A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO"— Transcrição da apresentação:

1 ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
CICLO II B ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO

2 Amar ao Próximo como a Si Mesmo

3 O Maior Mandamento “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas.” (Mateus, XXII: 34-40). E assim, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles. Porque esta é a lei e os profetas.

4 “Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que nos fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume todos os deveres para com o próximo.

5 Para termos uma noção maior desta máxima, é preciso na verdade entender o que é o AMOR.
Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. Afeição, grande amizade, ligação espiritual. Benevolência, carinho, simpatia. Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. Desejo sexual. Caridade Dicionário Michaelis

6 AMOR O Amor resume inteiramente a doutrina de Jesus. Diz-nos que "no início o homem não tem senão instintos; Mais elevado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas". Para alcançar a meta a que o homem se destina, é preciso vencer os instintos aperfeiçoando os sentimentos. Os seres menos avançados são aqueles que estão escravizados aos seus instintos. Allan Kardec, ESE, cap. 11

7 Para aprendermos a AMAR AO PRÓXIMO, precisamos primeiramente entender e aprender a AMAR A NÓS MESMOS. Devemos aprender a nos amar como somos, aceitando nossos defeitos e limitações. Somos espíritos em evolução, portanto ainda faz parte de nossa personalidade sentimentos contrários ao amor, como :- EGOÍSMO, ORGULHO, INVEJA, TRAIÇÃO, ÓDIO e etc… “ O próximo mais próximo de nós é a Personalidade interna e oculta em nosso íntimo, que nos exige atenção e equilíbrio.” Adenauer Novaes “ Quando você se ama, você percebe suas próprias limitações. Evitando assim atitudes enganosas motivadas pela vaidade e pelo orgulho.” Adenauer Novaes

8 Como eliminar estes sentimentos contrários ao amor e aprender assim a NOS AMAR para então AMAR O PRÓXIMO ? Uma das formas é combater em especial o EGOÍSMO, que é a grande chaga da humanidade. O egoísmo é a negação da caridade. Devemos então praticar a Caridade. ME

9 Mas fazendo disso uma proposta de vida, chegaremos lá.
Devemos nos lembrar que :- Amar é uma capacidade a ser desenvolvida, assim como fazemos com a inteligência. Amar é um aprendizado. Devagarzinho,de encarnação em encarnação, experimentando sentimentos, trocando de papel no palco da vida, a sementinha do amor em potencial que trazemos no coração, vai desabrochando e dando seus frutos. Quem sabe quando amaremos como Jesus nos ama? Mas fazendo disso uma proposta de vida, chegaremos lá.

10 Como praticar a CARIDADE ?
Sabemos que a caridade não se resume em “dar esmolas”. Mas não vamos entender mal, a caridade material é SIM válida e deve ser praticada, porém é a mais simples e fácil de ser praticada. Ser caridoso é também:- OUVIR RESPEITAR DOAR COMPREENDER PERDOAR PACIÊNCIA CALAR

11 A prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo
A prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo. Quando os homens as tomarem como normas de conduta e como base de suas instituições, compreenderão a verdadeira fraternidade, e farão reinar a paz e a justiça entre eles. Não haverá mais ódio, mas união, concórdia e mútua benevolência.

12 Quando Jesus nos disse “… como a si mesmo” Ele nos colocou como medida
Quando Jesus nos disse “… como a si mesmo” Ele nos colocou como medida. Sendo assim mais fácil o entendimento, porque a partir do momento que desejamos SER amados, devemos AMAR. SER respeitados, devemos RESPEITAR, SER perdoados, devemos PERDOAR e assim sempre em tudo que desejamos a nós mesmos.

13 FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO !

14 “Um homem, que descia de Jerusalém para Jericó, caiu em poder de ladrões, que o despojaram, cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto.

15 - Aconteceu em seguida que um sacerdote, descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante.

16 -Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante.

17 - Mas, um samaritano que viajava, chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto, foi tocado de compaixão. - Aproximou-se dele, deitou-lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou; depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele.

18 No dia seguinte tirou dois denários e os deu ao hospedeiro, dizendo: Trata muito bem deste homem e tudo o que despenderes a mais, eu te pagarei quando regressar.”

19 Quantos na verdade podem se dizer SAMARITANOS ?
A maioria de nós hoje em dia podemos nos dizer, Levitas ou Sacerdotes ??? Quantos na verdade podem se dizer SAMARITANOS ?

20 "O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." Chico Xavier

21

22 Thank You Have a Great Night !!!


Carregar ppt "ERIKA BRAGA & MARISA LIBÓRIO AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google