A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica
Fernanda Diniz Neves Cruz Enf. Especialista em Cardiologia Coordenadora de Enfermagem Hemodinâmica Angitech Hospital Vera Cruz

2 Abordagem O que é o setor de Hemodinâmica?
É o setor que realiza exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular. Qual a importância da Hemodinâmica? A hemodinâmica é um setor capaz de diagnosticar e intervir com alta precisão as necessidades apresentadas pelos pacientes. Setor em expansão abrangendo diversas áreas. Como alcançar os objetivos estratégicos da Hemodinâmica? Medindo, acompanhando, planejando e atuando nos processos. Então o obj desta aula é apresentar o quanto é importante medir os processos da HDM. O que é um processo?

3 Conjunto de Atividades interligadas
Conceito de Processo Normas Processo Conjunto de Atividades interligadas Entradas Produto Final Indicadores ENTRADAS: Solic do proced/ Termo assinad/ Equipamentos disponiveis NORMAS: Diretrizes/ Rotinas/ Protocolos RESULTADOS: Pac assistido/Pac diag e tratado/ Pac satisf “Cerca de 85 a 95% dos problemas são resultados de falhas nos processos e não falhas das pessoas, portanto o controle dos processos é fundamental” Prof. W.E. Deming

4 Indicadores Definição
São medidas que representam os resultados alcançados através dos processos desenvolvidos. Tipos de indicadores (perspectivas) Financeiros Clientes Processos Aprendizagem BSC- Balanced Scorecard – FINANCEIRO – lucro/crescimento/reduçao de custo/ melhoria da produtividade CLIENTE: satisf do cliente/ Indicaçao PROCESSO: Operacao/parte interna APRENDIZAGEM: Desenvolvimento de competencia da equipe/ clima QUAL É A RELAÇAO DESTAS PESPECTIVAS?Uma impacta a outra (Pessoas capacitadas, executam os processos adequados, que encantam clientes e proporciona um bom resultado a empresa.

5 Indicadores Atributos necessários para os indicadores
Nome do indicador Definição (eficácia ou eficiência) Objetivo claro Fórmula para cálculo Frequência do acompanhamento Meta – Valor e Prazo Tipo - taxa, coeficiente, índice, percentual, número absoluto Orientação – Maior Melhor/Menor Melhor Responsável pela coleta Responsável pelo indicador Eficácia: Fazer a coisa certa Eficiência: Fazer a coisa certa com um menor recurso (Recurso financeiro, rec. de mão de obra e rec. tempo).

6 Indicadores dos processos de Hemodinâmica
Atendimento de Hemodinâmica Marcação e autorização de exames Admissão do paciente Atendimento multidisciplinar ao paciente de hemodinâmica Elaboração e entrega de laudos Faturamento Acompanhamento pós alta Índice de glosa Consumo de roupas por procedimento Satisfação do cliente externo Satisfação do cliente interno Média do Tempo Porta Balão Taxa de mortalidade por cateterismo Taxa de acompanhamento pós alta Indicadores Taxa de infecção no setor Taxa de reação relacionada ã contraste Número de ablação Índice de entrega de laudos Percentual de adesão ao cronograma de treinamento Perspectivas BSC: Financeiro Clientes Processos Aprendizagem

7 Média do Tempo Porta Balão:
Exemplo: Média do Tempo Porta Balão: - Fórmula de cálculo: Média (Horário do balão insuflado na coronária - Horário que o paciente passou pelo porteiro) - Frequência do Acompanhamento: Mensal - Tipo: Minuto - Meta: 90 min (American Heart Association) - Orientação: Quanto menor melhor Após a compilaçao do RESULTADO DO INDICADOR é realizado ANÁLISE CRÍTICA para verificaçao da TENDENCIA e verificacao da CAUSA RAIZ (PQ?) deste resultado e quais sao as possiveis AÇÕES que devem ser realizadas. PREVENTIVA E CORRETIVA. SE HA NECESSIDADE DE CRIAR UM PLANO DE AÇAO PORTANTO PODEMOS CONCLUIR QUE………………

8 Conclusão O uso dos indicadores permite o enfermeiro medir os processos e com base nos resultados, tomar as decisões. Desta forma torna-se possível modificar e aprimorar sua prática, por meio de comparação e troca de informações.

9 Fernanda Diniz Neves Cruz E-mail: diniznanda@yahoo.com.br
Contatos Fernanda Diniz Neves Cruz

10 OBRIGADO!


Carregar ppt "Indicadores de Qualidade nos Processos da Hemodinâmica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google