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Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013.

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Apresentação em tema: "Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Propaganda Carlos Freire 2013

2 Gestão da Propaganda . Tipos de Agência
As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 1. Agência Plena; Empresa preparada para atuar em quase todas as áreas da divulgação. Publicidade e Propaganda, comunicação interna, planejamento de campanhas, planejamento de mídia. Carlos Freire 2013

3 Gestão da Propaganda . Tipos de Agência
As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 1. Bureau de Mídia; Especializada em compra e venda de mídia. Faz compra de grandes volumes de mídia e revende às agências. Vende diretamente aos anunciantes. No Brasil foram boicotados e deixaram de existir. Carlos Freire 2013

4 Gestão da Propaganda . Tipos de Agência
As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 2. Bureau de Criação ou Estúdio: Especializados na criação em todas suas etapas. Não faz planejamento de mídia e nem negociação de mídia, entrega a criação ao cliente que dá continuidade ao processo. Carlos Freire 2013

5 Gestão da Propaganda . Tipos de Agência
As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 3. Bureau de Criação ou Estúdio: Especializados na criação em todas suas etapas. Não faz planejamento de mídia e nem negociação de mídia, entrega a criação ao cliente que dá continuidade ao processo. Carlos Freire 2013

6 Gestão da Propaganda . Tipos de Agência
As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 4. Editora: Especializadas e limitadas à criação de folders, jornais, livros, panfletos e outros desse tipo, visando obter uma carga tributária menor de acordo com a legislação. Carlos Freire 2013

7 Gestão da Propaganda O CENP – Conselho Executivo das Normas Padrão só certifica agências que possuam e comprovem estrutura mínima para atendimento aos clientes em suas principais necessidades. Carlos Freire 2013

8 Gestão da Propaganda . Tipos de Agência
As empresas publicitárias podem ser de vários tipos, de acordo com tamanho, objetivos e modelos. 4. House: Empresas com grande volume de propaganda, às vezes, optam por ter uma agência interna. Com isso, têm maior controle sobre a criação e redução de custos. Carlos Freire 2013

9 Gestão da Propaganda . Estrutura da Agência
Normamlmente uma agência Plena possui os seguintes departamentos: Criação; Planejamento; Mídia e Pesquisa de Mídia; Atendimento; RTVC; Administração e Finanças; Produção Gráfica; Estúdio e On Line Carlos Freire 2013

10 Gestão da Propaganda Atendimento Mídia Criação Núcleo Diretivo
Financeiro ON Line Planejamento Carlos Freire 2013

11 Gestão da Propaganda Setores da Agência Carlos Freire 2013

12 Gestão da Propaganda . Criação Como vocês vêm o setor de Criação?
Carlos Freire 2013

13 Gestão da Propaganda . Criação
A Criação é, normalmente, vista como a aura de genialidade da agência. A Criação é a vitrine do trabalho de uma extensa equipe e, por isso, acaba levando sozinha, não só os louros, mas também as vaias pelos trabalhos realizados. É um trabalho específico que necessita de virtudes especiais; Precisa funcionar sem julgamentos prévios e com muita informação; Quanto mais informações, mais ideias antagônicas, maior diversidade, mais fácil o trabalho de criar; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

14 Gestão da Propaganda . Criação
Antigamente trabalhavam redator e diretor de arte em salas separadas. O primeiro preparava os textos e os enviava ao diretor de arte que criava as ilustrações; Hoje trabalham os dois juntos e é difícil imaginar que não seja assim; Ainda existe a figura do arte-finalista encarregado do retoque final dos trabalhos antes de ir para produção. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

15 Gestão da Propaganda . Criação – Perfil? Carlos Freire 2013

16 Gestão da Propaganda . Criação - Perfil
Curiosidade ousadia são fundamentais; Coragem para realizar o “por que não”; Conhecimento de softwares específicos; Capacidade para entender o planejamento de marketing. Faixa Salarial: Diretor de Arte/ Redator – R$ 3.000,00 a R$ 3.500,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

17 Gestão da Propaganda . Criação - Missão
Captar a essência criativa do planejamento estratégico de comunicação e que vai solucionar o problema do cliente. Promover a coerência entre o argumento/mote e as artes de forma a encaixar perfeitamente no contexto; Para isso deve considerar as “caras e bocas” dos modelos, criar roteiros de vt e rádio e na subjetividade das peças. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

18 Gestão da Propaganda . Criação - Desafios Traduzir em emoção e formas estéticas a objetividade das estratégias de comunicação; Compreender cada uma das mídias escolhidas e criar de acordo com as características de cada uma delas. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

19 Gestão da Propaganda Prazos exíguos para criação;
. Criação – Problemas a enfrentar Prazos exíguos para criação; Cobrança constante de ideias brilhantes; Briefings e planejamento incompletos. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

20 Gestão da Propaganda . Mídia – Perfil? Carlos Freire 2013

21 Gestão da Propaganda . Mídia - Perfil
Estudioso de tudo que é veiculado e resultados; Conhecimento de Excel; Capacidade para negociação; Network; Cultura de pesquisador. Faixa Salarial: R$ 2.500,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

22 Gestão da Propaganda . Mídia - Missão O trabalho do mídia começa a partir do planejamento que sempre sugere algumas opções de mídia; A partir daí inicia-se um processo de pesquisa de opções nos veículos tradicionais e não tradicionais; Verificar melhores maneiras para rentabilização da verba; Negociação com veículos visando as melhores condições para o cliente; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

23 Gestão da Propaganda . Mídia - Desafios Definir as melhores opções de veiculação tendo em vista a rentabilização da verba do cliente; Potencializar a relação custo-benefício da verba; Gerenciar o envio de peças dentro dos prazos definidos; Sugerir formatos mais rentáveis para a criação; Propor segmentações de mercado; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

24 Gestão da Propaganda . Mídia – Problemas a enfrentar Relacionamento com os contatos dos veículos de comunicação; Orientar a criação sobre as segmentações realizadas e as caracterísiticas de cada segmento; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

25 Gestão da Propaganda . Tráfego – Perfil ? Carlos Freire 2013

26 Gestão da Propaganda Capacidade organização;
. Tráfego - Perfil Capacidade organização; Facilidade de comunicação; Capacidade de trabalhar sob pressão; Conhecimento da rotina da agência; Conhecimentos básicos de atendimento e criação; Faixa salarial: R$ .1200,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

27 Gestão da Propaganda Dar continuidade aos trabalhos;
. Tráfego - Missão Dar continuidade aos trabalhos; Gerenciamento da documentação (autorizações, contratos etc); Essa função deixou de existir em muitas agências sendo acumulado pelo pessoal de atendimento ou planejamento. Carlos Freire 2013

28 Gestão da Propaganda Conhecimento da área gráfica de maneira geral;
. Produção Gráfica - Perfil Conhecimento da área gráfica de maneira geral; Detalhista; Conhecimentos de finalização; Capacidade de Negociação; Network Faixa Salarial: R$ 2.500,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

29 Gestão da Propaganda Conhecimento da área gráfica de maneira geral;
. Produção Gráfica - Perfil Conhecimento da área gráfica de maneira geral; Detalhista; Conhecimentos de finalização; Capacidade de Negociação; Network (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

30 Gestão da Propaganda . Produção Gráfica - Missão Conhecimentos para fechamento de arquivos (formato, extensões, softwares, resolução etc); Pesquisa permanente de fornecedores; Evolução tecnológica da área; Capacidade de negociação. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

31 Gestão da Propaganda Conhecimentos de produção de áudio visual;
. RTVC - Perfil Conhecimentos de produção de áudio visual; Detalhista e meticulosa; Capacidade de Negociação; Conhecimento do mercado de produção áudio visual; Network Faixa Salarial: R$ 2.500,00 (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

32 Gestão da Propaganda . RTVC - Missão Garantir a qualidade, a fidelidade e os prazos nas produções de áudio visual; Conhecer técnicas de animação e técnicas específicas de produção; Capacidade de planejamento da produção; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

33 Gestão da Propaganda . RTVC - Desafios Saber selecionar os profissionais que serão resppnsáveis pela produção; Cumprimento de prazos; (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

34 Gestão da Propaganda . RTVC – Problemas a enfrentar Sempre os prazos, muito apertados para a produção; Orçamentos enxutos; Equipes reduzidas das produtoras. (Canalli Bona, 2007 pág. 58) Carlos Freire 2013

35 Gestão da Propaganda Conhecimento de Internet;
. Mídia Digital - Perfil Conhecimento de Internet; Conhecimento de Mídias Sociais; Up to date; Espírito de pesquisador; Espírito inovador; Capacidade de argumentação. Faixa salarial: Indefinida Carlos Freire 2013

36 Gestão da Propaganda . Mídia Digital - Missão Apresentar alternativas digitais para compor com as mídias tradicionais; Foco em resultados; Convencer a criação e os clientes das vantagens e dos resultados provenientes da mídia digital. Carlos Freire 2013

37 Gestão da Propaganda Estágio inicial das mídias;
. Mídia Digital – Problemas a enfrentar Estágio inicial das mídias; Desconfiança dos anunciantes; Falta de dados que comprovem resultados; Ausência de uma cultura digital; Falta de credibilidade da mídia digital. Carlos Freire 2013

38 Gestão da Propaganda . Administrativo e Apoio É o setor responsável pela efetiva gestão da agência; Profissionais capacitados e tarimbados em cada uma de suas atividades; Responsável pela gestão financeira da agência; Responsável pela contratação e retenção de talentos; Faixa Salarial: diversas Carlos Freire 2013

39 Gestão da Propaganda . Administrativo e Apoio - Desafios Manter mão de ferro nos fechamentos de contratos e comunicação de resultados; Dimensionar a equipe de forma ideal; Manter sob controle o fluxo de caixa; Manter em dia recebimentos e pagamentos; Carlos Freire 2013

40 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Prospecção Problema Marketing Briefing Prospect Cliente Problema Comunicação Segmento 1 M E R C A D O Prospect Prospect Problema Marketing Segmento 2 Prospect Briefing Cliente Problema Comunicação Prospect Segmento 3 Problema Marketing Prospect Cliente Briefing Prospect Problema Comunicação Carlos Freire 2013

41 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Reunião de Briefing Briefing P l ane j amen t o de Campanha Planejamento AGÊNC I A Atendimento Reunião de Briefing Criação Briefing Tráfego RTVC Reunião de Briefing Briefing Mídia Carlos Freire 2013

42 Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Peças P l ane j amen t o de Campanha Público Alvo Mídias ESTRATÉG I A Táticas Veículos Conceito Aprovação do Cliente Peças Custos Internos Produção Honorários sobre serviços de terceiros Orçamento de Campanha Mídia Custo de Veiculação Carlos Freire 2013

43 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Financeiro Orçamento Criação Peças AGÊNC I A Sim Aprovação do Cliente Gráfica Vídeo Spot Outdoor Aprovado? Produção Não Pedido de Inserção - PIs Mídia Alterações e Ajustes Carlos Freire 2013

44 Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda
Gestão da Propaganda Fluxo de Serviço em uma agência de Propaganda Contas a Receber Fatura Cliente Financeiro Contas a Pagar Peças Veículo Gráfica Vídeo Spot Outdoor Pedido de Inserção - PIs Veículos Fatura Carlos Freire 2013


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