A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bem aventurados... Todos os Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bem aventurados... Todos os Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Bem aventurados... Todos os Santos

2 celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus,
TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus, em seus filhos, os santos da Igreja. Celebramos a antecipação da vitória daqueles irmãos que superaram "a grande tribulação", e estão marcados com o selo do Deus vivo.

3 Nossa fé é culto à Vida, porque o nosso Deus é um Deus dos vivos e
Recordamos aqueles que vivem para sempre diante de Deus, entre os quais, se encontram nossos entes queridos que já faleceram. Nossa fé é culto à Vida, porque o nosso Deus é um Deus dos vivos e pelo Espírito nos dá a Vida em Cristo ressuscitado dentre os mortos. A festa de hoje é um convite total à alegria esperançosa, que nasce das profundezas da Vida, da aspiração da felicidade sem ocaso.

4 A Fonte da santidade cristã é Deus:
A santidade tem seu início, seu crescimento e final na graça de Deus, no amor gratuito do Senhor, que derrama seu Espírito em nossos corações para que possamos chamá-lo "Pai", pois nos faz seus filhos em seu Filho Jesus Cristo (LG 14,2). Portanto, a santidade não é mero produto de nosso esforço somente, nem tão pouco resultado automático da graça, mas efeito da ação de Deus.

5 A santidade tem duas dimensões: A Santidade não é fruto
do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças. É ação de Deus em nós pelo dom do Espírito Santo e resposta do cristão ao dom e presença de Deus. A Santidade manifesta-se como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos oferece, especialmente com os Sacramentos.

6 um "eterno descanso", mas vida ativa e intensa com Deus.
A Morada dos Santos será o CÉU, que não é um lugar, mas um estado de felicidade na presença e companhia de Deus, dos anjos e dos santos. Em que consiste, supera o nosso entendimento: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem o homem pode imaginar o que Deus preparou para aqueles que o ama" (1 Cor 2,9). "Agora vemos como num espelho, mas depois veremos face a face" (13,12). A ETERNIDADE não é um "eterno descanso", mas vida ativa e intensa com Deus.

7 Quem é santo? SANTO significa que não tem nada de imperfeito, de fraco, de precário. Neste sentido, só Deus é santo. No entanto, por graça de Deus, participamos da sua Santidade e nos unimos a todos os irmãos. Essa doutrina era tão viva nos primeiros séculos, que os membros da Igreja não hesitavam em chamar-se: "Santos" e a própria Igreja era chamada de "Comunhão dos Santos".

8 Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja,
Comunhão dos Santos - "indica em primeiro lugar a comum participação de todos os membros da Igreja nas COISAS SANTAS: a fé, os Sacramentos, os Carismas e outros dons espirituais". (CCIC 194) - "Designa também a comunhão entre as PESSOAS SANTAS, ou seja, entre as que pela graça estão unidas a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros, tendo deixado essa vida, estão se purificando ajudados também pelas nossas orações; outros já gozam da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja, para a glória da Trindade." (CCIC 195)

9 Quem são os santos? - Não são apenas aqueles que estão nos altares, declarados santos pela Igreja. Não são apenas pessoas privilegiadas do passado, que já nasceram santas... - São todas aquelas pessoas que vivem unidas a Deus, construindo o bem. São pessoas normais, que no passado e no presente dão testemunho de fidelidade a Cristo. As Leituras de hoje revelam o projeto de Deus a respeito do homem: quer torná-lo participante da sua Santidade.

10 A 1ª Leitura afirma que uma grande multidão de pessoas, de todos os povos, são os santos que participam da glória celeste, junto de Deus. (Ap 7, ) O texto fala de 144 mil eleitos. O Número é simbólico e indica a totalidade da comunidade cristã. (12x12x mil) A 2ª leitura recorda que a Vida divina, que se manifestará no final da vida, já está presente em nós desde agora. (1Jo 3,1-3)

11 No Evangelho, Jesus apresenta uma proposta de Santidade,
resumida nas BEM-AVENTURANÇAS. (Mt 5,1-12) O melhor CAMINHO para a Santidade é a vivência das Bem aventuranças. A Festa de hoje pretende homenagear todos os santos, conhecidos ou não, e apresentar o ideal da santidade como possível hoje e desejado por Deus.

12 nele, com a Santíssima Trindade". (CCIC 428)
"Todos os fiéis são chamados à Santidade cristã. Ela é a plenitude da vida cristã e perfeição da caridade, realiza-se na união íntima ao Cristo e, nele, com a Santíssima Trindade". (CCIC 428) Portanto, SANTOS podemos e devemos ser também nós... Acolhamos o apelo de Deus à Santidade... Os Santos são modelos e intercessores nossos, nessa caminhada... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

13 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música:   Bem aventurados os que tem um coração de pobre CD: Festas Litúrgicas IV M.: Joel Postma Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Bem aventurados... Todos os Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google