tm. 6:5) Corrupta (2 Tm. 3:8) Impura (Tt. 1:15) Uma mente arruinada pelo pecado

79 Consequencias desastrosas do pecado
Criados para morrer “Porquanto todos pecaram e estão destituidos da glória de Deus” (Rm. 3:23 Consequencias desastrosas do pecado Não pensariam em Dios (Sal. 53:1) Se tornariam, ciegos à glória de Deus (2 Cor. 4:4) Tornariam –se néscios (Sal. 14:1) Estariam mortos em seu pecado (Rm. 8:5-11) Só desejariam as coisas deste mundo (Col. 3:2) Andariam na escuridão (Jo. 12:35-36, 46) Destinados a morte eterna (2 Tes. 1:9) Viveriam na carne, não em seu Espírito (Rm. 8:1-5)

80 Necessita de Graça que restaura, justifica, liberta
Resultados da caída Personalidade Moralidade Espiritualidade Relação Lei Autoridade Destruiu Violou Perdeu Segurança Paz Controle Vergonha Culpa Medo Religão Humanismo Animismo Separado Escravo Morto Necessita de Graça que restaura, justifica, liberta

81 Lição 4 Criados para salvação
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8)

82 Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) É a história que inevitavelmente nos muda e dá forma A história é o mais profundo motivador do coração humano A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

83 é o que aconteceu para mim é o que eu conto a mim mismo sobre isso
Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Minha história é o que aconteceu para mim é o que eu conto a mim mismo sobre isso

84 Criados para salvação Marcos 7:20-22
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Marcos 7:20-22 20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura

85 Só em Cristo há esperança de vida abundante
Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Deus, o Filho é o Salvador do mundo caído (Fil 3:20-21; 1 Tm 4:10; 2 Tm 1:10; Tt. 1:4; 2 Pd. 1:11) Deus em sua misericordia e graça providenciou a Jesus o Salvador, quem restabeleceu esta relação (Tt. 3:4-7) Ele é Salvador de seu povo pecador através de sua encarnação, vida sem pecado, morte, ressurreição Só em Cristo há esperança de vida abundante

86 Criados para salvação Filipenses 3:20-21
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Filipenses 3:20-21 20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

87 Criados para salvação 1 Timoteo 4:10
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 1 Timoteo 4:10 Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

88 Criados para salvação 2 Timoteo 1:10
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 2 Timoteo 1:10 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho

89 Criados para salvação Tito 1:4
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Tito 1:4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos

90 Criados para salvação 2 Pedro 1:11
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 2 Pedro 1:11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

91 Criados para salvação Tito 3:4-7
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Tito 3:4-7 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, 6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; 7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

92 Pela muerte expiatória de Cristo há vida eterna
Criados para Salvação Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) A salvação pessoal é pela fé na graça de Deus que proveu a Jesus Cristo como único Salvador Como resultado salvífico, a mente do redimido conhece e compreende a glória de Deus (2 Cor. 4:6) O redimido, tem agora conhecimento de Deus e Sua vontade que não possuia (2 Cor 5:17-21; 1 Jo 5:18-20) Como Deus pode dar - nos a mesma mente que Cristo Jesus, de ser obedientes? Pela graça (Ap 1:3) Pela muerte expiatória de Cristo há vida eterna

93 Criados para salvação 2 Corintios 4:6
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 2 Corintios 4:6 “6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo”.

94 Criados para salvação 2 Corintios 5:17-21
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 2 Corintios 5:17-21 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

95 Criados para salvação 1 João 5:18-20
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 1 João 5:18-20 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. 20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

96 Criados para salvação Apocalipsis 1:3
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Apocalipsis 1:3 3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

97 Pela mente de Cristo em nós podemos crer
Criados para salvação Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) René Descartes disse que o único certo é a dúvida e se debía pensar: Penso, por tanto existo” O que se duvida existe; eu duvido, por tanto existo; para o único que pensava era para duvidar de todo A máxima idolatría então é afastar a mente de Deus e adorar nosso próprio pensamento livre O cristiano deve gozar -se em aceitar a mente verdadeira de Deus trino (Rm 11:34; 8:27; 1 Cor 2:16) Pela mente de Cristo em nós podemos crer

98 Criados para salvação Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Romanos 11:34 Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

99 Criados para salvação Romanos 8:27
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Romanos 8:27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

100 Criados para salvação 1 Corintios 2:16
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 1 Corintios 2:16 Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

101 Temos sido renovados por sua Palavra
Criados para salvação Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Os crentes tem de colocar sua mente nos assuntos de Deus e ver tudo desde sus perspectiva (Mt. 16:23) Como cristãos devemos assombrar -nos da mente de Deuss como o fez Paulo (Rm. 11:33-36) A mente de Deus, revelada na Biblia, é o estándar que o cristão tem que imitar (Is 55:8-9) Temos a mente de Cristo; temos a Palavra que saiu de sua boca e mente (Mt. 4:4; Fil. 2:5-8) Temos sido renovados por sua Palavra

102 Criados para salvação Mateus 16:23
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Mateus 16:23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

103 Criados para salvação Romanos 11:33-36
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Romanos 11:33-36 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

104 Criados para salvação Isaías 55:8-9
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Isaías 55:8-9 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

105 Criados para salvação Mateus 4:4
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Mateus 4:4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus

106 Criados para salvação Filipenses 2:5-8
Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Filipenses 2:5-8 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

107 Não há verdade em nós; toda está em Deus
Criados para salvação Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) A mente do cristão deve ser um tesouro onde se guarda a verdade revelada de Deus (2 Tm. 1:7) A verdade não se origina no homem, senão de Deus; devemos propulsar a verdade ao mundo (Is. 1:18-20) Nossa mente também foi redimida do pecado, pela obra de Cristo (Rm 8:5-8; 12:2; Sal 119:97-104) Não há verdade em nós; toda está em Deus

108 Criados para salvação 2 Timóteo 1:7
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) 2 Timóteo 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

109 Criados para salvação Isaías 1:18-20
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Isaías 1:18-20 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.

110 Criados para salvação Romanos 8:5-8
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Romanos 8:5-8 Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

111 Criados para salvação Romanos 12:2
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Romanos 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

112 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Salmos 119:97-104 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. 98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. 99 Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.101 Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.102 Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.103 Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.

113 Devemos ver as coisas como as define Deus
Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Que diz Deus: matrimonio, guerra, verdade, morte, futuro, aborto, homossexualismo, música, política Ao ser redimidos por Deus em Cristo, somos sua propiedade e debemos pensar como Él (Ef. 4:17-18) Por sua graça imerecida e eterna agora somos uns pecadores salvos por Ele, mortos para o pecado Devemos ver as coisas como as define Deus

114 Criados para salvação Efesios 4:17-18
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Efesios 4:17-18 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração

115 Razões para morrer para o pecado
Criados pela graça “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Razões para morrer para o pecado Porque ofende a santidade de Deus Porque ja temos sido perdoados Porque é vergonhoso (Col. 3:7; Rm. 6:21) Porque estás unido a Cristo Porque deves viver como Ele (Col. 3:1-4, 9-10) Porque seu Espírito Santo mora em ti As coisas velhas passaram… agora tudo é novo

116 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Colossenses 3:7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.

117 Criados para salvação Romanos 6:21
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Romanos 6:21 E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

118 Criados para salvação Colossenses 3:1-4
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Colossenses 3:1-4 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.

119 Criados para salvação Colossenses 3:9-10
“Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) Colossenses 3:9-10 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, 10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

120 Somos santos por Sua Palavra eSeu Espírito
Criados para salvação “Pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não é de vós, pois é dom de Deu\\s” (Ef. 2:8) O que é a santificação A santificação é a transformação das qualidades espirituais da pessoa convertida A santificação é a mudança real que o crente experimenta ao ser convertido de sua velha natureza A santificação é a soberana obra da Trindade responsabilizando seus filhos para viver nela Para entender a obra e alcances da santificação necesitamos saber quiénes somos en Cristo Jesús Somos santos por Sua Palavra eSeu Espírito

121 Nossa responsabilidade
Creados para salvación “Por gracia sois salvos por medio de la fe; y esto no de vosotros, pues es don de Dios” (Ef 2:8) Nossa responsabilidade Devemos ser agradecidos a Deus pelo mundo que Ele criou e adorarte por haver criado Devemos deleitamos na criacão e estar sempre agradecidos e adora-lo por sua salvacão Devemos mostrar uma responsabilidade frente a natureza como um ato de adoracão a Éle Devemos volver a confiar em Deus que nos criou e nos sustenta para desfrutar nossa estadia aquí Por gracia… debemos andar en sus mandatos

122 Lição 5 Criados para reinar
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8

123 Um Deus soberano conhece e guia todas as coisas
Criados para reinar E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Tudo o que sucede está incluido no propósito eterno de Deus; nada passa que não entre em seu plano Se Deus não sabe o fará suas criaturas, incluindo o homem, se elimina a onisciencia e ser de Deus Se Deus pre-ordena incluso as ações livres das pessoas que das ações pecaminosas? A crucificaçõa de Jesus foi um ato pecaminoso; ninguém pode duvidar que formava parte de seu plano Um Deus soberano conhece e guia todas as coisas

124 Não há nada que suceda que lhe tome por surpresa
Criados para reinar “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Sem dúvida que as ações más dos homens ocupam um lugar no propósito eterno de Deus Se as ações más dos homens ocupam um lugar no plano de Deus Quiem é o responsável ? O homem é responsavel por seus pecados; Deus não é autor do mal (Mt. 5:13-15; Jer. 15:19; Dt. 28:13) A liberdade humana está encarnada dentro da natureza; só Deus é livre, liberta por sua Palavra Não há nada que suceda que lhe tome por surpresa

125 Criados para reinar Mateus 5:13-15
“E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Mateus 5:13-15 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.

126 Criados para reinar Jeremías 15:19
““E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Jeremías 15:19 Portanto assim diz o SENHOR: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.

127 Criados para reinar Deuteronomio 28:13
“E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Deuteronomio 28:13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

128 Deus governa soberanamente sobre tudo
Criados para reinar “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Cristãos contemporâneos, dividem seu mundo em duas esferas: uma esfera religiosa e uma secular Para ser cristão, deve retirar - se do mundo secular e passar a maior parte do tempo na religiosa No mundo secular governam as leis do mundo e a Palavra de Deus não se aplica ao trabalho diário As propostas políticas, educativas, sociais evangélicas, não tem base bíblica e a contradizem Deus governa soberanamente sobre tudo

129

130 Deus sempre exerce sua vontade em tudo
Criados para reinar “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 O Reino de Deus é onde Deus governa, onde se cumpre sua vontade soberana, eterna e fiel A igreja não é o reino de Deus, mas deve representa -lo pelo estilo de vida de seus membros Deus governa sobre todas as esferas da vida e a sociedade, seu reino deve ser representado em tudo Deus sempre exerce sua vontade em tudo

131

132 O cristãos devem influenciar a sociedade
Criados para reinar E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Os cristão não são nenhuma influência cristã na sociedade e se deixar influenciar por ela Se considera que Deus governa só sobre a esfera religiosa e quiem governa sobre a esfera secular? Deus é Senhor de toda a vida e sociedade, sua Palavra se aplica a todo aspecto de vida e sociedade O cristãos devem influenciar a sociedade

133 Os cristão saõ sal e luz do mundo…
Criados para reinar “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Os cristãos são enviados não para viver como o mundo, mas para ser diferentes (Jo. 17:15-18) Devemos ser conhecidos no mundo como pessoas que tem normas diferentes de vida Deus espera e promete que nossa cosmovisão será mais forte que a cosmovisão do mundo Os cristão saõ sal e luz do mundo…

134 Criados para reinar João 17:15-18
“E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 João 17:15-18 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

135 Devemos estar na vanguarda de todas as coisas
Criados para reinar “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Como povo de Deus, somos chamados a influenciar o mundo, sem ser influenciados por ele Devemos estar na frente, a ser os inovadores e pioneiros; não a coxear detrás da sociedade Assim sucedeu na Europa e américa do norte por séculos, os cristãos eram precursores do Estado-direito Eram os primeiros em ter ideias para sistemas de saúde educação, ajuda social e em áreas das ciências Devemos estar na vanguarda de todas as coisas

136 Nossa forma de vida deve ser segundo o evangelho
Criados para reinar “E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pd. 2:8 Isto requer que nós nos convertamos e obedeçamos os mandamentos de Deus Devemos corrigir nossas convicções mais profundas para que sejam de acordo a sua vontade Devemos atuar de maneira consistente com estas convicções, isto reque pagar um preço alto Em muitas oportunidades atuaremos contra o que a sociedade espera ver de nós Nossa forma de vida deve ser segundo o evangelho

137 Lição 6 Criados para conhecer
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv.. 1:7

138 Principais cosmovisões
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Principais cosmovisões Ateísmo Construtivismo Deísmo Sustem que Deus não existe e manifiestam viver sem ele, sem seu governo, suas leis, sua vontade Imagen positiva do homem, automotivado, colaborador, disciplinado, constrói moral Deus existe mas não faz milagres, nos abandonou e rege por leis estabelecidas (1 Cor. 15: 14)

139 Principais cosmovisões
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 1:7) Principais cosmovisões Dualismo Escepticismo Existencialismo Separa a realidade em 2 categorías: sagrado ou secular, é academicista, disociador, dicótomo A verdade não existe e não se pode conhecer; existe a dúvida, o absurdo, incerto, sem razão Vê a vida como absurda, vê ao homem livre para fazer –se a sí mesmo contra a razão

140 Principais cosmovisões
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Principais cosmovisões Humanismo Intuicionismo Modernismo O homem é bom, autónomo, centro de tudo, se realiza sem Deus (Jer17:5-9; Gén3:5;Pv3:5-6) Podemos conhecer a verdade por intuição vs emoções corrompidas de pecado (1 Tm 4:1) Grandes utopías sociales, nada sobrenatural es real, solo la ciencia explica la realidad

141 Principais cosmovisões
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Principais cosmovisões Naturalismo Nihilismo Nova era Deus não existe, é irrelevante, a matéria é eterna, o homem é autônomo e com moral É negação de todo principio, valor, autoridade, crença que não tenha explicação verificavel Tudo é um, tudo é deus, somos divinos, há karmas, tudo é verdadeiro (Col. 2:8, 18-23)

142 Principais cosmovisões
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Principais cosmovisões Panteísmo Panenteísmo Politeísmo Sustem que tudo é Deus e que Deus é tudo, afirma a unidade da realidade e divindade Consideram que o universo é Deus e é relativo já que está mudando a estados novos Sustenta que existem muitos deuses aos quais se deve adorar como verdadeiras deidades

143 Principais cosmovisões
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Principais cosmovisões Postmod/nismo Racionalismo Relativismo Não existem absolutos, a verdade é o que cada um imagina, sem verdades religiosas Podemos conhecer a verdade por própria razão vs mente reprovada (Rm 1:21, 28; 2 Cor 4:4) Um é sua norma, define seus valores, a verdade não se conhece (Is. 43:1; Sal. 139:16; Jo. 14:6)

144 Criados para conhecer Cristianismo
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Cristianismo Cristo verdade eterna, objetiva, conhecida; nega o impuro (Jo.15:18-19;7:7;3:19-20;Lc 6:26) Podemos conhecer a verdade absoluta e eterna de Deus por sua revelação (Is. 55:8-11; Jo. 8:32; 16:13) Devemos crer, obedecer, temer - lhe para conocer lhe (Hb 11:6; Jo 7:17; Pv 1:7; 3:5-7; 15:33; Sal 111:10) A busca pela aprovação do mundo é nada mais, nada menos que adultério espiritual (Stgo. 4.4)

145 Todas as pessoas tem uma forma de ver…
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Cosmovisão Schaeffer: Pessoas assimilam presuposições sociais, familiares como se contagia o sarampo Conjunto de premissas que cremos consciente ou inconscientemente do significado do mundo, vida Deve ser satisfatória, consistente, compreensiva; racional afeta o ser, conhecer, valores, bons, belos Todas as pessoas tem uma forma de ver…

146 A cosmovisão Bíblica é definida por Deus
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Deus nos tem revelado cosmovisão inteira, maneira particular de interpretar o mundo (Mc. 12:30) Aceitamos o cristianismo como sistema religioso, forma personal de vida; mas não como cosmovisão Para ter cosmovisão cristã temos que examinar, desprezar o pecaminoso de cosmovisão O distintivo da cosmovisão cristã é a integração da fé no acontecer diário (Col. 2:8) A cosmovisão Bíblica é definida por Deus

147 Tudo o que diz a Bíblia é verdade verdadeira
Criados para conhecer O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 A Biblia tem toda a verdade religiosa e científica (Jo. 16:13; Stgo. 1:5-7; Rm. 12:1-2; 2 Cor. 10:5) O único que muda o caráter pecaminoso, é a nova criação (Rm. 8:7-8; Gál. 6:15; 2 Cor. 5:17) A primeira e mais importante meta da educação cristã é o novo nascimento (1 Cor. 3:10-11) Esta cosmovisão me deixa entender minha maldade, permite confiar ao conhecer e crer na obra de Cristo Tudo o que diz a Bíblia é verdade verdadeira

148 Criados para conhecer Componentes Peeguntas Respostas
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Componentes Algo existe, as pessoas tem absolutos, duas ideias contrárias não são corretas, toda pessoa prática fé Peeguntas Respostas Deus infinito-pessoal criou do nada O homem criado bom a imagen Porta a vida ou separação eterna A conduta é revelada por Deus Sabemos porque Deus nos disse Sequencia com sentido, significado Por que há algo em vez de nada? Como se explica gênero humano? O que ocorre com a persona ao morrer? Como se define o bom e mal? Como saber que um sabe? Qual é significado da história?

149 Criados para conhecer Culturas de culpa
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Culturas de culpa Pessoas de culturas de culpa são ensinadas a sentir culpa a partir do momento em que tem idade suficiente para falar Também sentem profunda culpa por todas as coisas mais que farão Culturas de culpa dão origem ao Humanismo – O potencial de valor e bondade do hombre se expressa no ato de fazer boas obras para outros Culturas de culpabilidade preferem um estilo de lógica que é lineal – um estilo baseado a justiça

150 Criados para conhecer Culturas de culpa
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Culturas de culpa Se alguém vai pregar o Evangelho para eles, deve ministrar para esta parte mais carente deles Ele deve pregar uma mensagem sobre a Graça que Justifica – que os coloca em posição correta com Deus e luta com suas culpas Se eles ficam convencidos sobre isto ao nível do núcleo, eles viveram uma vida de adoração Seus corações pertencer a Único que os perdou

151 Criados para conhecer Culturas de vergonha
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Culturas de vergonha Pessoas de culturas de vergonha são ensinadas a sentir vergonha desde o momento em que falam É impossivel manter atualizado com toda coisa boa que Deus, pais, familiares, outros fazem por eles; sentem vergonha profunda por suss falhas Culturas de vergonha dão origem a religião – As melhores tentativas do homem para restaurar sua relação quebrada com Deus Eles preferem um estilo lógico que é circular – Um estilo baseado no relacionamento

152 Criados para conhecer Culturas de medo
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Culturas de medo Pessoas de culturas de medo são ensinadas a sentir medo desde o momento que começam a falar Eles vivem suas vidas inteiras escravos dos caprichos dos espíritos – Eles constantemente temem o que os espíritos podem fazer As culturas de medo daão origem ao animismo – uma busca constante de compreenssão do que os espíritos exigem e como satisfazer suas exigências Eles preferem um estilo lógico que é moldado – um estilo a base de encantamento

153 Criados para conhecer Culturas de medo
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Pv1;7 Culturas de medo Se alguém vai pregar o Evangelho para eles deve ministrar para esta parte mais carente deles Ele deve pregar uma mensagem sobre a Graça que Liberta – que os libra de sua responsabilidade aos medos dos espíritos lutar com seu medo Se eles ficam convencidos sobre isto ao nivel do núcleo, eles viveram uma vida de adoração Seus corações pertenceram para sempre ao Único que os pode libertar do medo ao mundo espiritual

154 Lição 7 Criados para servir
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Ef. 2:10)

155 Criados para servir Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Lutero traduziu segundo o original grego "estado" com "vocação", “chamado", trabalho (1 Cor. 7:20) Um trabalhador que entende seu trabalho como chamado de Deus trabalha de forma diferente do impío Se nosso verdadeiro chefe é Deus, não podemos permitir - nos entregar um trabalho de má qualidade Tão poco podemos ser ociosos e tão poco vamos a subtrair materiais ou ferramentas de trabalho Somos parte do plano de Deus para edificar uma sociedade e nação onde cada um tem seu lugar

156 Servimos quando profesamos o que cremos
Criados para servir Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Profissão: professar, exercer ou ensinar uma ciência, oficio, crer, confesar, cumprir (Hb. 4:14; 10:23) A profissão era o voto com o qual um ingressava no monasterio, confisão, declaração de fé O "profissional" é uma pessoa convencida de que Deus lhe tem chamado para fazer o trabalho que faz Professor, “o que profesa"; alguém que faz uma declaração religiosa, declara publicamente sua fé Servimos quando profesamos o que cremos

157 Criados para servir Minha cosmovisão
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Minha cosmovisão Cosmovisão determina principios e convicções Principios e convicções determinan metas Metas produzem decisão e determinação Decisão e determinação dão vida consistente Vida consistente com as metas é uma vida de... Influenciar sem ser influenciado (1 Pd. 3:15)

158 Dios existe

159 Centralidad de la Biblia

160 Centralidad de Cristo

161 Transferencia de cosmovisión

162 Formulando un enfoque bíblico

163 Discipulado = Aculturação
Criados para servir “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Discipulado = Aculturação Expressando o Núcleo Impactando o Núcleo Aculturação Cultura A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

164 Criados para servir Núcleo sem mudança Aculturação Sincretismo
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Aculturação Sincretismo A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

165 Criados para servir Mateo 9:16-18
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Mateo 9:16-18 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

166 Senão contextualizamos, seremos Sincretistas
Criados para servir Senão contextualizamos, seremos Sincretistas Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Aculturação Sincretismo A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

167 Criados para servir CULPA A História Cosmovisão Crenças Valores
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 CULPA A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

168 Criados para servir MEDO A História Cosmovisão Crenças Valores
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 MEDO A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

169 Criados para servir Vergonha A História Cosmovisão Crenças Valores
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Vergonha A História Cosmovisão Crenças Valores Comportamento

170 Criados para servir Isto implica:
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Ef. 2:10 Não terá mudança até que alguém aplique a verdade para o núcleo Isto implica: Devemos entender que o problema central que enfrentamos é do núcleo Devemos saber como aplicar e discipular (aculturar) habilmente em seu contexto para lutar com o problema central

171 Lição 8 Criados para adorar
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Ef. 1:6)

172 Criados para adorar Principios de verdade
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Ef. 1:6) Principios de verdade 1. Deus existe (Is. 43:10-11; 44:6, 8; 45:5) 2. A Trindade Cristã é el único Deus verdadeiro (Gên. 1:26; Zac. 12:10; 2 Cor. 13:14; Jo. 1:1) 3. Deus se revela: criação, Biblia, Jesus Cristo (Rm 1:18-20; 1Cor 15:3; Jn 5:39; 14:9; At 10:43; Hb 1:1-3) 4. Deus criou todo o universo com sua ordem e desenho (Gên. 1; Is. 44:24; 45:18; Jer. 27:5; Neh. 9:6) 5. Tudo o que tem vida terrenal foi criado, não evoluiu  (Gên. 1:11-12, 21, 24-25; 1 Cor. 15:38-39)

173 Criados para adorar Principios de verdade
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Ef. 1:6) Principios de verdade 6. O mundo invisivel existe como o mundo físico que se vê  (Ef. 6:12; Jó 1:6; Mc. 5:2; Mt. 12:22) 7. Deus fez ao homem a sua imagem, distinto de animais, não evoluiu (Gên 1:26-27; 2:7; 1 Cor 11:7) 8. O homem desde sua concepção é humano, digno (Jó 31:15; Sal 22:10; 139:13; Os 12:3; Lc 1:41-44) 9. Os primeiros humanos se chamavam Adão e Eva (Gên. 2; Rm. 5:14; 1 Cor. 15:22, 45; 1 Tm. 2:13) 10. Adão e Eva formaram familia para procriar e glorificar lhe, não homosexualidade (Gên 1:28; 2:21-25)

174 Criados para adorar Principios de verdade
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Principios de verdade 11. Há responsabilidade moral e dará contas (Êx 15:26; 1 Re 11:38; Rm 2:16; Sal 50:6; 82:8; Stgo 1:21) 12. Deus deu Adão e Eva, e seus descendentes, o domínio sobre a terra (Gên. 1:28; Tt. 1:7) 13. O homem é mordomo da criação e deve governar bíblicamente (Gên 1-2; 2Tm 3:16-17) 14. O pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva (Gên 3:1-6; Rm 5;12-14) 15. Cada pessoa no mundo tem pecado e necessita ser salvos (Rm. 3:23)

175 Criados para adorar Principios de verdade
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Principios de verdade 16. Somente Deus pode salvar - nos, não há forma de salvar - se por sí mismo (Mt. 19:25-26) 17. Jesus Cristo prove o único caminho para escapar do juízo de Deus (At. 4:12; Jo. 14:6) 18. O evangelho é a chave para ser cristãos verdadeiros (1 Cor. 15:1-4; Mc. 8:35; 13:10; Rm. 1:16) 19. A Biblia é a revelacção inspirada por Deus, verdade, autoridade (2 Tm. 3:16-17; At.. 17:11; Am. 3:7) 20. A Biblia reflete o verdadeiro caráter moral absoluto de Deus, não relativo (Éx. 20:1-17)

176 Criados para adorar Principios de verdade
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Principios de verdade 21. Os governos são instituidos por Deus para prover ordem e segurança social (Rm 13:1-7; Jo. 9:11) 22. Os cristãos devem seguir as leis civis, senão negam as leis de Deus (At. 5:29; 4:19) 23. Os cristãos tem a responsabilidade de evangelizar em todo o mundo (Mt 28:18-19; Sal 22:17) 24. Todo aspecto da vida deve ser sujeito a Deus e guiado por seus principios (Gên. 1:28; Mt. 28:19-20) 25. Todo campo de conhecimento prove oportunidade para compartir de Cristo (Gên. 1:28; Mt. 28:19-20)

177 Criados para adorar Posição bíblica
Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Posição bíblica Afirmamos que a Palavra escrita, em sua totalidade, é a revelação dada por Deus Afirmamos que Deus, que fez a humanidade a Sua imagem, usa a linguagem como meio de revelação Afirmamos que a revelação de Deus nas Sagradas Escrituras foi progressiva Afirmamos que a totalidade da Escritura, mesmo as palavras originais, foram inspiradas por Deus

178 Criados para adorar Posição bíblica
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Posição bíblica Afirmamos que a inspiração foi obra de Deus, por Seu Espírito em seres humanos para dar - nos Sua Palavra Afirmamos que Deus em Sua inspiração utilizou personagens e estilos literários de escritores escolhidos Afirmamos que a inspiração, garantiu a expressão fiel e fidedigna de todos os assuntos determinados Afirmamos que a inspiração, se aplica unicamente ao texto autográfico da Escritura por providência

179 Criados para adorar Posição bíblica
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Posição bíblica Afirmamos que as cópias e traduções da Escritura são a Palavra de Deus ao ser fiel ao original Afirmamos que toda Escritura dada por inspiração divina é infalivel, inerrante, verdadeira, confiável Afirmamos que a Escritura é inerrante em sua totalidade sendo livre de toda falsidade, fraude, engano Afirmamos que o termo inerrancia faz referência a completa veracidade e confiabilidade da Biblia

180 Afirmamos a unidade e a consistência interna de toda a Escritura
Criados para adorar Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Posição bíblica Afirmamos a unidade e a consistência interna de toda a Escritura Afirmamos que a doutrina da inerrancia se fundamenta no ensino bíblico a respeito a inspiração Afirmamos que a doutrina de inerrancia tem sido parte integral da fé cristã ao longo de sua história Afirmamos que el Espírito Santo dá testemunho das Escrituras e lhes assegura aos crentes a veracidade

181 Criados para adorar Posição bíblica
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Posição bíblica Afirmamos que o texto da Escritura te de ser interpretado aplicando a exégesis gramático-histórica Afirmamos que a confisão da plena autoridade, infalibilidade e inerrancia é vital para a fé cristã Afirmamos alé do mais que tal confisão devisse conduzir a uma crescente conformidade a imagen de Cristo Afirmamos que o Deus da Biblia é único verdadeiro e seu Filho o único Salvador eficaz

182 A mudança entre culturas podem ser confusas
Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) A mudança entre culturas podem ser confusas Norte - americanos não entendem aos mestiços Mestiços não entendem aos Norte - americanos Povos indígenas não entendem aos Norte -americanos ou os Mestiços Norte - americanos e Mestiços não entendem os Povos indígenas Norte americanos nem siempre se entendem Mestiços nem sempre se entendem Povos indígenas nem sempre se entendem

183 A mudança entre culturas pode ser onfusa
Criados para adorar Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) A mudança entre culturas pode ser onfusa De onde vem todas essas diferenças culturais? Elas vem das histórias herdadas em cada cultura Essas histórias que estão no núcleo produzem uma cosmovisão, creenças, valores e comportamento que faz cada cultura única Suas histórias de herança tem uma explicação para tudo

184 SINCRETISMO Arraiga - se quando transportamos a mensagem de nossa própria cultura para outra cultura Criados para adorar Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Ef. 1:6)

185 (Baseado em Encantamento
Culpa Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Lógica Linear (Baseado na Justiça) Vergonha Medo Lógica Circular (Baseado na Relação) Lógica Moldada (Baseado em Encantamento

186 O homem anda separado do Deus Supremo por muitos níveis
Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6 Esboço do sincretismo Animismo + Religião = Ritualismo Santos substituidos por Espíritos Sacerdotes substituidos por Bruxos Imagens substituidas por Ídolos María substituida pelo principal espírito beneficente Ordenanças substituidas por apaziguamentos O homem anda separado do Deus Supremo por muitos níveis

187 Criados para adorar Esboço do sincretismo Faça bem para tornar se bom
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6 Esboço do sincretismo Humanismo + Animismo = Evangelho Prosperidade Faça bem para tornar se bom Aprenda a dizer as coisas boas Associe - se com pessoas boas Os sucessos espirituais trazem sucessos pessoais Deus é obrigado a responder de um modo Os homens podem controlar sua prosperidade e seu destino eterno siguindo uma denominação

188 Criados para adorar Esboço do sincretismo
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6 Esboço do sincretismo Religião + Humanismo = Teología da Liberação Começa com um sentido de relação com Deus A bondade de Deus é desenfatizada a favor da justiça O universo se forma centralizado no homem Os Direitos Humanos mudam o núcleo A justiça de Deu o reto mas presente do homem O Homem começa uma cruzada para libertar a outros usando a “divina” violência

189 Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Se a mensagem do evangelho e as reivindicacções de Cristo não são apresentadas de maneira que responda a perguntas mais profundas e supra as necessidades mais profundas da cultura, a mensagem do evangelho e as reivindicações de Cristo não terão influência na Vida Diária

190 Siem influência no cotidiano
Criados para adorar Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Siem influência no cotidiano Cristo será uma ápolice de seguro de vida futura, não o Senhor de minha vida hoje Proclamamos a verdade mas não fazemos discípulos Cristo é uma parte de seu futuro mas Ele não tocou seu passado e Ele não está vivendo em seu presente

191 Criados para adorar Fé que não muda suas vidas não lhes salvará
“Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Fé que não muda suas vidas não lhes salvará Se elas não foram libertadas dos espíritos, e não estão disfrutando de uma relação profunda com Deus, é muito provávee que eles não foram perdoados Deus sabe de nossas necessidades mais profundas e supriu todas elas pela cruz Ele tratou definitivamente com nossa culpa, vergonha e medo

192 Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Se você está apresentando o Evangelho a um Norte-americano e sua mensagem não trata com sua culpa, sua vida não será mudada, mas: Hebreus 10:21-23 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

193 Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Se você está apresentando o Evangelho a um Mestiço e sua mensagem não trata com sua vergonha, sua vida não será mudada, mas: I Pedro 2:6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

194 Criados para adorar “Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef. 1:6) Se você está apresentando o Evangelho a uma pessoa indígena e sua mensagem não trata com seu medo, sua vida não será mudada, mas: Hebreus 2:14-15 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

195 seja declarado inocente; que os cativos medrosos
Queremos que o culpado seja declarado inocente; queremos que os que se envergonham seja honrados; e queremos que os cativos medrosos sejam postos em liberdade!


Carregar ppt "Antropologia Bíblica e Cosmovisão Cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google