Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS
2
DADOS DO CURSO O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar internet com responsabilidade; Saber os possíveis perigos que podem encontrar ao acessar a internet; Duração das atividades 3 a 4 dias.
3
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá ter trabalhado noções básicas da história da internet. Por que ela foi inventada? Com que finalidades o homem utiliza a internet? Solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com ajuda de familiares, quais seriam as situações de risco, quando se está navegando na internet. Registrar por escrito.
4
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
Aula interativa; Sala de vídeo; Utilização do laboratório de Informática; Motivação.
5
Questionamentos Quem tem computador com acesso à internet em casa?
Quem acessa ou já acessou internet? Seus pais os autorizam a utilizar a internet? Quanto tempo em média vocês utilizam internet por dia? Para que vocês utilizam a internet?
6
PROBLEMATIZAÇÃO Por meio de debate ou “roda da conversa”
Solicitar aos alunos que leiam a atividade de pesquisa feita com a ajuda dos pais. Explicar aos alunos que podemos fazer uso da internet, sem prejudicar outras pessoas e nem nos prejudicar.
7
De que Maneira? O professor poderá apresentar algumas situações em que o uso da internet pode ser prejudicial. É importante dar espaço aos alunos, para que eles possam colaborar, sugerindo situações de risco, além das que foram citadas pelo professor.
8
A Internet pode se prejudicial quando:
Usadas sem limites ou quando substitui todas as outras atividades de lazer; Acessadas por pessoas mal intencionadas; Circula e dissemina informações falsas sobre as pessoas; Propaga diferentes tipos de vírus por meio de arquivos para downloads; Divulga sites ilegais com conteúdos impróprios para crianças.
9
INSTRUMENTALIZAÇÃO A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional.
10
Sugestões Apresentar para os alunos pequenas histórias que retratam situações de uso irresponsável da internet; Exibir slides das histórias em quadrinhos aos alunos sem o final da história; Solicitar aos alunos que escolham uma história e criem um final para ela.
11
Ao final da atividade, os alunos de modo oral, comentam os finais criados para a história escolhida;
Somente após as exemplificações, o professor exibe como as histórias realmente terminam. (sugerimos utilizar projetor multimídia);
13
Solicitar, após a realização de todas as atividades, que os alunos registrem por escrito ao menos 5 dicas de segurança na internet. Construir de forma coletiva um regulamento para o uso do laboratório de informática, contendo dicas de segurança para os alunos.
15
BENEFÍCIOS Poder falar com os amigos a qualquer hora, e quando quiser;
Conhecer pessoas novas com os mesmos interesses; Fazer pesquisas para trabalhos escolares, e obter informações que quiser; Partilhar e discutir informações e conhecimentos com outras pessoas; Pode jogar, ouvir músicas e ver filmes.
16
RISCOS Vírus no computador; Enganos na internet; Informações falsas;
Spam-lixo eletrônico; Conteúdos ilegais; Sites impróprios.
17
DICAS PARA OS PROFESSORES ENSINAREM AOS ALUNOS
Não abrir um desconhecido, ou fazer download de um programa desconhecido (pode ter vírus); Cuidado com as novas amizades conquistadas na internet (pois a propaganda pode ser enganosa);
18
Nem tudo que ler na internet é verdadeiro: é preciso ter atenção com as pesquisas feitas na internet, e verificar sempre as fontes; Cuidado com conteúdos ilegais: Incentivo a violência, pedofilia, bullying, fotografias e vídeos impróprios; Incentivar os pais a verificarem os sites onde seus filhos estão navegando. E, se acharem algum indício de irregularidade, acionar as autoridades competentes.
19
AVALIAÇÃO Sugerimos que o professor construa, a partir dos conteúdos trabalhados, uma avaliação contendo questões verdadeiras e falsas relativas ao uso responsável da internet. Após respondidas e passadas pela correção do professor, as perguntas poderão ser corrigidas com toda a turma de modo oral, de modo que o professor possa ressaltar os erros mais comuns encontrados.
20
CONCLUSÃO O acesso à Internet é muito importante e positivo. É necessária uma atitude positiva em relação à Internet. Não podemos privar as crianças e os jovens, devemos garantir que todos tenham acesso à Internet. São muitos os benefícios que eles obtêm da Internet. Cada vez mais, as novas tecnologias são importantes no nosso dia a dia e essenciais para a vivência e o futuro das crianças e jovens de hoje. A grande maioria das pessoas que usam a Internet tem experiências positivas. No entanto, tal como em qualquer situação – viajar, cozinhar ou ir à escola – existem alguns riscos. O mundo da Internet, tal como o resto da sociedade compreende um leque vasto de pessoas. A Internet é mesmo um reflexo da sociedade, há coisas boas, mas também há coisas más, há gente boa e gente má, gente que atua de má fé, com vontade de insultar, contestar, ofender, explorar, extorquir, … por tudo isso, sempre que as crianças e os jovens navegam pela Internet há que ter em conta todos os riscos a que se expõem.
21
REFERÊNCIAS http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related
internet
22
Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura
Grupo Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.