A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 5 2 de agosto de 2014 COMO SER SALVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 5 2 de agosto de 2014 COMO SER SALVO."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 5 2 de agosto de 2014 COMO SER SALVO

2 Que passos devo seguir para ser salvo?
“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:14-15) A salvação que Jesus propiciou na cruz está ao alcance de cada um de nós, porém sob certas condições. Que passos devo seguir para ser salvo? Reconhecer minha necessidade. Arrepender-me. Crer em Jesus. Aceitar a justiça de Jesus. Seguir a Jesus.

3 RECONHECER MINHA NECESSIDADE
“E quando Ele [o Consolador] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8) Quando foi acusado de se relacionar com os pecadores, Jesus respondeu: “Os que estão sãos não tem necessidade de médico, mas os enfermos. Não vim chamar a justos, mas a pecadores ao arrependimento” (Lucas 5:31-32) Da mesma forma que buscamos o médico quando nos sentimos enfermos, somente quando nos sintamos pecadores poderemos ver nossa necessidade de salvação. O Espírito Santo toca a nossa consciência a fim de produzir em nós uma percepção inevitável de nossos pecados e um profundo sentido de culpabilidade, que nos induzirá a anelar um Salvador. Se não o obedecemos, nos endureceremos contra o Espírito Santo e, pouco a pouco, deixaremos de ouvir sua voz.

4 ARREPENDER-ME “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38) O reconhecimento dos meus pecados não é suficiente para minha salvação, a menos que esteja acompanhado pelo arrependimento. Jesus disse claramente: “se não vos arrependeis, todos perecereis igualmente” (Lucas 13:3) O arrependimento inclui três aspectos fundamentais: Reconhecer que temos pecado. Sentir tristeza por haver pecado. Desejar sinceramente não pecar mais. Minha tendência natural é justificar meu pecado, não me arrepender dele. Na realidade, o arrependimento é um dom de Deus (Rom. 2:4). “Não nos arrependemos para que Deus nos ame, mas ele nos revela seu amor para que nos arrependamos” E.G.W. (Parábolas de Jesus, pg. 148)

5 CRER EM JESUS “Eles disseram: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31) O reconhecimento do pecado e o arrependimento, ainda que indispensáveis, não salvam a ninguém. Devemos exercer fé, crer plenamente em Jesus e no sacrifício que fez por nós. O poder salvífico da fé não provém da pessoa que crê, mas do Deus em que crê. E isto também é dom de Deus (Efésios 2:8)

6 “A fé nominal em Cristo, que O aceita apenas como o Salvador do mundo, não pode nunca trazer cura à alma. A fé que opera salvação, não é mero assentimento espiritual à verdade. Aquele que espera inteiro conhecimento antes de exercer fé, não pode receber bênção de Deus. Não basta crer no que se diz acerca de Cristo; devemos crer nEle. A única fé que nos beneficiará, é a que O abraça como Salvador pessoal; que se apropria de Seus méritos. Muitos têm a fé como uma opinião. A fé salvadora é um ajuste pelo qual aqueles que recebem a Cristo se unem a Deus em concerto. Fé genuína é vida. Uma fé viva significa acréscimo de vigor, segura confiança pela qual a alma se torna uma força vitoriosa” E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 36, pg. 240)

7 ACEITAR A JUSTIçA DE JESuS
“E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu.Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 22:11-13) Não é possível entrar no Reino dos Céus sem o vestido apropriado. Em que consiste este vestido? Isaías nos diz que Deus “me vestiu com vestiduras de salvação, me rodeou de manto de justiça” (Isaías 61:10) Nós estamos desnudos espiritualmente. Vestir-se de salvação significa aceitar a justiça de Jesus em lugar de nossa própria justiça. “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (2 Coríntios 5:21)

8 SEGUIR A JESUS “Disse então Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permaneceis em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos” (João 8:31) Já estamos seguindo os passos necessários e já somos salvos. Porém o caminho não acaba aqui. Aos que haviam crido nEle, Jesus pediu duas coisas adicionais: Permanecer em sua Palavra. Viver de acordo com a “sã doutrina” que encontramos na Bíblia (Tito 2:1) Ser seus discípulos. Seguir o exemplo de Jesus, amá-lo mais do que qualquer coisa neste mundo, e falar dEle aos outros (1 João 2:6; Mat. 10:37; Mat. 28:19-20)

9 QUE PASSOS DEVO SEGUIR PARA SER SALVO?
Reconhecer minha necessidade. Deus nos convence de pecado (João 16:8). Arrepender-me. Dios nos da o arrependimento (Romanos 2:4). Crer em Jesus. Deus nos dá a fé para crer (Efésios 2:8). Aceitar a justiça de Jesus. Deus nos veste com sua justiça (Isaías 61:10). Seguir a Jesus. Deus prepara as obras em que devemos andar (Efésios 2:10). Não podemos fazer absolutamente nada para ganhar, pagar ou merecer nossa salvação. Tudo vem de Deus. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13)


Carregar ppt "Lição 5 2 de agosto de 2014 COMO SER SALVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google